erick camargo escreveu:Arnaldo, sobre o LED (não é por que ele tem temp de cor amarelada, significa que seja fraco, temos que verificar o spectro luminoso, e isso sim queima corais). Você pode fazer testes (afinal já comprou), mas deixe no esquema 1 bocal com uma lâmpada dessas econômicas de 6.2k, elas são boas pra crescimento das macroalgas.
Sobre o refúgio, planos para mudário, devem ser considerados após um bom tempo de maturação do aquário, e outra, a galera geralmente usa o refúgio como mudário, para separar mudas de corais que crescem demais no aquário (póda), e trocam, vendem, doam e etc.. e lá é um lugar tranquilo para que paguros e outros "carinhas" fiquem tentando limpar, passando em cima.. "estressando o coral", sem falar que um display principal (numa sala por exemplo) não fica legal cheio de mudas espalhadas pelo substrato... (mudas que fez para se desfazer).
(meu ponto de vista não é regra e nunca foi, por tanto, entenda apenas como minha humilde opinião).![]()
Á respeito do substrato do refúgio, tente ver com o Matias, eu acho que ele consegue aquela lama chamada "Miracle Mud". Caso não consiga, tente usar halimeda, pois é de dificíl compactação em refúgios e tem granulometria ideal para conolonização de bacterias anaeróbicas. (se eu estiver errado, por favor, amigos da BR me corrijam).
No mais o aqua está ficando legal sim... estamos aqui para dar pitacos e ficarmos curiosos para ver aquas novos surgindo por aqui... rs!
Fala Erick,
Sim... acredito que agora se eu tivesse já com o meu display funfando, não iria ter um mudário, simplesmente porque qualquer muda eu iria colocar no display para aparecer e não no Refugio pra esconder... Mas também concordo com você sobre as mudas e mudas ficarem em outro lugar que não seja no display.
Gostaria se der para explicar mais sobre o que você comentou dos paguros e outros que ficam tentando limpar e passando por cima das mudas.. Isso é um ponto positivo ou não? Mesmo eu fazendo o mudário suspenso e não deixando em contato com o substrato do refúgio?
Eu pesquisei o preço das Miracle Mud, achei muitoo caro e vi alguns comentário que uns dizem que são muito bom e outros disseram que pelo preço esperam muito mais.. Bem.. se o Mathias tiver mas for baratinho ai vale a pene.

Valeu pelo toque....
[]´s