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Cimento é TOXICO???

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dletieri
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Cimento é TOXICO???

#1 Mensagem por dletieri »

Galera!

Vou fazer uns reparos no muro do meu terreno no proximo fds e pensei em uma coisa...

Cimento normal de construção, depois de muuuuuuuuuito bem "lavado" (tipo, um mês trocando agua, por ex...) pode ser usado para fazer RV, ou mesmo depois de este tempo lavando talvez ainda tenha alguma coisa toxica?

Será que rola? Mais uma besteira icon_frusty ???

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Re: Cimento é TOXICO???

#2 Mensagem por guilherme.gimenez »

Cara,pelo oque eu sei eleva muito o Ph.
Pode ser muito dificil pra descer depois.

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RicardoMiozzo
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Re: Cimento é TOXICO???

#3 Mensagem por RicardoMiozzo »

Cimento comum para construção civil, tipo "portland" é tóxico. Rochas construídas com esse material deveriam ser curadas durante muito tempo (o recomendável seria cerca de 6 meses no ambiente natural - mas isso deve ser proibido, é claro).
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Re: Cimento é TOXICO???

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Do nosso amigo Alex Correa

Cimento:
Um estudo básico sobre os tipos de cimento encontrados no mercado pode esclarecer-nos melhor sobre as aplicações adequadas para cada um deles. Existem vários tipos de cimento portland disponíveis no mercado (dados segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland):

1) Cimento Portland Comum (CP I)
a. CP I – Cimento Portland Comum
b. CP I - S – Cimento Portland Comum com Adição.
2) Cimento Portland Composto (CP II)
a. CP II - E – Cimento Portland Composto com Escória
b. CP II - Z – Cimento Portland Composto com Pozolana
c. CP II - F – Cimento Portland Composto com Fíler
3) Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
4) Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
5) Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
6) Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
7) Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
8) Cimento Portand Branco (CPB)

Portland não é a marca do cimento, e sim o termo que identifica o material. Os tipos de cimento portland se diferenciam basicamente pelas proporções de clínquer, que defini-se por: calcário e silicato semifundidos e aglutinados que se obtém o cimento pelo processo de moagem. Também se diferenciam de acordo com as proporções de sulfatos de cálcio, material carbonático e outros aditivos (escórias, pozolanas, calcário). Esses materiais são acrescentados durante o processo de moagem. Além disso, ainda podem diferenciar-se em função das propriedades inerentes, ou seja, que estão ligadas de forma inseparável (ex.: alta resistência inicial e cor branca).

• Cimento Portland Comum:
O cimento portland comum apresenta normalmente dois tipos: O primeiro não contém aditivos, a não ser o gesso, que funciona como retardador da pega. Já o segundo tipo, contém aditivos na ordem de 5% de material pozolânico em massa. Ambos são recomendados para o uso nos serviços de construção geral, onde não existem exposição a sulfatos do solo ou águas subterrâneas.

• Cimento Portland Composto:
Esse cimento é modificado para gerar calor de hidratação numa velocidade menor que o cimento portland comum. É especialmente formulado para uso em estruturas maciças de concreto em que o volume é grande, com uma superfície relativamente pequena. Além disso, esse tipo de cimento apresenta uma resistência moderada aos sulfatos presentes no solo. É recomendado para o uso em argamassa, concreto simples, armado e protendido, assim como elementos pré-moldados e artefatos de cimento.
Ainda existem 3 subtipos do cimento portland composto, apresentando respectivamente adições de: material pozolânico, escória granulada de alto-forno, e de material carbonático (fíler, que é um material incolor e sólido, utilizado como diluente de pigmentos). O primeiro tem como resultado um produto mais impermeável, e com isso mais durabilidade. Normalmente empregado em obras civis de maneira geral, inclusive subterrâneas, marítimas e industriais. O segundo apresenta melhor combinação entre as qualidades de resistência e baixo calor de hidratação, sendo também recomendado para estruturas expostas a sulfatos. O terceiro subtipo é utilizado em aplicações mais generalizadas, como por exemplo: elementos pré-moldados, artefatos, pisos e pavimentos.

