🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Montando um Red Sea Max 250

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Felipe Vanelli
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Felipe
País: Brasil

Montando um Red Sea Max 250

#1 Mensagem por Felipe Vanelli »

A alguns anos ja possui um aquario marinho, o qual depois de montado e completamente ciclado acabei vendo meu sonho literalmente indo por água abaixo quando simplesmente por má qualidade do silicone ou até mesmo pela maneira errada de colar a parte da frente do vidro simplesmente descolou quase que por completo. La se foi todo o aquario. Apesar do fato ocorrido nunca desesti de ter um novo aquario marinho, contanto que tivesse plena certeza que não ia ter novas surpresas.
Como em minha região não há nenhuma loja especializada no assunto e nem nada que se aproxime disso comecei a estudar as melhores opções. Depois de ver vários modelos de aquário acabei optado pelo Red Sea.
Deixando a história de lado, vamos ao que interessa...

Red Sea Max 250 - 250 litros total
Skimmer Red Sea (Ja incluso no aquario)
6 lâmpadas T5 (Ja inclusas no aquario)
30 Kgs de aragonita 3mm
40kgs de sansibar

O aquario esta montado a uma semana e foi cheio com água natural, no dia segunte da montagem conferi os parametros e estavam todos zerados, densidade certa e apenas o PH que estava um pouco baixo, em torno de 7,9.
Hoje, uma semana depois, acabei encontrando problema justamente com o que não esperava, a temperatura, apesar de morar na região serrana, o aquário é bem abafado e tem além da iluminação tres bombas grandes para ajudar esquentar, mas isso vou ter que resolver colocando um chiller, não vou ter outra saida. Apesar do probleminha com a temperatura, a amônia permanece zerada, o nitrito também, só o nitrato que deu uma leve variação, da para perceber que não está zerado na escala de cores mas também não chega a 10ml/L e apareceram alguns pontos de algas marrons.

Em breve se alguem me explicar como fazer posto fotos...

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Montando um Red Sea Max 250

#2 Mensagem por Matias Gomes »

viewtopic.php?f=34&t=2451
viewtopic.php?f=34&t=3144
viewtopic.php?f=34&t=145
as dicas de como colocar foto são esses toipicos
não tem como vc colocar alguma ventilação na tampa?
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Felipe Vanelli
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Felipe Vanelli »

Matias ele possui 4 coolers nas T5, que são completamente isoladas, pórem ficam muito próximas da água. Quando a tampa é fechada a distância entre a água e a tampa é minima, pelo que pude testar aqui esse é o grande vilão desse não resfriamento da água. O aqua também já possui dois coolers direcionados antes do retorno no sump para resfriamento, que por sinal, não dão conta do recado. Os coolers só abaixaram a temperatura em meio graus. Pelos testes que realizei aqui ele completamente fechado e aceso está ficando numa temperatura entre 30º e 31º sem os coolers. Acho que não vou ter como fugir do resfriador não pois o clima aqui não está quente e mesmo assim está esquentando dessa maneira. Por enquanto estou deixando ele com a tampa aberta e apagado, assim a temperatura está se mantendo mais baixa, 27º a 28º. Devo ir ai rio comprar o chiller amanhã.

Abraço

sidney-pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: sidney-pereira
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por sidney-pereira »

Tudo bom? Esse aqua promete icon_clap , vai atualizando as fotos....
Nossa como um aquário tão caro e tão estudado e projetado pode ter problemas? Em que região foi projetado para trabalhar com a temperatura correta? Alasca?rsrsrsrsrs .
Mas de qualquer forma é muito bonito. Parabéns e coloca as fotos.......
Reef Cauezinho II:

Imagem

Felipe Vanelli
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Felipe Vanelli »

