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Brasilreef
experimentanto biopellets...
- Reinaldo Chen
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Re: experimentanto biopellets...
Os fabricantes em geral usam como parametro aquários novos para experimentação. Assim a carga organica acumulada é baixa, assim vc pode adicionar muitos pellets por exemplo e não ter efeitos deletérios. 
Ao adicionar rapidamente um volume de carbono disponivel no sistema, é possível que este seja o único limitante que estava faltando para o crescimento excessivo de cianos por exemplo. Mas isso também vai variar de aquário para aquário.
Em meus experimentos, aquários novos, tem maior tolerância ao uso de biopellets no volume recomendado pelos fabricantes, nesses últimos 18 meses não tenho visto efeitos deletérios após um maior amadurecimento dos aquários teste.
Já nos aquários antigos, quando se tenta usar quantidades recomendadas, cianos explodem e está intimamente relacionado com a carga biológica histórica do aquário.
O fator específico não é conhecido pois não consegui fazer nenhuma mensuração palpável para justificar os fatos, mas é possível perceber que em comum os aquários tem níveis de fenol consideráveis (visualização no fundo branco, que muda rapidamente com a adição de carbono ativo por exemplo), a frequência e proporção de tpa´s não é a ideal , temos superpopulação e por ai vai... e nesses aquários usar muito biopellets estimula o surgimento de cianos.
Enfim, até agora o que posso dizer com os experimentos conduzidos; usar pequena quantidade e ir aumentando aos poucos, é possível controlar o nitrato e fosfatos sem resultar em cianos. Mas a observação e ajuste de acordo com as mudanças do aquário se faz necessária para evitar problemas com cianos.
Como qualquer método de controle de nitratos com adição de carbono é preciso observar e ter cautela, principalmente por este ser um método que 100% da fonte de carbono está disponivel ao contrário de vodca e zeolitos que tem adição paulatina de carbono.
			
			
									
						Ao adicionar rapidamente um volume de carbono disponivel no sistema, é possível que este seja o único limitante que estava faltando para o crescimento excessivo de cianos por exemplo. Mas isso também vai variar de aquário para aquário.
Em meus experimentos, aquários novos, tem maior tolerância ao uso de biopellets no volume recomendado pelos fabricantes, nesses últimos 18 meses não tenho visto efeitos deletérios após um maior amadurecimento dos aquários teste.
Já nos aquários antigos, quando se tenta usar quantidades recomendadas, cianos explodem e está intimamente relacionado com a carga biológica histórica do aquário.
O fator específico não é conhecido pois não consegui fazer nenhuma mensuração palpável para justificar os fatos, mas é possível perceber que em comum os aquários tem níveis de fenol consideráveis (visualização no fundo branco, que muda rapidamente com a adição de carbono ativo por exemplo), a frequência e proporção de tpa´s não é a ideal , temos superpopulação e por ai vai... e nesses aquários usar muito biopellets estimula o surgimento de cianos.
Enfim, até agora o que posso dizer com os experimentos conduzidos; usar pequena quantidade e ir aumentando aos poucos, é possível controlar o nitrato e fosfatos sem resultar em cianos. Mas a observação e ajuste de acordo com as mudanças do aquário se faz necessária para evitar problemas com cianos.
Como qualquer método de controle de nitratos com adição de carbono é preciso observar e ter cautela, principalmente por este ser um método que 100% da fonte de carbono está disponivel ao contrário de vodca e zeolitos que tem adição paulatina de carbono.
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				Tiago Correia
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Re: experimentanto biopellets...
Reinaldo, boa tarde 
Como disse anteriormente estou com um aquario de 400L liquidos e adicionei de 50 a 75g de biopellets para iniciar.
O biopellets esta rodando a 30 dias , a agua do aquario esta ainda um pouco turva , isso é normal ? ou seria excesso de bacterias ?? Com o aumento de carga , ou seja adição de novos animais ou corais essas bacterias se ocupariam e sumiriam deixando a agua mais
limpida ???
Meu perlon tem o mesmo cheiro de dentro do reator ( aquele cheio de xenia , mursh quando esmagado rs )
Outra dúvida , meu sump esta montado da seguinte forma, onde cai a agua , esta o skimmer o reator de calcio, depois passa pelo perlon, carvão, resina e matrix , depois quebra bolhas até chegar no recalque e neste mesmo compartimento esta localizado o retor de pellets , seria isso o problema da tubidez ?? é obrigatorio o reator estar no compartimento do skimmer ou antes de uma filtragem mecanica ?
Abraço
TIago
			
			
									
						Como disse anteriormente estou com um aquario de 400L liquidos e adicionei de 50 a 75g de biopellets para iniciar.
O biopellets esta rodando a 30 dias , a agua do aquario esta ainda um pouco turva , isso é normal ? ou seria excesso de bacterias ?? Com o aumento de carga , ou seja adição de novos animais ou corais essas bacterias se ocupariam e sumiriam deixando a agua mais
limpida ???
Meu perlon tem o mesmo cheiro de dentro do reator ( aquele cheio de xenia , mursh quando esmagado rs )
Outra dúvida , meu sump esta montado da seguinte forma, onde cai a agua , esta o skimmer o reator de calcio, depois passa pelo perlon, carvão, resina e matrix , depois quebra bolhas até chegar no recalque e neste mesmo compartimento esta localizado o retor de pellets , seria isso o problema da tubidez ?? é obrigatorio o reator estar no compartimento do skimmer ou antes de uma filtragem mecanica ?
Abraço
TIago
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				felipe.senna
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Re: experimentanto biopellets...
Excelente colocação, obrigado pela resposta, foi o que imaginei, em determinadas situações como aquários maduros deve-se ter muito cuidado com os pellets.
			
			
									
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				Tiago Correia
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Re: experimentanto biopellets...
Reinaldo, boa tarde 
Como disse anteriormente estou com um aquario de 400L liquidos e adicionei de 50 a 75g de biopellets para iniciar.
O biopellets esta rodando a 30 dias , a agua do aquario esta ainda um pouco turva , isso é normal ? ou seria excesso de bacterias ?? Com o aumento de carga , ou seja adição de novos animais ou corais essas bacterias se ocupariam e sumiriam deixando a agua mais
limpida ???
Meu perlon tem o mesmo cheiro de dentro do reator ( aquele cheio de xenia , mursh quando esmagado rs )
Outra dúvida , meu sump esta montado da seguinte forma, onde cai a agua , esta o skimmer o reator de calcio, depois passa pelo perlon, carvão, resina e matrix , depois quebra bolhas até chegar no recalque e neste mesmo compartimento esta localizado o retor de pellets , seria isso o problema da tubidez ?? é obrigatorio o reator estar no compartimento do skimmer ou antes de uma filtragem mecanica ?
Abraço
TIago
			
			
									