• Cimento Portland de Alto-Forno:
Apresenta baixo calor de hidratação e maior impermeabilidade e durabilidade. É também resistente a sulfatos, apresentando alta resistência í expansão. É normalmente utilizado em construção de barragens, peças de grandes dimensões, fundações de máquinas, pilares, canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, pavimentação de estradas e pistas de aeroportos.

• Cimento Portland Pozolânico.
Também usado em situações que necessitam grandes volumes de concreto, apresentando baixo calor de hidratação. Esse cimento é notável pela sua durabilidade e resistência mecânica í compressão. É especialmente indicado em obras expostas í águas correntes e ambientes agressivos por longos períodos de tempo.

• Cimento Portland de Alta Resistência Inicial:
Esse tipo de cimento é utilizado em ocasiões em que necessita ser manuseado em um relativo curto espaço de tempo após a mistura do produto com água. A sua resistência a pressão após 1 dia de idade é de 26MPa, e de 53 MPa aos 28 dias, superando os valores normativos que ficam em torno de 14 MPa em 1 dia, 24MPa em 3 dias, e 34 MPa em 7 dias. O desenvolvimento de tais propriedades é atingido através de dosagem diferente de calcáreo e argila na produção do clínquer, além de uma moagem mais fina durante a sua produção. É recomendado para o preparo de concreto e argamassa na produção de blocos para alvenaria, blocos para pavimentação, tubos, meio-fio, mourões, elementos arquitetônicos pré-moldados e pré-fabricados.

• Cimento Portland resistente a sulfatos:
Os 5 tipos: CP I, CP II, CP III, CP IV e CP V- ARI podem constar nessa categoria, contanto que apresentem pelo menos uma das condições exigidas, estando de acordo com a norma NBR 5737. Utilizado em obras onde as estruturas do cimento serão expostas aos meios agressivos sulfatados, normalmente como: rede de esgotos, de águas ou industriais, além de água do mar e alguns tipos de solos.

• Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação:
Os tipos de cimento seguidos da cigla (BC) se enquadram nessa categoria. Basicamente esse tipo de cimento tem a propriedade de retardar o desprendimento de calor em grande estruturas de concreto, onde são evitadas fissuras de origem térmica, devido ao calor que ocorre durante a hidratação do mesmo.

• Cimento Portland Branco:
A cor do cimento branco é obtida com o uso de matéria prima com baixos teores de principalmente óxido de ferro e manganês (Cr2O3, menos que 0.003%, Mn2O3, menos que 0,03% e Fe2O3 menos que 0.35%); resfriamento e moagem, especialmente condicionadas; e principalmente na substituição de caulim ao invés de argila. O índice de brancura almejada é maior do que 78% .
É subdividido em 2 categorias: estrututal e não estrutural. O estrutural apresenta classe de resistência 25, 32 e 40, sendo que não estrutural não apresenta números indicativos de resistência e são normalmente utilizado em rejuntamento de azulejos.
O cimento branco apresenta aparência de cor bem semelhante ao de rocha vivas secas, constituídas de material calcário. Por esse motivo pode ser mais atraente do que uma estrutura contendo cimento cinza comum, para alguns aquaristas. Na verdade, após serem povoadas por algas e outros organismos, essas diferenças estéticas serão pouco válidas.

Existe a possibilidade do uso de material anti-mofo na composição do cimento branco, e logicamente esse deve ser evitado para a construção das rochas vivas artificiais. Tal informação do aditivo deveria estar presente na embalagem do cimento, mas isso nem sempre acontece ou pode ser completamente confiável. A maneira mais precisa de verificar seria então requerendo um relatório por escrito da empresa que fabrica e/ou embala o produto.

O Cimento Portland Comum, juntamente com o Cimento Portland Composto e o Cimento Portland Branco estrutural são os mais encontrados no mercado, sendo então os 3 tipos de cimentos mais utilizados na fabricação de rochas vivas artificiais nos sistemas marinhos caseiros, apesar de tecnicamente não constarem como as melhores opções, diante das recomendações de uso analisadas anteriormente. Nas circunstâncias normais encontradas em sistemas marinhos caseiros, até o presente momento apresentam papel relevante, sendo usados sem maiores problemas. Portanto ficam aqui as definições gerais de cada tipo de cimento como referência, para possivelmente experimentarmos em futuros projetos.

