🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

urgente!!! SPS Perdendo Tecido

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
País: Brasil
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 403 vezes

Re: urgente!!! SPS Perdendo Tecido

#21 Mensagem por Celso Suguimoto »

Achei a referencia onde cita problemas de alcalinidade elevada com uso de fonte de carbono extra, que é exatamente o cenario q vc estava tendo, mas essa caracteristica acontece nas pontas

http://reefkeeping.com/issues/2008-08/nftt/index.php

Burnt tips - Some users of organic carbon dosing have reported the tissue loss at the ends of their SPS. These "burnt tips" have recovered once the user reduced the alkalinity levels within their tank to alkalinity levels closer to natural seawater (7-8 dKH), pictured below. Unfortunately, the root cause for this is not known

No seu caso pode ser potassio tambem, embora para ter certeza absoluta somente com um teste.

"A potassium leak[deficiency] is relative easy to indicate. It first starts with a fading pink on Stylophora, Pocilopora & Seriatopora, followed by weak / no growth an STN in this corals.

After this you notice weak / no growth in Montipora, especially plate forming, with fading coloration turning to brown, followed by STN.

Acropora stop growth, fading to brown, become lighter tissue with washed out coloration, followed by tissue lost (STN or RTN). Blue corals only show light blue coloration.

Corals also loose their possibility to stay in strong light, tissue get burned in corals they are placed in the highlight areas, while normally they where healthy.

This situation can be caused by different things, for example heavy stocked tanks (lots of consumers), a leak of this element in the used salt mix, export via strong skimmer etc.

I had exactly those problems and within a week, after dosing K-Balance the problems have gone. I use the product since 2 month and my corals come back to how they looked before. My tank is heavy stocked and strong skimmed. In the back of the tank I have a strong / wild growth of Montipora digitata which has become very huge over the years. It looks like Montipora corals consume more potassium than others.

A hobby test kit is not available, and it also looks like that most of the K-test kits available on the market (Merck) can only be used for freshwater. Hopefully a company producing hobby test kits will realize the importance of this element to measure.

While I had a massive potassium leak, I have dosed 50 ml for three days, followed by a 10 ml dosage daily for a two week period (320 gal system). Now, after everything looks fine (growth & coloration, stop of STN & RTN) I cut the dosage down to 5 ml twice weekly. I have not observed darker tissue with this dosage. A strong accumulation of potassium can be indicated by tissue lost, beginning from the tips."

ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

#22 Mensagem por Douglas Almeida »

Celso demais sua pesquisa e encaixa perfeitamente no meu caso, não sou muito bom de ingles então o tradutor me ajuda um pouco, vamos ligar os dados com o que eu percebi:

a potassium leak[deficiency] is relative easy to indicate. It first starts with a fading pink on Stylophora, Pocilopora & Seriatopora, followed by weak / no growth an STN in this corals.
Realmente sempre tive um crescimento irrisório das pociliphoras e seriatopora, a unica que foge desta equação é a minha stilophora que cresceu bastante, mas nunca teve metade da cor que eu esperava.

Acropora stop growth, fading to brown, become lighter tissue with washed out coloration, followed by tissue lost (STN or RTN). Blue corals only show light blue coloration.
de uns tempos pra ca notei que as minhas montiporas perderem muito o brilho, a cor delas esta bem desbotada, tendendo para o marrom.

This situation can be caused by different things, for example heavy stocked tanks (lots of consumers), a leak of this element in the used salt mix, export via strong skimmer etc.
aqui entra um caso relatado por você em outro tópico que criei a um tempo atrás no qual voce dizia da baixa concentração de elementos traços no sal "blue treasure", na composição detalhada aparecem diversos elementos, porém o "K" que seria o potássio não aparece. E nos ultimos meses estava utilizando o skimmer de forma que tirasse uma sujeira mais molhada, resultando em uma maior "escumação".

In the back of the tank I have a strong / wild growth of Montipora digitata which has become very huge over the years. It looks like Montipora corals consume more potassium than others.
nesta parte matou a pau, eu tenho uma colonia bem grande de digitata green, uma media de digitata orange (que foi pro espaço hoje), uma pequena de digitata azuk, um monte de mudas da green no mudário, 3 capricornis médias, 1 undata green media/grande e uma pequena confusa lemom, ou seja os maiores consumidores de Potássio entre os SPS, pelo que o autor diz.

