🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aiptasia! SOCORRO!!!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Diogo Ferreira
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Diogo
Data de Nascimento: 21 Jul 1985
País: Brasil
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Aiptasia! SOCORRO!!!!

#1 Mensagem por Diogo Ferreira »

Pessoal,

To com pelo menos uma aiptasia na minha RV. (eu acho que tem pelo menos uma outra menor também. Mas não tenho certeza...)

Me sugeriram tirar a RV e fazer a remoção manual, mas para mim é complicado pois as poliquetas estão fixadas nessa RV... As poliquetas são os bichos que eu mais gosto no aqua icon_crybaby icon_crybaby icon_crybaby

O que estou pensando em fazer:

a) comprar algum camarão, mas acho que seria só o bailarino mesmo e ele provavelmente mataria as poliquetas também. Então, acho que não.

b) usar algum produto químico nelas (tipo aiptasia X da red sea), ou vinagre, ou limão, ou água destilada fervente. MAs vi críticas, que dizem que quem tenta remover quimicamente acaba aumentando a infestação (http://saltwateraquariumhobby.com/aiptasia/).

c) grudar um pedaço de durepoxi nela (vi essa dica em um fórum norte americano).

Além disso, como eu vou ter certeza que ela está "comendo" o produto que eu aplicaria, visto que ela é bem pequena ainda, quase invisível.... ??????

Teria alguma outra opção?????

Por favor, me ajudem!
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

viewtopic.php?f=99&t=40508

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aiptasia! SOCORRO!!!!

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Diogo

As soluções são as citadas por você, eu acrescentaria a possibilidade de derramar borra de kalk na região central da aiptasia.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Diogo Ferreira

#3 Mensagem por Diogo Ferreira »

Mauro Becker escreveu:Diogo

As soluções são as citadas por você, eu acrescentaria a possibilidade de derramar borra de kalk na região central da aiptasia.

Mauro, aonde eu arrumo esse KALK???? Muita gente fala disso mas não sei aonde (e como) encontrar.

Tem alguma marca, ou nome de produto que possa me indicar???

O difícil em fazer essa adição na boca dela é pelo tamanho diminuto....
"Success is the ability to go from one failure to another with no loss of enthusiasm." Winston Churchill

Diogo Ferreira

#4 Mensagem por Diogo Ferreira »

Mais uma dúvida. Como eu tentei puxar ela com uma pinça ontem (que ingenuidade doubledown_02 ). Posso ter como certo que ela tenha soltado os tais esporos??????????

Não teria alguma idade de maturidade que ela tenha que chegar para começar a soltar isso???? Ela está bem pequena ainda. Espero que isso seja bom...

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Solução simples cola um durepoxi sobre ela... e acompanhe pra ver se não existem outras...

Aqui tive um pequeno surto...mas desde o primeiro fui removendo mecanicamente (tiro a rocha pra fora do aquário e esfarelo ela com uma escova de dentes). Qdo estão em local de dificl acesso uma massa de durepoxi por cima.

Tinha até uma na concha da tridacna... tentei remover e não consegui...o manto dela não se abria totalmente.. ai colei uma massinha cinza (sem misturar com a branca por cima para sufoca-la) daqui umas semanas removo essa massa. Foi a única vez que não usei a mistura de massas e apenas uma pois pretendo remover a massa da tridacna
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diogo Ferreira

#6 Mensagem por Diogo Ferreira »

Celso Suguimoto escreveu:Solução simples cola um durepoxi sobre ela... e acompanhe pra ver se não existem outras...

Aqui tive um pequeno surto...mas desde o primeiro fui removendo mecanicamente (tiro a rocha pra fora do aquário e esfarelo ela com uma escova de dentes). Qdo estão em local de dificl acesso uma massa de durepoxi por cima.

Tinha até uma na concha da tridacna... tentei remover e não consegui...o manto dela não se abria totalmente.. ai colei uma massinha cinza (sem misturar com a branca por cima para sufoca-la) daqui umas semanas removo essa massa. Foi a única vez que não usei a mistura de massas e apenas uma pois pretendo remover a massa da tridacna

Certo. Esta é uma das opções que mais me agradam, pois posso fazer o processo agora na hora do almoço. Sem ter que esperar algum produto ou bicho chegar por correio...

Celso, posso ter por certo que ela tenha soltado os tais esporos??????????

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Diogo vc só vai saber com o tempo.

Aqui foi um exercício de paciência... até eliminar todas demorou uns dois meses
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Diogo Ferreira

#8 Mensagem por Diogo Ferreira »

Celso Suguimoto escreveu:Diogo vc só vai saber com o tempo.

