🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Existe vermufugo para peixes?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
felipe.senna
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Felipe Senna

Re: Existe vermufugo para peixes?

#21 Mensagem por felipe.senna »

tem como saber sim, o peixe ao defecar expele uma linha branca e comprida, é um sintoma.

não confunda com o peixe comer chateomorpha e expelir, é bem parecido.

mas eu faria o tratamento sem sintomas.

o pessoal ministra antibiótico para protozoário que não tem nada a ver, no caso de ictio, muito mais sério e danoso ao animal.

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

#22 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

felipe.senna escreveu:Ronaldo, tenho algumas coisas legais, vou te enviar uma mp sim.

Veja bem, quando me refiro a não me preocupar com peixes doentes no meu reef é porque confio no meu sistema e nos conhecimentos que adquiri até então, tenho um oceanógrafo e um biólogo que me ensinaram e ainda ensinam bastante coisa, são os profissionais a quem me reporto em caso de dúvidas, algumas teorias como um sistema de substrato e rochas vivas bem maduro seguram as doenças, assunto bem polêmico, mas com certeza reef sem substrato corre mais esse risco.

Outra máxima que sigo é de que um aquário lotado de corais é garantia de sucesso com peixes já que os corais produzem algumas substâncias que são benéficas aos peixes como antibióticos, por exemplo.

Não tenho as fontes bibliográficas dessas teorias, segue quem quiser, aqui nesse fórum eu já fui motivo de chacota quando mencionei que bactérias detonam ictio, daí correlacionaram uma formiga e um elefante.

No caso do odinium assim como o ictio realmente não são eliminados com banhos de água doce, ainda digo mais, nem a hipossalinidade acaba com o odinium, para que ele seja 100% exterminado devem ser dados banhos de água doce intercalados a cada 07 dias, 03 vezes, daí segundo estudos o odinium também some.

Eu nunca vi um peixe com odinium comigo, hoje tenho em média uns 50 peixes no meu sistema, dentre esses 10 tangs e volta e meia entro com um ou outro, segunda-feira vem mais dois, rsrs.

Então, assim, eu não tenho medo de jogar um peixe no meu reef, se ele tiver que morrer morrerá só ele, confio plenamente nisso.

Mas como eu sempre digo, cada sistema é um sistema.

Mas em se tratando numa montagem nova eu trato todos os peixes na hipossalinidade no próprio aquário por 40 dias, nunca perdi um peixe para ictio ou odinium.

Já tive perda por intoxicação e bactéria e talvez vermes.

Eu tenho muitos protocolos de tratamento que faço, as vezes até menciono um ou outro quando alguém precisa, mas muitas vezes o aquarista quer o mais cômodo, como encher o reef de cobre em vez de usar a hipossalinidade no caso de FO.

Abraços

Em alguns sistemas antigos meu em que havia muito tempo de montado eu tambem confiava na biologia, neste caso eu concordo com vc.
valeu

Thiago Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Thiago alves
Data de Nascimento: 19 Nov 1984
País: brasil
Curtiu: 4 vezes

#23 Mensagem por Thiago Alves »

felipe.senna escreveu:existe sim, eu uso um protocolo de vermifugação com o Panacur 500 mg que seria assim,

Panacur 2,5 mg do pricipio ativo pra 1000mg de alimento,

o comprimido de 500mg é dissolvido em 200 gramas de ração, patê, algo do tipo, bem palatável para atrair o peixe.

alimente com esse patê 03 dias seguidos, intercale com 15 dias repetindo 03 vezes.

observe a reação do animal durante o tratamento.

PS.: Matias, o texto do Reinaldo colado acima não me parece ser para vermes internos do peixe, mas sim os externos que soltam com banhos de água doce por pelo menos 05 minutos. Já tive um flame angel com esse verme, parecido com o verme da âncora que dá em carpas, o banho de água doce é eficaz, e digo mais, não introduzo um peixe em aquário se não passar pelo banho, já levei até 13 minutos na água doce um peixe. Tem peixe que não tolera, e em um minuto tem que tirar se não morre.

amigo muito obrigado acho que vou seguir seu protocolo
viewtopic.php?f=25&t=11205

Não fique na dúvida se vai dar certo ou errado, tente com toda coragem.

Thiago Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#24 Mensagem por Thiago Alves »

Ronaldo Ribeiro escreveu:de forma empirica vc pode fornecer praziquantel.
mas procure fazer de forma isolada, em quarentena.
abs

amigop muito obrigado... vc sabe me dizer de que forma usu isto em meu aquario... quero dizer em que quantidade.

Thiago Alves
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#25 Mensagem por Thiago Alves »

Ronaldo Ribeiro escreveu:recentemente perdi todos peixes, ficou somente 3 donzelas gren cromis no reef, provavelmente foi por Odinium, não sei porque elas desenvolveram resistência.
abs

pocha ronaldo fico triste quando fico sabendo que o colegas perderam seus animais... mas bola pra frente

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”