While I had a massive potassium leak, I have dosed 50 ml for three days, followed by a 10 ml dosage daily for a two week period (320 gal system). Now, after everything looks fine (growth & coloration, stop of STN & RTN) I cut the dosage down to 5 ml twice weekly. I have not observed darker tissue with this dosage. A strong accumulation of potassium can be indicated by tissue lost, beginning from the tips."
Finalizando nesta parte pelo que entendi o autor também não dispunha de um teste de Potássio, fez a reposição meio que a olho e o "termometro" para saber se estava passando da conta é se começar a queimar as pontas dos SPS. Seria isso ?

Resumo:

Sal deficiente.
Skimmer com escumação excessiva.
Montiporas consumindo o pouco de potássio ainda disponivel no sistema.
E indiretamente os pellets com KH alto ajudando a diminuir a resistencia dos SPS.

Amanha ou segunda é capaz que chegue o suplemento de Potássio que eu encomendei, vou relatando o que se passa durante o processo.

Não sei nem como te agradecer Celso, muito obrigado mesmo, espero poder encontra-lo no encontro em Campinas, afinal quando comprei aquela colonia com voce não tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#23 Mensagem por Douglas Almeida »

Detalhe estranho, notei agora que fui mexer no sump, os pellets que utilizo são da Two Little Fishies, ontem reduzi a quantidade para 100ml, medidos com um copo de volume, eles estavam ocupando cerca de cm no reator quando em repouso, hoje os pellets cresceram, isso mesmo cresceram como nunca aconteceu, em repouso esta dando metade do reator uns 15 cm, e com o movimento da bomba tomam o reator inteiro. icon_headstars icon_headstars icon_headstars icon_headstars

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#24 Mensagem por Celso Suguimoto »

Vamos torcer q de certo. Eu ja tive um episodio semelhante e achei q era AEFW pois os parametros pareciam perfeitos.
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: RaikOu
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#25 Mensagem por Fernando Marcos »

vc ta usando o Blue treasure? aqui usava ele e estava perdendo 4 SPS, nao sabia mais o que fazer, até tirei eles e com uma lupa fui analizando para
ver se nao tinha bugs, meu calcio estava baixo 360 ja que o sal é meio ruim nesse quesito, mas como nao eram colonias meu sistema nao consome
muito calcio, então nao seria essa a causa. esperimentei trocar de sal, comprei o neo marine da brightwell, o branqueamento parou e agora 2 semanas
depois ja estou vendo crescer novamente o tecido.
Em montagem....wait...wait...reef de 400L ...wait =D

SPS Shallow Rimless

Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#26 Mensagem por Douglas Almeida »

Fala Fernando, blz .... O meu problema no momento é com os elementos traços, já pensei em utilizar um sal top, mas preciso de um que não tenha uma reserva tão alta devido ao uso dos biopellets, os elementos básicos como calcio e magnésio nem me importam tanto devido ao uso do balling.

Ainda acho o Blue Treasure um bom sal para quem usa balling ou para uso em aquas sem balling e sem corais duros, só não havia atentado para o potássio que na verdade eu ainda não conhecia muito sobre sua necessidade, eu já solicitei com o Denilson que me fornece o balling um conjunto de complementos para as cores dos corais os quais tem diversos elementos traços e mais 2 especificos de potássio e estrôncio.

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#27 Mensagem por Fernando Marcos »

Douglas Almeida escreveu:Fala Fernando, blz .... O meu problema no momento é com os elementos traços, já pensei em utilizar um sal top, mas preciso de um que não tenha uma reserva tão alta devido ao uso dos biopellets, os elementos básicos como calcio e magnésio nem me importam tanto devido ao uso do balling.

Ainda acho o Blue Treasure um bom sal para quem usa balling ou para uso em aquas sem balling e sem corais duros, só não havia atentado para o potássio que na verdade eu ainda não conhecia muito sobre sua necessidade, eu já solicitei com o Denilson que me fornece o balling um conjunto de complementos para as cores dos corais os quais tem diversos elementos traços e mais 2 especificos de potássio e estrôncio.

Ai é que está, eu tambem uso balling, mas mesmo assim meus SPS ficaram brancos, e tambem uso pellets, o neo marine não tem reserva alta, vem com 7.

