🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#1 Mensagem por Lucas Benatti »

Bom dia, turma! Venho pedir uma ajuda urgente, pois meu aquário está indo de mal a pior, tudo o que há nele está morrendo.
Eu sou aquarista há quase 4 anos, e nunca passei por tantas perdas assim, estou muito chateado. Inicialmente tive um nano da Boyu, sem skimmer, sem nada decente, e sempre rodou bem. Resolvi, então, passar para um reef maior, e peguei um Red Sea 250. Pensei que agora seria muito mais fácil do que já era, mas infelizmente, já estou com o aquário há quase 1 ano e foi só decepção.
Ultimamente tenho perdido tudo o que há nele. Seus equipamentos são: bomba SB2700, skimmer Bubble Maggus C3.5, bomba de circulação Hsbao, 2 luminárias AI Prime HD.
A problemática é a seguinte: desde junho, quando montei um refúgio de chaetomorpha no sump, começou um surto de algas filamentosas, mas em pequena escala, então ignorei e segui a vida. Os corais todos bem. No fim de julho a situação parecia descontrolada, então comecei a tentar revertê-la: lembro que inicialmente suspeitei de fosfato, então coloquei o Phosguard, mas não obtive nenhum resultado. Em sequência, desconfiei que a circulação era fraca, então coloquei mais uma bomba de circulação, e elas continuaram aumentando. Desde agosto faço TPA toda semana, sifonando todo o substrato, pois é o tempo necessário para que elas tomem tudo de novo. Também tentei o Seagel, mas também sem resultados. Por fim, resolvi tratar com fluconazol, e não houve mudança alguma. Fazem aproximadamente 30 dias que tratei com fluconazol, e desde então, está tudo indo por água abaixo: perdi no primeiro dia de tratamento meu Fox Face, recentemente os corais não abrem mais como antes, o GSP perdeu a cor e está perdendo tecido. Ele vem reduzindo de tamanho. A kenya tree não se abre e se estica como antes, as anêmonas (tenho 9) não parecem mais confortáveis, hoje uma estava até descolando da rocha, o leather umbrella vive fechado 24 horas por dia (a cada 14 dias ele abre 1). Faz quase 10 dias que não vejo meus camarões (tinha um bailarino e um cleaner), já procurei por tudo, de dia e de noite.
Os testes que fiz informam: densidade 1023/1024, temperatura 26°C, amônia 0, nitrito 0, nitrato 0 (desconfio que esse teste está errado, pois ele nunca marcou outra coisa).
Mais duas coisas: também suspeitei que minhas duas luminárias, que juntas somam 100W, fossem pouco para o reef, então adicionei mais uma de 50W, mas a única mudança que percebi foi a kenya tree ficar 5 dias deitada quase morta. Vou tratar com Algaefix pra tentar eliminar as algas, mas tenho que solucionar a saúde dos corais também. Reduzi o fotoperíodo semana passada para 6 horas, sendo 5 de intensidade máxima, com o intuito de controlar o crescimento das algas.
Estou muito preocupado, pois tenho um casal de palhaços, um coral beauty, um yellow tang, dois cardinal pijama e um mandarim, e a qualquer momento eles podem morrer, pois não imagino o que posso fazer.
Conto com a ajuda de vocês pra me ajudarem a solucionar e salvar essa biologia. Desde já agradeço pela atenção.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#2 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia!!

as algas apareceram quando vc montou o refugio, dá a entender que a causa pode estar lá ... explica como foi montado ele.

no display o substrato é alto , baixo, que tipo é, era novo ou reaproveitado quando vc montou? usa alguma midia (siporax, matrix, etc) ??

tem alguma foto do display?? se possivel , iluminado

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#3 Mensagem por Lucas Benatti »

Arnaldo, o refúgio eu montei de forma bem simples: coloquei em uma região do sump que tinha as rochas vivas e instalei a luminária em cima dele.
O substrato tinha uns 6 centímetros, mas de tanto sifonar já está com uns 4. Era novo.
Uso siporax, rocha viva e recentemente adicionei mídia de cerâmica, tudo no sump.
Segue o link da pasta com algumas fotos e vídeos, antes do fluconazol. Depois do tratamento ando tão desanimado que nem foto eu tirei mais.
https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#4 Mensagem por Arnaldo Doi »

Lucas Benatti escreveu:Arnaldo, o refúgio eu montei de forma bem simples: coloquei em uma região do sump que tinha as rochas vivas e instalei a luminária em cima dele.
O substrato tinha uns 6 centímetros, mas de tanto sifonar já está com uns 4. Era novo.
Uso siporax, rocha viva e recentemente adicionei mídia de cerâmica, tudo no sump.
Segue o link da pasta com algumas fotos e vídeos, antes do fluconazol. Depois do tratamento ando tão desanimado que nem foto eu tirei mais.
https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing


vamos la, muita calma nessa hora!!

