🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nano Reef - Boyu MT-30

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Bie Cesa
Data de Nascimento: 24 Mai 1982
País: Brasil
Recebeu Curtir: 6 vezes

Re: Nano Reef - Boyu MT-30

#141 Mensagem por Bié Cesa »

Bom dia a todos.

Marco, vou providenciar um teste de fosfato para descobrir o valor.

Hoje fiz os seguintes testes:

PH - 8.3
KH - 6 dKH (acho um valor baixo)
Nitrito - 0
Nitrato - 0
Amônia - 0
Teste de água no TDS - 003ppm

Hoje estava conversando com o pessoal da loja e ao mostrar as fotos eles comentaram que pode ser ciano bactéria e não álgas. Pela tua descrição do "vai-e-volta" das álgas filamentosas, eu não percebi o mesmo fenômeno aqui, elas vão aparecendo e sempre aumentando... A informação é que o aquário ainda está se estabilizando.

Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre o assunto e também, caso sejam as cianos, como combater.

Obrigado.
Apenas mais um iniciante no mundo dos marinhos.
viewtopic.php?f=45&t=17387
[img]http://images.myreefstats.com/5559_5634.png[/img]

Roberto Guedes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Pepe
Data de Nascimento: 12 Abr 1972
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

#142 Mensagem por Roberto Guedes »

Ola Bie,,tbem tenho um boyu so que é o mt 50,,por serem aquarios pqnos são muito sensiveis aos parametros,,,qto as algas do fundo,ao meu ver sao cianos,sifone elas(NUNCA REVIRE,SOLTAM ESPOROS),,o seu fosfato e nitrato(que teste usou pra dar 0) devem estar altos,,a reserva alcalina esta muito baixa,,e possivelmente vc tera que melhorar a circulaçao,,uma dica,faça uma planilha de controle semanal para ver como o aquario se comporta,,as variacoes semanais e qto de cada produto vc acrecenta para equilibrar,,meu aqua ta com um ano de montado e so consegui equilibrar com o uso de uma planilha semanal,,na minha assinatura tem o endereco do meu blog,,da pra ver meu aqua la,,sucesso com seu boyu,,depois que equilibra fica lindo esse display.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#143 Mensagem por Marco Vieira »

Anotar tudo é sempre legal, e lembre que nada tem resultado imediato.

Cianos são roxas, gosmentas e soltam facilmente. Também tenho alguns focos. Estou lendo alguns tópicos do fórum sobre elas, que recomendam utilizar carbono (vodka, vinagre, açúcar) para ajudar na remoção, através do aumento de bactérias. Comecei a dosar meia colher de café de açúcar na reposição para avaliar os impactos e se ocorre redução.

KH você pode subir com Kalk ou bicarbonato de sódio, mas é importante avaliar o cálcio antes, há uma relação de equilíbrio entre eles (tem a fórmula aqui no fórum, não lembro de cabeça). Se os dois estiverem baixos, pode subir tudo com biocálcio.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#144 Mensagem por Bié Cesa »

Roberto e Marco, muito obrigado pelas respostas, vou providenciar um teste de fosfato pra saber de onde vem essas malditas...

Sobre a circulação, eu acho q não é baixa pois a água passa bem rápido pelas cianos. De qualquer maneira vou colocar outra bomba provisória pra ver se resolve. Depois disso vou pesquisar sobre a dosagem de carbono com os ingredientes citados.

A propósito, os testes que estou utilizando no momento são da Red Sea.

Aproveito o momento para postar uma coisa curiosa sobre a Kenia Tree, ela fecha totalmente ao apagar as luzes. Fiz um video em stop motion com 300 fotos pra ilustrar o movimento que demora um pouco mais de uma hora pra acontecer.

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=y9RudZ1_voc&hd=1[/BBvideo]

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#145 Mensagem por Marco Vieira »

Bem legal o vídeo! icon_joia

Vejo esse comportamento no meu leather colt, outro dia a faxineira falou que assustou quando viu a "arvorezinha" morta de manhã e viva na hora do almoço... icon_rotfl2 . Quando expliquei que não era planta, mas sim um animal, veio a cara de espanto :shock:

Os mushs também diminuem bastante, o hairy chega a ficar com 1/3 do tamanho aberto.

O pessoal está discutindo uso destes itens em um tópico sobre cianos. Recomendo ler desde o começo: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=17921&start=40

Regiane Freund
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Re
Data de Nascimento: 12 Jun 1984
Curtiu: 9 vezes

#146 Mensagem por Regiane Freund »

Nossa que curioso Bié! :shock:

Cada vez me surpreende mais esses bichinhos marinhos! :-D
[align=center]May The Force Be With You! [/align]
Tópico: Ciclando Boyu TL 550

Paulo Freund
Apelido: Paulo
Data de Nascimento: 21 Ago 1975
Curtiu: 62 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

#147 Mensagem por Paulo Freund »

Bié Cesa escreveu:Aproveito o momento para postar uma coisa curiosa sobre a Kenia Tree, ela fecha totalmente ao apagar as luzes. Fiz um video em stop motion com 300 fotos pra ilustrar o movimento que demora um pouco mais de uma hora pra acontecer.

