🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste novos Skimmers Morato...

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#181 Mensagem por Elder Luis »

André Fonseca escreveu:Raphael,

Não me entenda mal, por favor, mas vou aproveitar o "gancho" da sua mensagem e deixar uma coisa bem clara.

"Viver em Sociedade" é isso, não temos para onde fugir. Cabe a cada usuário lembrar que onde termina o seu direito a opinião, começa o direito do próximo. Quem compartilha desse pensamento permanece no BR, por isso o tópico não será trancado ou editado.

E o teste não é meu ou do Sérgio, mas sim de todos nós. Um resumo rapidinho do "pq" esse teste foi iniciado: a muito tempo atrás utilizei os Moratos antigos (os dois modelos) e nenhum deles funcionava. Ao expor essa minha opinião, por diversas vezes entrei em atrito com o Manochio e daí apareceu a idéia de utilizar os novos modelos.

Isso posto, vamos em frente...

Como já deixei claro para o Sérgio, pessoalmente e por telefone, o Aquarismo para mim é um hobby, tenho uma visão totalmente diferente da dele que é empresário. Ele trabalha com isso, eu não tive essa sorte e, portanto, preciso trabalhar em outro ramo de atividade para me manter no hobby, por isso a "metodologia" aplicada no teste é a mais simples possível e coloca os dois Skimmers em real condições de igualdade, mesmo sabendo que o "fator bomba" acabaria influenciando no resultado. A primeira mensagem desse tópico mostra exatamente isso. Só relembrando, 99,9% dos aquaristas passam pelo mesmo que eu, e sabem exatamente o que estou falando. Além disso acredito ser totalmente pertinente dizer que não existem 2 aquários iguais, mesmo eles sendo montados com os mesmos equipamentos e possuindo os mesmo animais e rotinas de manutenção, portanto o "resultado" será uma "impressão minha, dentro da realidade do meu sistema" e longe de ser uma verdade, seja positivo ou negativo.

Uma das primeiras coisas que o Sérgio me pediu foi para ser “justo”, e tenho procurado agir dessa forma.

Não tenho pretensão nenhuma em ter "a palavra final" sobre o Morato ou qualquer assunto que seja, e muito menos montar um relatório, meu ego é bem raso, não quero ser a "rola que matou Cazuza" e muito menos entrar para os "anais” do Aquarismo brasileiro como um baluarte que teve seu nome atrelado a qualquer “trapizonga” para aquas ou pq tenho grana, pode acreditar. Aliás, todos aqui do BR compactuam com essa forma de pensar: temos aquas pq gostamos, não para aparecer ou ostentar.

Voltando para o teste...

Hj no começo da noite vou medir o que o Morato tirou nessas duas semanas que ficou tocando o aqua sozinho, com fotos e vídeo.

Agora deixa eu correr pq já estou atrasado pro trampo...

HE HE

P.S.: Só reforçando mais uma vez: apenas aproveitei sua mensagem pra colocar as coisas a limpo, belez?!

André, assino em baixo disso tudo.

Eu como moderador do fórum, entendo que o tópico de testes tem que ficar aberto a discussões sim, não é uma via unilateral de informações, mesmo porque, é interessante os demais usuários darem sugestões de aplicações que por vezes a pessoa que esteja testando não esteja visualizando, isso agrega bastante e ajuda nos quesitos finais. Inclusive seria muito interessante se o responsável (fabricante) do produto participasse pessoalmente do tópico, acho que ele seria o maior ganhador, leria e discutiria em tempo real diversas opiniões, de iniciantes a aquaristas mais experientes e a partir dessa discussão (e claro, descartaria críticas sem fundamento ou abusivas), teria um razoável termômetro para mudar ou não seu produto, dependendo o feedback que teria diretamente de seus usuários/clientes sem qualquer tipo de burocracia ou ruído no caminho.

Evidentemente que concordo que críticas (ácidas ou não) sem fundamentos, ou pré-conceitos de coisas do passado devem ser sumariamente abolidas AO MESMO TEMPO que críticas e posicionamentos fanáticos, beirando o fanatismo religioso, tão sem fundamento qto a crítica pejorativa tb devem ser sumariamente banidas e abolidas, são dois extremos que não levam a nada. Um fogo cruzado sem motivo que não vai construir absolutamente nada. Apenas inimizade. Quem não aceita crítica (seja ela positiva, de algo bom do produto, ou negativa, de aspectos não tão bons), tem que ter seu próprio site onde não caberão múltiplas visões, apenas visões unilaterais, ou até comprar alguns minutos no horário nobre da televisão e fazer sua divulgação, seja ela construtiva ou pejorativa.