Imagem

Diferença de granulometria entre cascalhos comercializados: aragonita (acima, esquerda) e corais ̸ conchas peneiradas.

Materiais para a mistura com cimento.
Os materiais básicos que deveriam ser utilizados na mistura com o cimento para a produção das rochas artificiais seriam preferivelmente calcários naturais (rochas vivas secas, aragonita, halimeda, pedaços ̸ cascalho de coral moído, areia calcária). Esses materiais podem ser usados em conjunto, auxiliando diferentes tamanhos de granulometria e textura para oferecer um visual mais natural ís rochas (ex.: cimento X pedaços de corais X aragonita) . Materiais inertes como: isopor, plástico e PVC podem ser utilizados para enchimento e/ou reforço em estruturas mais complexas, funcionando como possíveis alternativas.

Com esses materiais temos a certeza de que quimicamente, após curtidas em água doce, as rochas estarão seguras para o uso em sistemas marinhos. Assim sendo, as funções naturais das rochas vivas em nossos aquários serão alcançadas, proporcionando não somente área para nitrificação, como também para desnitrificação, que ocorre em menor escala nas partes interiores das rochas, dependendo do tipo estrutural.


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dletieri
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Re: Cimento é TOXICO???

#5 Mensagem por dletieri »

Legal!
Então pelo que eu entendí a única coisa é que eu devo deixar ela curar bem em agua doce.... é isto? Vou deixar um ou dois meses de molho, em um balde perto do tanque.. aí vou trocando a agua...

Eu nem preciso de muitas rochas, mas quero uns formatos diferentes... que facilitem a colocação de algumas mudas de corais... E vou fazer umas bases também...

Na casa nova (que estou orando para que saia no proximo ano!!!) eu pretendo ter um aqua maiorzinho... Em "L"... Dividindo uma sala... Aí se estas rochas ficarem boas, talvez eu comece a produção e cura pensando em colocar no aqua novo... (daria pra deixar todas elas na caixa d'agua, aí conforme vão usando a agua na obra, vai "limpando" as rochas.... é uma boa, né!).

Muito obrigado Gulherme, Celso e Ricardo!
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Re: Cimento é TOXICO???

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

Da uma olhada no aquario do Carlinhos .... ele usa argamassa a piso sobre piso interno

Imagem

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Re: Cimento é TOXICO???

#7 Mensagem por André Fonseca »

O saudoso Luiz Ferandes (carinhosamente apelidado de Bin Lazaris) de Itajaí estava fazendo RVs com cimento e aragonita, mas acho que era o "branco"...

Deixou um tempo de molho na água, depois montou um aqua e parecia estar indo muito bem!!!

Não lembro se ele chegou a colocar Sal Grosso, mas tem um pessoal usando o cimento portland e sal grosso, na proporção de 1Kg de cimento para 400g de sal, mais 300g de conchas moidas pequenas e 100g de conchas grandes...

Ele deixou as Artificiais maturarem assim...

Imagem

E tem um pequeno relato:

"Naquelas caixas que mostro na foto, têm 140Kg de rochas artificiais, curadas 45 dias em água doce com muita troca, e depois colocadas ali em +- 600 litros d´água que sai da minha TPA, com circulação e skimmer.

Coloquei também lá dentro algumas pedras (vulcânicas) com algas e muita biologia que veio com elas, para auxiliar no processo de maturação.

Não tem nenhuma "RV" e nenhuma rocha vulcânica lá dentro já com algas pink de propósito, para não auxiliar na formação delas entendes. Não tem adição de Ca muito menos reator. Só a água que sai da minha TPA mesmo. Quero fazer a coisa mais próximo ao natural possível, e usando o mínimo de recursos externos (coleta na natureza).

Isso já tem uns 60 dias e estou fazendo um "mapa" sobre o que está acontecendo com elas e quero sim, montar um áqua e usar só rochas artificiais e ir postando a evolução.

