🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Tunando o Boyu TL-550/HS-60 E Outros Modelos de Plug'nPlay

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Tunando o Boyu TL-550/HS-60 E Outros Modelos de Plug'nPl

#101 Mensagem por Henrique_Franze »

Bruno, muito bom!

Muito legal vc colocar os videos pro pessoal ver como funciona.

Deixa eu fazer soh uma observação? É quanto ao funcionamento do aquario original.
Se vc observar um sump de um aquário normal, desses que se mandam fazer, com duas divisórias, fica mais claro de se observar essas funcionalidades. Como a proposta desse aquário é prover as mesmas funcionalidades com pouco espaço, é mais difícil de enxergar.

Originalmente:
- primeira divisão tem o fluxo para baixo;
- segunda para cima, onde poderia, ou deveria, transbordar a agua por cima da segunda divisória, fazer uma "cachoeira" para a terceira divisória, para isso no aquário do Bruno, bastava colocar um pouco menos de agua no sump.

Essa divisória com a queda de água seria a funcionalidade principal em um sump com duas divisórias, manter constante o nível de agua, para mesmo que o recalque pare, ou agua evapore, o skimmer perca a regulagem.

A variação de nível de agua, portanto, aconteceria sempre na segunda divisão(3ª e 4ª no boyu), onde se pode colocar um sensor de nível mínimo, onde se:
- O nível variar para cima, foi por causa de alguma coisa que parou: Skimmer(que os grandes tem um bom volume) ou a bomba de recalque. Por ter acabado a energia ou alguma falha qualquer.
- O nível variar para baixo, foi evaporação de agua, ai o sensor, ou boia(no caso de reposiçao por gravidade), liberaria a reposição de agua;

Mais uma coisa, se vc parar a bomba de recalque, como as divisórias do boyu nao sao bem vedadas entre si, a agua vaza, igualando o nivel.
Mas na hora que esta funcionando, acaba nao fazendo nenhuma diferença.

Espero ter ajudado, e que nao tenha ficado muito complicada a explicação.
Abraço!

Bruno Rocha
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Bruno-Rocha
País: Brasil

#102 Mensagem por Bruno Rocha »

Ops... icon_headstars icon_headstars

Vamos lá...
Sempre foi uma missão difícil estes cortes por isso os vídeos e as fotos para tentar ajudar a quem se aventurar ao corte.

[offtopic]segunda para cima, onde poderia, ou deveria, transbordar a agua por cima da segunda divisória, fazer uma "cachoeira" para a terceira divisória, para isso no aquário do Bruno, bastava colocar um pouco menos de agua no sump.[/offtopic]

Pois é, mais o skimmer tem o corpo e copo muito maior do original, e não podemos nos esquecer que este sump não foi projetado para um bubble magus, então tem que meter a serrinha mesmo, não vai ter como escapar

Eu acho que o skimmer deveria ficar na segunda divisão, porque aonde ele está (terceira), quando faltar luz, por exemplo, pode desrregular, vc tem razão. Mais eu não queria cortar mais, já que na terceira a coluna da água é menor, aliás, eu deixei menor. Se a desrregulagem começar a me perturbar eu vou ter que baixar mais a divisória.

abs

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#103 Mensagem por Henrique_Franze »

Bruno, soh lembrando que todas as minhas observações são para o aquário original!!!! nao pra depois do corte.

Depois do corte, agente coloca o skimmer onde der.. rs

Só fiz aquela ressalva pois vc deixou o nível do sump, acima da segunda divisória, e a mesma perdeu a funcionalidade de manter o nivel de agua =), aí escrevi com a intençao de todo mundo entender como esse sump foi projetado para trabalhar, copiando as funcionalidades de um sump comum, desses que o pessoal faz de vidro.... ... mas acho que compliquei mais, nao foi? icon_bangin

Vai ter só que estudar direitinho onde vc vai colocar depois o seu sensor de eclusa, para fazer reposição da agua.

Depois fala pra gente como esta a agua e tudo mais!! Parabéns pelo trabalho! Muito bom!

Bruno Rocha

#104 Mensagem por Bruno Rocha »

Aloha...

