🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciando no mundo Marinho

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Ulisses Hirata
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jul 2009, 13:03
Apelido: uliponh
Localização: Rio de Janeiro

Iniciando no mundo Marinho

#1 Mensagem por Ulisses Hirata »

Pessoal,

Primeiramente gostaria de parabenizar a comunidade e seus participantes, tenho acompanhado o fórum a alguns dias a li praticamente todos os tópicos e vejo que todos participam e contribuem muito e consistentemente.

Estou iniciando no mundo marinho, sempre tive aquários de agua doce, e sempre tive receio de me aventurar nos de água salgada, pois sempre achei sua manutenção e controle muito complexas, mas estou disposto a me aventurar nesse novo universo.

Acontece que lendo muitos de vocês trocando informações, percebo que os que acabam aproveitando mais são os mais experientes, que já posuem um aquário a algum tempo, no meu caso, tenho duvidas básicas e não me sinto seguro com informações passadas por lojistas, sem contar que existe uma carência muito grande de pessoas qualificadas nessas lojas para atender com qualidade de informação.

Tenho estudado já tem algumas semanas, o ABC do aquarismo marinho, acredito já ter entendido, mas nada melhor do que a experiência para não passar pelos mesmos erros que a maioria dos iniciantes cometem, por isso gostaria da orientação de vocês para saber como proceder, e se tem alguém aqui do Rio que possa me dar algumas orientações dos melhores lugares para comprar equipamentos, o aquário e mesmo os animais.

Agradeço desde já!

[]'s!

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando no mundo Marinho

#2 Mensagem por Júnio Melo »

Bem vindo Ulisses.
Pelas suas palavras, percebo que você tem um grande futuro no aquarismo marinho. Pois já está procurando informações apropriadas.
O primeiro passo pra podermos ajudá-lo, é saber qual a sua idéia de tamanho de aquário e quais os equipamentos pensa em ter. Assim podemos te ajudar a montar o básico. Depois que tiver o sistema montado, aí sim partiremos para a manutenção.
Aguardo.
Abraço e boa sorte.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Iniciando no mundo Marinho

#3 Mensagem por Renato Vidal »

Ulisses.

Bem vindo ao mundo marinho, buscando as informações em cada passo, facilita muito as coisas (e evita os gastos desnecessários).

Um bom inicio, é definir, qual tipo de animais voce pretende ter, ser for apenas para peixes, existe uma necessidade, se for para corais moles e LPS outros, para SPS outra configuração e, se for para ter de tudo um pouco (meu caso) também tem coisas necessárias e outras nem tanto.


Verifique os aquários do pessoal na seção "mostre seu aquário" que voce vai ter uma idéia do que o pessoal tem feito, também (e vale a pena) dar uma olhada em algum site gringo, com os corais que o povo tem, vai servir de inspiração e objetivo, com certeza.

Com essas informações, a galera vai ajudar no passo a passo para montar tudo de maneira legal e evitando as compras empurradas de materiais que voce nunca vai usar. rsss

Outra coisa interessante, é definir o volume do aquário, qual o espaço que voce tem disponivel para essa montagem.


Abraços
e
Boa Sorte
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Ulisses Hirata
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jul 2009, 13:03
Apelido: uliponh
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando no mundo Marinho

#4 Mensagem por Ulisses Hirata »

Júnio Melo escreveu:Bem vindo Ulisses.
Pelas suas palavras, percebo que você tem um grande futuro no aquarismo marinho. Pois já está procurando informações apropriadas.
O primeiro passo pra podermos ajudá-lo, é saber qual a sua idéia de tamanho de aquário e quais os equipamentos pensa em ter. Assim podemos te ajudar a montar o básico. Depois que tiver o sistema montado, aí sim partiremos para a manutenção.
Aguardo.
Abraço e boa sorte.


Minha idéia seria um aquário entre 1,20 x 70 x 70 e 1,50 x 0,70 x 0,70. Agora tudo vai depender da facilidade de conseguir ou algum lugar que monte um aquário apropriado ou um aquário pronto com essas dimensões. Quanto aos equipamentos eu tenho um limitador de espaço, já que o sistema precisa ser integrado nessas dimensões, ou seja embutidos dentro do móvel.
Acredito eu pelo que andei estudando que o básico que eu preciso ter seria:

-Skimmer
-Termometro
-Lampadas e timers (Não faço a menor idéia de como dimensionar as lâmpadas nem o que seria melhor)
-Bombas de circulaçao
-Aquecedor
-Resfriador (Como moro no RJ existem dias bem quentes, não sei se é possivel manter a agua resfriada entre 26/28 apenas com vetuinhas.)
- Densímetro

[]'s!

