🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com Tubulação da Subida

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Joao Paulo Bernardes
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Joao Paulo
Data de Nascimento: 29 Jun 1981
País: Brasil

Ajuda com Tubulação da Subida

#1 Mensagem por Joao Paulo Bernardes »

Bom dia caros colegas!

Estou montando meu primeiro aquário marinho. O display terá 300L (100x50x60cm) e o sump será de 85x45x45cm.

O aquário foi feito com o sistema de botas usando na descida flange de 1 polegada e na subida flange de 1/2 polegada.

Minha dúvida é com relação a subida: é melhor fazer todo o encanamento com canos de 1/2 ou usar canos de 3/4 e ao chegar na flange usar uma redução de 3/4 para 1/2?

E que bomba usar neste aquário? Bomba de recalque de 3000 ou 4000 L/H?

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ajuda com Tubulação da Subida

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve João,

A tubulação deve ser no minimo da mesma bitola da saída da bomba, estreitar a tubulação causa maior resistência a passagem de água, assim como usar cotovelos e reduções, por esta razão, muitos usam mangueiras, no seu caso eu manteria o padrão de 3/4 de polegada.

Bomba de recalque deve ser considerada a altura da coluna d'agua, quanto mais alta maior a resistência, menor a vazão.

Uma bomba muito boa é a Eheim compact 3000, dá conta facilmente do recalque de seu sistema. Mas aguarde mais comentários dos outros colegas.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Mauro Becker escreveu:A tubulação deve ser no minimo da mesma bitola da saída da bomba, estreitar a tubulação causa maior resistência a passagem de água, assim como usar cotovelos e reduções, por esta razão, muitos usam mangueiras, no seu caso eu manteria o padrão de 3/4 de polegada.

plus_icon se tiver a possibilidade troque os canos de 1/2 por 3/4

Qual a altura do sump até a entrada do recalque no aquário?
Uma bomba com ótimo custo benefício e fácil acesso à reposição é a Sarlo Better 2700. Outras opções seriam as bombas DC (Jebao por exemplo).

A Ehein sem dúvidas é excelente mas exige um investimento alto.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Joao Paulo Bernardes

#4 Mensagem por Joao Paulo Bernardes »

Humberto Jr. escreveu:
Mauro Becker escreveu:A tubulação deve ser no minimo da mesma bitola da saída da bomba, estreitar a tubulação causa maior resistência a passagem de água, assim como usar cotovelos e reduções, por esta razão, muitos usam mangueiras, no seu caso eu manteria o padrão de 3/4 de polegada.

plus_icon se tiver a possibilidade troque os canos de 1/2 por 3/4

Qual a altura do sump até a entrada do recalque no aquário?
Uma bomba com ótimo custo benefício e fácil acesso à reposição é a Sarlo Better 2700. Outras opções seriam as bombas DC (Jebao por exemplo).

A Ehein sem dúvidas é excelente mas exige um investimento alto.

A altura do sump até a entrada do recalque dá 130cm.

Trocar os canos de 1/2 para 3/4 até daria, mas vou ter dinheiro jogado fora nesse cano de 1/2, pois já montei ele todo.

Teria que comprar um cotovelo 90 graus de 3/4 com redução para 1/2 polegada, pois a entrada do recalque foi feito com 1/2 polegada, além de comprar os canos de 3/4 e os cotovelos.

Essa bomba Sarkozy Bettencourt 2700 daria conta da litragem do meu aquário? Eu estava vendo a Jebao DCP-5000.

jose cabrera1
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: ze
Data de Nascimento: 03 Fev 1964
País: brasil
Recebeu Curtir: 47 vezes

#5 Mensagem por jose cabrera1 »

minha subida e toda de meia e divide em duas jogando uma de cada lado aquario ( 700l) , com valvula na subida e descida , retorno eheim 3000 ( zero barulho , limpei ela pouquissimas vezes , ja rodou seca algumas vezes ) e ta la funcionando , aparece em foruns a venda por 300,00 ,comprei uma pra reserva por loucura de aquarista porque nao quebra ,

tenho uma wp 10 circulaçao que durou um ano e meio (LIXO) , nunca mais compro jebao , e uma alegria na compra somente.

veja a altura do sump e tem ladrão no aquario?

Joao Paulo Bernardes

#6 Mensagem por Joao Paulo Bernardes »

jose cabrera1 escreveu:minha subida e toda de meia e divide em duas jogando uma de cada lado aquario ( 700l) , com valvula na subida e descida , retorno eheim 3000 ( zero barulho , limpei ela pouquissimas vezes , ja rodou seca algumas vezes ) e ta la funcionando , aparece em foruns a venda por 300,00 ,comprei uma pra reserva por loucura de aquarista porque nao quebra ,

tenho uma wp 10 circulaçao que durou um ano e meio (LIXO) , nunca mais compro jebao , e uma alegria na compra somente.

veja a altura do sump e tem ladrão no aquario?

Meu sump foi feito com 45cm de altura, contudo as divisões tem vidro de 30cm de altura. A altura do sump até a entrada do retorno no display principal é 130cm.

Não tem ladrão no sistema de botas do aquário principal, apenas entrada e saída mesmo.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”