Agora, pegar um pacote de rocha artificial feita a base de cimento e colocar diretamente no áqua, É CAIXíO MESMO. Quem fizer isso está arriscado a perder tudo sim..."

Daniel,

Se vc não tiver esse espaço disponível, mas tiver aquelas "descargas com reservatório" de água, e não aquelas que possuem válvulas e usam a água direto do "cano", vc pode colocar as rochas nesse reservatório e, a cada uso da descarga, suas rochas vão sendo "lavadas"...
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Re: Cimento é TOXICO???

#8 Mensagem por dletieri »

huahuahuahua....

André, pensei na mesma coisa... COmo preciso de algumas coisas pequenas pra formar o que eu quero, era lá mesmo que eu estava pensando em colocar... Do lado do tanque é uma outra opção... Já que não tenho pressa, vai bem também....

Pro aquario novo, como eu havia comentado... se eu achar que vale a pena.... Aí eu deixo na caixa d'agua da casa, sobre a lage... e eqto vai gastando a agua vai lavando.... Vamos ver....

Valeu! Mto interessante o esquema que ele fez com a agua de tpa...
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Re: Cimento é TOXICO???

#9 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Na minha experiência com rochas artificiais, indico colocar o sal grosso somente na hora de colocar a massa nos moldes ou por cima do cascalho, não junto (misturado) a massa. Isto (sal) retarda o endurecimento e torna a rocha muito quebradissa.

Abraço
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Re: Cimento é TOXICO???

#10 Mensagem por Alex Correa »

http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... e-uso.html
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... so_18.html
http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... e-uso.html

Se tiverem como esperar estarei postando a quarta parte do artigo brevemente no blog. Faltam 4 partes.
Preciso seguir o acordo com a revista e esperar a publicação em papel, primeiramente.
Por favor me perdoem pela demora, mas tenho que manter minha palavra.

Simples dicas:
Evitem conchas e sal grosso.
Cimento com cascalho de coral e/ou aragonita foi o melhor opção de mistura encontrada em minhas experiências.
Maturar em água doce por 60 dias, processo mandatório.
Colocar em água salgada e observar o pH com trocas de água parciais.

Divirtam-se!
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Alex Correa.
Seleção natural representa um mecanismo básico da evolução.
Charles Darwin era um dos homens que não conseguiu prová-la.
Evolução ainda é somente uma tese.

Meu site de aquarismo:
http://reefiofilianet.blogspot.com/

dletieri
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Re: Cimento é TOXICO???

#11 Mensagem por dletieri »

Nossa... Excelente o artigo. Li inteiro...

Acho que vou criar coragem e fazer as minhas rochas... rs

Gostei da idéia que fala dos fios de nylon. Acho que vou tentar... Vou fazer ela com halimeda... (bom preço.. rs)

Pensei em ver em loja de aquario se dá pra comprar algum substrato de aquario que nego vende para desmanche... aí clorava o bicho.... penerava pra pegar só os grandes antes... Será que paga o trabalho??? rs
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Re: Cimento é TOXICO???

#12 Mensagem por Celso Suguimoto »

Essa argamassa q o Carlinhos usou altera menos o pH
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Re: Cimento é TOXICO???

#13 Mensagem por dletieri »

Jóia! E como o preço dela não é tão caro (o saco de não sei quantos kilos custa cerca de R$18,00 por aqui... Usei faz pouco tempo em casa...) acho que dá pra brincar...

Obrigado!
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Re: Cimento é TOXICO???

#14 Mensagem por André Fonseca »

Alex,

Pq evitar o uso do Sal Grosso???

Adilson,

A informação que consegui com o amigo Adriano Vallim é de "primeiro fazer uma mistura do cimento com a agua, até obter uma massa bem uniforme sem caroços de cimento. Vai ficar bem pesada, ai coloque a Aragonita e o Farelo de Conchas.

Misture bem....

Depois que estiver tudo bem misturado vc coloca o Sal Grosso, ao fazer isso a massa vai desandar, vai ficar mais liquida.

Coloque aos poucos colheradas de cimento, até voltar a ficar bem grosso e pesado."

As dicas desse "receita" que ele usa são bem maiores...