eu iria eliminando as possibilidades com alguns testes, mas de marcas confiaveis, de fosfato e de cobre principalmente... só pra ilustrar, eu tinha um teste de kh que apontava constantemente 8.5 , 9 ... desconfiado, comprei o teste da aquaforest, q me apontou 6.1.... sorte a minha q detectei isso a tempo...

sua agua de reposição/tpa, é de ro/di ?? consegue fazer teste de tda ?

concomitante à analise das causas desse descontrole de algas, a questão mais preocupante agora é evitar a mortandade dos animais, evitando picos de amonia, fique bastante atento a isso (tenha um amonia alert da seachem e mais um teste de marca confiável), se puder tirar os animais e hospedar em outro aquário, melhor ainda!! e tambem, ter em mente q se quer voltar a ter um sistema estável, precisará da biologia instalada.. qdo colocou fluconazol na agua, vc detonou parte desssa biologia... e se não retirou o antibiotico, ele ainda tá lá, desequilibrando. Vc colocou carvão ativado? fez tpa apos o tratamento? as midias foram reinstaladas? usou algum acelerador biologico?

edit: não to conseguindo ver os videos!! queria ver o tipo da alga q vc ta tendo por aí mas ta dificil
ahh.. outra coisa.. informe tb seu pH e kH

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#5 Mensagem por Lucas Benatti »

Certo, vamos lá: eu uso deionizador e reverso osmose aqui, o TDS dá 0 desde sempre. O pH tmb foi medido e deu 8,2. Kh medido e deu 7,5. Eu fiz a TPA após o fluconazol, mas não adicionei carvão ativado em seguida. Além disso, reponho minhas bactérias semanalmente com oceanblend e overnite.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#6 Mensagem por Arnaldo Doi »

Lucas Benatti escreveu:Certo, vamos lá: eu uso deionizador e reverso osmose aqui, o TDS dá 0 desde sempre. O pH tmb foi medido e deu 8,2. Kh medido e deu 7,5. Eu fiz a TPA após o fluconazol, mas não adicionei carvão ativado em seguida. Além disso, reponho minhas bactérias semanalmente com oceanblend e overnite.


bom dia...
lucas, pelos parametros informados, aparenta estar normal...
uma pena q mora tão longe!!! gostaria de poder te ajudar pessoalmente

o que eu faria?

1) levaria uma amostra da agua para a melhor loja da região p/ fazer o teste COMPLETO
2) colocar carvão ativado.. uns 200 gramas, pode ser dentro de uma meia fina nova, jogado no sump..deixe por uma semana

faça uma checagem simples de fuga de tensão. vc já tomou algum choque, ao colocar a mão na água do aquario? se o seu piso for ceramico, fique descalço e coloque a mão no aquário (ligue todos os equipamentos para fazer esse teste, principalmente aquecedores!)

eu particularmente acho muito ruim lançar mão de medicação contra algas, mas é minha opinião e não tenho nada contra quem use..prefiro combater a causa, nem q fique vários meses na luta..

sei que vc já tem experiencia, mas nunca é demais relembrar alguns cuidados básicos p/ evitar problemas com algas: algas chaeto + iluminação correta (3000 ~ 3500K, 20 ~ 40W), não esqueça de podar, e se a chaeto ficar estranha (amarelada, quebradiça), substituir imediatamente; moderação na alimentação (tanto peixes como corais, cuidado com certos suplementos, q são verdadeiras bombas de fosfato); sifonar de vez em quando o display, sump e refugio; limpar skimmer todos os dias; de vez em quando usar um biodigest ou semelhante, nas tpas ou nas limpezas mais caprichadas; de vez em quando alimente tb a meiofauna com fitoplankton,é muito bom; iluminação correta no display; boa circulação... eu faço um checklist com uma rotina diária/semanal/mensal, vou planilhando tudo o q estou fazendo e o que o aquario vai apresentando, tanto visualmente como quimicamente (testes), fica mais facil entender os fatos e visualizar o desenvolvimento ou degradação de certos aspectos e vc tem o aquário mais na mão!

será q o q vc tem aí não são dinoflagelados??? juro q não consegui identificar nada nas fotos/videos

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#7 Mensagem por Lucas Benatti »