[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=y9RudZ1_voc&hd=1[/BBvideo]

Bie Cesa! Está desaprovado este vídeo! icon_furious

Kd aquela trilha sonora espetacular do outro vídeo?! Vamos deixar passar só dessa vez, mas os próximos vídeos queremos com música! icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Tirando a trilha sonora o vídeo está muito bom! Não sabia que a Kenia tree se encolhia assim! =D
Mais uma vez vc está de parabéns com seu reef! icon_joia
[align=center]"As sombras do bambuzal varrem o chão sem levantar poeira"[/align]

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#148 Mensagem por Bié Cesa »

Marco, aumentei a ciculação e as malditas cianos nem deram bola... Continuam crescendo. Todos os dias tenho que fazer alguma intervenção para que elas não passei a ir por cima dos corais.

Li o tópico que tu recomendou sobre as cianos e o pessoal tem resolvido com açucar, ao que parece. Vou dar mais um tempo pra ver o que vou fazer e se for o caso vou fazer o teste.

Obrigado pela dica.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#149 Mensagem por Marco Vieira »

Bié, eu fiz o teste com o açúcar. Meia colher de café, na água de reposição por 3 dias. A água ficou turva no terceiro dia, devido ao boom de bactérias, então parei de dosar, mas reduziu as cianos em 50%, o ciclo delas agora não dura nada.

E descobri que as filamentosas no fundo também eram cianos, elas estão sumindo dia após dia.

Só fica de olho no skimmer, estou limpando diariamente pelo volume de coisas que ele está removendo, sempre espumando muito.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#150 Mensagem por Bié Cesa »

O açucar, pode ser qualquer um ou tem algum específico?

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#151 Mensagem por Bié Cesa »

Para ilustrar como nem tudo são flores...

Seguem algumas fotos com as porcarias das cianos.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora minha maior preocupação é com o feriado. Todo dia preciso escovar as pedras e dar uma revirada no substrato para frear o crescimento delas. Se deixar 3 dias sem nenhuma intervenção, tenho medo que ela toma conta e vá por cima dos corais.

Ontem e hoje adicionei uma pitada de açúcar para ver o que vai acontecer. A circulação está em 40x o volume de água, aproximadamente, com 2 bombas.

Se alguém tiver mais alguma dica do que fazer, será bem vinda.

Abraço.

Regiane Freund
Apelido: Re
Data de Nascimento: 12 Jun 1984
Curtiu: 9 vezes

#152 Mensagem por Regiane Freund »

Olá Bié, eu achei que melhorou muito, vc postou uma foto anteriormente que estava bem cheio, mas haja paciência né? Você descobriu o que pode ser a causa de ter aparecido as cianos?

Você tem quantos snails? Tem paguros? Se você colocar mais será que eles não dão conta? Nem sei se estou falando besteira, nem sei se eles comem isso hehehe

Mas de qualquer forma, boa sorte! :-D
[align=center]May The Force Be With You! [/align]

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#153 Mensagem por Marco Vieira »

Bié, as bactérias do meu aqua são exigentes, gostam só de açúcar união em torrões... icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Brincadeira a parte, usa açúcar refinado normal. Vai devagar no uso para não ter um boom de bactérias, pois elas reduzem a oxigenação da água. Tem que ser gradativo.

Aqui eu percebi uma boa redução nas cianos, diria de 50%. Vou retomar o uso agora que a água está clara e os corais abertos. Usei biocalcium uns dias atrás e os corais sentiram muito, mesmo usando uma quantidade abaixo do recomendado.

Adriano da Rocha Dias
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Adriano
Data de Nascimento: 30 Dez 1976
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 18 vezes

#154 Mensagem por Adriano da Rocha Dias »

Cianos costumam ser relacionar com excesso de fosfato no sistema. Assim, o melhor tratamento é mídia removedora de fosfato. Adicionar vodka ou outra fonte de carbono pode até piorar as cianos, ao aumentar o desequilíbrio entre nitrato e fosfato (as bactérias consomem mais nitrato que fosfato).No mais acho que seu aqua esta com um aspecto bem melhor. Tente uma midia removedora de fosfato, pode ser até aquelas esponjas removedoras são bem baratas e não irão agredir sua biologia, coloque no sump é menos arriscado do que ficar adicionando fontes de carbono em um pico reef, principalmente se vc já tem corais. Um abraço e boa sorte.
[fade]Nenhuma pergunta é estúpida em si, embora algumas respostas às vezes sejam...[/fade]

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#155 Mensagem por Marco Vieira »

plus_icon

Como eu disse anteriormente, precisa avaliar fosfato e, encontrando esse no sistema, achar a origem e resolver o problema, senão é enxugar gelo e até piorar o caso, como o Adriano citou.