Tudo bem Sidney... o que pude ter certeza pensando da mesma forma que pensou é que foi projetado para trabalhar com um chiller rsrsrs... mas ele possui uma coisa que não agradou além desse aquecimento, o skimmer dele é completamente submerso no sump traseiro e o nivel de água é o mesmo dentro e fora do skimmer, sendo assim quando a água evapora o nivel das bolhas no pescoço do skimmer também abaixa e quando o aquario trabalha com o nível de água no máximo acaba entrando água pelo pescoço do skimmer e deixando pouco espaço para espumar. A noite vou tentar postar as fotos, não tenho da montagem sem água, mas tenho uma dele vazio ainda.
Abraço

Alexandre_Cardoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Alex

#6 Mensagem por Alexandre_Cardoso »

Felipe, tenho um desses rodando a quase um ano.

Fiz algumas adaptações, inclusive a instalação de uma ventoinha na tampa para melhorar a questão da temperatura. Caso queira me avisa que coloco as fotos.

Grande abraço.
Alexandre.

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Felipe Esteves

#7 Mensagem por Felipe Esteves »

Deixa a tampa aberta uns 2~3cms.
Tenho feito isto no meu boyu e nunca mais passou de 27.

sidney-pereira
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: sidney-pereira
Recebeu Curtir: 1 vez

#8 Mensagem por sidney-pereira »

Realmente todos esses aquários BOYU, RED SEA,,,,,,,tem que fazer as adaptações. Em um país como o nosso realmente é necessário pensar em um sistema de resfriamento, mas aí tá a parte legal para todo o aquarista rsrsrsrs ,,,,,,O DESAFIO ,,,,,,sem ele não teria graça,,,,,,,um grande abraço e posta as fotos para apreciarmos.
Reef Cauezinho II:

Imagem

Alexandre_Cardoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#9 Mensagem por Alexandre_Cardoso »

Sequestrando o tópico.... giveup

Segue a foto da adaptação na tampa. Ela fica do lado onde a agua retorna do skimmer e passa para o retorno ao display onde fica a bomba de maior vazão.

Imagem

Grande abraço.
Alexandre.

DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Daniel Froes

#10 Mensagem por DanielFroes »

Por um tempo tive este aquário como sonho de consumo, ele é realmente muito bonito! Mas, por ter alguns problemas como você relatou, tenho dúvidas se compraria realmente um plug and play. Mas este acredito que seja um dos melhores.

Aproveitando o assunto da temperatura e adaptações, eu tenho uma idéia a algum tempo sobre uma "engenhoca" para esfriar a água do aquário mas não faço idéia se daria certo. Como ainda nem tenho aquário marinho, e também sou péssimo com essas invenções, então não tenho previsão de testar a idéia, mas vou contar a idéia, vai que é boa e eu to perdendo a oportunidade de compartilhar. :-D

Vocês conhecem as "Pastilhas De Peltier"? Ta cheio delas a venda na internet (mercadolivre tem) e com várias utilizações. Não sei muito sobre elas, mas do pouco que já li, vi alguns resultados MUITO interessantes. Dêem uma pesquisada na net para ver mais detalhes, mas de forma resumida, estas pastilhas ligadas a uma corrente elétrica gera aquecimento em um dos lados, e resfriamento do outro. Alguém sabe se ja tentaram utilizá-las para resfriar a água do aquário?

A idéia é utilizar o lado frio da pastilha, com um dissipador e um cooler, para esfriar a temperatura de um ambiênte, no caso, a parte interna da tampa do aquário (desses plug and play). Quanto menor e mais isolado for este ambiente, melhor o resultado, pois haveria um acumulo de temperatura. O problema da tampa "manter" a temperatura passaria a ser uma vantagem, quanto mais a tampa puder manter a temperatura, melhor. Já o outro lado da pastilha, o lado que esquenta, deveria também receber um dissipador e cooler para mandar para fora o calor gerado, isso vai esquentar o ambiente, mas sendo um ambiente grande (um quarto ou sala), acredito que não seria um problema, se não me engano, a placa não é tão forte assim, em um ambiente grande não faria grande efeito, uma geladeira ou um chiller também esquentam certo?