Arnaldo Doi escreveu:<div class="quotetitle">Lucas Benatti escreveu:</div><div class="quotecontent">Certo, vamos lá: eu uso deionizador e reverso osmose aqui, o TDS dá 0 desde sempre. O <acronym class="id16" title="PH: Potencial de hidrogênio"><b>pH</b></acronym> tmb foi medido e deu 8,2. <acronym class="id11" title="KH: Dureza de Carbonatos"><b>Kh</b></acronym> medido e deu 7,5. Eu fiz a <acronym class="id2" title="TPA: Troca Parcial de Água"><b>TPA</b></acronym> após o fluconazol, mas não adicionei carvão ativado em seguida. Além disso, reponho minhas bactérias semanalmente com oceanblend e overnite.</div>

bom dia...
lucas, pelos parametros informados, aparenta estar normal...
uma pena q mora tão longe!!! gostaria de poder te ajudar pessoalmente

o que eu faria?

1) levaria uma amostra da agua para a melhor loja da região p/ fazer o teste COMPLETO
2) colocar carvão ativado.. uns 200 gramas, pode ser dentro de uma meia fina nova, jogado no <acronym class="id41" title="Sump: Casa de máquinas,que seria um outro aquário de tamanho menor geralmente localizado por baixo do aqua principal"><b>sump</b></acronym>..deixe por uma semana

faça uma checagem simples de fuga de tensão. vc já tomou algum choque, ao colocar a mão na água do aquario? se o seu piso for ceramico, fique descalço e coloque a mão no aquário (ligue todos os equipamentos para fazer esse teste, principalmente aquecedores!)

eu particularmente acho muito ruim lançar mão de medicação contra algas, mas é minha opinião e não tenho nada contra quem use..prefiro combater a causa, nem q fique vários meses na luta..

sei que vc já tem experiencia, mas nunca é demais relembrar alguns cuidados básicos p/ evitar problemas com algas: algas chaeto + iluminação correta (3000 ~ 3500K, 20 ~ 40W), não esqueça de podar, e se a chaeto ficar estranha (amarelada, quebradiça), substituir imediatamente; moderação na alimentação (tanto peixes como corais, cuidado com certos suplementos, q são verdadeiras bombas de fosfato); sifonar de vez em quando o display, <acronym class="id41" title="Sump: Casa de máquinas,que seria um outro aquário de tamanho menor geralmente localizado por baixo do aqua principal"><b>sump</b></acronym> e refugio; limpar skimmer todos os dias; de vez em quando usar um biodigest ou semelhante, nas <acronym class="id49" title="TPAs: Troca Parcial de Água"><b>tpas</b></acronym> ou nas limpezas mais caprichadas; de vez em quando alimente tb a meiofauna com fitoplankton,é muito bom; iluminação correta no display; boa circulação... eu faço um checklist com uma rotina <acronym class="id19" title="DI: Deionizador"><b>di</b></acronym>ária/semanal/mensal, vou planilhando tudo o q estou fazendo e o que o aquario vai apresentando, tanto visualmente como quimicamente (testes), fica mais facil entender os fatos e visualizar o desenvolvimento ou degradação de certos aspectos e vc tem o aquário mais na mão!

será q o q vc tem aí não são dinoflagelados??? juro q não consegui identificar nada nas fotos/videos


Então cara, eu tô muito desconfiado de ser o princípio ativo do fluconazol remanescente na água, pois dosei e no fim dos 14 dias fiz a TPA, mas não adicionei carvão ativado. Já comprei e deve estar chegando hoje, e colocarei na água imediatamente. Também levei minha água em uma loja de confiança e vão fazer testes de salinidade, kh, cálcio, magnésio, nitrato, fosfato e silicato. Aparentemente os animais reagiram e estão bem melhor que antes de ontem, mas o carvão vai fazer uma boa diferença, com certeza. Somente depois de ver que eles voltaram a se desenvolver e estão saudáveis vou aplicar o Algaefix pra tentar eliminar as algas de uma vez por todas.

Hoje mesmo eu pretendo já estar com o carvão em mãos pra ele retirar qualquer contaminante que esteja poluindo a água.

Essa questão do choque não é, pois todos os dias eu dou comida e coloco meus dedos na água, mas nunca levei choque rsrsrs

Estou acreditando que após umas 2 semanas de carvão já estarão de volta à saúde anterior.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#8 Mensagem por Arnaldo Doi »

Veja se inclui o teste de cobre também! Assim que tiver os resultados nos avise.. Abraço

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#9 Mensagem por Cassiano Kurz »

falai Lucas, no final de semana as coisas melhoraram?

