🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Culturas Vivas(Artemias-Microvermes-Dafnias-Etc)

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Leonardo Peres
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 8
Registrado em: 21 Ago 2009, 09:22
Apelido: Leo
Localização: Santos

Culturas Vivas(Artemias-Microvermes-Dafnias-Etc)

#1 Mensagem por Leonardo Peres »

Olá Pessoal vou postar aqui algumas informações que possuo no meu computador que adiquiri fazendo uma compra pela internet e vou implementar com videos e fotos e outras pesquisas, espero que seja de boa ajuda :P .

PARAMÉCIO


Os paramecios são extremamente prolíferos, possuem reprodução assexuada e por divisão binária, ou seja, com apenas um paramecio você pode obter uma colônia inteira, são ótimos para alimentar filhotes de pequeno porte, por se movimentarem por todos os lados todos os filhotes se induzem a se alimentar, evitando muito a diferença de tamanho entre filhotes, pois tanto o alevino que esta no fundo como o da superfície vai encontra-lo. Os paramecios possuem tamanho extremamente pequeno porem são visíveis a alho nu e é possível velos ate se movimentando, essa é uma grande vantagem em cima de infusórios alem da cultura não produzir nenhum odor, a colônia se bem tratada dura a vida inteira, para seu cultivo utilize uma garrafa pet 2 litros, coloque apenas 1,5 litros de água pois você terá que movimenta-la todo dia se possível, a alimentação deve ser a base de leite, pode ser leite em pó, coloque uma ou duas gotas , a cada alimentação a água ira ficar um pouco opaca cuidado para não deixar a água branca, quando a água clarear está na hora de alimentar a cultura novamente, o tempo para cada alimentação depende de cultura para cultura após colocar o leite só coloque novamente quando a água estiver novamente translúcida, em cerca de 5 a 10 dias a cultura atinge o tamanho máximo de população a partira daí ira crescer pouco nesse momento você pode servi-los para os alevinos, ideal que seja usado como primeiro alimento, durante três a cinco dias.
Alevinos indicados: bettas, killifishes, tetras.


Imagem

Imagem

Imagem

MICROVERMES


Os microvermes talvez junto com com os nauplios de artemia são os alimentos vivos mais conhecidos entre aquaristas, uma cultura fácil de manter, e que se reproduz com muita facilidade. Para manter uma cultura deve-se utilizar potes pequenos tipo taperware se possível transparente, pois isso facilitara visualmente a retirada deles para alimentar os alevinos, faça uma mistura de água com aveia a consistência tem que ser igual a de um mingau, você pode utilizar um pouco de açúcar e trocar a água por leite, com a temperatura mais elevada eles proliferam com maior agilidade, você deve também com a ajuda de um palito movimentar a cultura todo dia, com isso a proliferação será mais rápida, com cerca de três a cinco dias nas paredes irão existir milhares deles, raspe e sirva aos alevinos, quando a cultura estiver no auge retire alguns milhares de microvermes e faça uma nova cultura pois com cerca de 20 dias ela ira parar a produção e alguns dias a mais você poderá perder a cultura não deixe para refazer a cultura nos últimos dias pois pode ser tarde. São alimentos ricos em gordura portanto excelentes para alevinos.
Alevinos indicados: bettas, killifishes, tetras, guppy e ciclideos nos primeiros dias de vida


