🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Mudando de t5 para led

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Cassio Martins de souza
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Cassio
Data de Nascimento: 02 Abr 1990
País: Brasil

Mudando de t5 para led

#1 Mensagem por Cassio Martins de souza »

Bom dia tenho luminária com t5 14w 8 lampada dando 112w só que e tampa fechada gostaria colocar refletor led alem economiza energia não aquece tanto agua ia deixar sem a tampa madeira ia deixa suspenso!
Aquário 112 litros brutos
2 refletor 50w 4500 lummens seria suficiente tenho planta carpete

Obrigado

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Mudando de t5 para led

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Cassio
Acho q ficara mto amarelado

Cassio Martins de souza
Apelido: Cassio
Data de Nascimento: 02 Abr 1990

#3 Mensagem por Cassio Martins de souza »

4500 lummens quantidade de kelvins e 6500 a luz e branca fria!
Seria aproximadamente 80 lummens litro já ta bom ne?

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

Teoricamente está de bom tamanho. Porém é importante entender que 6500K é uma temperatura de cor visual e não a composição das frequências de onda da luz que vai a produzir. As plantas tem alguns comprimentos de luz que servem para a fotossintese enquanto que outros presentes na luz do dia não tem efeito algum.
Infelizmente não há muitos dados de fabricantes (principalmente os produtos que não são especificos para aquarismo ou agricultura) sobre os comprimentos de onda reais das luminárias e isso faz com que o sucesso no uso seja uma verdadeira loteria.
Cabe experimentar para definir se será bom ou não pois infelizmente não há maneira fácil de medir esses comprimentos. Com um medidor de PAR , é possível diferenciar produtos parecidos, pois é uma medida de incidência de luz na frequência de reações fotossintéticas entre 2 refletores de mesma potência e cor podem haver grandes variações de PAR e o produto mais adequado para plantas será o que apresentar o PAR mais alto.
Alguns aquaristas tem esse medidor mas não é comum infelizmente e nem sempre temos a chance de testar os produtos mais comuns no mercado por conta disso.

Se é um aquário muito maduro e estável eu não trocaria direto assim, eu experimentaria num aquário menor e se for bom ai trocaria, pois o risco de perder todo o esforço já feito

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”