Acho que ainda não me apresentei nesse tópico, contando um pouco da minha "historinha" com os aquas...
Sou aquarista desde que nasci, nunca fiquei sem aquas em casa e desde os 6 - 7 anos passei a cuidar sozinho do meu primeiro aqua, já que antes eram aquas do meu pai.
E esse primeiro que fui responsável foi logo com um Oscar!!!
Naquela época, inicio dos anos 80, usávamos FBF com compressor, então imagina o trabalhão que era garantir a qualidade da água de um "sujão" como o Oscar.
HE HE
Depois tive diversas montagens específicas para Bandeiras e comunitários, até que nos anos 90 realmente "encontrei" uma espécie que atraiu toda a minha atenção: os Polypterus!!!
Fiquei cerca de 10 anos com esses animais, tentando de todas as formas a reprodução, mas naquela época não existia a Internet e pesquisas ou troca de experiências eram realmente difíceis de encontrar. Mesmo tentando de tudo, não consegui nada.
Durante esse período apareceu outra paixão, que são os reefs. E desde 1998 (se não me engano) é para eles que tenho dedicado todo meu estudo, tempo e dinheiro. Atualmente tenho um sistema com 1000 litros em casa montado desde 2011 e já "fechado", pois alcancei meu objetivo de ter um cardume de Tangs (família Acanthuridae, nada a ver com os peixes do lago Tanganica, embora estudos e correntes de pensamento apontem que os Ciclídeos Africanos tenham evoluído a partir do recuo dos Oceanos a milhares de anos, por isso a similaridade de parâmetros da água e coloração tão forte e variada) grande e bacana. Nesse reef não entra mais nenhum peixe, agora é só manter os animais crescendo e vivendo muito bem!!!
Esse aquário aqui:
viewtopic.php?f=25&t=8369Só que sabemos que aquarista nunca fica parado e o "primeiro amor" com os Polypterus nunca foi esquecido...
Quando já começava a "preparar o terreno" com a Dona Patroa, que também é aquarista e bióloga, para montar o Dulcícola, "nós engravidamos" e aí apareceu o motivo ideal: montar um aqua no quarto do bebê.
Pois bem, hj meu filhote dorme ao lado de um aqua de 200 litros com os 8 Polypterus e outros peixes mais coloridos por imposição da Patroa!!!
Sou Biólogo (Zoólogo - Ictiólogo - Elasmobranquiólogo) por formação, mas não trabalho mais na área, e criador de Beagles a mais de 10 anos.
Ufa, acho que é só!!!
Abraços...