🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Fiz caca! Mas quero entender para não repetir o erro.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Leandro Lopes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 22 Jul 1977
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Fiz caca! Mas quero entender para não repetir o erro.

#1 Mensagem por Leandro Lopes »

Salve galera.

Tava com um pequeno foco de alga marrom. Introduzi dois peixes (YT e Centropygui) e dei uma reforçada na alimentação e acho que o aquário novo (2 meses) sentiu a mudança e as algas deram a cara.
Sinfonei o fundo e retirei cerca de 1 kg de substrato com alga marrom e dosei melhor a comida e as algas sumiram.
Deixei o substrato secar ao sol e devolvi 5 dias depois para o aquário, coloquei no mesmo local que estava antes.
Essa foi a caca!
No dia seguinte deu um boom de algas marrons no mesmo local, acompanhada de ciano bactérias nas rochas e algas verdes filamentosas.
Faz 1 semana que estou brigando com TPA's, mas as algas marrons e verdes filamentosas não vão embora. O vidro é limpo e, 1 hora depois, já começa esverdear de novo.
Sei que voltar esse substrato pro aquário foi um erro. Mas, tecnicamente, qual foi? O que deveria ter feito? Lavado bem o substrato?
Será que as algas que estavam nele morreram e se tornaram matéria orgânica, fosfato, etc?
Enfim, gostaria de dicas do que fazer com o substrato retirado em situações como essa, pois tenho ainda cerca de 1 kg pra devolver no aquário, fruto das últimas sinfonagens.
Também gostaria de saber o que faço para acabar com as algas. Vodka?

Ficarei grato pela ajuda.

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Fiz caca! Mas quero entender para não repetir o erro.

#2 Mensagem por Humberto Jr. »

Leandro, todo substrato/rocha, quando está nova/limpa, ao ser adicionado ao aquário passará novamente pela ciclagem.
Querendo ou não terá o surgimento das algas marrons seguidas das verdes.

Como esta a qualidade da água que está usando na TPA? Não adiantará fazer tanta TPA se ela não estiver boa...

Se der, coloque uma foto para que possamos identificar qual a alga marrom que está surgindo.

Ideal quando tira o substrato com algas, é clorá-lo e deixar secar ao sol. Se não limpou, pouco adiantou tirá-lo do aquário.

O que pode ter acontecido, é o aumento da carga orgânica com a adição dos peixes. Isso causa um desequilíbrio momentâneo até que a população de bactérias aumente.

Para combater as algas, primeiro precisa identificar o que está causando a proliferação delas. Testes de nitrato, fosfato, silicato. Após identificar que selecionará qual o método a se utilizar.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#3 Mensagem por Radagast »

Humberto, pelo que eu entendei ele turou o substrato, secou sem lavar, e colocou de volta...

Seu aquário tem 2 meses? Ainda deve estar ciclando, e vc colocou 2 peixes ao mesmo tempo. Vai dar caca, mesmo.

De quantos litros é? O que tem de filtro, substrato, rochas, iluminação, skimmer...?

Leandro Lopes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Leandro
Data de Nascimento: 22 Jul 1977
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

#4 Mensagem por Leandro Lopes »

Tem 250 litros.
Vinha bem nos primeiros dois meses. Já tinha dois palhaços desde o primeiro dia. Usei acelerador biológico, rochas e cascalho vivos. Tinha algas calcáreas e os parâmetros estavam ok.
O problema foi voltar o substrato para o aquário. Foi questão de 24 horas após colocar o substrato e no exato local onde o despejei.

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Sim Marina, eu li. Tanto que respondi:
Humberto Jr. escreveu:Ideal quando tira o substrato com algas, é clorá-lo e deixar secar ao sol. Se não limpou, pouco adiantou tirá-lo do aquário.

Marina Fodra escreveu:Seu aquário tem 2 meses? Ainda deve estar ciclando, e vc colocou 2 peixes ao mesmo tempo. Vai dar caca, mesmo.

Isso é relativo. Faltam informações para poder fazer conclusões assim.
Seu aquário também não ciclou mais que 2 meses e vc adicionou os seus 2 maroon golden...
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#6 Mensagem por Radagast »

Com 250 e tranquilo... achei que o aquário era pequeno!

Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#7 Mensagem por Leo Cardoso »

Leandro Lopes escreveu:Salve galera.

Tava com um pequeno foco de alga marrom. Introduzi dois peixes (YT e Centropygui) e dei uma reforçada na alimentação e acho que o aquário novo (2 meses) sentiu a mudança e as algas deram a cara.
Sinfonei o fundo e retirei cerca de 1 kg de substrato com alga marrom e dosei melhor a comida e as algas sumiram.
Deixei o substrato secar ao sol e devolvi 5 dias depois para o aquário, coloquei no mesmo local que estava antes.
Essa foi a caca!
No dia seguinte deu um boom de algas marrons no mesmo local, acompanhada de ciano bactérias nas rochas e algas verdes filamentosas.
Faz 1 semana que estou brigando com TPA's, mas as algas marrons e verdes filamentosas não vão embora. O vidro é limpo e, 1 hora depois, já começa esverdear de novo.
Sei que voltar esse substrato pro aquário foi um erro. Mas, tecnicamente, qual foi? O que deveria ter feito? Lavado bem o substrato?
Será que as algas que estavam nele morreram e se tornaram matéria orgânica, fosfato, etc?

Leandro,

alga marrom geralmente é diatomácea. diatomácea se prolifera por excesso de silicato (suas paredes celulares, salvo engano, são compostas de sílica).
então pensa comigo: vc sifonou e tirou as diatomáceas e a camada superficial do substrato q provavelmente tinha alguma quantidade de sujeira.
aí vc deixou secar e jogou tudo de volta lá: sujeira (possível fonte de fosfato) e sílica (proveniente das diatomáceas).

então, numa análise superficial, vc basicamente injetou no sistema fontes pra proliferação de algas e diatomáceas.

substrato retirado, como o beto falou, deve ser lavado e/ou clorado.

então, frente ao ocorrido, estranho seria não ter acontecido nada... :lol: :lol: :lol:

um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

#8 Mensagem por Marcelo E Novais »

Humberto Jr. escreveu:
Marina Fodra escreveu:Seu aquário tem 2 meses? Ainda deve estar ciclando, e vc colocou 2 peixes ao mesmo tempo. Vai dar caca, mesmo.

Isso é relativo. Faltam informações para poder fazer conclusões assim.
Seu aquário também não ciclou mais que 2 meses e vc adicionou os seus 2 maroon golden...

icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_bangin icon_bangin icon_bangin

Independente se for 100L, 250L ou 800L o tempo de ciclagem não foge muito desses 2 meses e nada impediria de adicionar dois peixes
Ao adicionar os peixes e pesar na mão na alimentação, deveria deixar o aqua se estabilizar por si só, ou como já dito deveria ter lavado o substrato antes de retornar ao display, do jeito que o fez simplesmente jogou "toda sujeira" no display piorando as coisas, acho que TPAs , sinfonagem e paciencia devem resolver o probema

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#9 Mensagem por Radagast »

Mas eu nao to entedendo... a idéia não é acrescentar um animal por vez para dar tempo de o aquário se adaptar à nova carga orgânica?

Acho que em um aquario pequeno é melhor esperar mais tempo do que em um aquario grande , mas isso é pessoal mesmo. Meus nemos entraram com menos de 2 meses... eu tinha um pouco menos de 15 cm de substrato + rochas e macroalgas, então achei seguro.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”