🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Flying Dutch - reef na parede.

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Euler_Kernighan
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Euler
Data de Nascimento: 21 Jul 1978
País: Brasil

Re: Flying Dutch - reef na parede.

#101 Mensagem por Euler_Kernighan »

Fala Elder, blz?

Elder Luis escreveu:Euler, vc me permite algumas perguntas e considerações?

sem dúvida nenhuma, hoje e sempre! icon_joia

Elder Luis escreveu:O que aconteceu exatamente para essa redução drástica? Vc poderia comentar para matar a curiosidade?

sabe, realmente parece que foi drástica, mas só foram removidos o mudário e o refúgio; o restante continua o mesmo, o sump até cresceu...rs****

posso comentar sim! dois fatores de peso contribuiram para esta mudança:
1o. com 70% - morte dos peixes e corais, confesso que fiquei bem desgostoso
2o. com 30% - vou ser papai e resolvi além de deixar um espaço vago para tranqueiras, ganhar "tempo oscioso", já que vou precisar icon_joia

Elder Luis escreveu:Sobre o Sump, eu faria um pouco diferente:

a) primeira para água vinda da caixa de overflow, onde colocarei dois shark bags
b) terceira para skimmer
c) segunda onde colocarei os aquecedores

d) quarta para reatores, frags e qualquer outra coisa
e) quinta para retorno

Sobre circulação, o ideal seria MP40 dependendo do tipo de corais que vc vai colocar. Aliás, qual recalque vai usar? Pq pra vc é ruim o sump ficar debaixo do tanque? Estando próximo assim vc judia menos do recalque. Vai usar led ou T5?

Sugestão do sump anotada - agora vou quebrar a cabeça.

Quanto a circução, talvez a mp40 seja "fraca" para este tamanho de tanque - e quero levar a frente aquele negócio de fazer um closed-loop. Quanto ao recalque, fiz umas contas para usar uma bomba capaz de retornar a água em dois pontos diferentes, além de alimentar alguns reatores. Vou usar uma atb.

O sump debaixo do tanque implica em ficar ajoelhado no chão, e para mim esta é uma péssima posição, por conta que já fui atropelado três vezes quando era mais novo, e agora estou tendo que pagar a conta... sei que é melhor pro recalque, mas detona ainda mais meus joelhos... rs***

olha, minha intenção inicial era T5 - até comprei reatores de primeira qualidade, da IceCap, depois mudei para HQI+T5, e agora vou testar algumas de LED e ver no que dá.

Como você planejou a circulação do seu tanque, interna e de recalque?

abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#102 Mensagem por Elder Luis »

Parabéns futuro papai!! Meu bebezão fez 2 meses semana passada! Já está quase aprendendo a fazer TPA!!!! icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Bom, acho que o melhor sistema para vc vai ser o closed loop, eu particularmente gosto muito do sistema que o Frederico Ramos fez no aquário dele, mas haja conta de energia!

Não sei se serve de motivação, mas ano passado perdi todos meus corais e 2 meses depois perdi todos os peixes... QUASE desmontei td.... aí fui animando aos poucos, troquei de skimmer, comecei a comprar um ou outro peixe e fui indo.... hj estou totalmente animado e semana passada já encomendei minhas calhas da AI! Agora vai! Refiz o aquascape, coloquei somente zebrassomas (são muito fortes) e palhaços, e agora estou ligado no 220V novamente... mas que deu um desânimo maldito ver o tanque 3 meses vazio depois de um oodinium, deu...
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Euler_Kernighan

#103 Mensagem por Euler_Kernighan »

Elder Luis escreveu:Parabéns futuro papai!! Meu bebezão fez 2 meses semana passada! Já está quase aprendendo a fazer TPA!!!! icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2

Bom, acho que o melhor sistema para vc vai ser o closed loop, eu particularmente gosto muito do sistema que o Frederico Ramos fez no aquário dele, mas haja conta de energia!