SPS Shallow Rimless

Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#28 Mensagem por Douglas Almeida »

O neo marine é da brightwell certo ?

Acho que se encaixa perfeitamente então, depois que voce começou a utiliza-lo o que mais voce sentiu de mudança ?

Fernando Marcos
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#29 Mensagem por Fernando Marcos »

isso da brightwell, eu ia pegar o HW, mas tava R$89 4 kilos, e o Neo Marine tava em promoçao R$100 o balde de 6,7kg.
O que percebi foi os LPS e softs abriram mais, as cores do hammer e frog ficaram mais vivas, meus SPSs tambem ficaram
com uma coloração melhor, e os que estavam perdendo tecido hoje 2 semanas depois voltaram a recuperar o tecido,
e olha que eu dava como perdido, ja que tava branco branco. Eu como faço TPA de 10% por semana, pude reduzir a quantidade
de balling pois o blue treasure tava me entragando na media de 360 de ca, e o brightwell deu 430 no meu teste.
Sal barato nunca mais hehe.

SPS Shallow Rimless

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: JUNINHO
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

#30 Mensagem por antonio carvalho »

o celso acerta sempre de primeira!
nao deixa nos pobre mortais da pitaco! ahahahahaha parabens celso!
vc e o maximo!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

Fernando Leibel
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Leibel
Recebeu Curtir: 10 vezes

#31 Mensagem por Fernando Leibel »

Eu dava banho em algumas colonias com Melafix para excluir a possibilidade de AEFW.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#32 Mensagem por Celso Suguimoto »

AEFW é froids... ainda mais num aquario do tamanho do seu Fernando.... o problema é q qdo a gente vai ficando mais velho perde um pouco da visao de perto ... tive q ouvir isso do oftalmo...rs. E AEFW é minusculo antes a gente mal consegue ver....

Na prática em relacao ao relato do Douglas o q passei aqui achei até q fosse... comecei a dosar cloreto de potassio pra resolver, mas suspendi em definitivo o uso da vodka. O q percebia com seu uso é q os corais se retraiam mais em um ambiente muito pobre em nutrientes, minha milepora nunca estendia os polipos na totalidade e agora ela esta show de bola.

Acho q a velha receita bom skimmer, troca de água, carvao formam os pilares de um aquarismo saudavel. Vodka pode entrar mas em qtde pequena e em situacoes especificas, não é todo aquario q tem problema de falta de carbono.

Teve uma vez q o Miozzo me deu uma aula por email sobre o assunto. Alias até doso em pequena qtde.... mas vinagre junto com kalk.
ReefCelsois III

Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#33 Mensagem por Douglas Almeida »

Pessoal ressuscitando o tópico....

Passou um mes mais ou menos do periodo critico, na mesma epoca dos meus problemas encomendei o suplemento de potássio com o Denilson do Balling, e venho dosando semanalmente, a melhora dos corais foi muito significativa, outro ponto foi a redução drástica da minha quantidade de pellets no reator, hoje estou com aproximadamente 30/40 ml para um sistema de 450lts liquidos.

Minha água se tornou muito mais cristalina, os SPS voltaram a sua cor normal e nenhum deles apresenta sinais de perda de tecido.

Hoje depois de um mes chegou o teste de Potassio da Salifert que eu comprei de fora, fiz o teste e deu 410 ppm, sendo que na agua natural o nivel é de 400, então para mim esta perfeito.

Fica ai o relato final para orientação de outros usuários que tenham enfrentado problema similar.

Acho que os amigos poderiam sempre que possivel finalizar seus tópicos de problemas enfrentados com um resumo, para que o mesmo possa servir para uma consulta posterior, o que não acontece com a maioria dos casos, quase sempre vejo estudos e mais estudos sobre determinados problemas, possiveis soluções e nunca o relato final dizendo se deu certo ou não as dicas/tecnicas aplicadas.

Agradeço a todos que ajudaram e opinaram, em especial ao CELSO que acertou em cheio a causa de minhas perdas.

abraços a todos.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#34 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fico feliz com o relato positivo, é sempre bom poder ajudar um amigo.