Á água está ótima, como disse mudei todo o layout, Rvs, lavei o substrato, água 100 % natural, tudo novo.
Parece estar perfeito ! Agora está do jeito que eu quero, mais clean. Para se ter uma idéia eu tirei 20 kg rvs e coloquei 8 kg, só ai eu ganhei de espaço foi muito bom...

Quanto ao nível da água: Vou começar a monitorar o nível, fazer umas marcações e pensar em como utilizar a eclusa de forma melhor.

abs

Marcelo Ramos
Apelido: Marcelleza

#105 Mensagem por Marcelo Ramos »

parabéns pelo trabalho Bruno, obrigado tem ajudado bastante e assim que tiver as fotos do seu novo Layout manda para a gente ver....

Henrique , mandei um e-mail ontem para Foster´s sobre aquela questão da bomba Koralia, o site não é muito claro quanto ao produto , a resposta foi exatamente o que vc colocou é a bomba single , pedirão desculpas e até uma alteração na apresentação do produto irão fazer no site, desta forma cancelei minha compra... a esmola era demais msm...rsrsrsrsr
abraço a todos

Marcelo Ramos

#106 Mensagem por Marcelo Ramos »

Henrique , o q

Marcelo Ramos

#107 Mensagem por Marcelo Ramos »

ops.... dessa bomba ... para circulação...não é uma VorTech ..mas uma maxijet...http://www.amazon.com/gp/product/B001EH ... d_i=507846 .. melhor que a koralia ???

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Marcelo

#108 Mensagem por Marcelo Prates »

Olá,

1 - Que modelo tem, está montado, como e qual o setup(substrato, fauna, tipo de manutenção)?

Eu tenho um SERA Marin Biotop Cube de 130L. Está montado com 10Kg de halimenda e 20 Kg de rocha Sansibar. Foi montado (coloquei água) desde 14/08/2010. Por enquanto só tem corais moles e um casal de palhaços. Está aqui o tópico: viewtopic.php?f=45&t=4900&start=0

2 - Quais as principais limitações?

Ele tem uma iluminação que só serve para corais moles e alguns LPS;
A temperatura é um problemas sério;

3 - Onde espera chegar com seu aquário?

Eu moro em apartamento, portanto não tenho espaço para fazer algo muito maior. Quero aprender o máximo possível pois irei construir uma casa em brave e lá pretendo ter um marinho grande.

4 - Quais são os próximos 3 passos mais importantes?

O skimmer eu já troquei, já comprei um controlador de temperatura para ativar os coolers e já comprei o material para montar uma caixa de reposição de água doce. Comprei pela net e estou esperando chegar.

Em seguida

1 - Skimmer, melhorar? como e qual?

Comprei um Escuma 150 e está sendo tocado por uma SB 1000. Não precisa cortar nada no aquário, mas tem que cortar algumas "abas" do próprio skimmer. Acaber de instalar, vamos ver como funciona.

2 - Temperatura, chiller? Ventuinhas? Controlador? Como evitar que seu boyu vire uma maquina de café expresso?

Já tenho dois coolers de 6cm ligados junto í iluminação, mas já comprei um COEL TLZ12 para controlá-las melhor. Se necessaário colocarei mais coolers. Não quero colocar chiller.

2- Reposiçao? Qual a importancia?

No meu caso, estou montado a caixa de reposição por que viajarei em novembro. Mas acho importante sim, devido í densidade.

3 - Circulação! Qual a real necessidade?

Além da circulação original (1.000l/h) adicionei uma SB 1000 e gostei do resultado. Impede que a circulação seja em forma de círculos pelo aquário, fazendo que que seja em várias direções.

4 - iluminação, melhorar ou não?

Por enquanto não irei melhorar. Mas se vier a fazê-lo, usarei LEDs. Possivelmente eu mesmo faço a luminária.

Por enquanto é isso.

Marcelo Prates

Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Nuno

Re: Tunando o Boyu TL-550/HS-60

#109 Mensagem por Valter Pereira »

Boas pessoal.
Bora colocar outro modelo do boyu aqui...