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#10 Mensagem por Lucas Benatti »

Arnaldo Doi escreveu:Veja se inclui o teste de cobre também! Assim que tiver os resultados nos avise.. Abraço


Bom dia, Arnaldo. Os testes foram feitos e tenho algumas novidades:
O meu refratrômetro estava medindo errado, e a salinidade estava em 1020. Já venho adicionando sal ao sistema desde sexta e agora a minha salinidade está em 1022, subindo lentamente... Recalibrei o meu refratrômetro também.
O carvão ativado chegou sexta e já adicionei ao reef.
O nitrato e o fosfato realmente estão zerados. O Kh medido deu 14, o dobro do que eu imaginava. Já suspendi a suplementação que eu fazia com KH.
Outra boa notícia: o leather, que já estava fechado há quase duas semanas se abriu ontem novamente, e está bem bonito e aberto. Creio que a questão da salinidade era um fator que estava afetando os corais.
Agora vem a parte pior: Ca em 185 e Mg em 870 icon_headstars Esperava algum desequilíbrio, mas desse tanto é demais. Já comprei suplemento de magnésio e cálcio e deve chegar até o fim da semana, e vou iniciar a dosagem.
A parte boa: desde que venho aumentando a salinidade e adicionei o carvão os corais voltaram a se abrir, as anêmonas estão bem melhores que anteriormente... o GSP ainda não recuperou sua cor verde reluzente, mas sei que vai levar algum tempo pra que isso aconteça.
Agora a grande pergunta: seria esse desequilíbrio de cálcio e magnésio o que proporciona o crescimento de algas no meu sistema? Estou usando desde que montei o aquário o sal Probiotic Reef Salt, da Aquaforest, um sal de excelente qualidade. Mas, o desequilíbrio de cálcio e magnésio realmente pode desencadear consequências grandes no aquário, então pretendo retornar esses parâmetros ao normal até o fim do ano, lentamente.
Cassiano Kurz escreveu:falai Lucas, no final de semana as coisas melhoraram?

Tá aí em cima, Cassiano, as novidades. Já estou mais contente, mas sei que esse desequilíbrio é grande.

Outro questionamento queme surgiu na cabeça também: as algas estão tantas que realmente chegam a sufocar os corais. Seria prudente eu deixar o reef rodando uma semana com o carvão pra retirar o remanescente do fluconazol e já retirar o carvão pra adicionar o Algaefix?

Cassiano Kurz
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 85
Registrado em: 21 Nov 2020, 20:29
Apelido: Cassiano Kurz
Data de Nascimento: 17 Dez 1987
Cidade: Joinville
País: Brasil
Localização: Pomerode
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 7 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#11 Mensagem por Cassiano Kurz »

Lucas Benatti,

Que ótimo que as coisas estão melhorando.
Estou lendo tudo para aprender realmente pois sou muito novo neste meio.

Tudo que falo abaixo está mais no campo das hipóteses do que sugestões.

- Teoricamente adicionar mais medicamentos Algaefix não seria mais uma variante no ambiente que seria perigoso? Remover o carvão que está funcionando não poderia "embaralhar" as cartas de novo?

- Com relação a algas e eliminar o "efeito" vi gente comentando sobre combatê-las com algum camarão (desde que não se interesse pelos corais), uns goby e paguros.

- Abordando daí a "causa" provavel além dos CA e MG que estas tratando, alguém comentou que a tua biologia provavelmente morreu neste processo, não seria legal colocar algum acelerador? Um pristine, overnite ou um biodigest?

Os comedores de alga, os parâmetros e biologia estáveis.. na minha limitada compreensão não deveria trazer tudo nos eixos de novo?

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#12 Mensagem por Arnaldo Doi »

q otima noticia Lucas! vc vê nessas horas a importância de ter testes confiáveis, eu quase dancei nesse quesito recentemente!

eu creio q vc deve estar com problemas de fosfato elevado.. para desfavorecer fosfatos, eu ja te passei a lista do q fazer no post anterior
edit: reli seu post, e vi q seu fosfato tá zerado!!! desconsidere por ora essa hipotese

em relação às algas que já estão instaladas, não tem outro jeito... tenta limpar o máximo que dá, fazendo uma escovação e sifonamento (não raspe sem sifonar!!!!! ) , deixe agua salgada já preparada para repor o q vc tá tirando no sifonamento, coloque perlon na entrada do sump, mantenha o carvão para limpar os fenóis e troque-o depois de alguns dias...

acredito q baixando a dureza e acertando a densidade, vc já vai ter um ganho muito bom de qualidade pros corais (moles).. em relação aos lps ( vc tem lps? ), faltaria ainda equilibrar o resto

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#13 Mensagem por Arnaldo Doi »

Cassiano Kurz escreveu:Lucas Benatti,

Que ótimo que as coisas estão melhorando.
Estou lendo tudo para aprender realmente pois sou muito novo neste meio.

