🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sump do lado externo da casa

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Eduardo Basilio
Curtiu: 2 vezes

Sump do lado externo da casa

#1 Mensagem por Eduardo Basilio »

Olá pessoal! Tenho um boyu 550 e está parado há mais de 3 anos. Ultimamente estou com vontade de iniciar novamente. Tive muitos problemas com algas no final do aqua que me desanimou bastante e gostaria de fazer diferente desta vez. De início só quero colocar corais. Vou comprar um chiller e a iluminação seria leds. Tenho um filtro de 4 estágios onde usava 1 filtro de poliéster 1 micra, 1 carvão ativado e resinas mistas em dois. Substrato de aragonita de 10 cm. Quero fazer o sump num local onde o sol bate das 9 às 11 e colocar macro algas. Moro em Serra negra e quando faz frio, faz frio! Então estou meio na dúvida como montar.... Faço uma porta de Madeira para isolar o frio no inverno e coloco uma janela de vidro para entrar o sol? Até um vidro duplo? O que vcs acham melhor? Ideias totalmente diferentes tb são bem vindas, pq tudo ainda é uma ideia mas o que gostaria é que pudesse fazer o melhor para diminuir a chance de ter essas malditas algas! Obrigado...

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk
Hipótese é uma coisa que não é, mas a gente finge que é, para ver como seria se ela fosse.

Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Apelido: Belezoni
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Sump do lado externo da casa

#2 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Falaaaaaaaaaaaaaaa cara, ate que enfim esta tomando coragem para voltar? rsrs
Eduardo, sua ideia é de colocar um sump externo para o tl550? Se for isso eu acho que o volume de agua é baixo para isso, eu acho que ficaria complicado de vc conseguir controlar.

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
País: Brasil
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

Se a intencao é aproveitar a energia solar por conta da conta eletrica, vai gastar mais qdo chegar o inverno pra manter a temperatura.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

#4 Mensagem por Marcelo E Novais »

Acho que manter um sump em área externa ao ar livre apenas para manter um refúgio com macro algas é um tremendo tiro no pé, vai te dar um trabalhão tanto no inverno para aquecer, no verão pra resfriar e na reposição de agua que ira evaporar, acho que seria muito melhor e mais barato manter o refúgio com lâmpadas led hidropinia, pelo menos é o que eu acho

Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#5 Mensagem por Eduardo Basilio »

Fala Fabiano! tudo bom cara!!!! não me desanima, kkkkkk Dá uma olhada na minha idéia!
pq se for pra montar com aquele mega espaço no 550, para filtro, skimmer, trocas e o caramba, vai complicar... Era uma briga, a molhadeira, barulho, baldes! A Dani falava um monte! kkkkk
E tb para deixar tudo organizado! Tudo no mesmo lugar! Aumentaria 40 litros. O que complicaria?

Olá Celso, tudo bem!
Na verdade pensei em aproveitar o sol pelo benefícios que ele poderia trazer para o aquario. Se for o caso deixo fechado e abro por algumas horas.

Imagem

icon_cheers
Hipótese é uma coisa que não é, mas a gente finge que é, para ver como seria se ela fosse.

Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#6 Mensagem por Eduardo Basilio »

Marcelo E Novais escreveu:Acho que manter um sump em área externa ao ar livre apenas para manter um refúgio com macro algas é um tremendo tiro no pé, vai te dar um trabalhão tanto no inverno para aquecer, no verão pra resfriar e na reposição de agua que ira evaporar, acho que seria muito melhor e mais barato manter o refúgio com lâmpadas led hidropinia, pelo menos é o que eu acho

gostei da ideia! Vou ver esses leds Marcelo! Obrigado!

Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

#7 Mensagem por Marcelo E Novais »

Eduardo Basilio escreveu:
Imagem

icon_cheers

Seria mais ou menos um armario vertical do lado externo, sei não mas ainda continuo a achar essa idéia uma fria, no verão com o sol batendo vai transformar o armario em uma estufa, consequentemente o Chiller vai trabalhar pra caramba, mesmo deixando as portas abertas como sol batendo diretamente ira esquenta do mesmo jeito, se deixar fechada o proprio chiller termina de elevar a temperatura dentro do armario, mesmo fazendo aberturas para entrada e saida de ar por causa do chiller ,no inverno as coisas se invertem pois vc ira precisar de muitos watts para aquecer
Se me permite... "EU" manteria o sump dentro de casa protegido do sol, chuva e frio, e manteria o refugio de macroalgas com lampadas led hidroponia, faria dois furos nesse sump , um para a saida da agua e outro para a entrada, ambas tubulações direcionadas para a casa de maquina do lado de fora " no armario" lá vc teria o ralo para o descarte da agua da TPA que sairia do sump de dentro de casa e manteria todo o resto Chiller , reposião, Tpa que ira levar a agua para o sump dentro de casa, filtros e etc... Seria mais ou menos exatamente como no seu desenho com o diferencial em manter o Sump dentro de casa, toda Tpa e reposição seria automatizada , o que diminuiria quase a zero a molhadeira na sala que toda esposa detesta kkkkk, só iria fazer uma sujeirinha na hora de dar uma geral no sump

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Outra coisa q aumentaria o gasto energetico eh a bomba q vai ter q mandar de volta a agua pra dentro e por tabela esquentar a agua tbem.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#9 Mensagem por Humberto Jr. »

O Augusto Filho tinha um aquário com sump no lado externo, talvez possa dar algumas informações
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#10 Mensagem por Eduardo Basilio »

Gostei das suas ideias Marcelo! Vou dar uma estudada!
Obrigado!

Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#11 Mensagem por Eduardo Basilio »

Aqui a noite é sempre mais gelado por causa das montanhas. O chiller estando lá fora mesmo com o compressor desligado e o ar frio passando pela serpentina vai acabar baixando a temperatura da água? Não?

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#12 Mensagem por Vinicius F. Reis »

a ideia do sump separado é mto boa. Voce tem mais espaço pra organizacao e tudo mais.
Porem, faze-lo externo tem esses problemas de temperatura e evaporização. Como dito, se a ideia de pegar sol for somente pelas algas, pode usar alguns poucos leds pra resolver isso.

Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Apelido: Belezoni
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

#13 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Eduardo Basilio escreveu:Fala Fabiano! tudo bom cara!!!! não me desanima, kkkkkk ...

Falaaa Cara! Desanimo não kkkk pelo contrario, por mim, vc pode voltar hoje mesmo! kkkkkkkkkkk
Eduardo, veja a questão da litragem, eu acho que o sistema com uma litragem pequena as oscilações deverão ser grandes.
A ideia é legal, mas veja a possibilidade de aumentar a litragem do sistema, creio que poderá atenuar um pouco as oscilações (irá atenuar, mas o gasto com aquecedor e chiller continuara existindo rsrs)

[]´s
Belezoni

Ele chegou!!

Eduardo Basilio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#14 Mensagem por Eduardo Basilio »

Olá Vinicius! Vou tirar o sol da equação! No calor deixo fechado e como o sol é só duas horas, das 9 às 11 não terei muito problema com a temperatura. Após esse horário, a casa começa a ficar no sol e aí inverte. A casa começa a ficar mais quente que a área externa e isso vai me ajudar. Até no verão a noite aqui é mais frio, então vai ajudar a manter a temperatura no verão. Vou ter mais problema no inverno. Será que eu poderia deixar a bomba e o chiller ligados juntos? Quando a temperatura ligar o chiller, liga a bomba tb? (Teria que ver como levar a água do sump para o aquário) Aí no inverno, a área externa não influenciaria tanto.

Grande Fabiano! Deixar o sump com 100 litros deixaria o aqua com 210 litros. Vc acha que começa a ficar razoável?

Abraços!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”