🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuste intensidade Luminaria Caseira

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Ajuste intensidade Luminaria Caseira

#1 Mensagem por Sidnei Sousa »

Olá a todos,

Gosto muito de DIY, acho até que é um hobby dentro do hobby (como menciona sempre o Bacelar :-D ), por isso optei por fazer a minha.

Montei a 4 meses (aquário tah com quase 7 meses) uma luminária caseira baseada num mapa de cores da Orphek, porém ajustando alguns leds com o que tinha disponível ficou assim:

São Leds de 3W controladora TC421

Canal 1
6 x 470nm
5 x 460nm
9 x 440nm

Canal 2
4 x 20000K
2 x 30000K (pretendo trocar por 490nm em breve, falta tempo, não tinha na época agora já tenho)
4 x 10000k
4 x WFS
2 X 520nm

Canal 3
4 x 430nm
4 x 400nm
(pretendo trocar 1 de cada por 2 de 380nm em breve, não tinha na época, hoje já tenho)

Canal 4
4 x 460nm
2 x 440nm
2 x 850nm

Deixei a intensidade no pico do foto período assim:

Antes estava com

C1 - 80%
C2 - 25%
C3 - 35%
C4 - 15%

Ontem mudei para
C1 - 60%
C2 - 25%
C3 - 20%
C4 - 10%

Na intensidade anterior, os corais percebi que se adaptaram bem (maioria são pequenos fragmentos, alguns só um pólipo ou 2), porém semana passada coloquei uma anêmona rainbow e percebi que quando liga a luz e vai subindo a intensidade ela vai se escondendo , estou com receito de ser muita luz, mudei ontem a noite mas também fico com receio de ficar pouco, por favor, conseguem dar uma sugestão de intensidade com a configuração acima? Ou vou fazendo isso subindo e descendo até achar um ponto? Na verdade estou com dificuldade de saber quanto de cada colocar.

Aquário tem aproximadamente 100L líquidos e a altura do da luminária para a flor da água está 23cm e do ponto mais baixo do substrato até a flor da água está 38cm.

A largura do display é 68 x 37 (L x C) e da luminária é 57 x 25cm.

Sei que é difícil estimar por ser uma caseira, mais fácil seria uma de mercado, mas enfim, qualquer ajuda é valida.

Grato desde já.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Ajuste intensidade Luminaria Caseira

#2 Mensagem por Ivan Rose »

@Sidnei Sousa … vou dar meu pitacos aqui… pelo tamanho do aquário 60W em Leds já seriam suficientes… e pela contagem que fiz, 52 Leds, estão lhe entregando aproximadamente 104W…
Na minha opinião você se preocupou bastante com a variação de espectros, porém não estudou bem a necessidade de cada um deles(entenda como crítica construtiva)…
Costumo passar para os colegas um balanceamento que funciona bem em qualquer situação…
- 50% de azul 460 a 470nm
- 16% de royal 440 a 445nm
- 16% de violetas 400 a 420nm
- 16% de brancos 6.500 a 10.000°K
Essa distribuição, com a potência bem dimensionada para o tamanho do aquário, pode ser ligada em 100% no foto período de pico que lhe trará bons resultados…
No seu caso, de cara já consideraria 60% de qualquer canal como 100% do necessário… não conheço Leds WFS, mas sua luminária não possui cores quentes que normalmente se consegue com Leds brancos de 6.500°K… o que seria interessante… lembrando que Leds acima de 8.000°K não são considerados brancos com IRC bons, na verdade são azuis com níveis de cores quentes baixíssimos, e na minha opinião servem apenas para balancear o visual quando misturados a outros espectros…
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuste intensidade Luminaria Caseira

#3 Mensagem por Sidnei Sousa »

Olá Ivan, tudo bom?

Obrigado por responder, na verdade por não entender tomei por base alguma luminária de mercado (Orphek no caso), como eles disponibilizam os espectros e disposição, tentei deixar nas mesmas posições e sequência de leds.

No meu caso, então, 60% já estaria em 100%, correto, então, posso colocar 40% no canal 1 e mantenho os demais ou ainda é muito? tem alguma sugestão pra configurar com essa disposição? icon_bangin

PS: WFS é Branco Full Spectrum, tem um tom amarelado visivelmente falando, parecido com branco 4000k ou até mesmo 3500k.

Grato mais uma vez!!

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Ajuste intensidade Luminaria Caseira

#4 Mensagem por Ivan Rose »

@Sidnei Sousa ... fica difícil de determinar sem olhar para o resultado visual final, mas olhando apenas os "números" poderia colocar na seguinte configuração, seguindo o raciocínio que lhe mostrei anteriormente:
C1 - 70%
C2 - 10%
C3 - 10%
C4 - 10%
Colocaria nessa configuração e observaria a intensidade final, caso precise de mais luz/intensidade, subiria proporcionalmente todos os canais.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Ajuste intensidade Luminaria Caseira

#5 Mensagem por Sidnei Sousa »

Olá Ivan,

Muito obrigado, vou aplicar a configuração sugerida e vou acompanhando e subindo conforme sugestão.

Grato mais uma vez!!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”