Existem várias opções de mercado, sejam elas industrializadas ou até DIY muito boas, vai do discernimento de cada um escolher dentre as opções e informações disponíveis, e principalmente do bolso de cada um. Eu gostaria de ter uma Lamborghini, mas meu bolso não permite e ando de Honda mesmo e estou satisfeito. Não estou dizendo que Honda é a melhor marca do mundo, só ela deva ser comprada e que o resto não presta, é apenas uma situação adequada para dentro da MINHA realidade, dentro meu discernimento do que é melhor e mais adequado para mim. Se alguns já tiveram problema com a Honda e tem péssima visão dela, aí são outros 500 que não entram na discussão.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#182 Mensagem por Raphael dos Santos »

giveup
Sem problemas...
Abraços

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#183 Mensagem por André Fonseca »

Eldinha,

É exatamente isso mesmo, estamos num Fórum de Discussões, onde sem discussões não se chega a lugar nenhum. Por isso, desde que não existam ofensas ou linguagem baixa, nada será editado ou muito menos deletado. Cabe a cada usuário ler o tópico inteiro, pois apenas uma parte quando lida fica "vago" demais, e formar a sua própria opinião.

Se não for dessa forma, melhor montar um blog ou uma página no "Face"...

Agora voltando ao teste, seguem mais umas filmagens e fotos que acabo de fazer.

Vídeo com o resultado do Morato tocando sozinho o aqua durante duas semanas.

E algumas fotos da aferição...

Imagem

Imagem
Cerca de 165 ml de sujeira...

Nessas duas últimas semanas o Morato não chegou a dobrar a quantidade de sujeira retirada quando comparamos com a primeira semana que segurou o aqua como Skimmer principal. Foram 90 ml na primeira semana contra os 165 ml aferidos hj. Entretanto, a cor da "nhaca" ficou bem mais escura do que na medição anterior.

Acrescentei mais um Tang (pequeno) e uma colônia de Cloves na semana passada, e o aqua está normal.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#184 Mensagem por Elder Luis »

qtos tangs vc tem no total e quais são?

Viva Metal!

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#185 Mensagem por Márcio Oliveira »

Parabéns pelo experimento André.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#186 Mensagem por André Fonseca »

Eldinha,

Agora tenho a Hepatus (Paracanthurus hepatus), o Yellow Tang (Zebrasoma flavescens) e coloquei por último um Kole Tang ou Yellow Eye (Ctenochaetus strigosus), juntamente com 11 Palhacinhos.

Ou seja, a carga do aqua ainda é pequena.

Azeitoninha,

"É nóis"!!!

Ah, a colônia que vc me deu tá lindona num canto do aqua, viu?!

icon_joia
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#187 Mensagem por Márcio Oliveira »

André Fonseca escreveu:Azeitoninha,

"É nóis"!!!

Ah, a colônia que vc me deu tá lindona num canto do aqua, viu?!

icon_joia

Que beleza!
É nois Drekinha!!! icon_joia

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Manochio
Recebeu Curtir: 15 vezes

#188 Mensagem por José Manochio »

Excelente André !!

Teste extremamente positivo, independentemente de qualquer resultado, este teste gerou
discussões muito boas (mesmo as mais acaloradas), na qual se discutiu sobre o que poderia
se aplicado no Morato 1800 como melhoria do skimmer.

Uma destas melhorias, detectada logo no começo do teste foi em relação ao diâmetro do
pescoço .

É exatamente neste ponto em que quero informar o pessoal do BR que as mudanças já
foram efetuadas, que agora é de 120 mm, veja a sequencia de fotos abaixo.

E o mais importante de tudo isso é : aqueles usuários que adquiriram o skimmer com
o pescoço de 80 mm, a Morato fará as mudanças necessárias para o novo copo
GRATUITAMENTE, cabendo ao usuário apenas o custo do frete de envio.

Para maiores informações entrar em contato com o Sergio: sergio@starfish.com.br.

Isso mostra o nível de seriedade e comprometimento com os usuários que a NOVA
Morato está assumindo.

Vamos as fotos, gentilmente cedidas pelo Ciro, que está preparando um teste
com os skimmers com essa nova configuração do pescoço. E conforme for
rolando os testes vou postando para informação dos usuarios de BR.

Transição do corpo para o copo agora MUITO mais suave.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Após 20 minutos instalado na quarentana do Ciro.

Imagem

Imagem

Abraços

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#189 Mensagem por Celso Suguimoto »

Essa mesma alteracao nao sera feita nesse skimmer do Andre para se traçar um comparativo da melhora ? Afinal será possivel ver o qto isso melhorou no produto a partir da mesma referencia.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#190 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Essa mesma alteracao nao sera feita nesse skimmer do Andre para se traçar um comparativo da melhora ? Afinal será possivel ver o qto isso melhorou no produto a partir da mesma referencia.

