Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Xenia morrendo. Socorro!!!
- Alexandre Takeo
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Takeo
- Data de Nascimento: 10 Mar 1971
- País: Brasil
- Curtiu: 57 vezes
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Xenia morrendo. Socorro!!!
Pois é pessoal, acho que é o preço da inexperiência. Se alguém puder e tiver disposição de ajudar, ficarei imensamente agradecido.
https://www.youtube.com/watch?v=N_9QgeFn7mo
Abs.
https://www.youtube.com/watch?v=N_9QgeFn7mo
Abs.
Takeo
- Humberto Jr.
- Moderador Global
- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Re: Xenia morrendo. Socorro!!!
To pelo 3g e não está carregando o vídeo...
Tem como descrever o problema?
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Alexandre Takeo
Humberto Jr. escreveu:To pelo 3g e não está carregando o vídeo...
Olá Humberto, obrigado por responder. Descrever é realmente difícil, vou tentar pelo menos uma imagem.
http://imgur.com/a/5cUiD
Takeo
-
- Centropyge interruptus
- Apelido: Ma
- Data de Nascimento: 08 Jun 1979
- País: brasil
- Curtiu: 103 vezes
- Recebeu Curtir: 326 vezes
Alexandre, montou quando o aquário? Como controla temperatura? Tem como testar a água?
Descreve TUDO o que tem aí direitinho. Assim o pessoal.consegue ajudar.
Descreve TUDO o que tem aí direitinho. Assim o pessoal.consegue ajudar.
- Alexandre Takeo
Olá Marina. Obrigado por responder. Vamos lá então.
Comecei tudo no dia 14/01/17 num Boyu 25L, após 3 dias notei que a questão da temperatura numa "gotinha" de água seria algo impossível controlar. Parti para um Boyu TL-450 58L, passei a água, o substrato, as rochas, a cerâmica, o carvão, e as bio-balls. Completei a água e acertei o sal, utilizo água deionizada com TDS um tanto alto, pois o filtro de onde pego a água precisa ser trocado e eu não tenho outro lugar pra pegar, e utilizo o sal da Red Sea. Deixei tudo ciclando até o dia 3/2/17 quando inseri 5 paguros, 5 turbos e 1 bailarino. Como eles ficaram muitíssimo bem, no dia seguinte (4/2/17) inseri dois ocellaris comum. E assim ficou, tudo muitíssimo bem, com todos eles se alimentando excelentemente bem, nadando pelo aqua todo, etc.
Bom, no dia 6/2/17 tive uma oportunidade única de pegar um Aqua de 95L brutos, 80L no display e cerca de 15L no sump traseiro (6º vidro). Retirei um certo tanto de água e os animais (todos) num aqua pequenino, enquanto passaria tudo para o novo aqua, da mesma forma como fiz do Boyu 25L para o Boyu 58L. Completei a água e acertei o sal, é claro que nesse meio tempo enquanto deixei a nova água batendo por 24hs, perdi os ocellaris e o bailarino, e voltei a equipe de limpeza para o aqua 95L, isso já é dia 7/2/17.
No dia 9/2/17 chegou meu Bubble Magus Nac C3.5 e assim ficou tudo muitíssimo bem e então no dia 10/2/17 fui buscar outros dois ocellaris, dessa vez um comum e um black, e um pseudochromis flavivertex (acho). Também ficaram muitíssimo bem o que me levou a, no dia 11/2/17 ir buscar uma xenia giant, um zoanthus mix e um yellow tang.
Ao inserí-los no aqua, a princípio estavam todos bem. O zoanthus começou a querer abrir então não mexi mais, tá no mesmo lugarzinho desde que foi inserido no aqua. Já a xenia, mudou duas vezes de lugar, e é claro que a cada vez, ela soltava aquele muco dela. Mas o pior foi que após a segunda mudança, acredito que um peixe deve ter esbarrado nela a ponto de derrubá-la, mas ainda assim caiu "em pé", mas soltou muco pácas e acho que foi que a matou, só vou deixar no aqua ainda, pois na mesma pedrinha veio junto um pouquinho de green star polyps que se sobreviver, é um coralzinho bem bacana de se ter também, hehehehehe.