Logo mais ele deve entrar aqui e passar o restante!!!
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Re: Cimento é TOXICO???

#15 Mensagem por Elizabeth Sevciuc »

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Re: Cimento é TOXICO???

#16 Mensagem por Adilson Bonfanti »

Adilson,

A informação que consegui com o amigo Adriano Vallim é de "primeiro fazer uma mistura do cimento com a agua, até obter uma massa bem uniforme sem caroços de cimento. Vai ficar bem pesada, ai coloque a Aragonita e o Farelo de Conchas.

Misture bem....

Depois que estiver tudo bem misturado vc coloca o Sal Grosso, ao fazer isso a massa vai desandar, vai ficar mais liquida.

Coloque aos poucos colheradas de cimento, até voltar a ficar bem grosso e pesado."


É isto mesmo andré.
Eu colocava uma parte de mistura - Sal grosso - mais mistura - sal grosso e fechava com substrato mais seco, assim ficava bem levinha e bem porosa, depois de curada e seca, claro.

* Só um adendo para o Carlinhos.
Esta é armação das rochas ou é o banco para admirar o aquário. Desculpa Carlinhos, que parece parece. icon_assobiando icon_rotfl2

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Re: Cimento é TOXICO???

#17 Mensagem por Marcio Gielfi »

Eu faço minhas próprias rochas ..

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Tudo que vocês veem ai dentro é artificial, sem nenhum problema de PH e sem segredos para fazer ....

E tá tudo vivinho da silva a um bom tempo
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Já postei em outros fóruns sobre isto, mas ninguém le ou não acredita rsrsrs . E falo isto com propriedade porque sou consultor e uma das minhas especialidades é materiais para concreto armado, ou seja, cimento + agregados ( areia e pedra) + água + aditivos ( plastificantes, retardadores de pega e mais uma dúzia de outros)....

Este post vai acabar sendo um micro artigo ... se você bateu o olho e achou ele longo, já digo que você não preenche dois dos mais importantes requisitos para se fazer rochas artificiais, a paciência e os conceitos básicos necessários para uma boa rocha ... está disposta a ler ... OK, vamos lá...

O grande erro do pessoal que está fazendo rochas artificiais é usar cimento demais !!!

Vejo receitas de 1 parte de cimento para 3 partes de agregado ( que é muito) e já vi 1 parte de cimento para uma parte de agregado, o que é simplesmente um absurdo ... rocha para aquário não precisa resistir a explosão, tão pouco precisa suportar um prédio em cima ... ela precisa ser sólida, não quebrar fácil e não esfarelar eternamente ( porque no começo esfarela um pouco mesmo, durante o período de cura se resolve isso)

Eu uso 1 parte de cimento para 5 de agregado.

O pessoal tem a ideia que colocando muito cimento a rocha artificial vai ficar resistente, eu digo que quem faz 1 parte de cimento com 1 parte de agregado está construindo um castelo de areia ... isso porque além da rocha ficar com um PH estratosférico, e levar uma eternidade para baixar o PH, uma quantidade muito elevada de cimento em relação ao agregado, vai produzir uma enorme retração no momento da cura, gerando fissuras que irão deixar a rocha tão fragil que será possível em alguns casos, quebra-la com as mãos.

O segredo de uma boa rocha começa não só na escolha do cimento, e sim, na paciência, escolha dos agregados, granulometria e a relação água cimento e metodologia de execução ...

Vou dar um passo a passo de como fazer bem feito, sem precisar esperar uma eternidade para baixar o PH ... e ir explicando o porque de cada um dos componentes e como fazer.

1- Cimento ... qual usar ?
O ideal seria o CP I , que é cimento puro, mas não se acha para comprar, virou lenda já faz muito tempo, outro seria o CP V ARI ( 95 a 100 cimento puro) , mas como só se acha normalmente em sacos de 50kgs, você não vai comprar um saco destes para fazer um pouco de rocha.

