Elder Luis escreveu:Essa deterioração nas anêmonas é mais comum e frequente do que se imagina, elas têm um tubo digestivo muito simples (para não dizer precário), dependendo do tipo, qualidade e quantidade da comida que ela ingerir, essa comida vai ficar muito tempo nesse tubo digestivo e começa a deteriorar lá dentro, as bactérias que inicialmente atacam aquela comida (normalmente aquele mega tolete de camarão dado para a anêmona) passam para o tecido da anêmona e começa esse estrago que vc vê nas imagens e a anêmona começa a apodrecer viva, literalmente.
O que está me chamando a atenção é exatamente esses bichinhos que até então eu nunca havia reparado (sim, sou míope

), pode ser que eles estejam ali por causa da necrose e essa anêmona já perdeu as propriedades urticantes dela (pra saber é fácil, só jogar uma única bolinha de ração nos tentáculos dela e ver se gruda ou se escorrega), ou pode ser um parasita mesmo, assim como é o whitebug, o que sinceramente, eu acho que não são.
Se ela perdeu a propriedade urticante, pode ser que sejam realmente copépodes, pq aí eles conseguiriam andar livremente entre os tentáculos sem serem capturados.
Amigo, sei que VC está sendo bem tratado (assessorado) kkkk, já a anemona ta debilitada, mas ela vai se recuperar.
Os colegas já disseram tudo que vc precisa saber, parâmetros estáveis, iluminação, suplementação, etc...
Confesso que nunca cheguei a ver esses "bichinhos" em uma anêmona. Já vi em outros animais, em rochas vivas, mas no interior das anêmonas nunca.
Concordo com Elder em gênero, grau e numero, quanto a debilidade da anêmona que faz com que ela não fique tão predadora assim, facilitando com que outros animais "LIMPEM" ela, fazendo a função da faxina.
A digestão das anêmonas são lentas, portanto, não exacerbe no oferecimento da comida, ainda mais se ela está se recuperando. Procure, dentro do possível, das pedaços pequenos de camarão para ela, mas esmigalhados nos dedos, mas atente para pedaços minúsculos ok, acredite, vai ser mais útil do que as bolinhas de ração de peixe.
Se eu tivesse de lhe perguntar alguma coisa, minha unica pergunta seria "SE VC TEVE PICO DE ENERGIA EM TEU AQUÁRIO, porque esse quadro demonstrado no vídeo eu já vi várias vezes em reef que hora está em uma temperatura e com esse calor que tem feito ultimamente, eles vão na casa do chapéu. Essa oscilação que fazem com que as anêmona comecem a definhar.
Mas sucesso e tenhas paciência e calma. Mantenha os parâmetros estáveis, deixe ela escolher aonde ficar e acredite, ela vai escolher sombra e não luz, e ela vai se recuperar.
abçs