🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

START - MARINHO BOYU TL 550 - CICLANDO

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Leonardo Nascimento
Data de Nascimento: 08 Jan 1978
País: brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: START - MARINHO BOYU TL 550 - CICLANDO

#21 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Pessoal,

Segue as fotos do sexto dia de ciclagem.
Foi atendida a sugestão do Adriano.

Vlw Adriano agora acho q ficou mais natural. icon_clap

O q acharam? icon_Snorkle

Imagem
Leonardo Nascimento
viewtopic.php?f=99&t=20829

Jorge Andre Borges
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: JBorges
Data de Nascimento: 19 Jan 1975
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 46 vezes

#22 Mensagem por Jorge Andre Borges »

Amigo, abaixa seu sal para 1021 e depois de adquirir os peixes, vai fazendo TPA de 10 litros com 500 Grs de sal... Os peixes nas lojas ficam em aquários com densidade 1020 e isso ajuda eles contra doenças, quando chegar no seu aquário com 1023~4 vai ser um choque só... Tenho visto muita gente com tópico desesperados com Hepatus principalmente que fica tomado de íctio 10 dias depois de colocar o peixe...

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#23 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

O q acharam? icon_Snorkle

Eu sou suspeito, mais acho que melhorou bastante, quanto a densidade eu utilizaria no seu caso 1024, tranquilamente, mesmo com um descuido se subir lentamente até 1026, não vai acontecer nada com os peixes nem com os corais, isso é claro se o aquario estiver estabilizado. Alguns lojistas utilizam 1021 e até 1019 pq não querem gastar com sal, só isso, Lembrando que a densidade na natureza é em média 1026, porem utilizar em um aquario 1026 requer muito mais cuidado pois já esta digamos, mais perto do limite. Eu utilizo 1025, mas estou de olho diariamente, um pico reef pra isso subir pra 1030 é um pulo, no verão. Mesmo com reposição automatica, como é no meu caso, em uma viagem que fiz, entrou ar na tubulaçâo e impediu que a agua passase pela mangueira, resultado, por sorte perdi apenas um gps. Mas o estrago poderia ter sido bem maior.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#24 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Adriano,

Obrigado pela ajuda.
Continue visitando, pois irei postar as demais fases.

Pessoal,
Agora o que faço durante a ciclagem?
Faço algum teste fora densidade?

Como vcs fazem a limpeza do skimmer no boyu TL550? Alguma dica?
Leonardo Nascimento

Paulo Freund
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Paulo
Data de Nascimento: 21 Ago 1975
Curtiu: 62 vezes

#25 Mensagem por Paulo Freund »

Leonardo, minha densidade aqui está 1023, simplesmente, porque o nosso refratômetro ainda não chegou e como estamos usando densímetro estamos deixando no meio termo contando com um eventual desvio padrão seja para mais ou para menos. Assim que nosso, refratômetro chegar nossa meta é deixar a densidade entre 1025 e 1026. No oceano a densidade varia entre 1025 a 1027. icon_joia

Minha esposa abriu um tópico em que colocou um site que faz o comparativo entre os parâmetros de aquário marinho e os parâmetros do oceano, vale a pena conferir o tópico dela: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=20926 icon-aplauder

Se quiser ir direto ao site comparativo entre aqui:
http://aquabahiasergipe.com.br/2010/07/23/parametros-para-aquarios-marinhos/

Mas tenha em mente que: antes de colocar qualquer animal no aquário deve-se fazer a aclimatação lenta e gradual, quanto mais lenta e gradual melhor. Eu pessoalmente deixo os saquinhos com os peixes e corais flutuando por uns 10 minutos para ajustar a temperatura, depois eu abro o saquinho e com uma pipeta vou borrifando um pouco da água do aquário a cada 3 a 5 minutos, vou fazendo isso até praticamente dobrar a quantidade de água que estava saquinho antes de ser aberto, com isso eu minimizo o choque de densidade do peixe/coral.
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]
Tópico: Ciclando Boyu TL 550

Paulo Freund

#26 Mensagem por Paulo Freund »

Leonardo Nascimento escreveu:Pessoal,
Agora o que faço durante a ciclagem?
Faço algum teste fora densidade?

