Daniel San escreveu:Olá Ronaldo, se as manchas que você se refere forem de cor rosadas e quando você passa o dedo elas não desgrudam do vidros, além de serem asperas, podem ser algas calcáreas. Normalmente não aparecem tão rapidamente no período de ciclagem, mas é um bom sinal. O problema seria se elas tivessem aparencia aveludada e saissem facilmente do vidro.
Em relação ao silicate clear, se a água que você usa for de qualidade, acho que não é necessário. O silicato é proveniente de água mal filtrada, se o seu sistema de DI e/ou RO estiverem funcionando bem não é necessário usar essa mídia. A presença do Silicato, em pequena concentração, é até importante para um reef saudável.
E o aquecedor não é aconselhável passar muito da potência de 1watt/litro, porque se o termostato dele falhar e travar tudo que está dentro do aquário vai ser literalmente cozido. Uma forma de evitar esse tipo de tragédia é usar um controlador de temperatura, do tipo Coel ou Full Galge, juntamente com o aquecedor com termostato.
Vlw pelas dicas Daniel!!... Para o processo da água eu uso o TAP WATER FILTER, mais nada mas acreidto que seja suficiente , certo?!?! ....Bom com relação as manchas, resolvi postar umas fotos mais de perto, a luz da luminária influencia um pouco na cor mas nem tanto, passei o dedo em algumas que estavam próximo a superfície e notei que eram um pouco ásperas sim e não saem assim tão fácil não, tem que aplicar um pouco de força pra tirar... as manchascestão somente no fundo, o vidro do aquário esta limpinho!! Bom segue as fotos, vamos ver se ajuda na definição do que seria rs...!!!
E continuo na dúvida do que poderiam ser estas manchas, se alguém souber informar?? Por favor eu agradeço!