Então qual?
simples ... use ou o CP II 32 E ( outra opção até um pouco melhor, seria o CP II 32 F, mas não se acha também) , é o mais comum que você encontra, tem em sacos de 1 , 2 5 10, 20 e 50 kgs e até a granel, apesar de ter adição de escória de alto forno, a quantidade é baixa.
Ou se fizer questão dela ser branquinha, use o cimento Branco estrutural, bem mais difícil de achar, e normalmente se acha em sacos de 20 ou 50 kgs e custa bem mais que o comum.

Cimento, qual não usar !!! A lista é grande, eu diria, quase todos os demais ...

Cimento branco de rejunte, primeiro, porque o que tem de cimento em 1 kg é pouco, segundo, porque todos eles tem aditivos de vários tipos ( inclusive para branquear o produto) e principalmente um aditivo para combater fungos e ele vai reagir com a água do seu aquário e vai prejudicar as bactérias.

Outro cimento que não pode ser usado de jeito nenhum é cimento que contenha pozolana.
Porque não pode? ... simples também .. pozolana contém silica reativa ...
O que é isso ? é sílica que reage na presença de um solvente, e temos em nosso aquário um solvente poderoso, que é a água .... então se não quiserem ver um boom eterno de algas, não use cimento com pozolana.

Quais cimentos tem pozolana ? Vários , o principal é o CP IV, que apesar de ser o mais indicado para ser usado em concreto que vai ter contato constante com água, seja ela doce ou salgada, no nosso caso, isso não faz absolutamente a menor diferença, pelo contrário, além de não querermos sílica reativa em nossos aquários, não queremos que a rocha seja menos permeável, pelo contrário, queremos rochas mais permeáveis possíveis. A pozolana é usada em concreto para diminuir a permeabilidade do concreto e impedir que as ferragens ( que não usamos em nossos aquários) sejam corroídas, o que destruiria o concreto de dentro para fora.
Outros cimentos que tem pozolana são os terminados em Z ( Normalmente você acha o CP II Z)

Outro que voce tem que fugir são os com terminação em RS .... porque ... uns tem aluminato tricálcio, você não vai querer isso dentro do seu aquário, outros tem pozolana, nem preciso explicar o porque né ... e outros tem um teor de escória de alto forno muito elevada, o que vem com muitas impurezas, dentre elas podem estar, alumínio, ferro, zinco e/ou manganês ...

Mais um para a lista negra, os terminados em S ( normalmente CP I - S), porque ? .. tem pozolana ... opa, pozolana de novo ... é .. foge disto como o diabo foge da cruz ...

Bom, definimos o cimento ... CP II 32 E ... vamos para outro item importante para a resistência da rocha ...

Agregado ...

Porque agregado é importante ... não muito pela sua composição, que pode ser areia de filtro de piscina ( já vem sem impurezas e principalmente sem silte), aragonita, calcita, concha moída .... o importante é a granulometria ...
Variar a granulometria trás aumento de resistência sem precisar aumentar a quantidade de cimento. Diferentes granulometrias preenchem melhor espaços vazios, promovendo intertravamento deixando a estrutura mais sólida.
Eu uso nas minhas uma mistura de areia de filtro de piscina, calcita, aragonita # 1 e halimeda. esta combinação apresenta uma variação enorme de granulometrias e promovem um grande intertravamento. Precisa de todos eles juntos, claro que não, voce pode usar só aragonita, # 1 e # 2 em partes iguais, aragonita com areia de filtro de piscina, conchas moídas com areia etc .. lembre-se, quando maior a variação no tamanho de grãos melhor.

Bom, definido o agregado ... vamos para outro importante item que muitos não levam em consideração, até porque só o pessoal ligado a engenharia do concreto tem que se preocupar com isso.
Estamos falando da relação água/cimento, ela é importante pois com uma relação errada, a resistência cai bastante.
Cimento precisa de água para reagir e se solidificar, muita água dilui o comento e ele vai produzir rochas muito frágeis. Água de menos e parte do cimento vai ficar sem reagir com nada e a rocha fica frágil.
Qual então a relação ideal? ... é algo entre 0,45 a 0,55 partes de água para 1 de cimento.
Normalmente o erro do pessoal é quando adiciona água a massa seca, dá a impressão que faltou água ... e acaba pondo mais do que deveria

Quase acabando ...