Celso, o André tem um bom sistema, porém a carga a carga orgânica dele é muito baixa, tá claro isso no video
que ele postou. Este skimmer mesmo com o pescoço de 80 mm tira MUITO mais do que tirou no sistema dele.

Volto a ressaltar, não é nenhuma critica ao aquario do André, só que 14 peixes e alguns corais em um sistema de
900 lts não vai gerar "sujeira" suficiente para mostrar a eficiência do skimmer.

Vou conversar com o Sergio, mas não sei se essa mudança vai ser implementada neste teste.... vamos ver.

Só para ilustrar veja o que o meu skimmer, um Morato 900 tirou em dois dias.... aquario de 216 lts

Imagem

O André está fazendo um excelente teste, porém como ele mesmo disse a carga orgânica
do sistema dele é pequena, e acaba não refletindo a verdadeira eficiência do skimmer.

Abraços

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#191 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Manochio escreveu:Excelente André !!

Teste extremamente positivo, independentemente de qualquer resultado, este teste gerou
discussões muito boas (mesmo as mais acaloradas), na qual se discutiu sobre o que poderia
se aplicado no Morato 1800 como melhoria do skimmer.

Uma destas melhorias, detectada logo no começo do teste foi em relação ao diâmetro do
pescoço .

É exatamente neste ponto em que quero informar o pessoal do BR que as mudanças já
foram efetuadas, que agora é de 120 mm, veja a sequencia de fotos abaixo.

E o mais importante de tudo isso é : aqueles usuários que adquiriram o skimmer com
o pescoço de 80 mm, a Morato fará as mudanças necessárias para o novo copo
GRATUITAMENTE, cabendo ao usuário apenas o custo do frete de envio.

Para maiores informações entrar em contato com o Sergio: sergio@starfish.com.br.

Isso mostra o nível de seriedade e comprometimento com os usuários que a NOVA
Morato está assumindo.

Vamos as fotos, gentilmente cedidas pelo Ciro, que está preparando um teste
com os skimmers com essa nova configuração do pescoço. E conforme for
rolando os testes vou postando para informação dos usuarios de BR.

Transição do corpo para o copo agora MUITO mais suave.

Realmente parece muito melhor, gostei da mudança

Agora preciso tirar o chapéu para o Sergio quanto a mudança gratuita dos 1800 antigos icon-aplauder

Quero ver os resultados do skimmer com essas mudanças

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#192 Mensagem por Celso Suguimoto »

Manochio nao creio carga organica ser um fator determinante pra aferir a eficiencia de um skimmer, o paralelo que estamos fazendo é usar o BM como referencia, se ele tira sujeira é pq tem.

Acho q pra ter uma total transparencia devemos na minha opiniao continuar usando a mesma referencia pra aferir o qto essa melhoria foi significativa, a nao continuidade do teste dá impressao de receio pelo resultado ao se basear no teste do Ciro q ja se enganou no passado em relacao aos Oceantech e nao creio q seje essa a intenção do Sergio.
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#193 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:Manochio nao creio carga organica ser um fator determinante pra aferir a eficiencia de um skimmer, o paralelo que estamos fazendo é usar o BM como referencia, se ele tira sujeira é pq tem.

Acho q pra ter uma total transparencia devemos na minha opiniao continuar usando a mesma referencia pra aferir o qto essa melhoria foi significativa, a nao continuidade do teste dá impressao de receio pelo resultado ao se basear no teste do Ciro q ja se enganou no passado em relacao aos Oceantech e nao creio q seje essa a intenção do Sergio.

Celso,

se matéria orgânica não é fator determinante .... o que é então ???? água limpa ?? sem matéria orgânica ???

Coloque o melhor skimmer do mundo em uma água recém feita e veja o que ele tira.

Você disse : "... o paralelo que estamos fazendo é usar o BM como referência ". Desculpe-me, mas quem
está fazendo o teste é o André, o Sergio e eu. Você deu sua opinião.... OK obrigado !!

Se houvesse qualquer receio por parte do Sergio ele nem teria começado o teste, portanto sua colocação foi
totalmente infeliz !!

O teste que o Ciro vai fazer é outro teste, de maneira diferente com equipamentos diferentes e com um aquário
em condições ideais para isso.

Se tem uma pessoa que pode fazer um teste criterioso é ele, não desmerecendo de maneira nenhuma o teste
que AINDA esta acontecendo na casa do André... são testes diferentes.

Não sei porque você citou o caso da Oceantech ??? todo mundo sabe que ele se enganou mesmo com o
equipamento, mas foi por DEFEITO do fabricante, no qual o skimmer foi devolvido. Parece que você está
querendo descredencia-lo neste teste .... porque ???? você acha que pode fazer melhor ??? vá em frente !!