Li sobre pessoas que utilizaram para fazer adegas climatizadas, onde em um ambiente pequeno e bem isolado, a temperatura ficava abaixo de zero (claro que a tampa de um aquário não é tão isolada). E li também pessoas que utilizaram em ambientes abertos, e a temperatura subiu mais do que esfriou, então acredito que seja vantajoso apenas em ambientes pequenos e fechados, talvez funcionando nesses aquários plug and play por terem tampa.

Em aquários com SUMP eu acredito que uma melhoria da idéia também poderia funcionar, li sobre alguns casos onde foram utilizadas várias placas empilhadas melhorando muito o desempenho. Uma coisa que ainda não analisei, até porque não sou bom no assunto, é sobre o consumo, se valeria a pena. Mas as pastilhas em sí são até baratas (perto de um chiller hehehe), já o consumo teria que analisar.

Bom, tem bastante coisa na internet sobre estas placas/pastilhas, uma das primeiras notícias que tive sobre está placa foi com meu irmão que me contou sobre um refrigerador USB, você liga no computador, e ele mantem sua latinha geladinha hahaha. Procurem vídeos no youtube também, tem algumas demonstrações interessantes.

Se der certo me ensinem a fazer! hahaha

Felipe Vanelli
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por Felipe Vanelli »

Sobre o resfriamento até a chegada do chiller estava deixando a tampa aberta como nosso amigo tinha aconselhado e estava mantendo a temperatura baixa, agora com o resfriador a temperatura fica constante.
Depois das algas marrons terem tomado conta de repente e na mesma velocidade terem desaparecido estou povoando o aquário, coloquei alguns corais, um trumpet bicolor, um leather devil's hand e um frogspranw; uma anêmona buble green, uma casal de true percula e alguns mini pagurus.
A anemona com poucos dias se dividiu mas os palhaços nem perto dela passam. O leather trocou a pele e o frog está dividindo uma das bocas, o trumpet está com cores bonitas.

A unica coisa que ainda estou com dificuldade é para regular o skimmer dele pois ele tem o mesmo principio de funcionamento do Prizm porém pelo que li a respeito o prizm tem que ser regulado através da regulagem de fluxo de água que ele tem, mas o que vem no red sea max não tem essa regulagem, só a do ar.

Estou postando algumas fotos mas desculpem a sombra e a qualidade pois foram tiradas do celular.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Alexandre_Cardoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#12 Mensagem por Alexandre_Cardoso »

Fala Felipe, bacana a montagem.

Sobre o skimmer eu posso ajudar. Vamos lá...

Qual bomba vc esta usando a Hydor ou a Sicce?

O segredo deste skimmer é manter o nível de água constante no sump, uma vez regulado vc esquece ele. Depois que instalei o controlador de nível da Tunze, regulei o bicho e apenas faço limpeza do copo a cada 3 dias.

Aqui demorou bastante para ele começar a espumar bem mesmo, acho que não tinha o que retirar.

Outra coisa que fez muito bem pra ele foi retirar todas as esponjas pretas, mas vc tem que fazer isso depois que ele parar de fabricar micro bolhas.

Uma pergunta pra vc. Pretende criar SPS nele?

Um grande abraço.
Alexandre.

Felipe Vanelli
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#13 Mensagem por Felipe Vanelli »

Alexandre estou usando a bomba que veio no aquario para ele, se não me engano vem com a marca red sea mesmo, o skimmer não é o Prizm é o que vem no aquário red sea max 250 ele tem uma regulagem na altura do pescoço e a regulagem de entrada de ar. A melhor regulagem que consegui até agora foi levantando todo o pescoço e abrindo bem o ar. Eu ja comprei um controlador de nível porque isso muda completamente a regulagem dele.

Abraço
Felipe

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”