Não sei se serve de motivação, mas ano passado perdi todos meus corais e 2 meses depois perdi todos os peixes... QUASE desmontei td.... aí fui animando aos poucos, troquei de skimmer, comecei a comprar um ou outro peixe e fui indo.... hj estou totalmente animado e semana passada já encomendei minhas calhas da AI! Agora vai! Refiz o aquascape, coloquei somente zebrassomas (são muito fortes) e palhaços, e agora estou ligado no 220V novamente... mas que deu um desânimo maldito ver o tanque 3 meses vazio depois de um oodinium, deu...

Valeu Elder!! Imagino a quantidade de "Trocas Parciais de frAldas" que ele faz!!! icon_clap icon_clap icon_clap

Eu realmente gosto de sistemas de closed-loop, se você ver a primeira página deste tópico, eu falo que são os meus prediletos, e com certeza o sistema do Fred serve de exemplo icon_joia

serve de motivação sim, como diz o outro "são águas passadas" icon_cheers

Veja meu próximo post, e diga o que acha do que estou abordando.

abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

#104 Mensagem por Euler_Kernighan »

...então, no planejamento desse projeto, resolvi tratar o assunto de circulação da seguinte forma:

1) Tamanho das ondas que gostaria de ter dentro do tanque

2) Circulação entre o tanque e o sump

3) Circulação dentro do tanque.

planejado para a altura da onda:

Imagem

Bem, o tamanho das ondas interfere diretamente na altura da água dentro do tanque, então esta variável foi fundamental – meu objetivo é suportar ondas de até 5cm (tamanho final acumulado).
Estas ondas interferem diretamente no comportamento da caixa de overflow e consequentemente em sua eficiência, visto que o objetivo do overflow é colher a maior área possível da superfície da água do aquário (parece que estou chovendo no molhado, mas será que estou mesmo?).

Com base nisso, resolvi fazer uma caixa de overflow tão longa quanto o comprimento do aquário (na verdade pouquíssimos centímetros menor), a altura e largura desta foram definidas com base nas seguintes variáveis:

Visão geral:

Imagem

1) Para definir a altura da caixa de overflow, levei em consideração :

a. Altura da caída de água entre o tanque e a caixa de overflow (destaque 5 no desenho acima)

b. Altura da flange (encanamento) que vou usar

c. Altura do cano por onde a água irá descer da caixa de overflow até o sump

2) Para definir a largura da caixa de overflow, considerei:

a. Diâmetro da flange (encanamento) que vou usar

b. Margem de segurança para que o furo no vidro do fundo da caixa de overflow não fragilize o vidro como um todo.

Alguns comentários importantes aqui:

1) O posicionamento da caixa de overflow foi definido pelo comprimento da mesma.

2) Na imagem acima, o destaque 2, além de ter sido baseado na altura das ondas que quero dentro do aquário, interfere diretamente na caída de água entre o tanque e a caixa de overflow, podendo ou não seu um causador de ruídos indesejáveis

3) A altura da flange e a altura do cano por onde a água irá descer, interferem também nos ruídos que este sistema pode apresentar.

4) Ainda não abordei o método que vou usar para causar o efeito sifão, que pode ser durso, Hufer Gurgle Buster, BeanAnimal ou outros.

5) Ainda não abordei os diâmetros do canos que farão parte deste projeto, bombas de retorno e circulação interna – que ficarão para o próximo post.

Gostaria de ouvir a opnião de vocês para saber como levaram em conta tudo isso.

Abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

#105 Mensagem por Euler_Kernighan »

... antes de continuar no assunto "circulação", vou colocar umas ilustrações do que estou pensando para o novo tanque:

imagem do lado escritório - vejam com a caixa de overflow se extende por todo comprimento do tanque:

Imagem

vista do lado sala - observem novamente a caixa de overflow e método de sifão que adotei: BeanAnimal:

Imagem

os pés dos móveis que na imagem aparecem em cinza, serão feitos com vigas do tipo "I" de aço - terá um vão livre embaixo do móvel de 3 metros icon_joia

O que acham? Estou tentando melhor minhas habilidades, tanto no sketch, quanto no kerkythea;;; icon_yes

abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: TD
Recebeu Curtir: 5 vezes

#106 Mensagem por Marcio Gielfi »

Euler, 5cm para a amplitude de onda não é muita coisa ?

