🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Camarão bailarino

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Alexandre Pinhaneli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 06 Nov 2010, 21:33
Apelido: alex_1984
Cidade: Americana, SP
País: Brasil
Localização: Americana, SP

Camarão bailarino

#1 Mensagem por Alexandre Pinhaneli »

Pessoal,

Estou ciclando meu nano reef há mais de um mês, e ainda não tem corais e muito menos peixes. Na última semana coloquei um camarão bailarino, já que estavam brotando aiptasias sem parar das rochas vivas. Até então só havia uns 3 mini-paguros e uns 3 turbo-snails.

Em relação as aiptasias, foi um sucesso. Em menos de 24 horas não restou mais nenhuma. Mas agora tenho duas dúvidas:

1) Eliminadas as aiptasias, o que ele vai comer? Lembrem-se que trata-se de um nano (13 litros), ainda sem peixe e corais, onde portanto a carga de alimentos disponíveis é bem baixa. Em resumo: ele se vira, da mesma forma que os paguros e os snails, ou preciso alimentá-lo de alguma forma?

2) Percebi que depois coloquei o camarão os snails começaram a aparecer caídos, virados para cima (eles não conseguem voltar í posição normal sozinhos). E hoje peguei o bailarino no "flagra": ele ficou puxando um snail que estava numa rocha viva, até que ele caísse... Vocês já observaram esse comportamento? É assim mesmo?

Agradeço demais a ajuda!

Abraços!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Camarão bailarino

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bailarinos se viram com as sobras dos alimentos. Vc pode oferecer pequenos pedaços de camarão tbem.

O problema deles é q nem sempre sao totalmente reef-safe e eventualmente podem predar algum coral.... é meio loteria.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 20 Dez 2009, 21:11
Apelido: Viude
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Camarão bailarino

#3 Mensagem por Gustavo Viude »

Acho que eu alimentaria com lascas de sardinha congeladas, são muito ricas em ômega 3!

Mas não coloque muito, apenas um pedaço pequeno que possa ser consumido em uma noite, se sobrar, recomendo retirar para lhe trazer problemas.

Outra coisa, camarão é um animal carnivoro, que pode predar qualquer outro companheiro de ambiente caso não seja alimentado adequadamente.

Boa sorte!

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Camarão bailarino

#4 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Eu alimentava o meu assim,pequei uma varinha essas tipo de pipa,fiz um corte na ponta, colocava ração nesse corte da varinha e levava na toca dele,,ele saia que nem louco e comia tudo!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

dletieri
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 302
Registrado em: 30 Ago 2010, 23:29
Apelido: Daniel
Cidade: Araraquara
País: Brasil
Localização: araraquara, sp

Re: Camarão bailarino

#5 Mensagem por dletieri »

Eu dou regularmente camarão pro meu... (camarão pro meu camarão... kkkk)
Ração serve... Ele bem alimentado não deve incomodar mais ninguem não...
Evolução do meu reef --> Letieri`s First Reef

Nosso aquario é um pedacinho de algo maravilhoso que Deus criou, que mantemos em um pedacinho de nossas vidas...

leandro moreno
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 94
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:29
Apelido: ofiuros
Localização: rio de janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Camarão bailarino

#6 Mensagem por leandro moreno »

Camarões comem de tudo um pouco, tente mantê-los alimentados com comidas que cheguem ao fundo, não só restos.
Um abraço;
Leandro
LEANDRO
21 98784-7528 CELULR
E-MAIL: ESCAMASECORES@GMAIL.COM

Alexandre Pinhaneli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 06 Nov 2010, 21:33
Apelido: alex_1984
Cidade: Americana, SP
País: Brasil
Localização: Americana, SP

Re: Camarão bailarino

#7 Mensagem por Alexandre Pinhaneli »

Sobre os snails, o interessante é que o bailarino não ataca depois de derrubá-lo. O prazer dele é simplesmente derrubá-lo do vidro...

Obrigado então pelas dicas de oferecer ração ao camarão. Mas como nunca fiz isso, não tenho a mínima idéia da quatntidade e da frequência. O que vocês acham?

Obrigado!

Avatar do usuário
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 199
Registrado em: 20 Dez 2009, 21:11
Apelido: Viude
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Camarão bailarino

#8 Mensagem por Gustavo Viude »

Sobre a lasca de sardinha... é um ótimo alimento, mas coloque um pedaço bem pequeno e deixe-o apenas durante uma noite... se não tiverem comido tudo, retire a sobra do aquário para não te criar problemas.

Eu coloco uma vez por semana, apenas. No restante dos dias eles se alimentam dos restos...

