🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alimentando Actinica

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Alimentando Actinica

#21 Mensagem por Ediomar Luzia »

Não são proibidas não icon_nono

Segue link com a lista de animais proibidos de coletar:
http://www.ibama.gov.br/areas-tematicas ... e-extincao

Em momento algum a actinia equina é citada.

E parabéns Márcio elas são muito bonitas queria uma dessas verdes mas aqui só tem vermelha...

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Alimentando Actinica

#22 Mensagem por Marcio Vargas »

Mas ela não é proibida por estar em Extinção, e sim por ser da fauna nativa do Brasil, todos os animais marinhos da fauna nacional são proibidos, estando ou não em extinção.

O Eder e o Ramon sabem mais sobre a base legal disso ai.

Quanto a cor, ali em Garopaba tem umas rosas muito bonitas.

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Alimentando Actinica

#23 Mensagem por Ediomar Luzia »

Não Marcio, simplesmente por serem do nosso litoral não cabe a proibição,se fosse assim não haveria atividade pesqueira no Brasil!!! icon_harhar

O site do IBAMA tem bastante informação (até demais,gerando muita confusão) a lista que passei se refere a animais em extinção sim, que por este motivo são proibidos de coleta,venda,troca,brinde etc...

Segue parte do texto de perguntas frequentes do IBAMA:

"Para moluscos, crustáceos e plantas aquáticas, qualquer espécie que não conste nas listas de espécies ameaçadas de extinção pode ser coletada para uso em aquariofilia."

Agora, não tem nada se referindo a outros invertebrados,tanto liberando quanto proibindo....

Mais um pouco:

"Proibidas


Para peixes nativos, o Ibama não têm listas de espécies proibidas, mas sim de espécies permitidas. Tais listas se referem aos peixes nativos que podem ser pescados para utilização em aquários. Você pode conferir essas listas nos anexos da Instrução Normativa IBAMA nº203/2008, para peixes de água doce, Instrução Normativa IBAMA nº202/2008, para peixes de água marinha e Instrução Normativa nº204/2008 para raias de águas continentais.
Para raias nativas de água continental é proibida, para fins de ornamentação e aquariofilia, a captura e o comércio de exemplares vivos com largura de disco maior que o comprimento estabelecido no Anexo II da IN nº204/2008, bem como a retirada de fetos. Entende-se por Largura de Disco, a maior medida tomada, em linha reta, no sentido transversal do disco da raia.
Para plantas aquáticas, crustáceos e moluscos nativos, qualquer espécie que não esteja ameaçada de extinção pode ser pescada para uso em aquário. As espécies consideradas ameaçadas de extinção são as listadas pelo Anexo 1 da Instrução Normativa MMA nº05/2004.
Para outros invertebrados (corais, ouriços, estrelas do mar) é necessário que se solicite autorização do Ibama antes da coleta – No momento, nenhuma empresa tem essa autorização.
As algas calcárias (vendidas muitas vezes como “rochas vivas”) também precisam de autorização do IBAMA, e já existem empresas regularizadas.
Dentre as espécies exóticas³, a única formalmente proibida no país para aquariofilia é o Lagostim vermelho americano (Procambarus clarkii), que foi proibido pela Portaria IBAMA nº05/2008. No entanto, todos os pedidos de importação precisam ser autorizados pelo IBAMA, e em cada pedido são analisados os riscos ambientais que as espécies solicitadas representam ao meio ambiente no Brasil.
Nenhuma empresa tem autorização para vender corais brasileiros no momento, mas várias receberam autorização de importação de corais de outros lugares do mundo. O mesmo vale para estrelas do mar, anêmonas e outros invertebrados.
As principais espécies proibidas de peixes ornamentais no Brasil são:
Aruanãs (água doce)
Cascudo-zebra e outros semelhantes (Hypancistrus sp. - água doce)
Peixes-anuais ou Killifishes nativos(água doce)
Lagostas filtradoras (água doce)
Lagostim vermelho (água doce - exótica)
Neon Goby (marinho)
Gramma (marinho)
Também se deve estar atento à origem das chamadas “rochas vivas”: Muitas lojas oferecem pedaços de corais e rochas de origem ilegal, com inúmeros organismos incrustados. A coleta, a venda, o transporte e a manutenção desse material não é permitido.
O cultivo e a criação de nenhuma das espécies incrustadas é proibido, mas, é necessário autorização do Ibama desde a coleta das matrizes."