[offtopic]1 - Que modelo tem, está montado, como e qual o setup(substrato, fauna, tipo de manutenção)?[/offtopic]

Modelo MT-50 80L, está montado a 10 meses. De substrato uso 10kg de halimeda. 12kg de rochas sansibar (8kg) e outras, possuo alguns mushs, zoanthus, leathers, trumpets, frogspaw, acan, pavona, organpipe, gsp, suncoral. um casal de ocelaris, 3 donzelas (blue devil, four striped, yellow tail) 1 camarão estalo, uma estrela laranja, ouriço verde de ponta roxa.

[offtopic]2 - Quais as principais limitações?[/offtopic]

De iluminação vem uma lampada pl de 24W, cabe mais uma pl ao lado e outras de baixa potencia. Dificuldades de conseguir um bom skimmer devido ao pequeno espaço do sump e a tampa do boyu.

[offtopic]3 - Onde espera chegar com seu aquário?[/offtopic]

Como foi meu primeiro marinho, eu pretendia apenas alguns corais bonitinhos e um casal de palhaço. Mais pra frente pretendo manter um casal de palhaço, umas anemonas e corais de fácil manutenção.

[offtopic]4 - Quais são os próximos 3 passos mais importantes?[/offtopic]

Estou projetando uma calha de leds, de 90W (muito pro aquario) podendo regular a intensidade com um dimmer. reposição de água, e arrumar algum skimmer decente pra ele.

[offtopic]1 - Skimmer, melhorar? como e qual?[/offtopic]

Meu boyu vem sem skimmer, comprei um wg-308, vem empurrando com a barriga, mas da medo de deixar assim, espero melhorar o quanto antes.

[offtopic]2 - Temperatura, chiller? Ventuinhas? Controlador? Como evitar que seu boyu vire uma maquina de café expresso?[/offtopic]

Venho mantendo ele com cooler da Cross Flow ligado a um controlador de temperatura xingling. Estou montando tmb um chiller DIY a base de pastilhas peltier, nos primeiros testes baixou 5 litros de agua de 32 para 21 em pouco tempo, porem, os testes foram feitos com canos de cobre em agua doce, já comprei canos de aço inox, estou para substituir e testar no aqua.

[offtopic]2- Reposiçao? Qual a importancia?[/offtopic]

No momento estou em casa o dia todo, portanto a reposição da agua evaporada é feita manualmente com agua DI, mas pretendo montar uma reposição automática.

[offtopic]3 - Circulação! Qual a real necessidade?[/offtopic]

Uso uma sb 1000 com ajuste para fluxo de 400l/h a 1000l/h, pretendo colocar uma bomba melhor, não estou muito satisfeito com essa.

[offtopic]4 - iluminação, melhorar ou não?[/offtopic]

Uso alem da original de 24W uma de 27W, ambas branco/azul. mas não gosto muito das cores que ficam os corais, principalmente os zoanthus, espero melhorar isso com a calha de leds..
Encontrei em um topico do Raphael Bonzanini em outro forum a seguinte modificação de iluminação.
Imagem

Imagem

O proprio Raphael é importador dessa calha, de 90W com leds de 1W, porem, ele me disse que ficou muito forte pro nano, e ele colocou fitas na calha para baixar a luminosidade, pois os corais no topo não estavam se adaptando.

Acho q é isso...
Abráss pessoal!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#110 Mensagem por Henrique_Franze »

Gente que bacana ver o tópico movimentado assim!! Muito legal... logo vamos bater o recorde de paginas aqui no BrasilReef =)

Marcelo, assim que entrei para conferir o preço eu vi o erro, realmente os padrões do site induziram ao erro, mas infelizmente tava claro mesmo, só não estavam usando expressões muito internacionais, tava com cara de ingles do canadá.. rs é uma pena.

Quanto a bombas de impeler para circulação, eu nao gosto, e meio que caiu em desuso, digo porque: As bombas de impeler consomem muita energia, essa bomba cerca de 20w, o que alem de consumo, que em aquarios grandes é preocupante, gera muito calor, fora que é mais feia ainda que as powerhead, fora que é muito fraca... Apesar que tem uma potência suficiente para iniciantes para essa litragem.
a tunze:
http://www.amazon.com/TUNZE-Tunze-Nanos ... 498&sr=1-2

ou

http://www.amazon.com/Tunze-Turbelle-Na ... 498&sr=1-1

São Muuuuuuuito menores, consomem 6w e geram 2500 l/h o ideial para todas as aplicaçoes nesse nano. São muitas as vantagens por 10 dolares a mais certo? Fora que sao tunze...