Ah, respondendo as perguntas da Marina. A temperatura, controlo com um STC-1000 com um cooler da Boyu pra resfriar (funciona) e um aquecedor de 100W pra esquentar, qdo precisar. Deixo setado em 26°C e qdo chegar a 26.5°C começa a resfriar até voltar pra 26°C, ou qdo chegar a 25.5°C começa a esquentar até voltar a 26°C.
Tenho os seguintes testes, Amônia zerada e Nitrito praticamente zerado. pH em torno de 8.2. Densidade a 1024 no densímetro de vidro a 25°C dos básicos só não tenho o kH.
É isso gente. Quero ler todo tipo de crítica, sugestão, erros e acertos que cometi, enfim... sou aquarista desde criançinha porém pela primeira vez com marinho e já vi que tenho muuuiiitooo a aprender, hehehehe.
Algumas fotinhos de como estão todos...
http://imgur.com/a/K9Qs9
Abração a todos e valeuzão desde já!!!
Takeo
Comecei tudo no dia 14/01/17 num Boyu 25L, após 3 dias notei que a questão da temperatura numa "gotinha" de água seria algo impossível controlar. Parti para um Boyu TL-450 58L, passei a água, o substrato, as rochas, a cerâmica, o carvão, e as bio-balls. Completei a água e acertei o sal, utilizo água deionizada com TDS um tanto alto, pois o filtro de onde pego a água precisa ser trocado e eu não tenho outro lugar pra pegar, e utilizo o sal da Red Sea. Deixei tudo ciclando até o dia 3/2/17 quando inseri 5 paguros, 5 turbos e 1 bailarino. Como eles ficaram muitíssimo bem, no dia seguinte (4/2/17) inseri dois ocellaris comum. E assim ficou, tudo muitíssimo bem, com todos eles se alimentando excelentemente bem, nadando pelo aqua todo, etc.
Bom, no dia 6/2/17 tive uma oportunidade única de pegar um Aqua de 95L brutos, 80L no display e cerca de 15L no sump traseiro (6º vidro). Retirei um certo tanto de água e os animais (todos) num aqua pequenino, enquanto passaria tudo para o novo aqua, da mesma forma como fiz do Boyu 25L para o Boyu 58L. Completei a água e acertei o sal, é claro que nesse meio tempo enquanto deixei a nova água batendo por 24hs, perdi os ocellaris e o bailarino, e voltei a equipe de limpeza para o aqua 95L, isso já é dia 7/2/17.
No dia 9/2/17 chegou meu Bubble Magus Nac C3.5 e assim ficou tudo muitíssimo bem e então no dia 10/2/17 fui buscar outros dois ocellaris, dessa vez um comum e um black, e um pseudochromis flavivertex (acho). Também ficaram muitíssimo bem o que me levou a, no dia 11/2/17 ir buscar uma xenia giant, um zoanthus mix e um yellow tang.
Ao inserí-los no aqua, a princípio estavam todos bem. O zoanthus começou a querer abrir então não mexi mais, tá no mesmo lugarzinho desde que foi inserido no aqua. Já a xenia, mudou duas vezes de lugar, e é claro que a cada vez, ela soltava aquele muco dela. Mas o pior foi que após a segunda mudança, acredito que um peixe deve ter esbarrado nela a ponto de derrubá-la, mas ainda assim caiu "em pé", mas soltou muco pácas e acho que foi que a matou, só vou deixar no aqua ainda, pois na mesma pedrinha veio junto um pouquinho de green star polyps que se sobreviver, é um coralzinho bem bacana de se ter também, hehehehehe.