Aqui eu tenho fosfato e nitrato 0, ou seja, o consumo feito pelas algas/cianos é total, não tem sobrado nada. Lembre que 0 no teste destes elementos não significa que não há o elemento no aqua, mas sim que o consumo é total, o teste é uma foto, não um filme. Exemplo disso é que se eu remover o phosvec, o fosfato aumenta, logo existe a geração do elemento que é parte absorvida pelo removedor químico, parte pelas algas/cianos....

Aumentando levemente o consumo de elementos por bactérias, as algas/cianos passam a reduzir, uma vez que o alimento escassa, mas isso sempre muito lentamente e com supervisão cerrada.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#156 Mensagem por Bié Cesa »

Obrigado pessoal pelas dicas, estou aguardando o teste de fosfato para fazer a análise. Se identificar o elemento vou procurar a origem dele.

Nos últimos 3 dias inserir pequenas pitadas de açucar no sistema, coisa de menos que meia colher de café. Fiquei com receio de colocar muito e preferi errar pra menos. O que vou fazer hoje é uma TPA de 25% pra tentar frear um pouco a evolução delas.

Respondendo para a Regiane: Até onde eu percebi, meus paguros não gostam de cianos. Por outro lado, adoram algas pink. :-?

Vou aguardar mais uns dias, fazer o teste de fosfato para depois tomas as medidas necessárias.

Gostei da expressão que o Marco usou sobre os testes, isso prova a importância de avaliar os parâmetros da água de forma periódica.

Obrigado novamente.

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#157 Mensagem por Bié Cesa »

Bom dia a todos.

Ontem fiz a TPA de 25% no áqua, mas antes disso pude perceber a redução drástica da produção de cianos no áqua. Não sei se tem relação com a quantidade minuscula de açucar que eu inseri no sistema durante a semana passada.

O que venho relatar hoje é o surgimento de Copépodes no tanque, podem ter vindo na água trocada, mas imagino que não por se tratar de uma agua zerada que não saiu de outro sistema.

Resolvi pesquisar um pouco sobre o pequeno ser e descobri que ele se alimenta de fitoplancton e que esse elemento é a composição básica para, adivinhem só, cianobactérias.

Posso concluir então que copépodes pode ser aliados no combate as cianos?

Aqui está os links que explicam mais sobre cada um deles.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cop%C3%A9pode

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fitopl%C3%A2ncton

Em breve envio mais fotos.

Abraço.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#158 Mensagem por Marco Vieira »

Bié, copepódes são ótimos animais para o reef.

Todo reef sadio tem esses animais, bem como amphipods, mas não necessariamente tem cianos. Cianos ficam classificadas entre fito e bactérias (tem características de ambas), e se alimentam principalmente de fosfato. Até onde eu saiba, apesar de copepódes comerem fito, eles não comem ciano (pelo menos aqui em casa...)

Bié Cesa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#159 Mensagem por Bié Cesa »

Marco Vieira escreveu:Bié, copepódes são ótimos animais para o reef.

Todo reef sadio tem esses animais, bem como amphipods, mas não necessariamente tem cianos. Cianos ficam classificadas entre fito e bactérias (tem características de ambas), e se alimentam principalmente de fosfato. Até onde eu saiba, apesar de copepódes comerem fito, eles não comem ciano (pelo menos aqui em casa...)

Bom dia Marco, compreendo que cianos não são bem vindas e também não espero que os pequenos copépodes começem a se alimentar delas. A única coisa que me deixou pensativo foi que as duas coisas tem em comum no cardápio o fitoplancton e que talvez seja sadio para o meu aquário essa disputa.

O teste de fosfato ainda não chegou, então estou navegando as cegas neste parâmetro. Já os demais (nitrito, nitrato, amonia) estão zerados. Os corais vão bem, apesar da alcanidade baixa.

Obrigado pela resposta e vou atualizando o posto na medida que novidades aconteçam.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#160 Mensagem por Marco Vieira »

Bié, não é que ciano se alimente de fito, ela é uma "espécie" de fito. Ponho entre parênteses porque hoje ela é classificada como bactéria fotossintetiszante, não mais como fito. Segue um trecho legal sobre os compostos que facilitam as cianos:

...
As cianobactérias são microrganismos autotróficos, a fotossíntese é seu principal meio para obtenção de energia e manutenção metabólica. Seus processos vitais requerem somente água, dióxido de carbono, substâncias inorgânicas e luz.
A reprodução das cianobactérias não coloniais é assexuada, as formas filamentosas podem reproduzir-se assexuadamente e algumas espécies de colônias filamentosas são capazes de produzir esporos resistentes, os acinetos, que, ao se destacarem, originam novas colônias filamentosas.
Tomando-se como base os estudos promovidos em mananciais de água potável, percebemos que os motivos principais para o aumento da incidência de cianobactérias são:
1) O aumento anormal da quantidade de componentes nitrogenados e fosfatados na água. As cianobactérias têm três elementos que limitam o seu crescimento são, o Nitrogênio, o Oxigênio e o Fósforo.
...

Estudo completo:
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/microorganismos/CIANOBACTERIAS.html

Muito interessante o link para quem quiser conhecer um pouco mais o nosso inimigo :-) .

Responder

Voltar para “Clube Boyu”