						Como disse anteriormente estou com um aquario de 400L liquidos e adicionei de 50 a 75g de biopellets para iniciar.
O biopellets esta rodando a 30 dias , a agua do aquario esta ainda um pouco turva , isso é normal ? ou seria excesso de bacterias ?? Com o aumento de carga , ou seja adição de novos animais ou corais essas bacterias se ocupariam e sumiriam deixando a agua mais
limpida ???
Meu perlon tem o mesmo cheiro de dentro do reator ( aquele cheio de xenia , mursh quando esmagado rs )
Outra dúvida , meu sump esta montado da seguinte forma, onde cai a agua , esta o skimmer o reator de calcio, depois passa pelo perlon, carvão, resina e matrix , depois quebra bolhas até chegar no recalque e neste mesmo compartimento esta localizado o retor de pellets , seria isso o problema da tubidez ?? é obrigatorio o reator estar no compartimento do skimmer ou antes de uma filtragem mecanica ?
Abraço
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- Celso Suguimoto
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Re: experimentanto biopellets...
O turvamento da água em um aquario novo podem ser varias coisas, desde explosao bacteriana devido a maior presença de materia organica nessa fase inicial combinado com a adição de carbono extra ou mesmo material em suspensao (normalmente substrato).
Eu sugeriria reduzir a qtde de pellets e ir aumentando gradualmente.
Eu particularmente só colocaria pellets ou adicionaria carbono apos o periodo de maturação ou pelo menos usaria uma qtde menor no inicio. Pq existe uma competição entre bactérias autotróficas (nitrificantes – que usam dióxido de carbono) e heterotroficas, já que a primeira demora de 20 a 30 horas para multiplicar enquanto a segunda de 30 a 45 minutos e ambas competem pelo espaço. Qdo adicionamos carbono estamos privilegiando a segunda.
Bacterias nitrificantes sao importantes pois elas fazem o ciclo aerobico do nitrogenio reduzindo a amonia e nitrito, por isso o periodo de maturação longo da montagem de um aquario antes de habita-lo. Amonia é muito toxica para peixes, nitrito a partir de 100 tbem é toxico, nitrato que seria utilizado pelas bacterias heterotroficas nem tanto, estas estimuladas pelo carbono deSnitrificam, ou seja, transformam o nitrato em nitrogenio gasoso (N2) e fosfato qdo exportadas pelo skimmer. Nitrato no inicio da montagem é baixo.

Antigamente se achava que problemas de nitrato estava ligado a área disponivel de fixacao de bacterias, mas estudos feitos com altura de substrato INDICARAM que o fator limitante era outro.
Essa citacao é do Thimoty Havonec

Esse texto em ingles cita metodos probioticos, mas vem ao caso tbem em relacao aos pellets pois o principio é semelhante
			
			
									
						Eu sugeriria reduzir a qtde de pellets e ir aumentando gradualmente.
Eu particularmente só colocaria pellets ou adicionaria carbono apos o periodo de maturação ou pelo menos usaria uma qtde menor no inicio. Pq existe uma competição entre bactérias autotróficas (nitrificantes – que usam dióxido de carbono) e heterotroficas, já que a primeira demora de 20 a 30 horas para multiplicar enquanto a segunda de 30 a 45 minutos e ambas competem pelo espaço. Qdo adicionamos carbono estamos privilegiando a segunda.
Bacterias nitrificantes sao importantes pois elas fazem o ciclo aerobico do nitrogenio reduzindo a amonia e nitrito, por isso o periodo de maturação longo da montagem de um aquario antes de habita-lo. Amonia é muito toxica para peixes, nitrito a partir de 100 tbem é toxico, nitrato que seria utilizado pelas bacterias heterotroficas nem tanto, estas estimuladas pelo carbono deSnitrificam, ou seja, transformam o nitrato em nitrogenio gasoso (N2) e fosfato qdo exportadas pelo skimmer. Nitrato no inicio da montagem é baixo.
Antigamente se achava que problemas de nitrato estava ligado a área disponivel de fixacao de bacterias, mas estudos feitos com altura de substrato INDICARAM que o fator limitante era outro.
Essa citacao é do Thimoty Havonec
Para a nitrificação, as bactérias que desejamos são as nitrificantes ( as bactérias nitrificantes por oxidação de amónia e nitritos - "AOB - ammonia oxidizing bacteria" e "NOB - nitrite oxidizing bacteria", respectivamente).
Estas bactérias são autotróficas, o que significa que conseguem obter o carbono que necessitam através do dióxido de carbono. Assim, adicionado carbono como vodka, glucose, sucrose NíO as vai ajudar. Efectivamente, pode até prejudicá-las porque o segundo grupo de bactérias (que quebra/elimina matéria orgânica) são as denominadas heterotróficas. Os heterotrófitos usam complexos recursos de carbono como sucrose, glucose e 'vodka' e outros açúcares.
As bactérias heterotróficas duplicam em cada 30 a 45 minutos, enquanto as nitrificantes autotróficas necessitam 20 a 30 HORAS para duplicar. Deste modo, se adicionarem "açúcares" a um aquario, podem promover o rápido crescimento de bactérias heterotróficas que vão sobrepor-se ís bactérias autotróficas (os dois grupos competem pelo espaço"