Imagem

Imagem

Imagem

ENGUIAS DO VINAGRE


As enguias do vinagre, vivem em uma mistura de 50% água e 50% vinagre de maça, recomendo que utilize uma proporção maior de água, são muito parecidos com os microvermes, porem esses não é necessário refazer a cultura com pouco tempo, ao contrario, o ideal é que a cada mês se faça uma culturas nova, ate que a primeira tenha quatro meses ou mais, assim o vinagre praticamente de desfaz na água existente na cultura assim as enguias irão sobreviver no aquário de alevinos por muito mais tempo pois eles não sofrerão com mudança brusca com ph ou substancia que estão presente no vinagre ainda quando esta novo, utilize alguns pedaços de maça para a alimentação da cultura, após feito a cultura pode se esquece-la por meses sem precisar mexer ou alimentar novamente pode ser cultivada em garrafa pet, essas enguias quando servida aos alevinos, se movimentam por todos os lados e nadam tanto no fundo como na superfície dependendo das condições da água, por viverem por muitos dias no aquário pode ser dado em grandes quantidades, que os alevinos se alimentarão por dias, é ideal para aqueles dias que não estamos presentes na criação como quando viajamos, para servi-las utilize um coador de café para filtra-los depois coloque em um pote com água, alimente os alevinos jogando parte dessa água.
Alevinos indicados: bettas, killifishes, tetras, guppy e ciclideos nos primeiros dias de vida

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZE9-EFcZ2e8[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0TDN8SVU9pQ[/youtube]

ENQUITRÉIAS


As enquitréias atigem até em média 2 centímetros de comprimento, ou seja, serve também de alimento para muitos peixes adultos, porem não exceda 3 vezes por semana, para alevinos devemos utiliza-las depois de alguns dias de vida pois se oferecida muito cedo os alevinos não conseguiram se alimentar, por serem ricos em gordura os filhotes irão ter um crescimento bem rápido, e pode ser oferecido todos os dias. as enquitreias são hermafroditas, mais ao contrario aos que muitos pensam não podem se reproduzir sozinha, é necessário pelo menos duas delas para ocorrer reprodução, uma fecunda a outra. Para seu cultivo é necessário uma caixinha de isopor pequena, forre uma camada de 2 a 3 cm de carvão ativado, o mesmo utilizado em filtros, os grãos de carvão ativados devem sempre estar úmidos, nunca deixe a cultura seca e nem com muita água deve estar úmida, por cima coloque uma lamina de vidro, cole um pedacinho de vidro na lamina igual as tampas de aquário para facilitar a remoção das enquitréias, pode se usar aveia para alimentação, eu recomendo que usem ração flocada de boa qualidade ou até mesmo leite em pó, pois assim como os peixes, elas são o que comem, utilize ração que reforce a cor dos peixes assim você estará injetando junto com as enquitreias outras vitaminas que forçarão os peixes a terem cores melhores, para alimenta-las, levante a lamina de vidro e coloque apenas um pouca de ração(alguns flocos), deixe ate o outro dia caso tenha se consumido tudo aumente a porção de ração, caso ainda exista ração não coloque mais deixe que tudo seja consumido, veja, a alimentação tem que ser correta para que a cultura duro bastante tempo e seja bem produtiva, conforme for passando os dias voce tera que cada vez mais aumentar a quantidade de ração, quando você colocar a ração e depois de cerca de três a quatro horas estiver quase tudo consumido e a lamina repleta de enquitreias, você pode recolhe-las e servir aos peixes, a cultura tem que ser refeita quando você perceber que exista muita sujeira entre os grãos de carvão ativado normalmente isso ocorre com cerca de 2 meses .

Imagem

Imagem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=D78IvpuMI7Q[/youtube]


COMO ECLODIR CISTOS DE ARTEMIA


Para a eclosão use um recipiente que pode ser de plástico, desde que bem lavado e nunca tenha contido detergentes nem qualquer outro tipo de produtos químicos, e ter um fundo preferencialmente com formato côncavo para facilitar a movimentação da água. O recipiente não necessita ser muito grande, cerca de 10 litros de capacidade chegam perfeitamente. Muito utilizado são garrafas pet de 2 litros virada com gargalo para baixo
Enche-se o recipiente com água limpa e adiciona-se depois uma colher de sopa de sal para cada litro de água. O pH da água deve ser superior a 8,0, pelo que poderá ser necessário adicionar Bicabornato de Sódio. Insere-se depois um tubo plástico flexível com uma pedra-difusora, ligado a uma bomba de ar, de forma a manter a água sempre em movimento. O movimento da água é um factor muito importante para o suceso de toda esta operação, pois as pequena Artêmias necessitam de um forte arejamento, por isso, tenha todo o cuidado para que a extremidade do tubo nunca saia do fundo do recipiente. A água deve ser mantida entre os 25 e os 30ºC (a 30º a Artemia eclode mais depressa do que a 25º),. Uma iluminação intensa é importante durante todo o processo, mas ainda mais nas primeiras horas após a introdução dos cistos Junta-se depois uma colher de cafe de cistos (ovos) de Artemia, para cda litro e estes, caso tudo tenha corrido bem e as condições tenham sido as ideais eclodem ao fim de 24 a 48 horas. Quanto maior for a proximidade de todas estas condições, maior será a taxa percentual de eclosão de cistos.