Aqui foi um exercício de paciência... até eliminar todas demorou uns dois meses

icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia icon_joia

May the force be with me.... kkkk

Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: cota
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

#9 Mensagem por Felipe Cota »

Eu to com uma também que veio em uma pequena rv com um coral, usei a técnica do durepox. Faz tipo uma moda de R$1,00 para tentar bloqueá-la completamente para não sair para os lados... boa sorte! icon_joia

Diogo Ferreira

#10 Mensagem por Diogo Ferreira »

Felipe Cota escreveu:Eu to com uma também que veio em uma pequena rv com um coral, usei a técnica do durepox. Faz tipo uma moda de R$1,00 para tentar bloqueá-la completamente para não sair para os lados... boa sorte! icon_joia

Farei. E aí coloco o resultado aqui.

Meu medo é que já tinha visto uma outra menor que não sei aonde está... icon_thumbsdownsmileyanim

Enfim, vou ficar de olho e fazer patrulha. Se aparecer muitas não poderei ficar colocando durepoxi, pois esteticamente ficaria horrível.... Veremos!

Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi

#11 Mensagem por Felipe Cota »

Depois de algumas semanas vc pode tirar...

Diogo Ferreira

#12 Mensagem por Diogo Ferreira »

Felipe Cota escreveu:Depois de algumas semanas vc pode tirar...

Mas ele não gruda???

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#13 Mensagem por Vinicius F. Reis »

cole durepoxi em cima. E pode deixar la, com o tempo as algas vao cobri-la.

Diogo Ferreira

#14 Mensagem por Diogo Ferreira »

Vinicius F. Reis escreveu:cole durepoxi em cima. E pode deixar la, com o tempo as algas vao cobri-la.

Boa! Farei isso!!!!!!

Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi

#15 Mensagem por Felipe Cota »

No meu não cobre, fica aquela coisa feia pra sempre rs ah não ser que tenha muita alga pink, que nunca foi o meu caso...

Arrume um alicate de bico para o aquário, desses pequenos... ai vc tira com ele. Digo para o aquário pois ele vai enferrujar, ai vc deixa ele só para o aquário. Dps de usá-lo passe em água doce para aumentar a vida útil dele. Se bem que tenho um que tem uns 5 anos de uso, ta todo enferrujado mas funciona q é uma beleza para quebrar corais e tirar durepox da rocha rs

Diogo Ferreira

#16 Mensagem por Diogo Ferreira »

Felipe Cota escreveu:No meu não cobre, fica aquela coisa feia pra sempre rs ah não ser que tenha muita alga pink, que nunca foi o meu caso...

Arrume um alicate de bico para o aquário, desses pequenos... ai vc tira com ele. Digo para o aquário pois ele vai enferrujar, ai vc deixa ele só para o aquário. Dps de usá-lo passe em água doce para aumentar a vida útil dele. Se bem que tenho um que tem uns 5 anos de uso, ta todo enferrujado mas funciona q é uma beleza para quebrar corais e tirar durepox da rocha rs

OK!!! Já to sentindo necessidade mesmo de arrumar um conjunto de ferramentas para o aqua!

Diogo Ferreira

#17 Mensagem por Diogo Ferreira »

Pessoal.... To vendo uma galera indicando injetar Purple UP (rico em cálcio, talvez funcionaria como Kalk) nos foruns gringos...

Vale a pena tentar? Ou corro mais risco de infestação?

Purple UP tenho em casa

Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi

#18 Mensagem por Felipe Cota »

Pode usar Diogo, Purple Up é cálcio... mas o kalk é melhor pois cria uma espuma que fica lá queimando por mais tempo... eu uso o azoo reef calcium powder. Misturo com água doce ai pego com a seringa. Quando injeto no aquário ele vira uma espuma e fica lá em cima da aiptasia por algumas horas até sumir...

Diogo Ferreira

#19 Mensagem por Diogo Ferreira »

Felipe Cota escreveu:Pode usar Diogo, Purple Up é cálcio... mas o kalk é melhor pois cria uma espuma que fica lá queimando por mais tempo... eu uso o azoo reef calcium powder. Misturo com água doce ai pego com a seringa. Quando injeto no aquário ele vira uma espuma e fica lá em cima da aiptasia por algumas horas até sumir...

Felipe!

O meu problema é a falta de revendedores desses produtos por aqui. Eu teria que pedir pelo correio e esperar chegar. Mas eu quero agir o quanto antes...

Posso usar hidróxido de cálcio usado para tratamento de água???? Posso tentar arrumar no lab da faculdade também... Seria mais puro, com certeza.

aiai... que novela!

Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi

#20 Mensagem por Felipe Cota »

Pode usar sim, kalkwasser é hidróxido de cálcio. Só misturar com água, colocar em uma seringa com a agulha e injetar devagarinho em cima da danada.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”