Tudo que falo abaixo está mais no campo das hipóteses do que sugestões.

- Teoricamente adicionar mais medicamentos Algaefix não seria mais uma variante no ambiente que seria perigoso? Remover o carvão que está funcionando não poderia "embaralhar" as cartas de novo?

- Com relação a algas e eliminar o "efeito" vi gente comentando sobre combatê-las com algum camarão (desde que não se interesse pelos corais), uns goby e paguros.

- Abordando daí a "causa" provavel além dos CA e MG que estas tratando, alguém comentou que a tua biologia provavelmente morreu neste processo, não seria legal colocar algum acelerador? Um pristine, overnite ou um biodigest?

Os comedores de alga, os parâmetros e biologia estáveis.. na minha limitada compreensão não deveria trazer tudo nos eixos de novo?


o sistema dele estava bagunçado devido aos testes ruins, fica até complicado dizer o pq tal conduta funciounou/deixou de funcionar mediante tantos desajustes. Agora, com testes confiáveis, é só ir acertando o grosso, aí o proprio sistema se auto recupera aos poucos

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#14 Mensagem por Lucas Benatti »

Cassiano Kurz escreveu:Lucas Benatti,

Que ótimo que as coisas estão melhorando.
Estou lendo tudo para aprender realmente pois sou muito novo neste meio.

Tudo que falo abaixo está mais no campo das hipóteses do que sugestões.

- Teoricamente adicionar mais medicamentos Algaefix não seria mais uma variante no ambiente que seria perigoso? Remover o carvão que está funcionando não poderia "embaralhar" as cartas de novo?

- Com relação a algas e eliminar o "efeito" vi gente comentando sobre combatê-las com algum camarão (desde que não se interesse pelos corais), uns goby e paguros.

- Abordando daí a "causa" provavel além dos CA e MG que estas tratando, alguém comentou que a tua biologia provavelmente morreu neste processo, não seria legal colocar algum acelerador? Um pristine, overnite ou um biodigest?

Os comedores de alga, os parâmetros e biologia estáveis.. na minha limitada compreensão não deveria trazer tudo nos eixos de novo?


Concordo com você: vou deixar o Algaefix para depois que o sistema se estabilizar de novo. A biologia está 100%! Eu doso overnite e oceanblend, e o sal que uso já contém probióticos. A biologia é mais afetada em antibióticos tipo azitromicina. No meu aqui nunca houve um pico de amônia, nitrito e nitrato. Quanto aos comedores de alga, eu tenho um yellow tang que não come nada das algas aqui kkkkkkk só ração mesmo. Os camarões não quero por, pois os 2 que eu tinha morreram semana passada. Os paguros estão trabalhando aqui, mas quero por mais. O surto realmente é muito grande, nunca vi nada parecido. Tem por toda parte rsrsrs por isso acredito que vou ter que usar um medicamento mais agressivo. Mas, certamente após estabilizar tudo de novo, a tendência é que elas não reapareçam no futuro.

Arnaldo Doi escreveu:q otima noticia Lucas! vc vê nessas horas a importância de ter testes confiáveis, eu quase dancei nesse quesito recentemente!

eu creio q vc deve estar com problemas de fosfato elevado.. para desfavorecer fosfatos, eu ja te passei a lista do q fazer no post anterior
edit: reli seu post, e vi q seu fosfato tá zerado!!! desconsidere por ora essa hipotese

em relação às algas que já estão instaladas, não tem outro jeito... tenta limpar o máximo que dá, fazendo uma escovação e sifonamento (não raspe sem sifonar!!!!! ) , deixe agua salgada já preparada para repor o q vc tá tirando no sifonamento, coloque perlon na entrada do sump, mantenha o carvão para limpar os fenóis e troque-o depois de alguns dias...

acredito q baixando a dureza e acertando a densidade, vc já vai ter um ganho muito bom de qualidade pros corais (moles).. em relação aos lps ( vc tem lps? ), faltaria ainda equilibrar o resto


Eu sifono todo o substrato toda semana, pois é o tempo de elas se espalharem por tudo de novo... Agora vou dar uma parada até eu arrumar meus parâmetros para só em seguida voltar a sifonar e ir retirando manualmente. Remover essas algas manualmente já se tornou inviável, pois se retiro hoje daqui 3 dias já está da mesma maneira, então teria que fazer TPA de 20% do meu volume 2 vezes por semana kkkkkk
Outro informe: não tenho LPS. Apenas softs e anêmonas.