Naupilos de Artemia
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3T1774fCnTY&feature=related[/youtube]

Artemia adulta
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Yh8xO65gvl0&feature=related[/youtube]

Imagem

Imagem

DAPHNIAS

Daphnias são um camarão de água doce muito pequeno.
As Dafnias são minúsculos crustáceos das espécies Daphnia pulex e D. magna sp. são provavelmente a comida ideal para pequenos peixes de água doce -- as dáfnias não morrem no aquário e irão comer lixo microscópico enquanto estiverem vivas. Aparecem em diversos tamanhos -- desde as dificilmente visíveis até ís superiores a 3 mm. É uma fonte típica de comida de muitos peixes na natureza
Tem aparência semelhante a um a pulga d’água, a Dáfnia tem seu corpo ovalado e coberto com uma espécie carapaça. Cabeça grande e olhos desenvolvidos assim como suas antenas. Este alimento é um dos melhores a ser oferecido para os peixes, principalmente para os Guppys..
Alimento rico em Vitamina A, cálcio e muito outros nutrientes e Proteínas. Eles são achados no mundo inteiro em poças pequenas, fossos e lagoas.
Eles prosperam melhor onde há uma abundância de comida, são cevadores de filtro, eles nadam e filtram da água organismos menores, comem rotiferos, algas e infusorios. Alguns grandes aquariofilistas consideraram daphnia a melhor comida de peixe disponível.


Imagem

Imagem

Cultivando Daphnias :
Você vai precisar:
1. Galão ou algo semelhante.
2. Mangueira de Sifão. “Mangueirinha de Ar”.
3. Rede para coletar Nauplios ou ainda uma Meia-Calça.
4. Uma fonte de Algas ou um pouco de fermento Biológico.
Cultivo:
Daphnia não é a coisa mais fácil para fazer. Algumas pessoas parecem ter sorte com eles, enquanto outras fazendo o mesmo rocedimento não obtém êxito.
Num tanque, deixe a água bem verde com algas, use a água verde para alimentar as Daphnias, também ís vezes pode usar uma mistura de uma pitada pequena de fermento de padeiros diluídos em um pouco de água. Quando fizer a mistura use só um pedaço minúsculo de cada vez, de forma que vc obtenha uma nebulosidade lânguida, nada mais.
As Daphnias morrem mais rapidamente de superalimentação que qualquer outra coisa. Uma vez que você comece uma cultura será um trabalho constante, não será duro fazer, mas requer irá atenção constante. Elas precisam de mudanças de água como nossos aquários, realize as trocas de água enquanto colha as Daphnias, tire com sifão e filtro com uma rede de náuplio, este procedimento pega uma quantidade boa de daphnias, que podemos servir diretamente aos peixes. Reponha um quarto de água verde ou um quarto de água limpa e então alimente a cultura de daphnias.
Monte duas ou mais culturas, assim se algo der errado com uma, vc sempre terá outra. Claro que um recipiente maior é melhor. Os reservatórios da cultura precisam ter uma aeração constante, não precisa estar fundo no jarro, só o bastante para manter a superfície agitada e também a água circulando. Isto é muito importante porque mantém a comida das daphnias circulando, assim eles podem comer.
Observação: Não use pedra porosa, elas criam muitos bolhas, e elas podem aderir a daphnia, as levando-as a morte.
Também muito usado para alimentar daphnias é farelo de trigo, pó de alfafa, espinafre misturada com infusórios e sangue fresco liquidificado.
Outra comida que podemos usar é comida de bebê com batata-doce, é uma comida excelente para a daphnia com o benefício de acrescentar um pouco de caroteno que aumentará a cor delas e nutrirá indiretamente o peixe. Alguns criadores utilizam outras comidas, que consistem em vários adubos, mas eu realmente não quero entrar nesse "assunto fedido".