Como vcs fazem a limpeza do skimmer no boyu TL550? Alguma dica?

Esqueci de responder: durante a ciclagem eu medi a água do aquário no densímetro e peguei a água do aquário e levei na loja, e pedi para medirem no refratômetro, vc pode fazer isso como se fosse uma forma de calibrar o seu densímetro. Explico: vc mediu no densímetro 1024 e no refratômetro deu 1026, logo vc sabe que toda vez que medir no seu densímetro deve somar 2 pontos para saber a densidade real. (Dica: se for levar água do seu aquário deixe para tirar ela do aquário, na hora de sair de casa e vá direto a loja)

Skimmer eu limpo de 3 em 3 meses (meu aquário tem menos de 6 meses, então só limpei uma vez até hoje), eu primeiro limpo geral na agua corrente, depois coloco num balde com vinagre puro (umas 3 garrafinhas daquele vinagre mais barato já dá) e deixo rodando uns 40 minutos, depois dou uma lavada em água corrente e deixo rodando na água doce umas duas horas e volto para o aquário! O copo tento limpar a cada 3 dias, as vezes esqueço e demoro um dia a mais ou um dia a menos.
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#27 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Oi Paulo,

Eu estou usando o refratometro e estou mantendo 1023.

Ótimo tópico comparativo da sua eposa.
Obrigado pela orientação da limpeza do skimmer.
Agora o copo desse skimmer não sai? Ou eu que não consigo tirar?

Hj limpei ele tirando o skimmer inteiro do aquário.

Obrigado pela ajuda.
Leonardo Nascimento

Paulo Freund

#28 Mensagem por Paulo Freund »

Daeeee Leonardo!

O copo do skimmer sai sim. Segura ele firme(mas sem apertar demais) e vai puxando ele para cima tentando ir girando um pouquinho para um lado depois um pouquinho para o outro lado que uma hora ele vai ceder. A primeira vez que tirei o copo estava bem firme mesmo.

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#29 Mensagem por Leonardo Nascimento »

paulofreund escreveu:Daeeee Leonardo!

O copo do skimmer sai sim. Segura ele firme(mas sem apertar demais) e vai puxando ele para cima tentando ir girando um pouquinho para um lado depois um pouquinho para o outro lado que uma hora ele vai ceder. A primeira vez que tirei o copo estava bem firme mesmo.

Grande Paulo icon_first ,

Consegui tirar o copo do skimmer agora está bem mais fácil. icon_clap icon_cadeado

Obrigado pela ajuda
Leonardo Nascimento

William Salvador
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Salvador
Data de Nascimento: 07 Mar 1990

#30 Mensagem por William Salvador »

Leonardo, muito legal seu aqua! Gostei das disposiçoes das rochas!
Sou novo tb, meu reff ta montado a 2 meses, comecei colocar corais soh agora!
Qualquer duvida que tover pode perguntar! N garanto q vou saber a soluçao ,mas estou disposto a trocar ideias, afinal tb estou aprendendo !
Em relaçao ao skimmer, o meu começou a fincionar bem, depois de 1 mes só, como minha luminaria eh de led( substitui pela original) eu fazia um foto periodo de 8 horas na ciclagem, entao acabou q gerou mtaaa alga, infestou meu vidro, coisa de 5 ou 6 dias, ai qdo limpei ficou aquela sujeira neh? Apartir daí q o skimmer começou a espumar legal, de la pra ca ele vem funfando bem! icon_clap
Entao n precisa se preocupar caso a espuma pareça um sorrizal,eh normal no começo!
O lance eh ter mta paciencia e ir curtindo cada fase do reef! Assim a chance do sucesso eh mto maior!