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Alimentando Actinica

#24 Mensagem por Marcio Vargas »

Caramba

Agora deu um nó na cabeça. :oops: :oops:

Tem um tópico aqui com mais de 10 paginas discutindo isso, pena que não achei, que da a entender exatamente o contrario icon_wacko icon_headstars


Enfim, quer dizer que posso ir para bombinhas e trazer umas, e se me pararem simplesmente falo que são para meu aquario?

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Alimentando Actinica

#25 Mensagem por Daniel San »

Marcio Vargas escreveu:Caramba

Agora deu um nó na cabeça. :oops: :oops:

Tem um tópico aqui com mais de 10 paginas discutindo isso, pena que não achei, que da a entender exatamente o contrario icon_wacko icon_headstars


Enfim, quer dizer que posso ir para bombinhas e trazer umas, e se me pararem simplesmente falo que são para meu aquario?

Abs

A coleta de animais aquáticos não é uma atividade simples como colher flores no campo, qualquer tipo de coleta de animais marinhos é considerada pesca, e para isso você precisa de autorizações, registros e afins, não é só chegar no local e coletar o animal.
No MEU ponto de vista os foruns deveriam servir como ferramenta de informação e conscientização, mas infelizmente cada dia que passa vejo que estou mais enganado. É cada vez mais comum ver estrelas, cavalos marinhos, anêmonas e outros seres definhando até a morte em aquários de pessoas sem experiência justamente pq muitas vezes são incentivadas por outros a fazerem isso. Recentemente ganhei uma actinia de um colega que coletou várias sem ter conhecimento algum sobre o animal, além de vários ouriços e peixes também; resultado final: todas os ouriços, peixes e as anẽmonas morreram, a única que sobreviveu foi a que ele me doou.

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Alimentando Actinica

#26 Mensagem por Marcio Vargas »

Daniel

Aquele topico que mencionei tratava justamente dessa relação entre o que é legal e o que é moral.

Não é por ser legal que qualquer um pode sair coletando. Esse era o norte da discussão.

Pena que não encontrei ele.

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Alimentando Actinica

#27 Mensagem por Ediomar Luzia »

Márcio é de dar nó mesmo icon_headstars
Como o Daniel falou não é tão simples assim estar totalmente dentro da legalidade,qualquer um teria que ter uma carteira de pescador emitida pelo IBAMA para isso,mas seria impraticável do ponto de vista do pai que leva seu filho a uma pescaria no mar.

E se não me engano Bombinhas é reserva,então a coleta ali seria ilegal.


Daniel San escreveu:
Marcio Vargas escreveu:Caramba

Agora deu um nó na cabeça. :oops: :oops:

Tem um tópico aqui com mais de 10 paginas discutindo isso, pena que não achei, que da a entender exatamente o contrario icon_wacko icon_headstars


Enfim, quer dizer que posso ir para bombinhas e trazer umas, e se me pararem simplesmente falo que são para meu aquario?

Abs

A coleta de animais aquáticos não é uma atividade simples como colher flores no campo, qualquer tipo de coleta de animais marinhos é considerada pesca, e para isso você precisa de autorizações, registros e afins, não é só chegar no local e coletar o animal.
No MEU ponto de vista os foruns deveriam servir como ferramenta de informação e conscientização, mas infelizmente cada dia que passa vejo que estou mais enganado. É cada vez mais comum ver estrelas, cavalos marinhos, anêmonas e outros seres definhando até a morte em aquários de pessoas sem experiência justamente pq muitas vezes são incentivadas por outros a fazerem isso. Recentemente ganhei uma actinia de um colega que coletou várias sem ter conhecimento algum sobre o animal, além de vários ouriços e peixes também; resultado final: todas os ouriços, peixes e as anẽmonas morreram, a única que sobreviveu foi a que ele me doou.


