Sem mais delongas, fiz este meu primeiro skimmer analisando vários modelos que vi por ai na net sem pretensão que funcionasse pois era o primeiro e não estudei pra fazer o mesmo, apenas usei minha habilidade manual.
Materias:
Cola Araldite profissional 24h
Cap de esgoto de 150mm
Redução excentrica de 150mm x 100mm
Pedaço de cano de 100mm
Redução excentrica de 100mm x 50mm
Luva simple de 100mm
Pedaço de cano de 50mm
Nipel de 3/4
Joelho 3/4 com rosca
Espiga de 3/4
Copo de acrilico
Cap de 40mm
Luva de 25mm x 3/4 com rosca
Joelho de 32mm
Te de 32mm
Cap 32mm
Pedaço de cano de 32mm
Anel o-ring tirado de uma luva de correr de 20mm
Aneis de vedação para os canos
Segue fotos com as descrições:
Aqui montei o nipel com o joelho a espiga e o anel o-ring e o copo de plastico cortado e colado um pedaço de acrílico na boca para fecha-lo, um furo embaixo para coloca a espiga e vários furos em cima para sair a agua e o ar.

Cap de 150mm furado, colado uma luva, cap por cima da luva com furos laterias para entrar a agua e descer pela luva, o outro furo desconsiderar pois tirei o cap de um outro projeto que tinha de areia fluidizada e reaproveitei só colei um acrílico para tapar o furo .

Aqui a redução de 150 x 100 com o cano de 100 e o furo feito na redução para colocar a peça feita com o copo acrilico o segundo furo desconsiderar, redução de reaproveitamento do filtro de areia.

Aqui se tem uma visão da descrição acima montada.

O cano de 100mm com a janela de acrílico também faz parte do antigo filtro de areia , uma chapa de acrílico moldada com um soprador térmico em cima de uma cano de 100mm depois cortei uma janela no cano de 100mm e colei com araldite .
Parte de baixo do cap de 150mm, observe que cortei um pedaço de cano de 150 e abri ao meio e encaixei no cap pra servir com suporte pra levantar o skimmer por causa do cano de saida da agua.

Parte superior luva de 100mm redução de 100 x 50 e cano de 50.

Foto dele com o cano de saida.

Apos 24 horas rodando com uma bomba atman at-306 de 2000l/h impeler original apenas com venturi que eu fiz que tem um tópico sobre o venturi, foto do que ele começo a bota pra fora.

Obs. coloquei ele pra rodar dentro de uma caixa plastica onde tenho só rochas vivas ciclando, colocadas a 20 dias sem seres vivos.
rsrsrs esqueci de bate foto dele pronto dentro da caixa.
Espero que ajude a quem quiser tentar se aventurar a fazer um skimmer, ou apenas se distrair tentando como é o meu caso diy é terapia rsrsrs.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QqDv-mdHrLk[/youtube]
Já fiz algumas modificações vou bater fotos novas e colocar aqui quando sobrar tempo.
Abraço
Fernando