Um truque interessante é por 10 a 20 daphnias adultas em um tanque de alevinos. Embora as daphnias sejam muito grandes para os alevinos comerem, os filhotes das daphnias serão uma comida muito boa (eles são menores que os náuplios de artêmia) e as daphnias ajudam a manter a água limpa. Claro que você não acrescenta comida de daphnia ao tanque de alevinos...

Há vários tipos de Daphnias disponíveis. Daphnia Magna é maior, seguida pela Daphnia Pulex um pequeno menor, e então Daphnia Moina, o menor. Eu prefiro o Moina porque eles se dão muito bem em água com temperatura de 30ºC enquanto as outras espécies requerem temperatura mais baixa, ao redor de 25ºC. Todas as espécies ficarão fortes ao ar livre nos meses mais mornos. .

Imagem

Uma cultura de Daphnia Moina, direito depois de servir a mistura de fermento de padeiro em água. Note que há uma nebulosidade leve.
Note também a aeração.
Corais mortos ou conchas darão as daphnias uma água levemente alcalina e os proverá de cálcio de que necessitam.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bLevebzJLgc&feature=related[/youtube]

Quando de forma ininterrupta foram submetidas a luz, os resultados foram excelentes, as daphnias dobraram ou triplicaram a sua produção, tenho feito isto agora durante 2 meses, assim obtive várias gerações otimizadas pela luz constante, não há nenhum efeito colateral, só que assim teremos que alimentar uma vez todos os dias as daphnias, ao invés de cada 3 dias com o método sem a iluminação constante. Alimento as daphnias com 1/8 colher de chá de fermento de padeiros por dia, e colho 1/4 a 1/2 colher de chá de daphnia todos os dias.
Outro benefício adquirido pela a luz constante é o calor gerado, vc pode colocar culturas de microvermes em cima da luz, o calor faz os microvermes se multiplicarem e crescerem muito mais rápido.


ÁGUA VERDE (Drosophila sp.)

É assim chamada pela proliferação de algas unicelulares, que dão cor a água, e é o alimento básico literalmente está na base da cadeia trófica alimentar nos aqüíferos, já que dela se alimenta o plâncton, que a sua vez é alimento para outros animais maiores como artemeias.
Para que proliferem as microalgas, necessitaremos água velha ou, como mínimo, desclorada e um pouco de fertilizante orgânico: introduzir alguns caracóis aquáticos nela ajudará í obtenção desse fertilizante natural, embora também possamos comprar excremento de aves que dosaremos aos poucos. Uns dias expostos; o sol fará o resto, e logo obteremos água de uma intensa cor verde. Existe quem coloque as daphnias e artêmias em pequenas quantidades, enquanto que outros diretamente criam aos crustáceos nesse caldo de cultivo.


BESOUROS DE AMENDOIM

Qualquer recipiente de material não tóxico com tampa pode servir para fazer uma cultura, até mesmo um recipiente de isopor para sorvete.
O tamanho vai depender da quantidade de peixes a alimentar ou das vezes que ofereceremos este alimento.
Quanta maior a quantidade de peixes ou das vezes que alimentarmos os mesmos, maior deverá ser o recipiente ou aumentar a quantidade de recipientes. Em este exemplo usamos um pote retangular plástico de aproximadamente 30 cm C. x 20 cm L. x 10 cm A. com tampa.
A tampa do recipiente deverá estar furada. O tamanho dos furos deverá ser bem pequeno e em quantidade suficiente para manter boa oxigenação. Também se pode cortar uma parte da tampa e colocar tela anti-mosquito ou tela tipo véu de noiva.
Farelo de trigo ou fibra de trigo em quantidade suficiente para formar uma capa de aproximadamente 2 cm dentro do recipiente.
Também precisaremos de amendoim sem casca em quantidade suficiente como para colocar acima da capa do farelo de trigo.
Pão integral de boa qualidade, que alem de ser um alimento muito apreciado por estes besourinhos é uma excelente fonte de água (umidade). Uso pão integral tipo alemão que é bem compacto e úmido, mais pode ser usado qualquer outro.

