Elder Luis escreveu:Euler, vc me permite algumas perguntas e considerações?
sem dúvida nenhuma, hoje e sempre!
Elder Luis escreveu:O que aconteceu exatamente para essa redução drástica? Vc poderia comentar para matar a curiosidade?
sabe, realmente parece que foi drástica, mas só foram removidos o mudário e o refúgio; o restante continua o mesmo, o sump até cresceu...rs****
posso comentar sim! dois fatores de peso contribuiram para esta mudança:
1o. com 70% - morte dos peixes e corais, confesso que fiquei bem desgostoso
2o. com 30% - vou ser papai e resolvi além de deixar um espaço vago para tranqueiras, ganhar "tempo oscioso", já que vou precisar
Elder Luis escreveu:Sobre o Sump, eu faria um pouco diferente:
a) primeira para água vinda da caixa de overflow, onde colocarei dois shark bags
b) terceira para skimmer
c) segunda onde colocarei os aquecedores
d) quarta para reatores, frags e qualquer outra coisa
e) quinta para retorno
Sobre circulação, o ideal seria MP40 dependendo do tipo de corais que vc vai colocar. Aliás, qual recalque vai usar? Pq pra vc é ruim o sump ficar debaixo do tanque? Estando próximo assim vc judia menos do recalque. Vai usar led ou T5?
Sugestão do sump anotada - agora vou quebrar a cabeça.
Quanto a circução, talvez a mp40 seja "fraca" para este tamanho de tanque - e quero levar a frente aquele negócio de fazer um closed-loop. Quanto ao recalque, fiz umas contas para usar uma bomba capaz de retornar a água em dois pontos diferentes, além de alimentar alguns reatores. Vou usar uma atb.
O sump debaixo do tanque implica em ficar ajoelhado no chão, e para mim esta é uma péssima posição, por conta que já fui atropelado três vezes quando era mais novo, e agora estou tendo que pagar a conta... sei que é melhor pro recalque, mas detona ainda mais meus joelhos... rs***
olha, minha intenção inicial era T5 - até comprei reatores de primeira qualidade, da IceCap, depois mudei para HQI+T5, e agora vou testar algumas de LED e ver no que dá.
Como você planejou a circulação do seu tanque, interna e de recalque?
abs!