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#194 Mensagem por Elder Luis »

Manochio escreveu:o André tem um bom sistema, porém a carga a carga orgânica dele é muito baixa, tá claro isso no video
que ele postou.

carga "baixa" com nitrato fora de escala como o andré postou lá início?

André Fonseca escreveu:Com relação aos dados da água, isso tirou minha tranquilidade, pois a anos uso a água de reposição de uma loja que "era" da minha confiança e [glow=red]o resultado do Nitrato, estourando a escala no teste do Sérgio, é pra querer "matar" um[/glow]. Esse final de semana vou ver se consigo dar um pulo na loja e fazer uma coisa que tem anos que não faço, que é comprar um kit de teste. Vou ver também se consigo testar a água que eles vendem.

Viva Metal!

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Recebeu Curtir: 39 vezes

#195 Mensagem por Leonardo Orito »

Nossa que agressividade com uma simples opinião...
Diferente do dono da marca que mostra cada vez mais dignidade e vontade de criar uma boa imagem tem gente que não tem noção mesmo.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#196 Mensagem por Celso Suguimoto »

se matéria orgânica não é fator determinante .... o que é então ???? água limpa ?? sem matéria orgânica ???

Coloque o melhor skimmer do mundo em uma água recém feita e veja o que ele tira

O bm ta tirando de onde então ? Desculpa ta parecendo mais um teste tentando melhorar a imagem da marca sendo feito apenas pelo ciro q tem amizade pessoal com o fabricante
ReefCelsois III

alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Doidao
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#197 Mensagem por alex braga »

Celso Suguimoto escreveu:Manochio nao creio carga organica ser um fator determinante pra aferir a eficiencia de um skimmer, o paralelo que estamos fazendo é usar o BM como referencia, se ele tira sujeira é pq tem.

Celso com certeza é predomiannte sim se colocar meu skimmerzinho tosco numa agua podre, com densidade alta e cheio de bixo morto dentro vai tirar uma barbaridade, em tese o maximo que o morato vai tirar é o mesmo que o bm tirou nesses 15 dias e se isso ocorrer sera pessimo para o teste visto que nao sera possivel comparar o ideal é que o morato tire menos ai da pra comparar, se tirar a mesma quantidade é sinal qu
e ambos os 2 skimmers estao superdimensionados para o sistema e a partir dai nao tem como se afirmar muita coisa, somente que o 2 skimmers são bons, se por exemplo, o bm tirou 200grs de materia seca e o morato 180 aisim da pra comparar um com o outro e fazer uma indicação correta da litragem do morato tendo como base a litragem do bm, leonardo nao vi tanta agressividade assim, ta mas para um fosforo aceso e vc tentando apagar com alcool...., celso conheço o ciro e se o skimmer nao for bem pode ser ate a mae dele que fez e ele vai xingar da mesma forma, logico que ele vai fazer o possivel para que tudo ocorra bem mas inventar a roda ele nao vai nao...
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#198 Mensagem por Celso Suguimoto »

Alex predominante eu digo pois existe uma referencia de medida. Claro q mais sujeira tira mais, mas tem q ser priporcional pois ambos skimmers estao no mesmo aquário. A partir do momento q se excluiu um teste q estava sendo desfavorável percebe se uma possível manipulação de resultados, pois senao era so fazer o upgrade no skimmer do andre e ver a melhora ou nao. Com a negativa pra mim perdeu a seriedade
ReefCelsois III

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#199 Mensagem por José Manochio »

Elder Luis escreveu:
Manochio escreveu:o André tem um bom sistema, porém a carga a carga orgânica dele é muito baixa, tá claro isso no video
que ele postou.

carga "baixa" com nitrato fora de escala como o andré postou lá início?

André Fonseca escreveu:Com relação aos dados da água, isso tirou minha tranquilidade, pois a anos uso a água de reposição de uma loja que "era" da minha confiança e [glow=red]o resultado do Nitrato, estourando a escala no teste do Sérgio, é pra querer "matar" um[/glow]. Esse final de semana vou ver se consigo dar um pulo na loja e fazer uma coisa que tem anos que não faço, que é comprar um kit de teste. Vou ver também se consigo testar a água que eles vendem.

Elder, eu estou falado de MOP, não de nitrato. Se fosse assim ele não teria nitrato, pois ele tem um belo skimmer.

Abraços

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#200 Mensagem por Márcio Oliveira »

Manochio, não vejo problemas em continuar com o teste já com o diâmetro do pescoço do morato 1800 modificado, pelo contrário será ótimo se o resultado for positivo com a nova modificação.

Leonardo, não vi nenhuma agressividade na postagem do Elder, foi só um argumento e correto. Realmente o André postou o exesso de nitrato no sistema dele no início do teste. Por favor evite comentários que possam tirar os testes do real objetivo ok.

Responder

Voltar para “Forum de Testes”