Esse texto em ingles cita metodos probioticos, mas vem ao caso tbem em relacao aos pellets pois o principio é semelhante
HUSBANDRY ISSUES
Given the capacity of these methodologies to drive dissolved nutrients to very low levels, unique issues arise of which the marine aquarist should be aware:
1. Maintain natural seawater parameters. It is important that abiotic water parameters are as close to natural levels as possible. The suggested levels are:
• Calcium 410–430 ppm
• Magnesium 1250–1300 ppm
• Alkalinity 6.5–7.5 dKH
• Potassium 380–400 ppm
• Salinity of 34–36 ppt
(Specific Gravity 1.024—1.026)
Perhaps the most important of these parameters is alkalinity. Many aquarists dosing organic carbon who have maintained consistent alkalinity levels above 8 dKH have reported varying degrees of tissue necrosis in scleractinian corals, especially corals in the genus Acropora, usually described as “burnt tips.” I have personally seen this effect, but the exact cause of this phenomenon is not known. Some suspect a phosphate deficiency. The prudent aquarist employing a probiotic methodology will pay close attention to alkalinity levels, especially as nutrients fall to nearly undetectable limits. Additionally, be aware that probiotic systems may cause a more rapid depletion of alkalinity levels than you may have seen in normal calcification processes.
2. Discontinue UV sterilization and ozone applications when using these systems. Almost all commercial probiotic systems recommend the discontinuance of UV sterilization and ozone on the basis that these applications will adversely impact the bacterial populations that the probiotic methodology is attempting to increase. With respect to UV sterilization, this reasoning may seem suspect, as the UV applications would not directly impact the biofilms and other benthic bacterial communities on the substrate. Nevertheless, ozone and UV applications are not recommended if employing a probiotic methodology, commercial or DIY.
3. Phosphate absorbers not recommended in some systems. The use of phosphate-binding agents, such as granular ferric oxide (GFO) is not recommended in some commercial systems. As an initial matter, many find it is unnecessary as some systems have the capability to reduce phosphate to very low levels. Additionally, there is concern that rapid depletion of phosphate caused by using GFO in conjunction with some probiotic systems may result in coral tissue necrosis, presumably caused by rapidly shifting the bacterial dynamics in the areas on or adjacent to the coral tissues. Many aquarists, however, do use GFO in conjunction with DIY carbon dosing applications and do not experience these problems. If continuing to use GFO, I suggest reducing the amounts and reactor flow rates, and observing the system inhabitants closely.
4. Use and maintain a good protein skimmer. A productive protein skimmer should be used in all probiotic methodologies. Foam fractionization removes some dead bacteria prior to decomposition, and may be a significant export pathway for the nutrients that have been “locked up” by the enhanced bacterial populations resulting from organic carbon dosing, although other important nutrient export pathways are involved, as discussed. Additionally, a protein skimmer adds an additional safeguard in the event of a bacterial bloom caused by an overdose of organic carbon. If your protein skimmer performance is marginal, consider upgrading before beginning a probiotic regimen.
5. Don’t overdose organic carbon. Although less common in commercial probiotic systems than in DIY applications, overdosing of organic carbon is certainly possible. Remember, these methodologies have the capability of causing significant shifts in the bacterial dynamics in the aquarium—in the water column, on the substrate, and on and in the tissues of coral. Excessively rapid nutrient depletion can cause stress in corals. In case of a substantial overdose, a bacterial “bloom,” or “whiteout,” can occur, usually presenting as a semi-opaque or milky white change to the water. The primary concern in this instance is oxygen depletion in the water column, caused by respiration by the bacteria cells. In most instances, the tank inhabitants will survive. However, a quality protein skimmer is the best defense against catastrophic oxygen depletion. The main caveat here is to go slow. Incremental increases in the dose and careful observation are the best safeguards.
6. Do your water changes. Many aquarists have cut down on the volume of water changed during periodic water changes, as water changes are no longer used as a means of significant nutrient export. Water changes are still recommended, however, in order to address certain mineral depletions, and for other reasons, such as reduction of allelopathic metabolites released by corals and other organisms. Once dissolved nutrients are reduced to target levels, at least a 5-10% weekly water volume change is recommended. It is particularly important to match the abiotic parameters of the change water to the aquarium water, given the potential problems associated with higher alkalinity levels in some instances.
7. Beware potassium depletion. In zeolite-based systems, significant potassium depletion may become an issue. Several explanations for this phenomenon may come into play, including those involving the role that potassium ions play in regulating pH gradients along cell membranes. Regular testing of potassium is therefore indicated when using these systems. Another reported indicator of potassium depletion is faded coloration in certain Acroporids, particularly Montipora capricornis. In the event of depressed potassium ion levels (below 370 ppm), a high quality potassium supplement is recommended.
8. Watch for nitrogen limitation. Almost all of the probiotic systems described are effective at reducing nitrate in the water column. Based on my observations, some are more effective than others at phosphate reduction. To a large extent, this effect is contingent upon the extant bacterial populations in the system and other chemical balances in the system. Nevertheless, the aquarist may encounter a nitrogen limitation issue, which may subsequently inhibit the rate of phosphate reduction. If nitrogen limitation is suspected, I recommend gradually increasing feedings, or institution of an amino acid supplementation program. This process requires a careful observation and a delicate balance, however, as rapid increases in food wastes and other sources of dissolved nutrients can overwhelm the system, especially initially.
9. Maintaining sand beds and algal filters. Most zeolite-based commercial systems suggest a shallow sand bed to increase the available substrate for biofilm development. Some users with deep sand beds have reported difficulty in obtaining consistent dissolved nutrient reduction when transitioning into a probiotic system, for reasons yet to be conclusively determined. Likewise, the aquarist may experience a long-term inability to maintain macroalgae-based filtration methods due to the lack of nutrients available to the algae. If the dosages are carefully balanced, however, it is possible to keep macroalgae alive, and sustaining some growth, although the balancing will have to be relatively precise.
10. Managing smaller systems. I have used various probiotic systems, including ZEOvit, in aquaria as small as 20 gallons. In my experience, a “balanced” microbial biology is more difficult to achieve with a probiotic methodology in smaller (less than 50-gallon) systems, presumably due to a more limited amount of substrate available for biofilm development. Nonetheless, the benefits of probiotic methodology can be achieved in smaller systems with patience and careful observation. On a related note, I have found that a mixed-source DIY application (utilizing vodka, glucose and vinegar), along with periodic bacterial inoculations, gave the best, and most stable results in smaller reef aquaria, although the pelletized polymers certainly appear to be amenable to this type of application as well.
CRITICISMS OF PROBIOTICS
There is considerable scientific support for the conclusion that excess dissolved organic carbon may be associated with coral mortality on natural reefs. The amount of dissolved organic carbon that constitutes a dangerous level in a reef aquarium has not been determined.
Additionally, a common criticism of probiotic methodologies is that some pathogenic bacteria are heterotrophic. In order words, organic carbon dosing feeds the “bad” bacteria along with the “good” bacteria. There appear to be few, if any studies that suggest that pathogenic bacteria are more efficient than desirable species in the ability to uptake dissolved organic carbon. If the aquarist proceeds slowly and incrementally, the risk of coral mortality appears low.
These methodologies are also criticized as being “unnatural.” The fact that we pull marine organisms off a reef and stick them in a glass box with artificial seawater makes that entire philosophical discussion pointless in my view. The real issue is what we can do to create a captive environment that maximizes the health of the inhabitants.
Certainly, excess nutrient levels and the problems associated with them—algal overgrowth of corals, inhibition of calcification due to elevated phosphate levels, and proliferation of pest organisms, among other things—are not “natural.” Conventional wisdom often supposes that other husbandry practices, such as algal filters and related filtration techniques, are more “natural,” and hence more effective, than the active management of bacterial populations that probiotic systems foster.
That supposition is, unfortunately, misplaced.
Communities of bacteria, archaea, protists, and unicellular fungi account for most of the oceanic biomass. These organisms may be responsible for as much as 98 percent of primary production, and mediate all biogeochemical cycles in the oceans to a significant extent. On a “natural” coral reef, to use the term broadly, bacterial communities are responsible for most of the nutrient cycling, more than algal communities, not only as a result of having more biomass, but also because heterotrophic bacteria are potentially more efficient nutrient scavengers than algae due to their small size and large surface-to-volume ratio, among other factors.
The conventional “more natural is better” paradigm is therefore turned on its head.
Finally, the average hobbyist spends significant time and money in creating the best obtainable environment for his or her macroorganisms. The same effort and investment should also be directed to the most important organisms in the aquaria—the bacteria and the biofilms they build and populate.
CONCLUSION
Probiotic methodologies are not for everyone, and are not without risks. They generally require careful monitoring of abiotic parameters, and, in the case of some commercial systems at least, can be considered somewhat expensive. However, with a slow and incremental approach, and careful husbandry, these systems are an extremely effective means of controlling dissolved nutrient levels in the marine aquarium.
Murray Camp is a trial lawyer and marine aquarist with more than 15 years’ experience in reefkeeping. He speaks frequently at aquarium society events and lives in Dallas, Texas.
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
			
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Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- Reinaldo Chen
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Re: experimentanto biopellets...
Tiago 
Não é normal 30 dias de água turva, com certeza vc experimentou um grande boom bacteriano e ainda não passou. O perlon também ajuda na captura de muco bacteriano e logo que saturado vc deve trocar (nem espere cheirar, se vc percebe ele muito pesado, com muita água acumulada troque logo, pois perlon limpo a água passa rapidamente e não ficaria inchado como se saturado de material) Por ser um material barato, troque o máximo que puder nessa fase, vai ajudar muito na exportação.
O fato de localizar o reator no compartimento final não deve influenciar na água turva. Pode ser um pouco menos eficaz na exportação, mas não a ponto de ser tão significativo (mas vc pode por o reator onde está mas por a mangueira de retorno próximo a skimmer por exemplo).
neste momento eu recomendaria vc limpar o reator e reduzir pela metade a quantidade de pellets. ( limpe o restante de deixe secar para usar depois) e aos poucos se necessário vc aumenta a quantidade de pellets.
Importante é entender o comportamento de seu nitrato, se ele oscila semanalmente ou se está estabilizado em um nível, dai entender o que vc quer reduzir e assim dimensionar o uso de pellets ou qualquer outro método de carbono.
			