Ah, respondendo as perguntas da Marina. A temperatura, controlo com um STC-1000 com um cooler da Boyu pra resfriar (funciona) e um aquecedor de 100W pra esquentar, qdo precisar. Deixo setado em 26°C e qdo chegar a 26.5°C começa a resfriar até voltar pra 26°C, ou qdo chegar a 25.5°C começa a esquentar até voltar a 26°C.
Tenho os seguintes testes, Amônia zerada e Nitrito praticamente zerado. pH em torno de 8.2. Densidade a 1024 no densímetro de vidro a 25°C dos básicos só não tenho o kH.
É isso gente. Quero ler todo tipo de crítica, sugestão, erros e acertos que cometi, enfim... sou aquarista desde criançinha porém pela primeira vez com marinho e já vi que tenho muuuiiitooo a aprender, hehehehe.
Algumas fotinhos de como estão todos...
http://imgur.com/a/K9Qs9
Abração a todos e valeuzão desde já!!!
Takeo
Takeo
- Humberto Jr.
- Moderador Global
- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Meus pitacos..
Aquário novo ainda, ciclo do nitrogênio incompleto apesar de pouca carga orgânica, e sua xenia definhou por causa do kH que deve estar bem fora do ideal.
Elas sentem bastante quando o kH fica abaixo de 7.
Seu aquário não comporta um yellow tang.
Vê a possibilidade de pegar um deionizador, mesmo que caseiro e poder preparar sua água.
Aquário novo ainda, ciclo do nitrogênio incompleto apesar de pouca carga orgânica, e sua xenia definhou por causa do kH que deve estar bem fora do ideal.
Elas sentem bastante quando o kH fica abaixo de 7.
Seu aquário não comporta um yellow tang.
Alexandre Takeo escreveu: pois o filtro de onde pego a água precisa ser trocado e eu não tenho outro lugar pra pegar,
Vê a possibilidade de pegar um deionizador, mesmo que caseiro e poder preparar sua água.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Alexandre Takeo
Olá Humberto. Muitíssimo obrigado por seus pitacos, hehehehe.
Vou providenciar já um teste de kH pra saber a quantas anda. Alguma sugestão do que fazer com o tang??? ele é bem pequenino e até o momento me parece muito bem, tá se alimentando bem, ninguém briga com ele e ele não briga com ninguém, nada bem por todos os cantos do aqua e só é um pouco tímido. sempre que eu ou meu filhinho sentamos na frente do aqua, ele vai pra trás de uma rocha e fica um segundinhos por lá até perceber que somos duas "estátuas" paradas ali, aí ele começa e nadar de lá pra cá denovo, hehehehehe.
Bom, vou tentar providenciar um deionizador também.
Valeuzão mais uma vez pelos pitacos!!!
Grande abraço prô cê!!!
Takeo
Vou providenciar já um teste de kH pra saber a quantas anda. Alguma sugestão do que fazer com o tang??? ele é bem pequenino e até o momento me parece muito bem, tá se alimentando bem, ninguém briga com ele e ele não briga com ninguém, nada bem por todos os cantos do aqua e só é um pouco tímido. sempre que eu ou meu filhinho sentamos na frente do aqua, ele vai pra trás de uma rocha e fica um segundinhos por lá até perceber que somos duas "estátuas" paradas ali, aí ele começa e nadar de lá pra cá denovo, hehehehehe.
Bom, vou tentar providenciar um deionizador também.
Valeuzão mais uma vez pelos pitacos!!!
Grande abraço prô cê!!!
Takeo
Takeo
-
- Centropyge interruptus
Vc está em SP? Se estiver, não deve ser difícil vender o YT ou trocar por corais, aqui nos classificados mesmo.
- Alexandre Takeo
Humberto Jr. escreveu:Vê a possibilidade de pegar um deionizador, mesmo que caseiro e poder preparar sua água.
Olá Humberto. Por favor, me diga se algo assim...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... perlon-_JM
...me serviria.