Como preparar ....

Primeiro, junte todos os agregados em um recipiente e os misture bem ... visualmente sempre uma parte mais fina vai ficar no fundo, não esqueça ela lá ....
Depois de misturado os agregados, adicione o cimento e misture bem .... uma inspeção visual vai mostrar se está bom, basta ver se você consegue ver manchas mais claras se você estiver usando cimento comum, ou manchas mais escuras se estiver usando cimento branco. Se existir manchas é necessário misturar mais um pouco a massa seca.

Estando pronta a massa seca, agora vamos adicionar água, na quantidade certa, espalhando ela pela superfície da massa seca. Ai entra a canseira de "bater" esta massa, que em um primeiro momento vai parecer muito seca, mas que a medida que você for "batendo" ela vai ficar mais úmida. é necessário bater bastante, até ela homogenizar completamente.

Terminado isto você tem 2 opções .... adicionar sal ou não ...

Qual a diferença ... bom, diferentemente do que muitos pregam, sal não faz mal para a nossa massa ( diferentemente do concreto armado para estruturas, onde não pode usar sal de jeito nenhum, já que o cloreto irá corroer a armadura metálica), o sal adicionado depois da massa pronta vai permitir aumentar a porosidade da rocha, mas como não tem almoço de graça, o efeito colateral do sal é que ele vai absorver parte da água que o cimento precisa para executar suas reações químicas ... o que vai enfraquecer um pouco a rocha, ja que parte do cimento vai ficar ser reação, mas o maior enfraquecimento vem dele dissolver depois e deixar muitos espaços vazios.
Eu já usei sal grosso e cheguei a conclusão que não vale a pena, porque não precisa destes espaços vazios, a massa, se tiver agregados de várias granulometrias, já vai parecer uma peneira rasgada... não precisa de mais.
Mas se você quiser usar, basta adicionar 2 partes de sal para cada parte de cimento ... e adicionar mais 0,1 parte de água para cada parte de cimento usada. Este pequeno adicional vai permitir que tanto o sal, como o cimento, tenham água para suas reações.
Misture bem, mas rapidamente, pois o sal começará a se dissolver.

A massa está pronta, agora basta trabalhar formas e detalhes, ai cada um usa sua imaginação, eu faço o seguinte, uso a pia da cozinha, a dona encrenca adora isso !!! Para quem tem dona encrenca bem encrenqueira, você vai precisar fazer isso em outro lugar !!!
Atenção, só dá para usar a pia da cozinha se ela for de granito, se for de mármore, com muita sorte vai ser sua primeira e última vez que você faz rocha, se a dona encrenca for muito encrenqueira, você muito provavelmente deixará de ser aquarista ... e talvez vá para o céu mais cedo que o programado ... rsrsrs
Porque ? Mármore é poroso, a nata do cimento vai entrar pelo material e não vai sair, manchando o mármore, acho que ninguém vai querer isso né ...
Bom, voltando .... eu grudo plástico no granito usando durex para ficar mais fácil de limpar depois e aplico uma camada de areia em cima para formar uma área irregular, se não fizer isso, vai ficar reto como uma tábua, e depois jogo a massa, moldo ela com as mãos ( usar luvas de borracha, o PH da mistura trinca a pele e queima), para fazer as superfícies irregulares uso as pontas do dedo, ai cada um vai desenvolver sua própria técnica, normalmente as primeiras ficam muita artificiais, com o tempo você aprende a ser mais criativo. Nessa hora, se a dona encrenca for uma pessoa participativa, ela provavelmente vai ter mais habilidade em moldar formas irregulares ... deixa ela se divertir também ...

Bom, depois de feita esta alquimia, usar toda sua criatividade, entra outro componente muito importante ... paciência !!! a paciência vai lhe render até 30% a mais de resistência na sua rocha, isso permite usar pouco cimento, queremos a maior resistência possível com o menor consumo de cimento, menos cimento, menor o PH, menos tempo se leva para baixar o PH e ela estar pronta para ir para o aquário.