Pois se somar os 5cm de amplitude com mais uma folga para não transbordar voce vai ter que deixar uns 8 cm pelo menos da borda para o nível do aquário em repouso.

Com uma amplitude muito grande voce tem o inconveniente de que se por algum motivo o gerador de onda parar, a perda desta amplitude impacta no nível da área de retorno, o que vai muito provavelmente fazer com que voce injete mais água doce, pois seu sistema de overflow tem que levar em consideração a amplitude máxima de onda, na falta dela, estes 5 cm ( na realidade 5,5 se considerar a tensão superficial) vão ter que ser preenchidos de água antes que ela comece a voltar pelo overflow.
Estes 5cm no seu caso representam cerca de 10 litros.

Recomendo uma amplitude de onde de no máximo 2cm, que é mais que o suficiente para ter uma boa agitação superficial.

O projeto desta bancada para o aquário está show !!!

No aguardo dos desenhos de fluxo para dar uns palpites.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Euler_Kernighan

#107 Mensagem por Euler_Kernighan »

Marcio Gielfi escreveu:Euler, 5cm para a amplitude de onda não é muita coisa ?

Pois se somar os 5cm de amplitude com mais uma folga para não transbordar voce vai ter que deixar uns 8 cm pelo menos da borda para o nível do aquário em repouso.

Com uma amplitude muito grande voce tem o inconveniente de que se por algum motivo o gerador de onda parar, a perda desta amplitude impacta no nível da área de retorno, o que vai muito provavelmente fazer com que voce injete mais água doce, pois seu sistema de overflow tem que levar em consideração a amplitude máxima de onda, na falta dela, estes 5 cm ( na realidade 5,5 se considerar a tensão superficial) vão ter que ser preenchidos de água antes que ela comece a voltar pelo overflow.
Estes 5cm no seu caso representam cerca de 10 litros.

Recomendo uma amplitude de onde de no máximo 2cm, que é mais que o suficiente para ter uma boa agitação superficial.

O projeto desta bancada para o aquário está show !!!

No aguardo dos desenhos de fluxo para dar uns palpites.

Marcião,

Falado! 2cm já é o suficiente!!! icon-aplauder

Vou colocar mais algumas ilustrações e umas continhas que usei.

abs!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

#108 Mensagem por Euler_Kernighan »

...só mais duas ilustrações da caixa de overflow:

Esta caixa terá 2,40m (comprimento) x 0,10m (largura) x 0,14m (altura):

Imagem

Essa á uma ampliação do destaque em vermelho acima:

Imagem
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#109 Mensagem por Raphael Igor »

Poxa Euler lí agora seu relato de odium, que merrrrr, me inspirei bastante no seu tópico para construção do meu marinho, principalmente pelo FVM, que eu adoro, mas enfim legal as mudanças que você fez, tenho certeza que ficará um aquário muito bom.

e quarentena infelizmente no marinho se torna obrigatório, justamente para evitar esses probleminhas de percurso.

abraço.

Felipe Calejon
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 24 Out 1990
Recebeu Curtir: 3 vezes

#110 Mensagem por Felipe Calejon »

este esta prometendo em...
boa sorte na montagem Euler !

Euler_Kernighan

#111 Mensagem por Euler_Kernighan »

...como estou vendo que você não gostam muito do assunto "circulação", vou colocar umas fotos para dar uma animanda - antes só uma afirmação, vocês sabiam que a circulação de água é tão importante (ou mais) para os corais do que a luz (guardada as proporções, é claro). icon_yahoo

bem, enquanto o comentário polêmico acima é digerido, vamos a algumas fotos do progresso deste projeto que já está em sua terceira temporada... como o aquário de quarentena e seu sump necessitam de outro móvel, resolvi fazê-lo, essas são as fotos do novo gabiente.

iniciando a montagem:

Imagem

outra vista:

Imagem

com o tampo:

Imagem

outra vista:

Imagem

esta é a parte de baixo do tampo, resolvi revesti-la também:

Imagem

mais uma:

Imagem

Agora já e a parte superior do tampo:

Imagem

Móvel semi acabado - faltando só laquear as portas:

Imagem

Outra vista:

Imagem

Vista frontal:

Imagem

Mais uma com as portas abertas:

Imagem

Pra fechar:

Imagem

Fique antenado! icon_joia
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

#112 Mensagem por Euler_Kernighan »

Raphael Igor escreveu:Poxa Euler lí agora seu relato de odium, que merrrrr, me inspirei bastante no seu tópico para construção do meu marinho, principalmente pelo FVM, que eu adoro, mas enfim legal as mudanças que você fez, tenho certeza que ficará um aquário muito bom.

e quarentena infelizmente no marinho se torna obrigatório, justamente para evitar esses probleminhas de percurso.

abraço.

Tem razão Raphael, não tem nem o que contra argumentar... fui simplesmente a BURRADA do ano...

fique ligado que estou caminhando a todo vapor! icon_joia
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

#113 Mensagem por Euler_Kernighan »

feelipe escreveu:este esta prometendo em...
boa sorte na montagem Euler !

Valeu Felipe! Apareça sempre para ver e dar seus pitacos! Sugestões, Críticas e Reclamações são sempre bem vindas! (sério mesmo)
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

Circulação entre o TANQUE e o SUMP

#114 Mensagem por Euler_Kernighan »

Ainda no assunto circulação, deixem-me mostrar como tomei minhas decisões para CIRCULAÇÃO ENTRE O TANQUE E O SUMP:

Método de transferência: Caixa de Overflow

Tamanho da caixa de overflow:

Comprimento: 2,40m – 10cm menor que o comprimento do aquário – resolvi fazer tão extensa assim para “sugar” a maior área possível de “gordura” de superfície da água
Largura: 10cm – o suficiente para suportar uma flange grande
Altura: 14cm – levei em consideração a altura da flange, altura do sifão, e altura da caída de água entre o aquário e a caixa de overflow (para não criar ruídos).

Então, o a caixa de overflow terá 2,40m (comprimento) x 0,10m (largura) x 0,14 (altura) e será colada na parte superior do vidro traseiro do aquário.

Agora vem a parte chata, calcular o diâmetro do cano para determinado fluxo de água. Existem alguns métodos para fazer isso, todos eles utilizam como base a princípio de Bernoulli (não vou entrar nos detalhes para não cansar, caso queiram, enviem-me MP).

Resumidamente este princípio primeiro calcula a velocidade da água viajando livremente (sem pressão) e depois calcula a taxa de vazão da água com base na área de um determinado cano.

Na prática:

Volume do Aquário: 1200 litros

Fazendo as contas, optei por usar um cano com diâmetro interno de 1 polegada (ou 25,4mm), isso garantirá uma troca de água de 1970 litros por hora entre o aquário e o sump, ou seja, 1.7x o volume de água do tanque – me parece uma boa marca icon_joia

Para este cálculo utilizei os pontos destacados nesse figura:

Imagem

Bem, calculado a vazão da água que desce do aquário para o sump, tive que encontrar uma bomba capaz de subir todo esse volume de água de volta ao aquário.

Como planejo ter duas saídas para o retorno da água (isto envolve Ts, curvas, etc) e rodar alguns reatores, tive que optar por uma bomba com uma vazão superior à vazão de descida.

Seria fácil ir com qualquer eheim (1260, 1262, compact+ 5000) – eu realmente gosto e confio nestas bombas, porém, resolvi voltar à planilha de cálculos, rodar também o “Pump Head Loss Calculator”, e acabei concluindo que qualquer bomba entre 1300gph e 1800gph resolvem meu problema. icon_joia

Fiquem ligados!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

#115 Mensagem por Euler_Kernighan »

Pessoal,

Esqueci de avisar, desde o dia 26/março estamos rodando em modo "online", "ao vivo", "big brother", etc, etc, etc - the flashback is over!

clapping_02 icon-aplauder clapping_02
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#116 Mensagem por Raphael Igor »

icon_headstars não entendi, explica!

