Cola de Artesão (Silicone transparente)

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
letecastro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2020, 15:09
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 04 Ago 1982
Cidade: Ponte Nova
País: Brasil

Cola de Artesão (Silicone transparente)

#1 Mensagem por letecastro »

Bom dia, pessoal!

Eu estou montando um sump com 2 caixas plásticas de 26 litros cada uma. Para isso, eu preciso colar uma divisória de PVC em cada caixa, no meio delas, mas a tentativa com Silicone comum, esses mesmos usados para aquários e boxes, não deu muito certo, pois parece que esses silicones não aderem muito bem no plástico da caixa, nem no PVC da divisória.

A pergunta é: posso usar essas colas que chamam de "silicone", essas bem transparentes, líquidas, comumente chamadas de cola de artesão? Elas são próprias para colar plásticos, são realmente muito resistentes e tem certa elasticidade, a dúvida não é quanto à vedação ou resistência, a dúvida é em relação à sua possível toxicidade. Será que depois de seca ainda poderia liberar alguma substância nociva?

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2133
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Cola de Artesão (Silicone transparente)

#2 Mensagem por Andrés Segal »

Acredito que apos secar, e voce fizer uma boa enxaguadas nas caixas para tirar qualquer substância quimica, sera possivel usar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Cola de Artesão (Silicone transparente)

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Depende de qual material é feita a caixa plástica.

Se for de PEAD, não temos colas no mercado segura para ela, pois precisa de fundir para de fato alguma aderência.

Preparar a área a ser colada com uma lixa grossa, melhorando a aderência, pode ajudar.

Colas epóxi, como Araldite, Epóxi liquida ou mesmo algumas massas plásticas para isso.

Essas, depois de secas e devidamente curadas, se tornam inertes ao sistema.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

letecastro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Mai 2020, 15:09
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 04 Ago 1982
Cidade: Ponte Nova
País: Brasil

Re: Cola de Artesão (Silicone transparente)

#4 Mensagem por letecastro »

Obrigado, pessoal! Eu não sei qual o material exato das caixas. Eu apliquei essa cola e pretendo seguir a dica do amigo Andrés Segal...após a secagem, vou encher de água e deixar uns dois dias, depois troco a água e repito o procedimento por mais 2 ou 3 vezes. Se por acaso não der certo a colagem (acho que vai dar sim, porque já apliquei a cola e ela está secando com boa aderência), então uma boa ideia seria o durepox.

Valeu!

Abs!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”