Ulisses Hirata
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jul 2009, 13:03
Apelido: uliponh
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando no mundo Marinho

#5 Mensagem por Ulisses Hirata »

Renato Vidal escreveu:Ulisses.

Bem vindo ao mundo marinho, buscando as informações em cada passo, facilita muito as coisas (e evita os gastos desnecessários).

Um bom inicio, é definir, qual tipo de animais voce pretende ter, ser for apenas para peixes, existe uma necessidade, se for para corais moles e LPS outros, para SPS outra configuração e, se for para ter de tudo um pouco (meu caso) também tem coisas necessárias e outras nem tanto.


Verifique os aquários do pessoal na seção "mostre seu aquário" que voce vai ter uma idéia do que o pessoal tem feito, também (e vale a pena) dar uma olhada em algum site gringo, com os corais que o povo tem, vai servir de inspiração e objetivo, com certeza.

Com essas informações, a galera vai ajudar no passo a passo para montar tudo de maneira legal e evitando as compras empurradas de materiais que voce nunca vai usar. rsss

Outra coisa interessante, é definir o volume do aquário, qual o espaço que voce tem disponivel para essa montagem.


Abraços
e
Boa Sorte


Quantos aos animais seriam anemonas, corais moles e LPS, além dos peixes é claro.

Ulisses Hirata
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jul 2009, 13:03
Apelido: uliponh
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando no mundo Marinho

#6 Mensagem por Ulisses Hirata »

Renato Vidal escreveu:Verifique os aquários do pessoal na seção "mostre seu aquário" que voce vai ter uma idéia do que o pessoal tem feito, também (e vale a pena) dar uma olhada em algum site gringo, com os corais que o povo tem, vai servir de inspiração e objetivo, com certeza.


Como referencia do que eu tenho como objetivo seria um aquário no estilo do Andre Paulo!

viewtopic.php?f=25&t=377

[]'s!

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando no mundo Marinho

#7 Mensagem por Júnio Melo »

Minha idéia seria um aquário entre 1,20 x 70 x 70 e 1,50 x 0,70 x 0,70.
- O tamanho está interessante, pois 70cm de profundidade dá um efeito muito legal. Agora, 70cm de altura vai de exigir uma iluminação mais forte, além de ser mais difícil de manipular o aquário (difícil alcançar o fundo).

Agora tudo vai depender da facilidade de conseguir ou algum lugar que monte um aquário apropriado ou um aquário pronto com essas dimensões.
- Manda fazer.. é o jeito melhor.

Quanto aos equipamentos eu tenho um limitador de espaço, já que o sistema precisa ser integrado nessas dimensões, ou seja embutidos dentro do móvel.
- Isto pode ser um problema, pois aquário marinho depende de um local para colocar os equipamentos... pensou aonde vai ser o sump?

Acredito eu pelo que andei estudando que o básico que eu preciso ter seria:
Skimmer
- É o coração do aquário... quanto melhor, mais limpa vai ser sua água e menos problemas terá.

Termometro
- Dê preferência a controladores eletrônicos de temperatura

Lampadas e timers (Não faço a menor idéia de como dimensionar as lâmpadas nem o que seria melhor)
- Pra 70cm de altura, o ideal seriam HQI de no mínimo 250W. Para 1,50, 3 HQIs, para 1,20 pode tentar só 2, mas o ideal seriam 3 também. Pode associar umas T5 actínicas pra azular.

Bombas de circulaçao
- Vai de bombas stream. Opções em conta são as sunsun, intermediárias são as SEIO, e caras, porém excelentes são as tunze e as vortech.

Aquecedor
- Não é tão importante aí no Rio.

Resfriador (Como moro no RJ existem dias bem quentes, não sei se é possivel manter a agua resfriada entre 26/28 apenas com vetuinhas.)
- Pode associar as ventuinhas a um chiller. Daí as ventuinhas vão segurando e o chiller só entra quando a temperatura subir demais. Pro tamanho do seu aquário, no mínimo 1/3hp.

Densímetro
- De preferência, vai de refratômetro, mais seguro.

Se for de sump, vai precisar ainda de bomba de retorno. Os demais equipamentos vêm depois.
Água de boa qualidade (deionizada ou por osmose reversa), sal, substrato, rochas vivas.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Ulisses Hirata
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jul 2009, 13:03
Apelido: uliponh
Localização: Rio de Janeiro

Re: Iniciando no mundo Marinho

#8 Mensagem por Ulisses Hirata »

Júnio Melo escreveu:Minha idéia seria um aquário entre 1,20 x 70 x 70 e 1,50 x 0,70 x 0,70.
- O tamanho está interessante, pois 70cm de profundidade dá um efeito muito legal. Agora, 70cm de altura vai de exigir uma iluminação mais forte, além de ser mais difícil de manipular o aquário (difícil alcançar o fundo).


Pensemos então em 1,20 x 0,70 x 0,60.