Deixe a massa secando ... 3 horas depois, você tem que vir com um borrifador de água e borrifar de longe para manter esta massa úmida ... e repetir isto mais 2 vezes, de 3 em 3 horas ... não é para encharcar ... só umedecer ... se o dia estiver muito quente e seco, fazer de 2 em duas horas 3 vezes.
No dia seguinte, molhar antes de ir para o trabalho e a noite quando voltar, ai pode borrifar mais generosamente ... até começar a escorrer um poco de água.

No terceiro dia, você repete o que fez no segundo ...

No quarto dia, você vai pegar sua rocha e lavar para retirar areia, e alguma coisa que não se prendeu ao conjunto, e depois mergulhar em um tanque, balde ou tonel com água, de torneira mesmo ... já li o absurdo de gente falando que tinha que curar rocha em água DI ou RO, outros pior !! em água salgada !!! ... brincadeira isso né !!! É torneiral mesmo !!! não inventa e complica mais do que já é ...
Este mergulho não é só para ir baixando o PH, isso ajuda muito a aumentar a resistência da rocha.

A partir daí, quanto mais você trocar a água, mais rápido ela vai ficar pronta .... ai entra um pouco de bom senso, água já não é tão abundante , trocar a água 2 vezes por dia seria o ideal, mas cá entre nós, é um desperdício enorme !!!
O que eu faço ... na primeira semana no meu tonel, eu troco a água 1 vez ao dia, mas antes de trocar, eu vou com uma caneca, e retiro uma nata que se forma em na superfície, nata ? é ... um iluminado destes que vagam pelos fóruns gritou que seria química nociva ao aquário esta nata ... não se preocupe, não é .. . é carbonato de cálcio e se você usou sal, sal também !!! retirando esta nata superficial, você retira muito do que aumenta o PH da água, depois de retirar a nata, você completa com água e volta depois de uma hora para trocar a água.
Na segunda semana em diante, eu troco a água a cada 2 dias, e retiro a nata todos os dias, completando apenas o volume do tonel.

Com 4 semanas mergulhadas, eu retiro as rochas e lavo no tanque e deixo elas secarem, vocês vão notar que vai sair bastante água de dentro das rochas ... é normal durante a lavagem, sair uns pedacinhos ou farelos ... sem problema ... a lavagem no tanque é para isso mesmo.
Será que está bom ? Ai entra um teste simples ... você pega água de torneiral, mede o PH da água e anota... e uma das rochas do lote ... para cada kg de rocha você poe 10 litros de água ... deixa a rocha por 24 horas e mede o PH da água, se ele der 8,8 ou menos ( para um PH de 7 da torneira, compensar se a água for mais acida) , ela está pronta ... se der maior, volta elas para o tonel por 3 dias trocando a água todos os dias ... e faz o teste novamente.

Acho que está bem detalhado, se alguém tiver dúvidas, posta que eu venho responder ....
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

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Re: Cimento é TOXICO???

#18 Mensagem por Alex Correa »

André Fonseca escreveu:Alex,

Pq evitar o uso do Sal Grosso???


Porque provoca um endurecimento acelerado e conseqüentemente um produto com estrutura relativamente fraca.
Não é necessário o uso de sal grosso para se obter estrutura porosa.

Por favor leia os artigos. As respostas estarão lá. icon_yes

http://reefiofilianet.blogspot.com/2010 ... e-uso.html

Aloha,
Alex Correa.

bye1
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Re: Cimento é TOXICO???

#19 Mensagem por André Fonseca »

Alex,

Obrigado por postar, aqui no Fórum, uma resposta simples e objetiva pra minha pergunta.

Já tinha lido todos seus links, mas como vc disse aqui no tópico para evitar o uso do Sal depois de minha resposta, é importante colocar o "motivo" também aqui, pois muitos amigos não possuem tempo para se "deliciar" com outros artigos fora do BR, como os que vc escreveu ou até mesmo esse que o Marcio mandou pra gente.

Mais uma vez obrigado pela resposta...
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Re: Cimento é TOXICO???

#20 Mensagem por Alex Correa »

É um prazer poder colaborar. Obrigado pela força.
Se eu tivesse tempo faria muito mais.
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Aloha,
Alex Correa.
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