Acompanho muito o fórum para aprendizagem, mas esse é o meu primeiro post já que estou precisando de uma luz em relação a um dos meus peixes-palhaço.
Contextualizando: Montei meu primeiro reef há pouco tempo, um nano de 36 litros (40x30x30), que customizei com um overflow box e um sump de 12 litros. Possui reposição de água doce(tds 0), utilizo filtro deionizador. Após a ciclagem inicial (acompanhei com teste de nitrito apenas), quando o nitrito zerou, há 10 dias, comecei a populá-lo junto com o desenvolvimento de algas marrons (e agora verdes).
Comprei dois ocellaris, sendo um snowflake comum (maior-fêmea) e outro snowflake black, além de um duncan e uma anêmona BBT rainbow. Quando cheguei em casa com os peixes e os observei com mais atenção, vi que desde o primeiro momento, enquanto ainda estavam no saquinho, havia uma bolha/bolinha esbranquiçada no queixo do snowflake black. Fiquei com uma pulga atrás da orelha

Porém, agora, passados 10 dias deles no aquário, vejo, especificamente no ocellaris black, alguns outros sintomas estranhos. Apesar do peixe continuar comendo perfeitamente bem, com bastante apetite (alimento duas vezes por dia, grão a grão, até não comerem mais) e nadando bem, tenho observado uma descoloração em algumas partes do peixe.
Abaixo, estou anexando algumas imagens e um vídeo, onde é possível observar os seguintes sintomas[Atenção: o vidro do aquário não estava 100% limpo, então o video faz-se interessante para observar os sintomas]:
- -Uma bolha/bolinha esbranquiçada no queixo (abaixo da boca) [Desde o primeiro dia, possível ver nas fotos]
- -Um ponto que parece ictio na segunda nadadeira dorsal[Percebi há uns 3 dias, possível ver no final do vídeo]
- -Perda de cor na região lateral do peixe, abaixo da segunda nadadeira dorsal(muito levemente, fico na duvida se não faz parte do padrão de design dele, já que seria a região laranja de um ocellaris comum)[Percebi há uns 3 dias, da pra ver nas fotos]
- -Perda de cor na primeira nadadeira dorsal[Percebi há uns 5 dias, da pra ver nas fotos]
► Exibir Spoiler
Gostaria de alguma orientação, se possível, para saber se esses indicativos são suficientes para seguir o protocolo do Dr. Miguel da Ecoreef(e se essa é a melhor opção).
Vale mencionar que o comportamento do peixe está normal: ele não se esfrega, tem bastante apetite e parece nadar normalmente. E o Snowflake normal não apresenta qualquer sintoma.
Caso tenha faltado algum detalhe que possa ser importante, me avisem que tento responder.
Agradeço desde já pela ajuda!