			
									
						Não é normal 30 dias de água turva, com certeza vc experimentou um grande boom bacteriano e ainda não passou. O perlon também ajuda na captura de muco bacteriano e logo que saturado vc deve trocar (nem espere cheirar, se vc percebe ele muito pesado, com muita água acumulada troque logo, pois perlon limpo a água passa rapidamente e não ficaria inchado como se saturado de material) Por ser um material barato, troque o máximo que puder nessa fase, vai ajudar muito na exportação.
O fato de localizar o reator no compartimento final não deve influenciar na água turva. Pode ser um pouco menos eficaz na exportação, mas não a ponto de ser tão significativo (mas vc pode por o reator onde está mas por a mangueira de retorno próximo a skimmer por exemplo).
neste momento eu recomendaria vc limpar o reator e reduzir pela metade a quantidade de pellets. ( limpe o restante de deixe secar para usar depois) e aos poucos se necessário vc aumenta a quantidade de pellets.
Importante é entender o comportamento de seu nitrato, se ele oscila semanalmente ou se está estabilizado em um nível, dai entender o que vc quer reduzir e assim dimensionar o uso de pellets ou qualquer outro método de carbono.
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				Tiago Correia
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Re: experimentanto biopellets...
Reinaldo, 
Passado 1 semana aumentei a circulação e diminui os pellets pela metade como vc recomendou , a agua esta 85% clara, falta ainda aquele toque final para ficar perfeita, acredito que mais umas semanas esta tudo resolvido estou trocando perlon dia sim dia não.
O aquario completou 60 dias de ciclagem.
Minha preocupação hoje é com o fosfato :
A 10 dias atrás estava em 1ppm , comprei o FERRIPHOS e coloquei no sistema , zerando o mesmo em 5 dias , hoje fiz o teste estava novamente em 0,03ppm , que é aceitavel. Porem mesmo com a midia ele esta aumentando, e isso me preocupa.
O nitrato esta zerado a mais de 20 dias, qual a relação entre o nitrato e fosfato ? eu preciso de nitrato para as bacterias removerem o fosfato ??? quando essas bacterias vão agir sobre o fosfato !!!? ou é normal um fosfato alto no inicio da ciclagem devido as rochas e substrato estarem novos ?
Abraço
Tiago
			
			
									
						Passado 1 semana aumentei a circulação e diminui os pellets pela metade como vc recomendou , a agua esta 85% clara, falta ainda aquele toque final para ficar perfeita, acredito que mais umas semanas esta tudo resolvido estou trocando perlon dia sim dia não.
O aquario completou 60 dias de ciclagem.
Minha preocupação hoje é com o fosfato :
A 10 dias atrás estava em 1ppm , comprei o FERRIPHOS e coloquei no sistema , zerando o mesmo em 5 dias , hoje fiz o teste estava novamente em 0,03ppm , que é aceitavel. Porem mesmo com a midia ele esta aumentando, e isso me preocupa.
O nitrato esta zerado a mais de 20 dias, qual a relação entre o nitrato e fosfato ? eu preciso de nitrato para as bacterias removerem o fosfato ??? quando essas bacterias vão agir sobre o fosfato !!!? ou é normal um fosfato alto no inicio da ciclagem devido as rochas e substrato estarem novos ?
Abraço
Tiago
- Reinaldo Chen
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Re: experimentanto biopellets...
Vc está dando comida aos peixes ? 
As formas de introdução de fosfato no sistema são, água de qualidade ruim ( torneiral ) , carvão inadequado e alimentação.
Como seu sistema está ciclando, acredito que ainda não tenha um equilibrio na alimentação, vai se adicionando animais e aumenta-se a comida. Com o aumento de população, vc tem um motivo para aumentar os pellets. Mas agora como está td muito no começo, deixa um pouco mais sem mexer e vai acompanhando com os testes. Se continuar a tendencia de subir muito, para de alimentar, teste a água que vc está usando e identifique a origem desse aumento. Dai vc faz as devidas medidas para melhorar o sistema, incluindo, mudar a forma de alimentar, adicionar mais pellets, mais feriphos etc.
Mas primeiro entenda o que se passa, flutuações pequenas vão ocorrer nessa fase inicial e pode mudar de novo rapidamente, assim não fique muito preocupado com os números mas tenha atenção a tendência... se está subindo e dia a dia isso só continua, vc tem q analisar com frieza o que ocorre ao invés de ficar tampando buracos...
			
			
									
						As formas de introdução de fosfato no sistema são, água de qualidade ruim ( torneiral ) , carvão inadequado e alimentação.
Como seu sistema está ciclando, acredito que ainda não tenha um equilibrio na alimentação, vai se adicionando animais e aumenta-se a comida. Com o aumento de população, vc tem um motivo para aumentar os pellets. Mas agora como está td muito no começo, deixa um pouco mais sem mexer e vai acompanhando com os testes. Se continuar a tendencia de subir muito, para de alimentar, teste a água que vc está usando e identifique a origem desse aumento. Dai vc faz as devidas medidas para melhorar o sistema, incluindo, mudar a forma de alimentar, adicionar mais pellets, mais feriphos etc.
Mas primeiro entenda o que se passa, flutuações pequenas vão ocorrer nessa fase inicial e pode mudar de novo rapidamente, assim não fique muito preocupado com os números mas tenha atenção a tendência... se está subindo e dia a dia isso só continua, vc tem q analisar com frieza o que ocorre ao invés de ficar tampando buracos...
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				Tiago Correia
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Re: experimentanto biopellets...
Reinaldo, 
Você já viu algum caso ou alguma especie de alga marrom ( tipo poeira) causada pelo excesso de bacterias ou pelo bio pellets ??? Já passei pelo ciclo das marrons ( diatomaceas) , as rochas já estão verdes , ja tem foco de PINK para tudo quanto é lado , mas essas malditas algas marrons que parece poeira não sai do fundo do aquario dos vidros e das rochas !!! o substrasto esta branquinho !!!
Abraço
Tiago
			
			
									
						Você já viu algum caso ou alguma especie de alga marrom ( tipo poeira) causada pelo excesso de bacterias ou pelo bio pellets ??? Já passei pelo ciclo das marrons ( diatomaceas) , as rochas já estão verdes , ja tem foco de PINK para tudo quanto é lado , mas essas malditas algas marrons que parece poeira não sai do fundo do aquario dos vidros e das rochas !!! o substrasto esta branquinho !!!
Abraço
Tiago
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Re: experimentanto biopellets...
Tem alguma foto dessas algas ? O que precisa ser esclarecido é se essa poeira não são algas mortas ou apenas pó do aquário que está se depositando sobre as rochas e paredes. 
Já vi esse pó pode ser aglutinado em alguns aquários no microscópio e era td morto, composto de residuos bacterianos e um sinal do biopellets trabalhando bem e definhando a população bacteriana externa por exemplo.
Mas sem ver o material ( o ideal é ter um microscópio e ver se é material vivo ou morto) é dificil dizer.
			
			
									
						Já vi esse pó pode ser aglutinado em alguns aquários no microscópio e era td morto, composto de residuos bacterianos e um sinal do biopellets trabalhando bem e definhando a população bacteriana externa por exemplo.
Mas sem ver o material ( o ideal é ter um microscópio e ver se é material vivo ou morto) é dificil dizer.
- michelcarvalho
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Re: experimentanto biopellets...
Reinaldo, tudo bem ?
Não entendi perfeitamente a diferença entre o reator de fosfato e o reator de biopellets. Pelas suas explicações, percebi que você prefere os biopellets. Gostaria, se possível, que você explicasse qual seriam as vantagens dos pellets em relação ao reator de fosfato.
um abraço !
			
			
									
						Não entendi perfeitamente a diferença entre o reator de fosfato e o reator de biopellets. Pelas suas explicações, percebi que você prefere os biopellets. Gostaria, se possível, que você explicasse qual seriam as vantagens dos pellets em relação ao reator de fosfato.
um abraço !
- Elder Luis
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Re: experimentanto biopellets...
o pellets vai ajudar a combater o nitrato além do fosfato, ataca em duas frentes diferentes. o reator de fosfato, como o nome diz, somente o fosfato
			
			
									
						- Reinaldo Chen
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Re: experimentanto biopellets...
reator de fosfato com midia GFO , é um reator baseado em reação quimica do composto principal do removedor, que captura o fosfato livre e aprisiona em sua estrutura. 
o reator de biopellets é um reator onde sobre uma midia adequada e condições ideais, bacterias podem se desenvolver e fazer suas reações quimicas biologicas. Numa dessas etapas, há o consumo de nitrato e de fosfato.
Cada um tem beneficios e vantagens.
No meu ponto de vista.
Emergência de curto prazo. Aquarios com niveis altos de fosfato e com problemas de algas. Reator de GFO para resultados rápidos.
Reator de biopellets precisa de 20 a 45 dias para amadurecer. Se usado em com parcimonia o equilibrio de quantidade e niveis adequados pode ir além dos 100 dias, assim dependendo do seu problema, vc pode optar por GFO.
Pode ser errar feito com biopellets, se colocar muito, se por bomba errada etc.... o GFO é mais seguro mas a longo prazo é eficaz de forma seletiva e reposição pode ser cara dependendo do tamanho do aqua.
			
