🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Posição da bomba de circulação

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
iaribeiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Iego
Data de Nascimento: 13 Jun 1994
País: Brasil
Curtiu: 1 vez

Posição da bomba de circulação

#1 Mensagem por iaribeiro »

Fala pessoal!!

Eu estava com umas algas gelatinosas rosas no substrato inferior, que pareciam cianobacterias, aspirei o que consegui e adicionei a bomba na parte inferior apontando para o vidro e levemente para cima.

Meu reef tem 60cmL x 30cmC x 50cmA, uma bomba de recalque pet flix 3500l/h com dois loclines de saida na parte superior apontando para o vidro. Troquei a bomba recente, tinha uma OT DC 2000, mas estava bem fraca.

Eu estou com uma dúvida em relação a melhor posição da minha bomba de circulação para evitar zonas mortas.

Frente:

Superior:

Lateral:

Jorge Sayeghh
Moderador
Moderador
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Recebeu Curtir: 17 vezes

Re: Posição da bomba de circulação

#2 Mensagem por Jorge Sayeghh »

as fotos não abrem.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 39 vezes

#3 Mensagem por Leonardo Orito »

A bomba está muito embaixo, corre o risco de entrar substrato nela.
Coloca mais no meio do vidro e apontada pra cima, esse tipo de bomba sem controle é difícil de acertar em aquário pequeno.

iaribeiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por iaribeiro »

Jorge Sayeghh escreveu: 08 Jan 2025, 20:59 as fotos não abrem.
Olá Jorge, seguem os links:
https://i.imgur.com/YWOhrcx.jpeg
https://i.imgur.com/IohvrQo.jpeg
https://i.imgur.com/VlBe6rX.jpeg
Editado pela última vez por iaribeiro em 09 Jan 2025, 10:47, em um total de 1 vez.

iaribeiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por iaribeiro »

Alias, entrei em contato com a assistência da minha bomba OT DC 2000, e eles enviarão uma nova, nesse caso, saberiam dizer se ela é melhor do que a Pet Flix 3500l/h?
Editado pela última vez por iaribeiro em 09 Jan 2025, 10:50, em um total de 1 vez.

iaribeiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#6 Mensagem por iaribeiro »

Leonardo Orito escreveu: 09 Jan 2025, 06:27 A bomba está muito embaixo, corre o risco de entrar substrato nela.
Coloca mais no meio do vidro e apontada pra cima, esse tipo de bomba sem controle é difícil de acertar em aquário pequeno.
Obrigado Leonardo.
Porém meus corais estão no meio do reef e não tenho muito espaço entre a rocha e o vdiro (total de 30cm de largura), com a bomba no centro o fluxo fica muito em cima dos corais.

Adicionalmente, a oxigenação no meu caso não é um problema pois tenho o skimmer e as saídas do recalque já me parece suficiente para agitar a flor d'agua, porém por ser muito alto (50cm) acredito que o fundo fica com zonas mortas.

Jorge Sayeghh
Moderador
Moderador
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Recebeu Curtir: 17 vezes

#7 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Rapazzz... as fotos não abrem aqui...

Ivan Rose
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Ivan
Curtiu: 112 vezes
Recebeu Curtir: 45 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Ivan Rose »

@iaribeiro ... se a presença de bombas dentro do aquário não lhe incomoda, apostaria em bombas de menor vazão, uma de cada lado... referenciando da superfície para o substrato, uma na porção de 2/4 e outra em 3/4 da altura... e encurtaria um pouco o lockline para aproveitar o fluxo do retorno mais na saída...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

iaribeiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por iaribeiro »

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global

#10 Mensagem por Leonardo Orito »

iaribeiro escreveu: 09 Jan 2025, 10:33
Leonardo Orito escreveu: 09 Jan 2025, 06:27 A bomba está muito embaixo, corre o risco de entrar substrato nela.
Obrigado Leonardo.
Porém meus corais estão no meio do reef e não tenho muito espaço entre a rocha e o vdiro (total de 30cm de largura), com a bomba no centro o fluxo fica muito em cima dos corais.

Adicionalmente, a oxigenação no meu caso não é um problema pois tenho o skimmer e as saídas do recalque já me parece suficiente para agitar a flor d'agua, porém por ser muito alto (50cm) acredito que o fundo fica com zonas mortas.
Independente da oxigenação, no meio do vidro apontada pra cima vai criar circulação indireta que é o que os corais gostam

iaribeiro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por iaribeiro »

Leonardo Orito escreveu: 10 Jan 2025, 07:41
iaribeiro escreveu: 09 Jan 2025, 10:33
Obrigado Leonardo.

Independente da oxigenação, no meio do vidro apontada pra cima vai criar circulação indireta que é o que os corais gostam
Legal, vou colocá-la e acompanhar.
Agora, ela no meio e apontando para cima, não irá contrário ao fluxo dos loclines? Pois eles lançam a agua no vidro, fazendo que desça pelo vidro e retorne pelo fundo. Adicionando a bomba no meio e para cima, a agua iria de encontro com esse fluxo.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global

#12 Mensagem por Leonardo Orito »

Tudo bem, turbulências são interessantes

Responder