Eu vou trocar o sal que uso também. Pedi um Coral Pro Salt, da Red Sea. Pode ser que a dissolução aqui não está funcionando bem para o cálcio e o magnésio estarem baixos. Espero que com a suplementação e o aumento do equilíbrio tudo volte ao normal.

Uma discussão agora: já vi pessoas falando que um tratamento para algas é elevar o magnésio para cerca de 1600. Pensando dessa forma, poderia ser que o meu magnésio baixo realmente é o motivo dos problemas? Pois fosfato e nitrato zerados usando filtro RO/DI é muito difícil o crescimento delas, não?



Estou crente que vamos reavivar esse aquário, de forma gradual.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#15 Mensagem por Arnaldo Doi »

Bom dia

Lucas, eu não faria essa elevação, é mais um motivo de stress para seus animais, e certamente, um novo desequilibrio ao sistema

acho muito estranho o tanto de alga crescendo com fosfato e nitrato zerados... alguma coisa não tá batendo nessa equação..

sua chaeto não tem crescido? tenho controlado meus nutrientes com a chaeto no meu refugio.. qdo coloquei ele lá, ela tinha aproximadamente 100 gramas(um punhado)... depois de 2 meses, tive que fazer podas que totalizaram 300 gramas, e ainda sobrou umas 200 graamas.. são 300 gramas de material retirado, logicamente a minha agua ficou mais pobre em vários nutrientes e elementos, mas poderiam ter sido 300 gramas de algas filamentosas. Meu refugio está iluminado com 2 lampadas de 20w e 3500 K, tipo "spot"

Ja tentou ATS ?? estude tb essa forma.

como está configurada suas luminárias ?

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#16 Mensagem por Lucas Benatti »

Arnaldo Doi escreveu:Bom dia

Lucas, eu não faria essa elevação, é mais um motivo de stress para seus animais, e certamente, um novo desequilibrio ao sistema

acho muito estranho o tanto de alga crescendo com fosfato e nitrato zerados... alguma coisa não tá batendo nessa equação..

sua chaeto não tem crescido? tenho controlado meus nutrientes com a chaeto no meu refugio.. qdo coloquei ele lá, ela tinha aproximadamente 100 gramas(um punhado)... depois de 2 meses, tive que fazer podas que totalizaram 300 gramas, e ainda sobrou umas 200 graamas.. são 300 gramas de material retirado, logicamente a minha agua ficou mais pobre em vários nutrientes e elementos, mas poderiam ter sido 300 gramas de algas filamentosas. Meu refugio está iluminado com 2 lampadas de 20w e 3500 K, tipo "spot"

Ja tentou ATS ?? estude tb essa forma.

como está configurada suas luminárias ?


Então cara, deixa eu contar mais sobre as minhas chaetomorfas. Eu coloquei ela bem pequena, do tamanho de uma bola de ping pong. Depois de uns 3 meses eu fiz a primeira poda, pois ela já tava do tamanho de uma bola de futebol americano kkkkk Entretanto, nesse mesmo período que minha chaeto cresceu desse tanto veio o surto de algas no display. Simplesmente inacreditável. Por isso imagino que o que essa alga consumiu além de nitrato e fosfato gerou um desequilíbrio imenso, que proporcionou a proliferação das algas. Hoje eu não tenho mais ela, joguei fora.

Minha luminária é de 150w, com fotoperíodo de 12 horas, sendo 2 de intensidade bem baixa, no amanhecer e entardecer, 5 de intensidade média e 5 de intensidade alta.

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#17 Mensagem por Arnaldo Doi »

cara... O que vc falou sobre desequilibrio por causa da chaeto não faz o menor sentido pra mim :)

eu teria feito justamente o contrário.. Se a chaeto cresceu da forma como vc falou, é o mais claro sinal q ela deu certo, e digo mais: eu não só deixaria, como até aumentaria a iluminação sobre ela, para inibir o crescimento de algas no display. Só retiraria se ela começasse a morrer.

isso levando-se em conta que o que vc tem aí são algas verdes filamentosas.

mas vamos acertando a casa aos poucos, nada de mudanças drásticas e gangorras nos parametros... acerta a salinidade, acerta a alcalinidade... sua kenia tree ainda tá arriada?