			
									
						o reator de biopellets é um reator onde sobre uma midia adequada e condições ideais, bacterias podem se desenvolver e fazer suas reações quimicas biologicas. Numa dessas etapas, há o consumo de nitrato e de fosfato.
Cada um tem beneficios e vantagens.
No meu ponto de vista.
Emergência de curto prazo. Aquarios com niveis altos de fosfato e com problemas de algas. Reator de GFO para resultados rápidos.
Reator de biopellets precisa de 20 a 45 dias para amadurecer. Se usado em com parcimonia o equilibrio de quantidade e niveis adequados pode ir além dos 100 dias, assim dependendo do seu problema, vc pode optar por GFO.
Pode ser errar feito com biopellets, se colocar muito, se por bomba errada etc.... o GFO é mais seguro mas a longo prazo é eficaz de forma seletiva e reposição pode ser cara dependendo do tamanho do aqua.
- michelcarvalho
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Re: experimentanto biopellets...
Elder e Reinaldo, muito obrigado pelas explicações ! Optei pelos biopellets... Meu aquário possui 400L de display + 150 de SUMP. Comprei um Reator Phosban TL150... Me indicaram a Maxijet900. Ela vai tocar o reator de maneira satisfatória ? Ou seria melhor a 1200 ? 
Meu aquário está com 50 dias de ciclagem... nitrato está em 12,5mg/L... Usei dois testes de amônia, o da RED SEA dá ZERO, o da SERA está entre 0 e 0.5mg... Vocês recomendam já iniciar com os pellets ? Ou espero a inserção dos animais, visto que o aquário está sem habitantes ainda ?
Reinaldo, você mencionou que é preciso ter cautela com o fluxo de água dentro do reator. Qual seria o fluxo ideal ? Li no manual do reator que a válvula de controle de fluxo só pode ser colocada na entrada de água do reator, e nunca na saída. Procede ?
obrigado a todos !
um abraço !
			
			
									
						Meu aquário está com 50 dias de ciclagem... nitrato está em 12,5mg/L... Usei dois testes de amônia, o da RED SEA dá ZERO, o da SERA está entre 0 e 0.5mg... Vocês recomendam já iniciar com os pellets ? Ou espero a inserção dos animais, visto que o aquário está sem habitantes ainda ?
Reinaldo, você mencionou que é preciso ter cautela com o fluxo de água dentro do reator. Qual seria o fluxo ideal ? Li no manual do reator que a válvula de controle de fluxo só pode ser colocada na entrada de água do reator, e nunca na saída. Procede ?
obrigado a todos !
um abraço !
- Reinaldo Chen
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Re: experimentanto biopellets...
Você pode colocar o reator de biopellets, mas coloque pequena quantidade nesse momento, cerca de 20 gramas apenas e aos poucos vai aumentando. 
Com 50 dias de ciclagem, os números que vc tem indicam que havia matéria orgânica nas rochas e substrato que estão sendo consumidos pelas bacterias (estranho é esse nivel de amonia , o correto é ser zero).
A maxijet 900 vai vem, se usar uma quantidade maior de pellets no futuro a 1200 vai ser melhor, mas nesse seu volume a 900 dá e sobra.
Eu não restrinjo o fluxo da bomba, mas uso mangueiras cristal na entrada e trançado na saida , isso dá um pequeno diferencial de pressão e restrição de fluxo, regulando a velocidade do fluxo como todo (o fluxo sempre é ditado pelo menor diâmetro do circuito).
			
			
									
						Com 50 dias de ciclagem, os números que vc tem indicam que havia matéria orgânica nas rochas e substrato que estão sendo consumidos pelas bacterias (estranho é esse nivel de amonia , o correto é ser zero).
A maxijet 900 vai vem, se usar uma quantidade maior de pellets no futuro a 1200 vai ser melhor, mas nesse seu volume a 900 dá e sobra.
Eu não restrinjo o fluxo da bomba, mas uso mangueiras cristal na entrada e trançado na saida , isso dá um pequeno diferencial de pressão e restrição de fluxo, regulando a velocidade do fluxo como todo (o fluxo sempre é ditado pelo menor diâmetro do circuito).
- michelcarvalho
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Re: experimentanto biopellets...
Reinaldo, obrigado pela resposta !!!!!! Suas informações são preciosas para nós, os pouco experientes na aquariofilia. Sem a ajuda de vocês, tenho certeza que os transtornos seriam imensos !
um grande abraço !
			
			
									
						um grande abraço !
- Reinaldo Chen
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Re: experimentanto biopellets...
Um novo método surgindo para controle de nitrato e fosfato é a adição de vinagre como fonte de carbono para bactérias. 
http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... e-aquarium
			
			
									
						http://reefkeeping.com/joomla/index.php ... e-aquarium
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				Raphael dos Santos
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Re: experimentanto biopellets...
Bom Dia a todos,
Quero deixar aqui minha experiencia com biopellets ao longo de 8 meses de uso.
Primeiro meu Setup
Aquario de 80X45X50 + sump
Total de 200l reais.
Skimmer (NAC5 anterior atual NAC6)
Iluminação: Leds Edison nova geração.
Substrato: Aragonita e Samoa formando 11cm de camada.
Rochas Naturais.
Montado a quase 4 anos (como o tempo passa )
 )
Manutenção.
Trocas parciais mensais de 30 litros.
Agua preparada em RO+DI
Sal: Tropic Marin Bioactif
Reposição de Calcio e outros: Biocalcio Bioactif.
Rações para peixes.
Duas vezes ao dia
Marcas.
JBL
New Life Spectrum
Sera
Tropical
Mysys (3 veses por semana)
Peixes.
1 Mandarim (2 anos de aquario)
1 Casal de Palhaços (1 ano de aquario)
1 Gramma loreto (desde o inicio)
1 Fire fish (desde o inicio)
1 Yellow watchman ( 1 ano de aquario)
1 Yellow Tang (6 meses de aquario)
1 Neon Goby (desde o inicio)
Comecei usando o biopellets em outubro, quando não mais continha as algas dentro de um controle aceitável (na minha opinião).
Na época só tinha corais LPS e softs, muitos por sinal, e como tinha vontade de colocar alguns SPS, parti para os Pellets.
Nunca detectei nitrato em meus testes, só nos 3 primeiros meses.
O problema era o fosfato.
Antes do biopellets usei midias removedoras, mas não gostei....as algas até que sumiram, mas houveram pontos bem negativos....
Primeiro usei a phosguard Seachem, no saquinho não mudou nada, coloquei num reator fluidizado, e na epoca tive problemas de agua turva e alguns invertebrados sentiram (estrela, ofiuros, alguns turbos e cocoworm).
Retirei e parti para o GFO (phosban), mas aqui sempre deixa a agua amarelada, com pó vermelho no fundo do sump, e não aguentava mais, lavava aquilo por horas, acabei desistindo tb, e parti para os pellets.
Durante uns 6 meses tudo correu bem, nesse tempo adicionei varios SPS e ouve a entrada do Yellow Tang, mas de 2 meses pra cá a coisa começou a desandar, o fosfato aparentemente começou a subir, pois o vidro começou a sujar mais, alguns pontos de alga aqui e ali a alguns SPS sem cor. Foi quando subi um pouco mais a dose, bem pouco mesmo..Daí surgiram as cianos, e os corais voltaram a coloração e as algas sumiram...mas a ciano não, cansei de tentar, fiz de tudo, circulação..ORP e nada...
Decidi diminuir novamente a quantidade de pellets, e nada mudava....
A mais ou menos duas semanas, desmontei o reator, e coloquei a midia da Brigthwell pra rodar.
Diminuiu muito as cianos, quase que sumiram, mas ainda persistem poucos focos.
Um grande aquarista me disse para dosar ou tentar aumentar somente o nitrato, que deve estar muito baixo, para melhorar a proproção de Redfield.....mas como????
Sei que todos os corais estão bem, agua bem cristalina, mas as cianos sempre um ponto aqui e outro ali....
Agora deixo a duvida?!?!
Como pode eu ter desmontado o reator e nada mudou?!?!
Imaginei um boom de algas, ou coisa do tipo, mas parece que nunca usei?!?!
Eu achava que estava fazendo efeito...mas parece que não pois como antes não tinha nitrato, e o fosfato começou a subir....não é um controle tão efetivo para Fosfato assim como pensam, pra nitrato parece ser excelente, mas fosfato não é tudo isso...
Pelo menos parece ser pelo que aconteceu no meu aquario....
Agora, peço ao Reinaldo e aos amigos mais entendidos do assunto, para apontar erros....ou divergências no meu uso, afim de encontrarmos uma "possivel" explicação para tais acontecimentos...
Está rodando assim alguns dias....
Estou observando e posto a evolução,
Obrigado a todos
Abraços
			