Se fizer um enquete qual a bomba preferida, aqui ou em outros foros, coisa que jah fiz, vai ver que o resultado com mais de 50% dos votos sera para as tunze stream, seguida das vortec(a minha preferida), depois as outras...

Abraço!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#111 Mensagem por Henrique_Franze »

Bruno, parabéns, acho que seu aquario quando mudar para a outra casa vai ser um dos tops. parabéns! E muito obrigado por compartilhar conosco!!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#112 Mensagem por Henrique_Franze »

Marcelo Plates!! Muito bem vindo!!! =)

Que legal que veio, e respondeu, tomara que acompanhe o tópico e nos ajude com essas adaptações complicadas!

Quando chega o material para continuar os ups?? e onde ficou a sua bomba do skimmer? coloca umas fotos para agalera!!

Grande Abraço!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#113 Mensagem por Henrique_Franze »

Fala Walter!! Seja muito bem vindo!! =)

Legal vc compartilhar com agente... vai ser um desafio colocarmos um skimmer aí, posta as medidas que vc acha que dá, inclusive a altura da coluna de agua, e a altura que se consegue fechar a tampa, que durante as pesquisas com equipamentos, quem sabe o pessoal ve alguma coisa!

Realmente essa luminaria é muito forte... e carinha..=S

Eu vi um aqua de 1,40 tocada por duas dessas mais 2 actinicas, vc precisa ver as cores, muito legal... muito vivas... fiquei impressionado, e se tinha alguma duvida a respeito da iluminaçao com leds, foi embora.... A unica duvida agora é o PAR em relaçao aos SPSs, mas deixa o pessoal ir testando.

Cara, com tudo isso seu aqua deve estar muito bonito jah, posta fotos quando der!!

Grande Abraço!

Marcelo Ramos

#114 Mensagem por Marcelo Ramos »

Henrique , já que é para falar em estética... e o complemento http://www.amazon.com/Tunze-NanoStream- ... _ai_-2_t_2 , essa rocha .. tem risco dentro do aqua... ??

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#115 Mensagem por Henrique_Franze »

Risco nao tem... ai vai de gosto...
Nunca peguei essa rocha na mao pra ver se é bonita...

Marcelo Prates
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Marcelo

#116 Mensagem por Marcelo Prates »

Henrique_Franze escreveu:Marcelo Plates!! Muito bem vindo!!! =)

Que legal que veio, e respondeu, tomara que acompanhe o tópico e nos ajude com essas adaptações complicadas!

Quando chega o material para continuar os ups?? e onde ficou a sua bomba do skimmer? coloca umas fotos para agalera!!

Grande Abraço!

Durante a semana deve chegar bastante coisa (entre equipamentos, corais e peixes) que pedi.

Por enquanto a bomba está na terceira câmara do sump. Ainda vou tentar melhorar isso. Vou ver se consigo que ela fique embaixo do skimmer. É que a mangueira que usei para fazer a adaptação é um tanto grossa, e consequentemente dura, daí não dava para dar a volta em si mesma e ficar embaixo. Já comprei outras mangueias e tentarie fazer uma melhor adaptação no final de semana (essa semana estou tendo curso pela manhã e trabalhando a tarde).
Também comprei uma SB 1000 e uma eclusa de haste curta para fazer a caixa de reposição, que vai ficar dentro do móvel do aquário (que também foi feito por mim).
Os correios tem sindo um tanto lentos para entregar esses últimos dias ( no caso de seres vivos tenho ido buscar no centro de distribuição para agilizar), mas deve chegar tudo essa semana mesmo.

O aquário que me usei de referência para montar o meu foi este ( http://www.aquaflux.com.br/forum/viewto ... 6&start=20 ), inclusive com relação ao skimmer.

Abraço a todos.

Marcelo Prates

Bruno Rocha

#117 Mensagem por Bruno Rocha »

Aloha....

To de volta...
Marcelo Prates = Seja bem vindo, eu já havia visto o seu aquário em outro forum, só não gostei quando vc disse que o Boyu não presta icon_4 icon_bangin 2guns icon_chair .... hahaha to brincando meu amigo, todos os plug and play tem sérios problemas e é por isso que estamos aqui.