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#18 Mensagem por Lucas Benatti »

Arnaldo Doi escreveu:cara... O que vc falou sobre desequilibrio por causa da chaeto não faz o menor sentido pra mim :)

eu teria feito justamente o contrário.. Se a chaeto cresceu da forma como vc falou, é o mais claro sinal q ela deu certo, e digo mais: eu não só deixaria, como até aumentaria a iluminação sobre ela, para inibir o crescimento de algas no display. Só retiraria se ela começasse a morrer.

isso levando-se em conta que o que vc tem aí são algas verdes filamentosas.

mas vamos acertando a casa aos poucos, nada de mudanças drásticas e gangorras nos parametros... acerta a salinidade, acerta a alcalinidade... sua kenia tree ainda tá arriada?


A kenia tá aberta novamente. Ela por si só tá bem bonita. As anêmonas se recuperaram bem também, e o leather está aberto novamente. Aumentando a salinidade lentamente, ela já está chegando na casa dos 1023.
Eu nunca vi um relato de a chaetomorfa causar o que ela causou aqui pra mim. Já pesquisei bastante e nenhuma consideração. Mas receio que o motivo da proliferação desenfreada e a falta de saúde em alguns animais seja o desequilíbrio de cálcio e magnésio. Hoje chegam meus buffers e já vou começar a dosagem.
Minha rotina de TPA era relativamente frequente, e nunca fiquei mais de 1 mês sem fazer, o que traz ainda mais dúvidas sobre o motivo desses níveis tão baixos. Estava pensando aqui: será que quando eu faço a água para as TPAs meu sal não dissolve direito? Existe a possibilidade de ao colocar um sal mal dissolvido no reef o cálcio e o magnésio que deveriam estar presentes na água não ficarem disponíveis?

Arnaldo Doi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 121
Registrado em: 02 Set 2020, 10:28
Apelido: Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 35 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#19 Mensagem por Arnaldo Doi »

bom dia! blz ????

Então... reitero minha opinião sobre chaeto.. acho qc deveria voltar com ela, vai te ajudar com as algas... ela não desequilibra calcio nem magnésio.

é, o sal tem que estar minimamente dissolvido na água... para dissolução, uns dez minutos agitando até com a mão resolve!! agua com cristais de sal ainda não dissolvido em cima de coral não faz nada bem! antes de colocar a agua pra dentro do aquario, sempre verifique se não tem sal no fundo do vasilhame. Atenção para a densidade, verifique se o teu refratometro não te prega uma peça de novo.

Quando eu preparo a minha agua de tpa, faço agitando manualmente a agua.. instrução do proprio fabricante!! (veromar).. to usando o veromar corais, e to me dando super bem. Porém, teve um lote de sal q eu peguei, logo quando tava montando o aquario, que o kH estava bem alto.. coisa de 12dkH, em média... ao misturar na bombona, a agua ficou bem leitosa, mesmo depois de 2 horas batendo, CREIO EU que houve alguma precipitação, só que na pressa não medi os parametros da mistura. Eu bati a agua com duas powerheads (uma SB2700 e uma SB1000).. coincidentemente nessa epoca, houveram alguns comentários e reclamações sobre esse detalhe, e nos lotes seguintes, senti uma melhora nessa questão. Agora, eu compro baldes de 5kg e não faço estoque, então o sal está sempre novo e fresquinho. E minhas tpas são de 40 em 40 litros, quinzenalmente (aquário de 250 litros), nunca deu bo por aqui

Seu desequilibrio com calcio e magnésio tem mais a ver com excesso de kh. É só parar com o buffer, e dosar (LENTAMENTE) calcio e magnésio. Obs> calcio e magnésio não são buffers, ok? buffer está relacionado com tamponamento/alcalinidade/reserva alcalina.

Quando for dosar, cuidado. Dissolva em agua e vai dosando devagar. Vc tem sistema de reposição automática? Caso sim, pode fazer isso na agua de reposição. Caso não, improvise uma garrafa pet, fure ela com alfinete e deixa pingando. Vai aumentando devagar, de 50 em 50 ppm, todos os dias, e vai observando a reação no sistema e fazendo as medições (kH, calcio, magnesio e pH)

qdo chegar nos parametros ideais, mantenha com o sistema de sua preferencia (balling, kalkwasser+tpa, reator de calcio, ou somente tpa... depende do consumo do sistema, do gosto e/ou do quanto vc quer investir, pode escolher qq um desses)

vc tem q chegar e deixar estável assim:

pH 8,2 (variação max +- 0,1 a 0,2)
kH 6 ~ 8 dkh (variação minima de um dia pro outro)
temp 26 (variação max +- 0,5)
densidade: fixar em torno de 1024

pode ser que vc se veja escravo do aquario por um tempo... ainda mais q vc vem de vários probleminhas. Mas uma vez estabilizado, pode ter certeza que as intervenções no futuro serão minimas, e os seus bichos vão te agradecer muito. Outra dica, cuidado ao introduzir novos animais, dip nos corais, quarentena nos peixes... tenho certeza q logo logo teu aquario entra nos eixos, e aí é só alegria e contemplação! abraço

Lucas Benatti
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 17 Nov 2020, 15:45
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 19 Dez 2000
Cidade: Cristalina
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: AJUDA URGENTE COM AQUÁRIO

#20 Mensagem por Lucas Benatti »

Arnaldo Doi escreveu:bom dia! blz ????