			
									
						Quero deixar aqui minha experiencia com biopellets ao longo de 8 meses de uso.
Primeiro meu Setup
Aquario de 80X45X50 + sump
Total de 200l reais.
Skimmer (NAC5 anterior atual NAC6)
Iluminação: Leds Edison nova geração.
Substrato: Aragonita e Samoa formando 11cm de camada.
Rochas Naturais.
Montado a quase 4 anos (como o tempo passa
 )
 )Manutenção.
Trocas parciais mensais de 30 litros.
Agua preparada em RO+DI
Sal: Tropic Marin Bioactif
Reposição de Calcio e outros: Biocalcio Bioactif.
Rações para peixes.
Duas vezes ao dia
Marcas.
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Mysys (3 veses por semana)
Peixes.
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1 Gramma loreto (desde o inicio)
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1 Yellow watchman ( 1 ano de aquario)
1 Yellow Tang (6 meses de aquario)
1 Neon Goby (desde o inicio)
Comecei usando o biopellets em outubro, quando não mais continha as algas dentro de um controle aceitável (na minha opinião).
Na época só tinha corais LPS e softs, muitos por sinal, e como tinha vontade de colocar alguns SPS, parti para os Pellets.
Nunca detectei nitrato em meus testes, só nos 3 primeiros meses.
O problema era o fosfato.
Antes do biopellets usei midias removedoras, mas não gostei....as algas até que sumiram, mas houveram pontos bem negativos....
Primeiro usei a phosguard Seachem, no saquinho não mudou nada, coloquei num reator fluidizado, e na epoca tive problemas de agua turva e alguns invertebrados sentiram (estrela, ofiuros, alguns turbos e cocoworm).
Retirei e parti para o GFO (phosban), mas aqui sempre deixa a agua amarelada, com pó vermelho no fundo do sump, e não aguentava mais, lavava aquilo por horas, acabei desistindo tb, e parti para os pellets.
Durante uns 6 meses tudo correu bem, nesse tempo adicionei varios SPS e ouve a entrada do Yellow Tang, mas de 2 meses pra cá a coisa começou a desandar, o fosfato aparentemente começou a subir, pois o vidro começou a sujar mais, alguns pontos de alga aqui e ali a alguns SPS sem cor. Foi quando subi um pouco mais a dose, bem pouco mesmo..Daí surgiram as cianos, e os corais voltaram a coloração e as algas sumiram...mas a ciano não, cansei de tentar, fiz de tudo, circulação..ORP e nada...
Decidi diminuir novamente a quantidade de pellets, e nada mudava....
A mais ou menos duas semanas, desmontei o reator, e coloquei a midia da Brigthwell pra rodar.
Diminuiu muito as cianos, quase que sumiram, mas ainda persistem poucos focos.
Um grande aquarista me disse para dosar ou tentar aumentar somente o nitrato, que deve estar muito baixo, para melhorar a proproção de Redfield.....mas como????
Sei que todos os corais estão bem, agua bem cristalina, mas as cianos sempre um ponto aqui e outro ali....
Agora deixo a duvida?!?!
Como pode eu ter desmontado o reator e nada mudou?!?!
Imaginei um boom de algas, ou coisa do tipo, mas parece que nunca usei?!?!
Eu achava que estava fazendo efeito...mas parece que não pois como antes não tinha nitrato, e o fosfato começou a subir....não é um controle tão efetivo para Fosfato assim como pensam, pra nitrato parece ser excelente, mas fosfato não é tudo isso...
Pelo menos parece ser pelo que aconteceu no meu aquario....
Agora, peço ao Reinaldo e aos amigos mais entendidos do assunto, para apontar erros....ou divergências no meu uso, afim de encontrarmos uma "possivel" explicação para tais acontecimentos...
Está rodando assim alguns dias....
Estou observando e posto a evolução,
Obrigado a todos
Abraços
- Reinaldo Chen
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Re: experimentanto biopellets...
Raphael 
Algumas informações cruciais para análise de seu caso são necessárias :
1- Níveis de nitrato , antes e depois dos biopellets , especialmente qndo a coisa começou a desandar. ( vale a pena mencionar a marca de seu teste, pois é estranho ter nitrato nos primeiros 3 meses e depois não ter, o normal seria amonia 1 mes, nitrito mes 1, 2 e 3 e nitrato apartir de 2 ou 3 meses )
2- Niveis de fosfato, nas mesmas condições.
A redução do fosfato é consequência metabólica do consumo de nitrato. Sem nitrato ou com números muito baixos o consumo é proporcional. Se seu nitrato fosse zero, consumo fosfato seria zero.
O reator de biopellets visa amplificar a colonização de bacterias consumidoras de nitrato aerobicas consumo de carbono, estas bacterias estão presentes no aquário e povoam as rochas vivas principalmente, o reator serve para concentrar e otimizar a vida destas bacterias. Mudanças significativas ao colocar ou retirar um reator de biopellets dependem das condições de seu aquário, se em equilibrio haverá maior margem para mudanças e estas vão ocorrer tempos depois. Mas num aquário bem montado, com boa quantidade de rochas devidamente vivas, essas mudanças podem levar bem mais que as 2 semanas mencionadas.
Não acredito que seu aquário seja isento de nitratos e somente tenha muito fosfato, pois com uma população de peixes de média para alta em termos de biomassa total, você deve alimentar os peixes com uma quantidade consideravel (não citada) , o que dá subsidios a produção de fosfato e nitrato.
Seu aquário, com substrato de 11 cm e rochas, com 4 anos de idade é bem capaz de lidar com nitrato e fosfato naturalmente e ser auxiliado pelo reator ou qualquer outro método. Por isso peço mais informações sobre os parametros. Mas sempre é interessante renovar uma pequena parte das rochas e do substrato, (troca com outros aquaristas de pequenos pedaços ou porções de substrato e quando disponivel, rochas frescas, antigamente quando era mais comum eu introduzia um pedaço de rocha fresca a cada 4 meses para dar um gás nas populações da rocha, hj é mais dificil fazer isso, mas trocar pedaços com aquários equilibrados é melhor que não fazer e o mesmo digo do substrato do aquário).
O que vc descreve é mais parecido com inicio de sindrome do aquário velho. Uma teoria sobre desgaste do sistema fechado. A realização de TPA é importante para evitá-la. Uma dúvida relacionada a isso e podendo ser fator importante no caso, vc mencionou o uso de GFO para remover fosfato, mas mencionou um residuo vermelho no sump, isso foi retirado ? Se for particulado de GFO , isso pode afetar sua alcalinidade, pois o GFO se liga a compostos carbonatados, afetando a alcalinidade.
Se possivel informe também dados de Ph, alcalinidade de seu aquário. Mais informações sobre seus corais (já tive um aquário com problemas com algas ciano e pH baixo, onde tinha um leather de 30 cm num aquário de 80x40x40... ) Para poder entender mais o que acontece no seu aquário.
			
