André Fonseca escreveu:Raphael,
Não me entenda mal, por favor, mas vou aproveitar o "gancho" da sua mensagem e deixar uma coisa bem clara.
"Viver em Sociedade" é isso, não temos para onde fugir. Cabe a cada usuário lembrar que onde termina o seu direito a opinião, começa o direito do próximo. Quem compartilha desse pensamento permanece no BR, por isso o tópico não será trancado ou editado.
E o teste não é meu ou do Sérgio, mas sim de todos nós. Um resumo rapidinho do "pq" esse teste foi iniciado: a muito tempo atrás utilizei os Moratos antigos (os dois modelos) e nenhum deles funcionava. Ao expor essa minha opinião, por diversas vezes entrei em atrito com o Manochio e daí apareceu a idéia de utilizar os novos modelos.
Isso posto, vamos em frente...
Como já deixei claro para o Sérgio, pessoalmente e por telefone, o Aquarismo para mim é um hobby, tenho uma visão totalmente diferente da dele que é empresário. Ele trabalha com isso, eu não tive essa sorte e, portanto, preciso trabalhar em outro ramo de atividade para me manter no hobby, por isso a "metodologia" aplicada no teste é a mais simples possível e coloca os dois Skimmers em real condições de igualdade, mesmo sabendo que o "fator bomba" acabaria influenciando no resultado. A primeira mensagem desse tópico mostra exatamente isso. Só relembrando, 99,9% dos aquaristas passam pelo mesmo que eu, e sabem exatamente o que estou falando. Além disso acredito ser totalmente pertinente dizer que não existem 2 aquários iguais, mesmo eles sendo montados com os mesmos equipamentos e possuindo os mesmo animais e rotinas de manutenção, portanto o "resultado" será uma "impressão minha, dentro da realidade do meu sistema" e longe de ser uma verdade, seja positivo ou negativo.
Uma das primeiras coisas que o Sérgio me pediu foi para ser “justo”, e tenho procurado agir dessa forma.
Não tenho pretensão nenhuma em ter "a palavra final" sobre o Morato ou qualquer assunto que seja, e muito menos montar um relatório, meu ego é bem raso, não quero ser a "rola que matou Cazuza" e muito menos entrar para os "anais” do Aquarismo brasileiro como um baluarte que teve seu nome atrelado a qualquer “trapizonga” para aquas ou pq tenho grana, pode acreditar. Aliás, todos aqui do BR compactuam com essa forma de pensar: temos aquas pq gostamos, não para aparecer ou ostentar.
Voltando para o teste...
Hj no começo da noite vou medir o que o Morato tirou nessas duas semanas que ficou tocando o aqua sozinho, com fotos e vídeo.
Agora deixa eu correr pq já estou atrasado pro trampo...
HE HE
P.S.: Só reforçando mais uma vez: apenas aproveitei sua mensagem pra colocar as coisas a limpo, belez?!
André, assino em baixo disso tudo.
Eu como moderador do fórum, entendo que o tópico de testes tem que ficar aberto a discussões sim, não é uma via unilateral de informações, mesmo porque, é interessante os demais usuários darem sugestões de aplicações que por vezes a pessoa que esteja testando não esteja visualizando, isso agrega bastante e ajuda nos quesitos finais. Inclusive seria muito interessante se o responsável (fabricante) do produto participasse pessoalmente do tópico, acho que ele seria o maior ganhador, leria e discutiria em tempo real diversas opiniões, de iniciantes a aquaristas mais experientes e a partir dessa discussão (e claro, descartaria críticas sem fundamento ou abusivas), teria um razoável termômetro para mudar ou não seu produto, dependendo o feedback que teria diretamente de seus usuários/clientes sem qualquer tipo de burocracia ou ruído no caminho.
Evidentemente que concordo que críticas (ácidas ou não) sem fundamentos, ou pré-conceitos de coisas do passado devem ser sumariamente abolidas AO MESMO TEMPO que críticas e posicionamentos fanáticos, beirando o fanatismo religioso, tão sem fundamento qto a crítica pejorativa tb devem ser sumariamente banidas e abolidas, são dois extremos que não levam a nada. Um fogo cruzado sem motivo que não vai construir absolutamente nada. Apenas inimizade. Quem não aceita crítica (seja ela positiva, de algo bom do produto, ou negativa, de aspectos não tão bons), tem que ter seu próprio site onde não caberão múltiplas visões, apenas visões unilaterais, ou até comprar alguns minutos no horário nobre da televisão e fazer sua divulgação, seja ela construtiva ou pejorativa.
Existem várias opções de mercado, sejam elas industrializadas ou até DIY muito boas, vai do discernimento de cada um escolher dentre as opções e informações disponíveis, e principalmente do bolso de cada um. Eu gostaria de ter uma Lamborghini, mas meu bolso não permite e ando de Honda mesmo e estou satisfeito. Não estou dizendo que Honda é a melhor marca do mundo, só ela deva ser comprada e que o resto não presta, é apenas uma situação adequada para dentro da MINHA realidade, dentro meu discernimento do que é melhor e mais adequado para mim. Se alguns já tiveram problema com a Honda e tem péssima visão dela, aí são outros 500 que não entram na discussão.