Brigadíssimo mais uma vez pela atenção!
Abs.
Takeo
Takeo
- Alexandre Takeo
Marina Fodra escreveu:Vc está em SP? Se estiver, não deve ser difícil vender o YT ou trocar por corais, aqui nos classificados mesmo.
Olá Marina. Você também acha inadequado tentar ficar com ele??? Mesmo ele estando muitíssimo bem???
E sim, estou em São Paulo - capital. Se não tiver jeito mesmo, vou partir para algo assim então. Tem um outro probleminha, o tang é o xodó da patroa que com certeza vai reclamar que justo o peixe "dela" é que vai ter que sair do aqua, rssssssss.
Posso tentar trocar com um Anjo Pigmeu (Centropyge argi), pode ser uma boa???
Obrigado mais uma vez!
Abs.
Takeo
Takeo
-
- Centropyge interruptus
Nao... infelizmente.
100 litros só cabem gobies, peixinhos pequenos. Tang nem em sonho, anjos idem.
- Everton Andriani
- Apelido: Everton
- Data de Nascimento: 17 Jul 1983
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 15 vezes
Boa tarde Alexandre Takeo.
Meus conhecimentos são praticamente todos teóricos, pois estou iniciando também.
Meu ponto de vista é que você está rápido demais, com aproximadamente 23 dias já tinha equipe de limpeza e com dois palhaço que vieram a morrer, logo em seguida, colocou outros dois ocellaris com um pseudochromis flavivertex, depois de alguns dias um tang... caraca
Se minha sugestão servir, diria pra você fazer uma ciclagem bem lenta e natural, em torno de 60 dias, mas esse passo não dá pq já tem habitantes em seu aquário. Então, segue em frente, mas a cada novo habitante em seu aquário, de preferencia inserindo um por vez, deixa uns 15 dias para a biologia estabilizar, apenas depois dê um próximo passo.
Também acho que o YT não é para um aquário desse volume, ele fica grande, você pode trocá-lo por outra espécie, ou então, quando ele estiver crescendo vendá-o e pegue um filhote de YT novamente, sempre fazendo esse ciclo para ter um YT bem pequeno, só não sei quando será o momento certo de você vendê-lo. Então você terá paz em sua casa.
Sobre a Xenia e o Anjo Pgmeu, não tenho conhecimento.
Meus conhecimentos são praticamente todos teóricos, pois estou iniciando também.
Meu ponto de vista é que você está rápido demais, com aproximadamente 23 dias já tinha equipe de limpeza e com dois palhaço que vieram a morrer, logo em seguida, colocou outros dois ocellaris com um pseudochromis flavivertex, depois de alguns dias um tang... caraca

Se minha sugestão servir, diria pra você fazer uma ciclagem bem lenta e natural, em torno de 60 dias, mas esse passo não dá pq já tem habitantes em seu aquário. Então, segue em frente, mas a cada novo habitante em seu aquário, de preferencia inserindo um por vez, deixa uns 15 dias para a biologia estabilizar, apenas depois dê um próximo passo.
Também acho que o YT não é para um aquário desse volume, ele fica grande, você pode trocá-lo por outra espécie, ou então, quando ele estiver crescendo vendá-o e pegue um filhote de YT novamente, sempre fazendo esse ciclo para ter um YT bem pequeno, só não sei quando será o momento certo de você vendê-lo. Então você terá paz em sua casa.

- Alexandre Takeo
Marina Fodra escreveu:Nao... infelizmente.
Olá Marina. Obrigado mais uma vez, pelo menos dessa vez perguntei antes de fazer pra saber que não é pra fazer né, hehehehehe.
Bom, talvez se eu quiser continuar com o tang e ter um pigmeu, seja melhor ir para um de 200L e deixar esse atual como sump. Poderia ser???
Valeuzão mais uma vez!!! Abração!
Everton Andriani escreveu:Boa tarde Alexandre Takeo.