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#31 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Oi William
O posicionamento das rochas tive uma ajuda do Adriano nosso amigo aqui do brasilreef.
Vou contar com sua ajuda e trocar uma experiências. icon_joia

Pessoal,
Segue atualização do sétimo dia da ciclagem.
_1 saquinho de carvão ativado embaixo da espuma.
_2 camadas Perlon em cima da espuma
_1 termômetro digital marcando 28,5C

Aguardo sugestões e comentários dos amigos. bye1
Leonardo Nascimento

William Salvador

#32 Mensagem por William Salvador »

Bom dia leonardo!
Vamos la!
Começando pela temperatura!
Voce ja vai ter q pensar em uma soluçao pra baixar essa temperatura!
Das duas uma! Chiller ou collers.se tiver sobrando um pouco, o chiller resolve seu problema e vc consegue deixar a temp que quiser!
Aqui em casa, como n esta sobrando, eu resolvi o problema com 2 collers ligado num coel( termostado, normalmente utilizida em geladeiras) e eu consigo manter a temp em 25,5 , 26,0 .sou de sao paulo tb, entao acredito q vc n vai ter tantos problemas tb.
Em relacao ao carvao, n vou optar pq ainda n usei no meu! Entao vamos esperar alguem se manifestar!
O perlon, tem q ser trocado a cada 4 dias mais ou menos, como seu aqua ainda nao tem mta carga organica, acredito q vai demorar um pouco pra ele sujar! Mas tente manter ele limpo! Eu limpo o meu perlon todos os dias!
Da uma passada la no meu topico leonardo!
Quem sabe a gente marca de tomar uma gelada la em casa pra vc ver o aqua! Ai ja te passo uma dicas!

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#33 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Oi William,

Verdade travou no 28 e nao tem jeito.
Vou querer mais detalhes sobre esse coel e os coolers.
Vmos conversado. Tenho bastante dúvidas.
Muito grato pelas dicas,
Leonardo Nascimento

Paulo Freund

#34 Mensagem por Paulo Freund »

DICA:
Quando acabar o carvão ativado, veja a possibilidade de usar um saquinho de purigem!

O purigem além de ter um efeito semelhante ao do carvão ativado, depois de usar um determinado período de tempo, você pode colocar ele algumas horas na água candida que ele se regenera, depois é só lavar muito bem para tirar o cloro, pode até usar aqueles produtos que se usa para tirar cloro de aquário de água doce e pronto! O Purigem fica novinho em folha!

Já houve relatos de pessoas que usam o mesmo saquinho de Purigem há mais de dois anos, limpando esporadicamente, e alegam que o Purigem mantém a mesma eficiência.

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#35 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Oi Paulo,

Bela dica deve ser bem econômica. Vou anotar no caderninho e irei ver pra utilizar mai pra frente

Agora umas perguntas:
Qual a temperatura ideal a ser mantida no tl550?
Verdade que o cooler gera muita maresia no local?
Qual a melhor solução para controle da temperatura?
Leonardo Nascimento

William Salvador

#36 Mensagem por William Salvador »

Leonardo, o problema da temp nao é nem a ideal, mas nao deixar variar muito durante um dia! Ou seja, no meu, eu mantenho em 25,5 - 26,6, nem mais, nem menos...o importante eh nao varias mais q um grau durante o dia! Mas dizem q acima de 28 os corais ja nao aceitam bem!
A melhor soliçao seria o chiller msm, e eu tenho dois coller ateh q grande no meu, pois n uso tampa, por causa da calha de led que adaptei! Mas maresia ainda nao notei! Mas com os coller a agua evapora q eh uma beleza, vai meio litro de agua por dia brincando! N esqueça q a agua q vc vai repor, tem q ser doce! Deionizada de preferencia!vc vai reparar nos dois ultimos compartimentos do sump, o nivel da agua desce primeiro la!