Euler_Kernighan

#117 Mensagem por Euler_Kernighan »

Raphael Igor escreveu:icon_headstars não entendi, explica!

ok??? A circulação ou o "on line"??? :-D icon_headstars icon_comemorando
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

ls_s1
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: magrelo
Data de Nascimento: 30 Out 1998

#118 Mensagem por ls_s1 »

não sei o nome desse ao certo:
Deve ser um lheater Umbrella

Euler_Kernighan

#119 Mensagem por Euler_Kernighan »

...continuando com o assunto circulação, só que agora focando em CIRCULAÇÃO INTERNA, nesse projeto eu gostaria de reproduzir três características das correntes marinhas.

Primeiro é a onda circular: para reproduzir aquele movimento circular que vemos quando um surfista está dentro de um tubo - algo parecido com isso:

Imagem

O objetivo NÃO é reproduzir este movimento na superfície da água, e sim na parte mais profunda.

Para fazer este tipo de movimentação da água, vinda do fundo do aquário para a superfície, utilizarei um "closed-loop" com saídas redirecionáveis, a movimentação ficará mais ou menos assim:

Imagem

O fluxo de água, é empurrado com uma inclinação de 45 graus por quatro saídas, a partir do fundo do aquário até uma altura de 63cm (altura do vidro do fundo do aquário até a superfície da água). A partir daí, este fluxo é defletido pela superfície da água, sendo empurrando para baixo, causando o movimento de rolagem e por conseqüência dissipando a onda circular no reef (rochas), similiar ao que se vê nas ondas que passam pelos reef naturais. Lembre-se, aqui eu não estou tentando replicar a agressividade da onda que se vê nos topos dos reefs, mas sim, aquele efeito circular das correntes marinhas encontrados a partir de 3m de profundidade.

O segundo é um tipo de onda mais calmo, que chamamos de corrente litorânea, que correm em paralelo a costa. Para simular este efeito, duas saídas do closed-loop terão seu fluxo levemente direcionado para ficarem quase em paralelo ao vidro dianteiro e ao traseiro. Como na imagem abaixo:

Imagem

Na imagem anterior duas saídas fazem o modo de "onda circular", enquanto outras duas saídas fazem o movimento de "corrente litorânea".

Imagem

Reparem no movimento da superfície, este movimento, em sentido horário ficará ativo alternadamente por 4 horas. Nas outras 4 horas, o movimento será anti-horário:

Imagem

e

Imagem

O Terceiro tipo, é a onda mais agitada (meio que caótico): aquelas ondas "sem muita forma", altas, baixas e desformes, mais ou menos assim:

Imagem

Este tipo de onda vou conseguir quando ao mesmo tempo, tanto as quatro saídas dianteiras, quanto as quatro traseiras do closed-loop estiverem ativas (isso pelo período de uma hora / 5 horas por dia).

A captação de água para o closed-loop será da seguinte forma:

Imagem

Com isto, consigo "pegar" água das extreminadas mais profundas e distriibui-las por todo o aquário, causando os efeitos que quiser, além de ajudar na oxigenação, troca de gases e suspensão de detritos.

É isso aí, com isso espero ter fechado minha estratégia para circulação interna do aquário. Na minha abordagem, o closed-loop foi a melhor solução, além de eficiente, esteticamente se adequa perfeitamente ao meu projeto, como disse lá atrás no primeiro post desse tópico, queria evitar as 'powerheads'.

Por favor, não me entendam mal, não tenho nada contra a powerheads independente da marca. Acontece que para esse projetão, o closed-loop se saiu melhor (pelo menos na minha cabecinha).

Abs e vamos em frente!
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Euler_Kernighan

#120 Mensagem por Euler_Kernighan »

...fiquei devendo uma ilustração de como será o movimento da água do tanque para a caixa de overflow - vejam como uma caixa tão extensa quanto o tanque faz diferença, é possível "sugar" toda a superfície da água e suas impurezas:

Imagem
---
Euler Kernighan
NON DVCO DVCOR

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”