Meu ponto de vista é que você está rápido demais, com aproximadamente 23 dias já tinha equipe de limpeza e com dois palhaço que vieram a morrer, logo em seguida, colocou outros dois ocellaris com um pseudochromis flavivertex, depois de alguns dias um tang... caraca![]()
Também acho que o YT não é para um aquário desse volume, ele fica grande, você pode trocá-lo por outra espécie, ou então, quando ele estiver crescendo vendá-o e pegue um filhote de YT novamente, sempre fazendo esse ciclo para ter um YT bem pequeno, só não sei quando será o momento certo de você vendê-lo. Então você terá paz em sua casa.![]()
Ôpa. Valeuzão Everton, com certeza sugestões preciosíssimas, hehehehehe. Abs.
@Humberto
Me ocorreu o seguinte. Acabei de comprar o teste de kH e assim que eu chegar em casa hoje, já vou saber. Agora, o que devo fazer se o kH estiver menor que 7, o que parece ser o caso??????? Lembrando que ainda tenho lá o Zoanthus e a mudinha GSP que veio junto com a Xenia.
Valeuzão mais uma vez! Abração prô cê tb!!!!
Takeo
-
- Centropyge interruptus
Sim. Usar esse de sump e arrumar um maior é a saída!
Vai de 300 ou 400 litros. Parece que vc não vai sossegar... rs.
- Alexandre Takeo
Humberto Jr. escreveu:Elas sentem bastante quando o kH fica abaixo de 7.
Olá Humberto, você tinha razão, meu aqua está com o KH em 6ºdH
refiz o teste duas vezes pra constatar a mesma medição nas duas, e bateu a mesma medição nas duas vezes.
E agora pessoal??????? O que fazer?????? Há alguma maneira de corrigir rapidamente o KH, pois ainda tenho o zoanthus e GSP dentro do aqua e gostaria, se possível, de não perdê-los.
Agradeço desde já a ajuda. Abs.
Takeo
-
- Centropyge interruptus
Bicarbonato de sódio. Compra na farmácia.
Use esta calculadora. Mas quando corrigir, precisa acompanhar os outros parâmetros - eles se alteram.
http://reef.diesyst.com/chemcalc/chemcalc.html
Use esta calculadora. Mas quando corrigir, precisa acompanhar os outros parâmetros - eles se alteram.
- Alexandre Takeo
Marina Fodra escreveu:Sim. Usar esse de sump e arrumar um maior é a saída!
Oi Marina. Estou nesse momento esperando um orçamento dos vidros para um aqua de 302.5 litros. Será assim, 2 (dois) vidros de 110x55cm (frente/trás), 2 (dois) vidros de 48x55cm (laterais) e por último 1 vidro de 110x50cm (fundo). Todos com 10mm (1cm) de espessura. Mas já surgiram duas dúvidas, precisa ser temperado ou não??? Precisa se lapidado ou não???
Valeuzão mais uma vez!!! Abs.
Takeo
- Alexandre Takeo
Marina Fodra escreveu:Bicarbonato de sódio. Compra na farmácia.
Prontinho. Aguardo quanto tempo pra testar o KH novamente???
Vlws. Abs.
Takeo
-
- Centropyge interruptus
Nao se usa yemperado em aquários. Acho que precisa de travas.
Espera alguém pitacar!
Espera alguém pitacar!
- Alexandre Takeo
Marina Fodra escreveu:Nao se usa yemperado em aquários. Acho que precisa de travas.
Espera alguém pitacar!
Maravilha Marina!!! Já passei a informação pro lojista que está fazendo o orçamento. Sim, pedi 2 travas para as laterais de 48x2cm e uma trava central de 48x10cm. Todas também com 10mm de espessura.
Valeuzão mais uma vez!!! abs.
Ah, acabei de medir o KH e agora está em 7. Será que está bom assim ou é melhor subir um pouquinho mais???
Takeo