Esta é uma das culturas de alimento vivo mais simples que se possam manter.
No entanto deveremos prestar atenção sobre o fornecedor do qual obtemos os besouros. Muitas vezes os cultivos se estragam porque o fornecedor não explica adequadamente como fazer a cultura, ou entrega uma porção contaminada já por fungos que não da para ver a simples vista, ou entrega uma porção minúscula de besourinhos e larvas que demora meses em começar a produzir apenas para uma ração semanal.
Em este exemplo começaremos a partir da chegada de uma porção de cultura de bichos do amendoim comprado via internet.
Não abra o pacote no qual veio a porção de cultivo ate não ter o substrato pronto.
Coloca-se no recipiente uma camada de farelo de trigo de aproximadamente 2 cm de espessura e distribuímos uniformemente por todo o fundo.
Logo após começamos a colocar por cima do farelo de trigo uma camada de amendoim sem casca, cobrindo toda a superfície. Não precisa ser uma camada grossa.
Uma vez concluídos os passos anteriores já temos o substrato completo para o cultivo e podemos começar a colocar os besouros e larvas dentro.
Neste momento já podemos abrir o pacote no qual veio nossa porção de besouros.
Não devemos temer que eles comecem a voar já que não têm esse costume a pesar de ter asas para fazê-lo, mas sim devemos ser rápidos e colocar o recipiente aberto apoiado sobre o cultivo já que imediatamente depois de aberto eles começarão a sair por todos os lados e alguns pularão.
Porem não todos os besouros saem e muitos ficam grudados nas paredes os quais deveremos retirar com cuidado de não esmaga-los. Finalmente jogamos o conteúdo de nossa porção de cultivo sobre o substrato e agregamos por cima dele pedaços de pão integral.

Observação:
Recomenda-se o fornecimento de alguma fonte de umidade como casca de banana de 2 a 3 vezes por semana, sendo que as sobras desses alimentos devem ser retiradas no dia seguinte ao fornecimento. Devem ser utilizadas assim que forem retiradas, e colocadas com a parte branca virada para cima, de maneira que a umidade não entre em contato com o substrato. Também podem ser utilizados os seguintes alimentos, desde que bem
lavados e isentos de agratóxicos:
*Legumes: fatias bem finas de cenoura, chuchu.
*Frutas: casca de maçã, pêra.
*Verduras: couve, repolho.

Por ultimo cobrimos com a tampa e colocamos o cultivo em algum lugar que não tenha muita luz, mas que seja fresco e livre de qualquer tipo de insetos.
Logo após de algumas semanas todo nosso cultivo estará repleto de besourinhos e larvas em distintos estágios
Como se pode apreciar, este cultivo é de extrema simplicidade e só representa uma das varias formas de realizá-lo.