O grande problema do potassio é a falta de testes confiaveis
ReefCelsois III

Crystiano Mendonca
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Data de Nascimento: 20 Ago 1975

#35 Mensagem por Crystiano Mendonca »

Douglas,
Estou com um problema muito semelhante. Tive problemas com reserva e como tudo no meu aquário é super dimensionado, meus SPS estão sofrendo com falta de elementos traço.
Os primeiros corais que tiveram a STN foram as Seriatoporas e as Pociloporas. Minha montiporas começaram a branquear bem devagar.
Pelos relatos do seu post, tá com cara mesmo de falta de potássio.
Vou começar a dosar Potássio.
Segue minhas dúvidas:
1 - no início dosava diariamente ou semanalmente ?
2 - dosou estrôncio também ?
3 - Em quanto tempo conseguiu uma melhora dos corais ?
4 - Continua dosando separadamente estes elementos ?

Abraços

Fabio Castanho
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Peixe
Curtiu: 10 vezes

#36 Mensagem por Fabio Castanho »

Muito bom topico, vou comprar um teste de potassio para dar uma acompanhada aqui,,,,, abracos

Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#37 Mensagem por Douglas Almeida »

crysmnd

Desculpe só vi sua pergunta no tópico hoje, se ainda ajudar seguem as respostas:

1 - no início dosava diariamente ou semanalmente ?
semanalmente

2 - dosou estrôncio também ?
sim

3 - Em quanto tempo conseguiu uma melhora dos corais ?
entre 1 e 2 meses

4 - Continua dosando separadamente estes elementos ?
continuo dosando até hoje estroncio e potássio 1 ml de cada para cada 100 litros de água 1x por semana.
Editado pela última vez por Douglas Almeida em 01 Out 2013, 01:50, em um total de 1 vez.

Crystiano Mendonca
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Data de Nascimento: 20 Ago 1975

#38 Mensagem por Crystiano Mendonca »

Opa Douglas,

Sempre ajuda sim.

Obrigado pelas respostas.

Aliado ao que descrevi tive problemas com meus testes da Red Sea, não sei se era o lote, mas descobri só agora e usei ele por um bom tempo.

Para terem uma idéia o teste de Cálcio marcava 420, quando na verdade estava em quase 600!!!!!

Agora estou corrigindo tudo aos poucos e espero que tudo se estabilize.

Abraços

Marcelo Menezes
Data de Nascimento: 28 Nov 1980

#39 Mensagem por Marcelo Menezes »

douglas e celso,

estou vivendo esse problema aki tb. Cheguei a achar que era AEFW assim com o celso, mais depois de vários banhos em melafix e revive, nunca achei umazinha(AEFW) sequer. Fui medir o Potássio com o meu teste vagabundo da red sea colours e achei mais ou menos 300 de potássio e 0 de iodo. Meus corais afetados são duas colônias de valida roxa enormes, no qual uma eu já cortei toda a base, e uma colônia de Nana purple. tb uso pellets 100 gr(a 2 anos) pesado na balança, e meu fosfato sempre foi em torno de 0,03, e essa semana fui medir(hanna) e achei 0,00!! gora s perguntas:
1-vc cortou os seus corais tb?
2-se vc não cortou os corais, após normalizar o potássio os mesmos recuperaram o tecido nas partes afetadas?
3-devo suspender o uso dos pellets ou diminuir a quantidade?
4-vc acha que o iodo o pode ter influencia nesse problema tb?
mutio obrigado desde já pela ajuda com o tópico muito explicativo...

Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Contato:

#40 Mensagem por Douglas Almeida »

Marcelo vamos lá.

1-vc cortou os seus corais tb?
Os que estavam perdendo tecido do centro pra fora (no tronco) eu cortei pois ai não teria jeito

2-se vc não cortou os corais, após normalizar o potássio os mesmos recuperaram o tecido nas partes afetadas?
Já outros que estavam só com a base com uma pequena perda de tecido com o tempo se recuperou.

3-devo suspender o uso dos pellets ou diminuir a quantidade?
na época eu tirei os pellets e hoje uso uns 30 ml para 800 litros, na verdade acho que esta lá só para o reator não ficar vazio mesmo rs....

4-vc acha que o iodo o pode ter influencia nesse problema tb?
O iodo ajuda a combater infecções nos corais principalmente os moles, neste caso em especifico para os SPS acho que não tem muita serventia e se mal administrado é um excelente alimento para as algas.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”