Então... reitero minha opinião sobre chaeto.. acho qc deveria voltar com ela, vai te ajudar com as algas... ela não desequilibra calcio nem magnésio.

é, o sal tem que estar minimamente dissolvido na água... para dissolução, uns dez minutos agitando até com a mão resolve!! agua com cristais de sal ainda não dissolvido em cima de coral não faz nada bem! antes de colocar a agua pra dentro do aquario, sempre verifique se não tem sal no fundo do vasilhame. Atenção para a densidade, verifique se o teu refratometro não te prega uma peça de novo.

Quando eu preparo a minha agua de tpa, faço agitando manualmente a agua.. instrução do proprio fabricante!! (veromar).. to usando o veromar corais, e to me dando super bem. Porém, teve um lote de sal q eu peguei, logo quando tava montando o aquario, que o kH estava bem alto.. coisa de 12dkH, em média... ao misturar na bombona, a agua ficou bem leitosa, mesmo depois de 2 horas batendo, CREIO EU que houve alguma precipitação, só que na pressa não medi os parametros da mistura. Eu bati a agua com duas powerheads (uma SB2700 e uma SB1000).. coincidentemente nessa epoca, houveram alguns comentários e reclamações sobre esse detalhe, e nos lotes seguintes, senti uma melhora nessa questão. Agora, eu compro baldes de 5kg e não faço estoque, então o sal está sempre novo e fresquinho. E minhas tpas são de 40 em 40 litros, quinzenalmente (aquário de 250 litros), nunca deu bo por aqui

Seu desequilibrio com calcio e magnésio tem mais a ver com excesso de kh. É só parar com o buffer, e dosar (LENTAMENTE) calcio e magnésio. Obs> calcio e magnésio não são buffers, ok? buffer está relacionado com tamponamento/alcalinidade/reserva alcalina.

Quando for dosar, cuidado. Dissolva em agua e vai dosando devagar. Vc tem sistema de reposição automática? Caso sim, pode fazer isso na agua de reposição. Caso não, improvise uma garrafa pet, fure ela com alfinete e deixa pingando. Vai aumentando devagar, de 50 em 50 ppm, todos os dias, e vai observando a reação no sistema e fazendo as medições (kH, calcio, magnesio e pH)

qdo chegar nos parametros ideais, mantenha com o sistema de sua preferencia (balling, kalkwasser+tpa, reator de calcio, ou somente tpa... depende do consumo do sistema, do gosto e/ou do quanto vc quer investir, pode escolher qq um desses)

vc tem q chegar e deixar estável assim:

pH 8,2 (variação max +- 0,1 a 0,2)
kH 6 ~ 8 dkh (variação minima de um dia pro outro)
temp 26 (variação max +- 0,5)
densidade: fixar em torno de 1024

pode ser que vc se veja escravo do aquario por um tempo... ainda mais q vc vem de vários probleminhas. Mas uma vez estabilizado, pode ter certeza que as intervenções no futuro serão minimas, e os seus bichos vão te agradecer muito. Outra dica, cuidado ao introduzir novos animais, dip nos corais, quarentena nos peixes... tenho certeza q logo logo teu aquario entra nos eixos, e aí é só alegria e contemplação! abraço


Oh Arnaldo, muito obrigado pela força e pela motivação! Eu vou conseguir resolver esses problemas, tenho certeza. Eu sempre deixo uns 15 minutos batendo o sal, não fica nenhum sal sem dissolver. Mas, pode ter certeza que agora com o refratrômetro bem calibrado as coisas já vão ser diferentes. E, com certeza: o kH elevado como está traz mais prejuízos ainda para o cálcio e o magnésio.
Não vou mentir que estou ansioso pra ver tudo limpo e funcionando de novo hahaha meus peixes e corais com plena saúde.

E é verdade cara, meu nano era bem estável, não dava dor de cabeça nenhuma. Tudo na tranquilidade, só alegria kkkkkkk mas acredito que futuramente esse aqui vai estar tudo ótimo também!

Obrigado pela ajuda! Vou começar a regular os parâmetros de cálcio e magnésio e vou dando notícias aqui!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”