			
									
						Algumas informações cruciais para análise de seu caso são necessárias :
1- Níveis de nitrato , antes e depois dos biopellets , especialmente qndo a coisa começou a desandar. ( vale a pena mencionar a marca de seu teste, pois é estranho ter nitrato nos primeiros 3 meses e depois não ter, o normal seria amonia 1 mes, nitrito mes 1, 2 e 3 e nitrato apartir de 2 ou 3 meses )
2- Niveis de fosfato, nas mesmas condições.
A redução do fosfato é consequência metabólica do consumo de nitrato. Sem nitrato ou com números muito baixos o consumo é proporcional. Se seu nitrato fosse zero, consumo fosfato seria zero.
O reator de biopellets visa amplificar a colonização de bacterias consumidoras de nitrato aerobicas consumo de carbono, estas bacterias estão presentes no aquário e povoam as rochas vivas principalmente, o reator serve para concentrar e otimizar a vida destas bacterias. Mudanças significativas ao colocar ou retirar um reator de biopellets dependem das condições de seu aquário, se em equilibrio haverá maior margem para mudanças e estas vão ocorrer tempos depois. Mas num aquário bem montado, com boa quantidade de rochas devidamente vivas, essas mudanças podem levar bem mais que as 2 semanas mencionadas.
Não acredito que seu aquário seja isento de nitratos e somente tenha muito fosfato, pois com uma população de peixes de média para alta em termos de biomassa total, você deve alimentar os peixes com uma quantidade consideravel (não citada) , o que dá subsidios a produção de fosfato e nitrato.
Seu aquário, com substrato de 11 cm e rochas, com 4 anos de idade é bem capaz de lidar com nitrato e fosfato naturalmente e ser auxiliado pelo reator ou qualquer outro método. Por isso peço mais informações sobre os parametros. Mas sempre é interessante renovar uma pequena parte das rochas e do substrato, (troca com outros aquaristas de pequenos pedaços ou porções de substrato e quando disponivel, rochas frescas, antigamente quando era mais comum eu introduzia um pedaço de rocha fresca a cada 4 meses para dar um gás nas populações da rocha, hj é mais dificil fazer isso, mas trocar pedaços com aquários equilibrados é melhor que não fazer e o mesmo digo do substrato do aquário).
O que vc descreve é mais parecido com inicio de sindrome do aquário velho. Uma teoria sobre desgaste do sistema fechado. A realização de TPA é importante para evitá-la. Uma dúvida relacionada a isso e podendo ser fator importante no caso, vc mencionou o uso de GFO para remover fosfato, mas mencionou um residuo vermelho no sump, isso foi retirado ? Se for particulado de GFO , isso pode afetar sua alcalinidade, pois o GFO se liga a compostos carbonatados, afetando a alcalinidade.
Se possivel informe também dados de Ph, alcalinidade de seu aquário. Mais informações sobre seus corais (já tive um aquário com problemas com algas ciano e pH baixo, onde tinha um leather de 30 cm num aquário de 80x40x40... ) Para poder entender mais o que acontece no seu aquário.
- 
				Raphael dos Santos
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Re: experimentanto biopellets...
Boa Tarde 
Vou responder junto a suas perguntas ok?
Algumas informações cruciais para análise de seu caso são necessárias :
1- Níveis de nitrato , antes e depois dos biopellets , especialmente qndo a coisa começou a desandar. ( vale a pena mencionar a marca de seu teste, pois é estranho ter nitrato nos primeiros 3 meses e depois não ter, o normal seria amonia 1 mes, nitrito mes 1, 2 e 3 e nitrato apartir de 2 ou 3 meses )
Desculpe, mas não fui muito claro aqui, quiz dizer depois deste período da ciclagem quando o aquario já tem sua maturação aparente concluída, algo em torno dos 6 meses
A marco do teste é Salifert e Sera, sempre usei mais o Sera
2- Niveis de fosfato, nas mesmas condições
Sempre foi algo de 0 a 0,25 (Salifert), osclilava e tendendo sempre a subir, conforme fui adicionando novos animais, só subia, por isso entrei com o Biopellets
A redução do fosfato é consequência metabólica do consumo de nitrato. Sem nitrato ou com números muito baixos o consumo é proporcional. Se seu nitrato fosse zero, consumo fosfato seria zero.
O reator de biopellets visa amplificar a colonização de bacterias consumidoras de nitrato aerobicas consumo de carbono, estas bacterias estão presentes no aquário e povoam as rochas vivas principalmente, o reator serve para concentrar e otimizar a vida destas bacterias. Mudanças significativas ao colocar ou retirar um reator de biopellets dependem das condições de seu aquário, se em equilibrio haverá maior margem para mudanças e estas vão ocorrer tempos depois. Mas num aquário bem montado, com boa quantidade de rochas devidamente vivas, essas mudanças podem levar bem mais que as 2 semanas mencionadas.
Não acredito que seu aquário seja isento de nitratos e somente tenha muito fosfato, pois com uma população de peixes de média para alta em termos de biomassa total, você deve alimentar os peixes com uma quantidade consideravel (não citada) , o que dá subsidios a produção de fosfato e nitrato.
Seu aquário, com substrato de 11 cm e rochas, com 4 anos de idade é bem capaz de lidar com nitrato e fosfato naturalmente e ser auxiliado pelo reator ou qualquer outro método. Por isso peço mais informações sobre os parametros. Mas sempre é interessante renovar uma pequena parte das rochas e do substrato, (troca com outros aquaristas de pequenos pedaços ou porções de substrato e quando disponivel, rochas frescas, antigamente quando era mais comum eu introduzia um pedaço de rocha fresca a cada 4 meses para dar um gás nas populações da rocha, hj é mais dificil fazer isso, mas trocar pedaços com aquários equilibrados é melhor que não fazer e o mesmo digo do substrato do aquário).
O que vc descreve é mais parecido com inicio de sindrome do aquário velho. Uma teoria sobre desgaste do sistema fechado. A realização de TPA é importante para evitá-la. Uma dúvida relacionada a isso e podendo ser fator importante no caso, vc mencionou o uso de GFO para remover fosfato, mas mencionou um residuo vermelho no sump, isso foi retirado ? Se for particulado de GFO , isso pode afetar sua alcalinidade, pois o GFO se liga a compostos carbonatados, afetando a alcalinidade.
Quanto parecer a sindrome, não acredito nessa tese, acredito em aquarios mal "conduzidos" pelos aquaristas ao longo dos anos, que não é o caso do meu 
   