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#37 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Vlw William,
Preciso achar uma solução pra abaixar a temperatura aqui e estabilizar em 26C. icon_joia

Pessoal,
Preciso da ajuda de vcs. icon_Snorkle

Estou em SP e a temperatura está marcando 28.5C o que faço pra controlar em 26C que seria o ideal? :roll:
Mandem suas sugestões.

Obrigado
Leonardo Nascimento

Paulo Freund

#38 Mensagem por Paulo Freund »

Leonardo Nascimento escreveu:Oi Paulo,

Bela dica deve ser bem econômica. Vou anotar no caderninho e irei ver pra utilizar mai pra frente

Agora umas perguntas:
Qual a temperatura ideal a ser mantida no tl550?
Verdade que o cooler gera muita maresia no local?
Qual a melhor solução para controle da temperatura?

Leonardo,

Quanto a temperatura eu deixo exatamente como o William Salvador (25,5 - 26,6)! O que vai diferenciar os equipamentos de controle de temperatura (cooler / chiller) é a temperatura local onde está localizado o aquário! Se o lugar onde o aquário está é climatizado provavelmente vc não precisará de um chiller, porém, se o lugar onde está o aquário é muito quente talvez os cooler não deem conta do recado!

Moro em Caxias do Sul/RS (Serra Gaucha) aqui o clima é mais ameno, tenho dois coolers 12mm x 12mm minha temperatura fica entre 26,2 e 26,5, apenas uma vez que ele passou dos 27 graus, mas foi um dia completamente atípico! Uma dica: toda bomba de circulação extra, vai ser uma nova fonte de calor, tenho uma bomba wavemaker que ampliou 0,5 graus, e troquei a original do boyu por uma SB 2000 que aumentou mais 1 grau a temperatura padrão do aquário. Mesmo assim, como meu apartamento é relativamente frio, os coolers tocam numa boa mesmo no verão.

Os coolers aumentam muito a evaporação, na realidade - os coolers diminuem a temperatura pela evaporação - então vc deve pensar, com muito carinho, sobre um método de reposição automática da água do seu aquário, senão sua densidade vai variar muito!

Como aqui em caxias do sul o clima é frio nunca usei a técnica do gelo, mas para você que mora em um local mais quente acho interessante para emergências. Congele água DI no congelador, nos dias que sua temperatura do aquário estiver beirando os 28 você joga gelo no seu sump, ele além de repor a água evaporada pelo calor vai auxiliar para a redução da temperatura. Como o sump do boyu é pequeno, vale a pena usar uns copos de plástico descartáveis como formas, acredito que o gelo vai ter um tamanho bom e que se encaixa no sump do boyu.

OBS: NUNCA USEI a técnica do gelo, a primeira vez vale a pena controlar a velocidade da queda da temperatura para não dar choque térmico nos animais. Se possível jogue o gelo no 1 compartimento do sump, pois até o 4 compartimento a temperatura da água já deve estar mais equilibrada.

Leonardo Nascimento
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#39 Mensagem por Leonardo Nascimento »

Oi Paulo,
Obrigado pela ajuda hj estou com 30C

Pessoal,
Me falaram pra pegar uns camarões e enterrar no substrato ajuda na biologia é verdade?
Estou desconfiado dessa informacão.

Estou querendo manter como estava fazendo.
Abraço
Leonardo Nascimento

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#40 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Leonardo Nascimento escreveu:Oi Paulo,
Obrigado pela ajuda hj estou com 30C

Pessoal,
Me falaram pra pegar uns camarões e enterrar no substrato ajuda na biologia é verdade?
Estou desconfiado dessa informacão.

Estou querendo manter como estava fazendo.
Abraço

Cara, não faz isso não... pegue um pouco de agua de outro aquário ou peça em uma loja ai na sua cidade, uns 5 litros já é o suficiente.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Responder

Voltar para “Clube Boyu”