Daniel,concordo em parte com seu ponto de vista,entretanto não é isso que esta sendo discutido aqui (Responsabilidade e aptidão técnica para se manter animais em cativeiro).Como você mesmo disse o fórum é para informar e conscientizar.

Não estou incentivando ninguém a coletar uma miríade de animais para morrerem em seus aquários por falta de conhecimento e responsabilidade.Mesmo que no caso que você descreveu seria um crime tanto para animais do nosso litoral como qualquer outro de quaisquer outros oceanos e mares.

Sobre moralidade digo aos mais exaltados que devolvam todos seus animais a seus lugares de origem e metam a marreta nos seus aquarios, e por favor parem de castrar seus cães e gatos pois tenho certeza que eles não optariam por isso por eles mesmos

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Alimentando Actinica

#28 Mensagem por Daniel San »

É verdade, é mais relevante discutir sobre a castração de mamíferos, me desculpe então.
Vamos todos nos unir e sair coletando animais que ainda não estão ameaçados de extinção até que eles entrem para a lista do ibama, ai paramos com a coleta e vamos todos sair nas ruas com um movimento contra a castração de cães, gatos e rinocerontes.

Avatar do usuário
Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 658
Registrado em: 07 Dez 2010, 21:06
Apelido: Edinho
Cidade: Balneário Camboriú
País: Brasil
Localização: Balneário Camboriú SC
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

Re: Alimentando Actinica

#29 Mensagem por Ediomar Luzia »

Desculpe Daniel, a discussão não esta indo para o caminho que entendo ser útil,sobre os mamíferos foi apenas um desabafo com o que ouço a todo o momento sobre o "quão grande" é o impacto da aquariofilia sobre a fauna e flora mundial.

Voltemos para o assunto em questão;

Volto a dizer que não incentivo ninguém a sair coletando animais.estou apenas discutindo sobre a legalidade da coleta de um determinado animal.

Muito menos incentivando a coletá-los até sua eminente extinção,da forma que você escreve (desculpe se me equivoquei) parece que estou lançando redes a fim de limpar o oceano e colocar tudo em um aquário....

Avatar do usuário
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 772
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:12
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Veranopolis
País: Brasil
Localização: Serra Gaucha
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Alimentando Actinica

#30 Mensagem por Marcio Vargas »

Amigos,
Retomando e dando um retorno para aqueles que colaboraram...

Dou um pedacinho de camarão por semana, toda sexta feira. Normalmente um camarão eu divido entre as quatro...

Essa é a rebelde da turma, não para em lugar nenhum, sempre fugindo. Deixei em um copo para ela grudar em uma concha, parece que gostou porque agora ela troca de lugar levando a concha junto.
Imagem

Essa é a caçula. Do tamanho da unha do dedinho
Imagem

Esta é a grandona, tem uns 6cm de diâmetro. Ela veio machucada e parece ter se recuperado bem. Tanto ela quanto àquela ao fundo, fechada, estão em uma cavidade da RV onde apenas a "crista" fica de fora. Parecem ter gostado muito.
Imagem

Panorâmica sob a luz azul...
Imagem

Abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Alimentando Actinica

#31 Mensagem por antonio carvalho »

fala meu rei!
eu tenho 3 em meu tanquinho!
nunca tive problemas, elas nunca sai do lugar.
alimento uma vez por semana com marisco triturado.
coloco com uma mangueirinha de aqaurio mesmo.
normal de vez em quando elas passar um ou dois dias sem abrir, acredito ser a digestão ahahahahaha
elas não gostam muito do movimento da água, tive que procurar um lugar iluminado e sem corrente para elas ficar na boa!
no mais e só alegria.
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”