🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

#1 Mensagem por Thiago Prado »

Olá pessoal!

O cascudo é um dos peixes mais escolhidos para habitar aquários de água doce, mas cuidado, pois esses peixes que parecem tão pacíficos e que passam boa parte do dia em um cantinho no aquário, podem não ser tão bobos assim!

Vejam meu vídeo mais recente com ataques de cascudo - em condições desfavoráveis ao peixe e também em locais que, teoricamente, não deveriam atacar.

Lembre-se: Sempre pesquise MUITO BEM todas as condições necessárias para o tipo de cascudo que você irá querer ter no aquário para diminuir a probabilidade de problemas como os apresentados no vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=Nn8LCjbAoGw

[videos]https://www.youtube.com/watch?v=Nn8LCjbAoGw[/videos]

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

#2 Mensagem por Marcelo E Novais »

Sei não hein.....
Tive durante anos aquas dulcicolas e jumbos,e acreditar nessas "(E)historias" é um tanto quanto dificil, até concordo com o fato de que se ter um aquario de tamanho adequado e alimentação adequada, pq o cascudo é considerado jumbo e primitivo, e na maioria dos casos quem os compra para ser colocados com kinguios, buscam um peixinho "comedor de merrrrr", e não é nada disso, ele pode chegar pequeno ao aquario,mas se tiver uma alimentação adequada e não comendo apenas "merrrrr", ele chega rapido e facil ao 15/20 cm
Então penso o seguinte sobre esses ataques, deveriam ser cascudos já grandes em espaços reduzidos e de má alimentação, e mesmo assim o cascudo deveria estar morrendo de fome que ainda fico na duvida, ou as supostas vitimas já estavam debilitadas ou até mortas para o cascudo se aproveitar da situação, e acho esse o mais provavel, pelo simples fato dos cascudos não serem muito ativos ou rapidos, por serem peixes de fundo e o mais importante por ele ter a sua boca voltada para baixo, então no meu ponto de vista NÃO tem como qualquer outro peixe sofrer um ataque de um cascudo, TALVEZ no caso de kinguio, pela imcompatibilidade do tamanho e por serem peixes lentos tambem, mas mesmo assim existe o TALVEZ
O meu medo de se afirmar algo sem se analisar todo o contexto , e se basear apenas no diz que me disse, e no final da historio, é que se acaba criando lendas e mitos, daqui a pouco o pessoal estara classificando o cascudo como predador

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

#3 Mensagem por Radagast »

Não vi o vídeo, mas de fato cascudos são peixes muito mal tratados.

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

#4 Mensagem por Thiago Prado »

Marcelo E Novais escreveu:Sei não hein.....
Tive durante anos aquas dulcicolas e jumbos,e acreditar nessas "(E)historias" é um tanto quanto dificil, até concordo com o fato de que se ter um aquario de tamanho adequado e alimentação adequada, pq o cascudo é considerado jumbo e primitivo, e na maioria dos casos quem os compra para ser colocados com kinguios, buscam um peixinho "comedor de merrrrr", e não é nada disso, ele pode chegar pequeno ao aquario,mas se tiver uma alimentação adequada e não comendo apenas "merrrrr", ele chega rapido e facil ao 15/20 cm
Então penso o seguinte sobre esses ataques, deveriam ser cascudos já grandes em espaços reduzidos e de má alimentação, e mesmo assim o cascudo deveria estar morrendo de fome que ainda fico na duvida, ou as supostas vitimas já estavam debilitadas ou até mortas para o cascudo se aproveitar da situação, e acho esse o mais provavel, pelo simples fato dos cascudos não serem muito ativos ou rapidos, por serem peixes de fundo e o mais importante por ele ter a sua boca voltada para baixo, então no meu ponto de vista NÃO tem como qualquer outro peixe sofrer um ataque de um cascudo, TALVEZ no caso de kinguio, pela imcompatibilidade do tamanho e por serem peixes lentos tambem, mas mesmo assim existe o TALVEZ
O meu medo de se afirmar algo sem se analisar todo o contexto , e se basear apenas no diz que me disse, e no final da historio, é que se acaba criando lendas e mitos, daqui a pouco o pessoal estara classificando o cascudo como predador