Valter Pereira = Seja muito bem vindo. Acho que os leds são muito bons, os aquários da JBL já vem com eles eu ainda não tive a oportunidade de ver pessoalmente mais fiquei curioso. To projetando uma luminária de leds mais não para o meu Boyu.

Henrique = To aprendendo muito com os foruns, eu não sou muito de dar respostas nos tópicos até mesmo porque preciso aprender cada vez mais antes de falar besteiras icon_assobiando e por isso sempre to on line e observando.

Marcelo = Fiz com muito cuidado e carinho, procurei dar o máximo de clareza para outros amigos possam tb conseguir fazer em seus aquários.

Bom, sem ser repetitivo to muito feliz com o Skimmer e a MJ, sem dúvida trabalham muito bem, até agora foi o melhor investimento, sem contar com o aqua.

Chega de papo e vamos a mais uma adaptação:
1) Como havia dito retirei as cerâmicas, carvão ativado e a esponja e por isso fiz uma rede/tela para a colocar o perlon que será trocado a cada 3 dias, pelo menos eu acho que será suficiente.

Rede/Tela já cortada na medida:
Imagem
Imagem

Já no lugar e com perlon:
Imagem
Imagem

Visão geral com o skimmer ao fundo, tá uma olhada na água e espuma no copo, somente dois dias funcionando:
Imagem

Por enquanto é só.
Já estou preparando o upgrade na iluminação, vou colocar mais uma PL 36w 10000K.

até....

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#118 Mensagem por Henrique_Franze »

Muito bom... Bruno, o forum é lugar de falar bobagens e ser corrigido o tempo todo mesmo =)

Claro sempre com criticas construtivas e questionamentos, para chegarmos num ponto em comum, melhor para todos =)

Parabéns, esta ficando muito bom seu aquario!!!

Eu acho que vc pode regulhar seu skimmer pra tirar a sujeira um pouco mais seca, o que acha? Se faz isso abaixando um pquinho o nivel dele, será que dá como deixou? a saida dele esta totamente aberta?

É que o original da boyu soh tira aquela agua turva mesmo... mas tem skimmer por ai que soh tiram chocolate.. hahahaha

Abraço!

Bruno Rocha

#119 Mensagem por Bruno Rocha »

Aham...

Vou ver isso amanhã. Acho que dá para fazer sim, na verdade achei que este era o melhor... icon_barfy

abs

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#120 Mensagem por Henrique_Franze »

Isso é uma questão de gosto!! =S

Estou lendo um tópico a respeito da densidade do skimate e o DOC(Carbono orgânico dissolvido), nesse minuto.

O skimate, é o produto tirado pelo skimmer, o DOC é o que queremos tirar, e é justamente a substancia surfactante(que aumenta a tensao superficial e faz as bolhas ficarem maiores e subirem, como detergente!) que faz o skimmer transbordar.

Os sistemas sugeridos pela tunze, dizem que deve-se retirar um skimate menos denso, e ainda em uns malucos mais radicais dizendo que o skimate deve ter a mesma densidade da agua do aquario, e assim sendo deve ser reposta por agua salgada, limpa, nova, ou seja, uma tpa fracionada. Tem gente tentando automatizar esse processo!

Já outras linhas de raciocinio, dizem que devemos tirar o skimate mais denso possivel, visto que não é desejavel a reposição de agua salgada.

O Caso é, que neste aquario deste tamanho, conforme se tem uma forma de exportar agua salgda e repor agua doce, uma hora vai ter que se acertar a densidade de alguma maneira.

Mas vamos ao ponto... eu to tao cansado de ver essa M%RD@@@ desse skimmer tirando esse mijinho sujo que, queria ver esse seu skimmer tirando barro com cheiro de esgoto mesmo!! que é o cheiro que se deve ter um bom skimate icon_diablo icon_diablo icon_diablo icon_diablo

Vejam isso:

Imagem

24 horas ligados no mesmo sistema, em ambientes separados. O que acham?
1 semana, é uma TPA a agua que sai nesse meu novo skimmer!! icon_chair icon_chair

Abração!

ps. Quem quiser ler sobre essa técnica de fazer TPA tirando agua rica em DOC:
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... genumber=1

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”