Para alimentar aos nossos queridos peixes vamos utilizar apenas as larvas e pupas (estagio médio entre larva e besouro). Elas são as que têm alto conteúdo de proteínas.
Os besouros em si não som bem aceitos pelos peixes menores e médios por causa do seu esqueleto duro alem de não ter tanta quantidade de proteína.
Para manter o nosso cultivo sadio e produtivo devemos seguir algumas poucas regras simples.
1. Colocar mais amendoim na medida em que seja devorado pelas larvas e besouros, sempre cru e sem casca, o mais fresco possível e de boa qualidade.
2. O farelo de trigo é o refugio e ao mesmo tempo alimento das larvas, mas com o tempo começa a ficar como si fosse uma farinha e isso é sinal que devemos trocá-lo.
Para isto poderemos usar uma peneira de buracos finos na qual vamos a peneirar todo o conteúdo do nosso cultivo.
Se a quantidade de farelo restante é pouca seria melhor fazer um novo cultivo e agregar por cima todo o restante do peneirado (besouros, larvas e pupas, amendoim e o pouco farelo restante).
3. Verificar a presença de amendoim apodrecendo já que estes geram fungos e estragam todo o cultivo.
4. Retirar qualquer besouro ou larva morta e que estejam com presença de fungos.
5. Agregar algum alimento com alto conteúdo de umidade como ser pedacinhos de pão integral (em este exemplo utilizamos pão integral tipo alemão, que é muito mais compacto e úmido que o pão integral comum, o qual também pode-se usar perfeitamente) ou pequenas cascas de banana colocadas com a pele para abaixo e a parte branca para cima, retirando-as em quanto comecem a ficar pretas, e ate mesmo pão umedecido.
6. Não deixar o cultivo aberto a menos que você esteja fazendo colheita de larvas para alimentar aos seus peixes já que pode ser atacada o invadida por outros insetos que estragarão tudo.
7. Cuidar que a temperatura não seja menor a 23 ° já que não produzirá muitas larvas, seria recomendável de 25° para acima.
8. Não borrifar inseticidas no ambiente onde se encontre o cultivo ou retira-lo antes de fazê-lo, e aguardar umas horas para volver a colocá-lo. Si utiliza inseticidas de alto poder residual mude o cultivo para outro lugar com condições similares.

Existem outras formas de fazer este cultivo e todas com bons resultados. Por exemplo: pode fazer um apenas com pão integral e amendoim.
Apesar da sua simplicidade ele tem um inimigo mortal para algumas regiões do país que é o excesso de umidade.

• Se houver excesso de umidade na criação de insetos, principalmente no inverno, aparece algo parecido com um polvilho nas paredes do frasco, este é o “ácaro da farinha”. Ele é muito pequeno, mas se for observado com atenção pode-se ver que se movem lentamente. Este ácaro mata as larvas lentamente
Tratamento: passar todo conteúdo da caixa para uma forma de pizza e expor ao sol direto por 10 minutos. Em seguida, lavar bem a caixa com água e sabão e recolocar os insetos e o substrato.


Imagem

Imagem

Imagem

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=IaZ5SIkJ4DY[/youtube]

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=keRSMPTcmFA[/youtube]

Existe ainda uma infinidade mais de culturas que se pode obter, aqui eu postei as mais famosas e encotram-se facilmente a venda pela internet, lembrando que todas as culturas devem partir de uma colonia inicial

*Se alguém identificar alguma informação erronea por favor me corrija ;)
Nas horas difíceis da vida, você deve levantar a cabeça, estufar o peito e dizer de boca cheia: Potacaporéu!!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Culturas Vivas(Artemias-Microvermes-Dafnias-Etc)

#2 Mensagem por Matias Gomes »

belo apanhado, já criei muito besouro do amendoim para dar para os pixes de água doce comerem.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Rodrigo Yamamoto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 27
Registrado em: 20 Jun 2009, 10:37
Apelido: Rodrigo

Re: Culturas Vivas(Artemias-Microvermes-Dafnias-Etc)

#3 Mensagem por Rodrigo Yamamoto »

Meus parabéns Leonardo.
Muito interessante a sua materia, eu ja tinha ouvido falar dessa técnica para eclodir ovos de artemia.
Fiquei muito interessado e pretendo colocar em pratica essa técnica!!
Rodrigo Yamamoto
rodrigo.yamamoto17@gmail.com

Rafael Kiraly
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Jan 2023, 18:11
Apelido: Rafael
Data de Nascimento: 18 Nov 1995
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Culturas Vivas(Artemias-Microvermes-Dafnias-Etc)

#4 Mensagem por Rafael Kiraly »

Muito legal, acabei de comprar diversas culturas. A comida de bebê com batata-doce é aquelas que compra no mercado mesmo?

Responder

Voltar para “Artigos”