Alexandre Pinhaneli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 06 Nov 2010, 21:33
Apelido: alex_1984
Cidade: Americana, SP
País: Brasil
Localização: Americana, SP

Re: Camarão bailarino

#9 Mensagem por Alexandre Pinhaneli »

Pessoal,

Testei ração e pedaços de camarão, e ele pegou os dois na boa. Mas estou com sérias dúvidas sobre a quantidade e a frequência. Tenho medo tanto de deixar o bichinho com fome quanto de superalimentar e com isso prejudicar os parâmetros.

Considerando que o aqua está ciclando, e ainda não tem peixe nem coral (e portanto não tem "restos"), como vocês acham que devo proceder em termos de quantidade e frequência?

Obrigado!

artrcf
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1483
Registrado em: 10 Out 2010, 16:57
Apelido: Arthur
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte-MG
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Camarão bailarino

#10 Mensagem por artrcf »

Eu dou comida pro meu Stenopus uma vez por semana...Já vi muitos relatos de bailarinos comendo corais...Cuidado...
-

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 217
Registrado em: 04 Dez 2010, 13:27
Apelido: Ricardo
Cidade: Matão sp
País: Brasil5

Re: Camarão bailarino

#11 Mensagem por Ricardo Benfatti »

eu tratava o meu com ração uma vez por dia!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Camarão bailarino

#12 Mensagem por DanielFroes »

Alex, estou em situação parecida com a sua, tenho 2 bailarinos, equipe de limpeza e 3 corais, mas não tenho peixes ainda.
Estou alimentando eles com ração granulada, dou 1 ou 2 grãos (2-3mm) pra cada camarão, a cada 2 ou 3 dias.
Essa semana reparei que um snail estava sendo atacado por um camarão e um monte de paguro (uma briga danada pra ver quem ia comer), verifiquei que ele já estava morto, então deixei eles comerem. Não sei a causa da morte, espero que não tenha sido um camarão esfomeado.
Como seu aquário é muito pequeno, eu não arriscaria muita comida, seus parâmetros podem mudar rapidamente. Quando tiver uns peixes deve facilitar, pois sempre sobra um pouquinho de ração, aí os camarões vão ter o que comer com esses 'restos' e você poderá alimenta-los com menos frequencia, tipo uma vez por semana.
Achei interessante a idéia do Ricardo, eu já dei comida pros meus na mão, mas eles comeram pouco e logo começaram a beliscar minha mão deixando a ração de lado hehehe. Vou cortar um palito desses de comida japonesa para alimentar os meus, assim fica mais garantido que eles peguem a ração sem deixar restos. Quando eu jogo ração com a bomba de circulação ligada as vezes a ração passa pela bomba e vira farelo...

Alexandre Pinhaneli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 06 Nov 2010, 21:33
Apelido: alex_1984
Cidade: Americana, SP
País: Brasil
Localização: Americana, SP

Re: Camarão bailarino

#13 Mensagem por Alexandre Pinhaneli »

Daniel, valeu pelas dicas. Reparei que o camarão tenta derrubar o snail do vidro ou das rochas, mas quando consegue ele não ataca em seguida. Parece que a intenção dele é apenas derrubar, deixar o snail morrer sozinho (por não conseguir se desvirar) e aí sim comer o bicho morto. Minha dúvida é se esse é um comportamento normal ou se era um "último recurso" por não estar se alimentando corretamente.

Aproveitando, uma pergunta sobre o seu aquário: naquele filtro Atman, você deixou todas as mídias, inclusive o perlon? Estou em dúvida se tiro ou não o perlon no meu, algumas pessoas usam, já outras dizem que ele acaba segurando muito coisa que seria útil para a biologia do aqua.

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Camarão bailarino

#14 Mensagem por DanielFroes »

Também tive essa dúvida sobre o perlon, mas eu estou mantendo o refil (com perlon e carvão) do próprio filtro e trocando ele uma vez por mês (na verdade meu aquário nem fez 2 meses ainda, só troquei uma vez). Neste filtro eu tenho 1 litro de siporax mini e 100ml de purigem além do refil. Para caber isso tudo eu tirei uma placa preta de plastico que servia para criar biologia (com siporax não vou precisar dela).

Como sou novo no aquário marinho também, não sei te dizer se é uma boa idéia, mas no começo eu acho que foi bom, em 1 mês o perlon saiu um bocado sujo, principalmente das primeiras algas que apareceram nas rochas e eu tirei com uma escovinha, com o aquário mais estabilizado posso até pensar em tirar ele, mas vou deixar por mais uns meses antes de decidir. Outro motivo para eu deixar ele é que este filtro tem um coletor de superfície, então qualquer sujeira que cai e fica na superfície acaba parando lá no perlon.

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”