Agora tudo vai depender da facilidade de conseguir ou algum lugar que monte um aquário apropriado ou um aquário pronto com essas dimensões.
- Manda fazer.. é o jeito melhor.


É vou procurar alguém para mandar fazer!

Quanto aos equipamentos eu tenho um limitador de espaço, já que o sistema precisa ser integrado nessas dimensões, ou seja embutidos dentro do móvel.
- Isto pode ser um problema, pois aquário marinho depende de um local para colocar os equipamentos... pensou aonde vai ser o sump?


Com a limitação de espaço, o sump vai ter que ficar dentro do gabinete, abaixo do aquário.

Acredito eu pelo que andei estudando que o básico que eu preciso ter seria:
Skimmer
- É o coração do aquário... quanto melhor, mais limpa vai ser sua água e menos problemas terá.


O que seria um skimmer eficiente? Quais preocupações devo ter na escolha e montagem do skimmer?

Termometro
- Dê preferência a controladores eletrônicos de temperatura


Ok!

Lampadas e timers (Não faço a menor idéia de como dimensionar as lâmpadas nem o que seria melhor)
- Pra 70cm de altura, o ideal seriam HQI de no mínimo 250W. Para 1,50, 3 HQIs, para 1,20 pode tentar só 2, mas o ideal seriam 3 também. Pode associar umas T5 actínicas pra azular.


Pensando que diminui a altura para 60cm, continua esse setup? E se diminuir para 50cm?


Bombas de circulaçao
- Vai de bombas stream. Opções em conta são as sunsun, intermediárias são as SEIO, e caras, porém excelentes são as tunze e as vortech.


Qual a relação custo benefício das bombas? Caras, porém escelentes impactam em que comparando com as mais em conta?

Aquecedor
- Não é tão importante aí no Rio.


Ok!

Resfriador (Como moro no RJ existem dias bem quentes, não sei se é possivel manter a agua resfriada entre 26/28 apenas com vetuinhas.)
- Pode associar as ventuinhas a um chiller. Daí as ventuinhas vão segurando e o chiller só entra quando a temperatura subir demais. Pro tamanho do seu aquário, no mínimo 1/3hp.


Pensando nas lâmpadas e e ventuinhas, estou vendo que a parte de cima têm que ser bem planejada para poder comportar tudo de forma eficiente.

Densímetro
- De preferência, vai de refratômetro, mais seguro.


Vou pesquisar sobre o refratômetro.

Se for de sump, vai precisar ainda de bomba de retorno. Os demais equipamentos vêm depois.
Água de boa qualidade (deionizada ou por osmose reversa), sal, substrato, rochas vivas.


Pensando num sump para o skimmer, sistema para reposição de agua doce e a bomba de retorno, mais alguma coisa seria indispensável ou muito desejável?

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Iniciando no mundo Marinho

#9 Mensagem por Júnio Melo »

Ulisses Hirata escreveu:O que seria um skimmer eficiente? Quais preocupações devo ter na escolha e montagem do skimmer?

Eficiência tem relação em capacidade de limpeza (injeção de água/ar) com baixo consumo energético. Hoje temos disponíveis alguns ótimos skimmers no Brasil, como os Bubble kings, deltecs e atb. Mas têm maior custo. Intermediários temos os octopus, com uma relação custo/benefício interessante. Se quiser algo mais em conta, alguns DIY são muito bons também, como os do Fred Ramos.

Ulisses Hirata escreveu:Pensando que diminui a altura para 60cm, continua esse setup? E se diminuir para 50cm?

Se diminuir a altura pra 50, pode usar 3 HQI de 150W ou apenas T5. Vai esquentar menos o seu aquário que as de 250W, mantendo uma boa qualidade e cores.

Ulisses Hirata escreveu:Qual a relação custo benefício das bombas? Caras, porém escelentes impactam em que comparando com as mais em conta?

As mais caras têm possibilidade de controle de potência com simulação de ondas, como as tunze e as vortech, além de maior durabilidade. As sunsun são bem em conta, mas são mais fáceis de quebra.

Ulisses Hirata escreveu:Pensando num sump para o skimmer, sistema para reposição de agua doce e a bomba de retorno, mais alguma coisa seria indispensável ou muito desejável?

Testes para acompanhar a qualidade de água e suplementos para manter cálcio e reserva alcalina. O resto aos poucos vai adquirindo.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Felipe Katzer
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 82
Registrado em: 27 Jun 2009, 15:59
Apelido: Felipe
Localização: Niterói

Re: Iniciando no mundo Marinho

#10 Mensagem por Felipe Katzer »

Fala Ulisses e ai foi la ver o aqua. Neste sabado estarei inda la na loja que te falei, se puder de uma passada que trocamos uma ideia.
Abraço.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”