 
Sempre vejo comentários sobre o aquario "velho" e os sintomas são um pouco diferentes, Nitrato e Nitrito sempre nas alturas, animais definhando, muitas algas, no meu aquario tive pequenos focos, no qual intervi antes e agora novamente, mas no caso são somente as cianos
Sabendo que isso era residuo do GFO, eu o removi com sifonagem, mas sempre voltava, o perlon, sharkbag e skimmer ficavam vermelhos, acabei desistindo por medo de esse pó ir para o display
Se possivel informe também dados de Ph, alcalinidade de seu aquário. Mais informações sobre seus corais (já tive um aquário com problemas com algas ciano e pH baixo, onde tinha um leather de 30 cm num aquário de 80x40x40... ) Para poder entender mais o que acontece no seu aquário.[/quote]
PH 8,4
Kh 7 e 8 (dentro disso sempre)
Corais são bem mistos, Euphylias 5 tipos total de 15 bocas, acans, plate umas 10 colonias de zoanthus as menores com 20 polipos e as maiores com 300 e SPS umas 15 espécies, dentre elas 5 são mini colonias com 6 a 10cm de diametro
Agora o fato mais curioso e estranho de todos, mas acho eu que o maior problema seja a mudança de suplementos e sal.
Sempre usei sal da RedSea, o Pro e Biocalcio da TropicMarin (comum)
Mas afim de experimentar a linha da Tropic, acabei comprando o Sal Bioactif, e coincidentemente meus problemas começaram (cianos)
Sei que este sal tem fonte de carbono, e este foi mais um motivo pra mim desmontar os pellets.
Li muitos relatos de aparição de cianos no inicio do uso deste sal, mas logo somem, no meu caso ainda não...e só tendem a aumentar...
Outro ponto interessante, doso biocalcio dia sim dia não, e parece que depois da dosagem (dia seguinte) as cianos crescem em maior velocidade, este biocalcio que estou usando agora é o Bioactif tb, mas não consegui em nenhuma literatura especificações sobre adição de "carbono" neste produto, parece o mesmo com rotulo modificado, mas é estranho as cianos crescerem mais após sua dosagem.
Estou praticamente decidido a comprar o sal da redsea novamente, fazer trocas quinzenais e abandonar estes produtos "bioactif" pra ver se ajuda.
Ontem fiz os testes novamente, e tudo igual...Fosfato 0 e Nitrato 0 (Salifert e Sera)
O que acha Reinaldo??? 
 
Eu estou bem confuso...
			
			
									
						Vou responder junto a suas perguntas ok?
Algumas informações cruciais para análise de seu caso são necessárias :
1- Níveis de nitrato , antes e depois dos biopellets , especialmente qndo a coisa começou a desandar. ( vale a pena mencionar a marca de seu teste, pois é estranho ter nitrato nos primeiros 3 meses e depois não ter, o normal seria amonia 1 mes, nitrito mes 1, 2 e 3 e nitrato apartir de 2 ou 3 meses )
Desculpe, mas não fui muito claro aqui, quiz dizer depois deste período da ciclagem quando o aquario já tem sua maturação aparente concluída, algo em torno dos 6 meses
A marco do teste é Salifert e Sera, sempre usei mais o Sera
2- Niveis de fosfato, nas mesmas condições
Sempre foi algo de 0 a 0,25 (Salifert), osclilava e tendendo sempre a subir, conforme fui adicionando novos animais, só subia, por isso entrei com o Biopellets
A redução do fosfato é consequência metabólica do consumo de nitrato. Sem nitrato ou com números muito baixos o consumo é proporcional. Se seu nitrato fosse zero, consumo fosfato seria zero.
O reator de biopellets visa amplificar a colonização de bacterias consumidoras de nitrato aerobicas consumo de carbono, estas bacterias estão presentes no aquário e povoam as rochas vivas principalmente, o reator serve para concentrar e otimizar a vida destas bacterias. Mudanças significativas ao colocar ou retirar um reator de biopellets dependem das condições de seu aquário, se em equilibrio haverá maior margem para mudanças e estas vão ocorrer tempos depois. Mas num aquário bem montado, com boa quantidade de rochas devidamente vivas, essas mudanças podem levar bem mais que as 2 semanas mencionadas.
Não acredito que seu aquário seja isento de nitratos e somente tenha muito fosfato, pois com uma população de peixes de média para alta em termos de biomassa total, você deve alimentar os peixes com uma quantidade consideravel (não citada) , o que dá subsidios a produção de fosfato e nitrato.
Seu aquário, com substrato de 11 cm e rochas, com 4 anos de idade é bem capaz de lidar com nitrato e fosfato naturalmente e ser auxiliado pelo reator ou qualquer outro método. Por isso peço mais informações sobre os parametros. Mas sempre é interessante renovar uma pequena parte das rochas e do substrato, (troca com outros aquaristas de pequenos pedaços ou porções de substrato e quando disponivel, rochas frescas, antigamente quando era mais comum eu introduzia um pedaço de rocha fresca a cada 4 meses para dar um gás nas populações da rocha, hj é mais dificil fazer isso, mas trocar pedaços com aquários equilibrados é melhor que não fazer e o mesmo digo do substrato do aquário).
O que vc descreve é mais parecido com inicio de sindrome do aquário velho. Uma teoria sobre desgaste do sistema fechado. A realização de TPA é importante para evitá-la. Uma dúvida relacionada a isso e podendo ser fator importante no caso, vc mencionou o uso de GFO para remover fosfato, mas mencionou um residuo vermelho no sump, isso foi retirado ? Se for particulado de GFO , isso pode afetar sua alcalinidade, pois o GFO se liga a compostos carbonatados, afetando a alcalinidade.
Quanto parecer a sindrome, não acredito nessa tese, acredito em aquarios mal "conduzidos" pelos aquaristas ao longo dos anos, que não é o caso do meu
 
   
 Sempre vejo comentários sobre o aquario "velho" e os sintomas são um pouco diferentes, Nitrato e Nitrito sempre nas alturas, animais definhando, muitas algas, no meu aquario tive pequenos focos, no qual intervi antes e agora novamente, mas no caso são somente as cianos
Sabendo que isso era residuo do GFO, eu o removi com sifonagem, mas sempre voltava, o perlon, sharkbag e skimmer ficavam vermelhos, acabei desistindo por medo de esse pó ir para o display
Se possivel informe também dados de Ph, alcalinidade de seu aquário. Mais informações sobre seus corais (já tive um aquário com problemas com algas ciano e pH baixo, onde tinha um leather de 30 cm num aquário de 80x40x40... ) Para poder entender mais o que acontece no seu aquário.[/quote]
PH 8,4
Kh 7 e 8 (dentro disso sempre)
Corais são bem mistos, Euphylias 5 tipos total de 15 bocas, acans, plate umas 10 colonias de zoanthus as menores com 20 polipos e as maiores com 300 e SPS umas 15 espécies, dentre elas 5 são mini colonias com 6 a 10cm de diametro
Agora o fato mais curioso e estranho de todos, mas acho eu que o maior problema seja a mudança de suplementos e sal.
Sempre usei sal da RedSea, o Pro e Biocalcio da TropicMarin (comum)
Mas afim de experimentar a linha da Tropic, acabei comprando o Sal Bioactif, e coincidentemente meus problemas começaram (cianos)
Sei que este sal tem fonte de carbono, e este foi mais um motivo pra mim desmontar os pellets.
Li muitos relatos de aparição de cianos no inicio do uso deste sal, mas logo somem, no meu caso ainda não...e só tendem a aumentar...
Outro ponto interessante, doso biocalcio dia sim dia não, e parece que depois da dosagem (dia seguinte) as cianos crescem em maior velocidade, este biocalcio que estou usando agora é o Bioactif tb, mas não consegui em nenhuma literatura especificações sobre adição de "carbono" neste produto, parece o mesmo com rotulo modificado, mas é estranho as cianos crescerem mais após sua dosagem.
Estou praticamente decidido a comprar o sal da redsea novamente, fazer trocas quinzenais e abandonar estes produtos "bioactif" pra ver se ajuda.
Ontem fiz os testes novamente, e tudo igual...Fosfato 0 e Nitrato 0 (Salifert e Sera)
O que acha Reinaldo???
 
 Eu estou bem confuso...