Marcelo, é justamente por não se saber a causa desses ataques na maioria das vezes que, no final do vídeo, disse que não fiquei entrando no detalhe sobre o motivo dos ataques pois não há experimentos comprovando o que está por trás de casos do gênero. Sabemos que a maioria dos casos são em aquários não adequados, porém, como citei no vídeo, um dos ataques foi em um aquário jumbo onde o cascudo já estava há 2 anos (e ainda por cima ele predou um oscar médio, isso é raro!).

A grande questão é: se você der boas condições, os ataques são muito raros. Porém, se atacar, é fatal. E por isso precisamos ter muito cuidado ao ter um cascudo no aquário!

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

#5 Mensagem por Marcelo E Novais »

Thiago,
A questão na verdade nem é tanto as condições, pq isso é obrigação do aquarista saber das necessidades basicas para que o peixe viva bem , a questão é:SÃO REALMENTE ATAQUES?
Por que é muito mais facil para o "AQUARISTA", chegar em casa e presenciar o cascudo grudado no oscar/kinguio ou carpa já morto ou agonizando e colocar a culpa no cascudo alegando um suposto ATAQUE, do que o "AQUARISTA" admitir que o aquario dele estava em pessimas condições e o Oscar/Kinguio ou carpa morreu ou estava debilitado e o cascudo estava apenas sendo oportunista
O problema esta justamente na palavra ATAQUE, e pela forma que foi exposto os fatos é ainda pior, pq da a entender que é um ATAQUE PREDATORIO, vc consegue imaginar um ataque predatorio ou territorialista de algumas especies, tanto por analisar as caracteristicas fisicas, como o ATAQUE de um Oscar,FH,Beta e até do Kinguio, mas não da pra imagina o ATAQUE de um cascudo,coridoria,elefante e limpa-vidro as caracteristicas fisicas torna dificil acreditar nesses ataques predatorios
Pra mim é o mesmo de em um aquario marinho, vc adicionar uns 3 Paguro Paul Newman na equipe de limpeza chegar em casa e encontrar o seu Trigger Odonus de um ano e os 3 Paguro Paul Newman em cima dele beliscando, e falar que o paul newmam atacaram o trigger

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

#6 Mensagem por Thiago Prado »

Marcelo, entendi sua preocupação, mas devemos entender que no mundo animal, nem todos os ataques são predatórios, correto? Mesmo o kinguio, considerado um peixe "bobo", as vezes da umas bicadinhas em outros peixes.

A grande diferença é que uma "bicadinha" de um cascudo pode ser fatal, mesmo que não seja por intenção predatória. Ataques também podem ser por diversos motivos e até mesmo sem uma intenção específica.

Se a sua preocupação é com relatos que não acontecendo ao vivo, então irei te mostrar alguns relatos onde as pessoas presenciaram ao vivo os ataques. Separei três para você ver:

http://www.aquaonline.com.br/forum/view ... =3&t=30767

http://www.aquahobby.com/gallery/b_Casc ... rcus_2.php

http://aquariomania.forumeiros.com/t171 ... as-escamas (o usuário tito).

A questão é, se temos tantos casos (inclusive ao vivo), eu prefiro avisar as pessoas de que esses casos estão acontecendo aos montes para que eles pensem muito bem em que peixes colocar no aquário junto ao cascudo - além das condições necessárias.

Daniel San
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 491
Registrado em: 26 Jan 2013, 12:29
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
Cidade: São Paulo
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

Re: Cuidado em ter um cascudo em seu aquário!

#7 Mensagem por Daniel San »

Não assisti o vídeo, mas é comum cascudo arrancar olho de acará disco

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”