🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Necessidade de Luz Rosa para plantas ??

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Calebe Tormes
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: c2t
Data de Nascimento: 05 Out 1987
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Necessidade de Luz Rosa para plantas ??

#1 Mensagem por Calebe Tormes »

Pessoal eu fui em uma loja com o intuito de montar um plantado, ao conversar com o atendente ele me afirmou que era necessário uma lampada branca e uma lampada rosa, ambas T5 que a loja tinha disponível pra venda no valor de R$96,00 cada. como eu li em diversos lugares que as lampadas econômicas (PL) servem para a fotossíntese das plantas decidi não comprar. agora estou com divida se as minha plantas vão morrer: segue a configuração do aquário: se alguém puder me dizer se essas plantas vão morrer se eu continuar apenas com a minha lampada PL por favor avise

Aquário plantado 72 Litros (C60 x L30 x A40)

Substrato Fértil = Mbreda Amazônia
Substrato Inerte = Cascalho de Rio Fino

Iluminação:
Lampada econômica (PL) 20w com calha

Plantas:
1 Microsirun (samambaia de Java)
2 Valisneria Espiralis
2 Cabomba
1 Lileopsis Brasiliense
1 Higrofilia Rio
1 Lobelia Cardinalis
1 Anubia Lanceolata

Peixes:
2 Paulistinha.(por enquanto)

ah até ontem a aguá estava bem oxigenada, hoje eu abaixei a flauta do canister e não tem mais oxigênio a não ser o das plantas também gostaria de saber se alguém já fez isso? fiz isso por que acho que apenas 2 peixes não vão gerar CO2 suficiente pras plantas

fui ler sobre a temperatura de cor, e acabei descobrindo que as lampadas PL possuem 6500k, e que a maioria das plantas precisa de mais de 5000 pra fotossintese. isso confirmou mais um pouco sobre a lampada PL ... mas gostaria de saber se alguém já tem experiência com casos do tipo ?

David Fameli
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Fameli
Data de Nascimento: 03 Fev 1992
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Necessidade de Luz Rosa para plantas ??

#2 Mensagem por David Fameli »

Particularmente eu não gosto de lampadas PL. Fora isso você tem 20w de luz para 72 litros. O mais indicado com lampadas é de 1w por litro...
Os plantados mais lindos que ja vi sempre tinham lampadas brancas e rosas, fora isso, a cor do aquario com a lampada rosa, ressalta muito a cor das plantas e dos peixes! fica a coisa mais linda!

Posta fotos do seu aquario! quero ver como ele ta!

Calebe Tormes

#3 Mensagem por Calebe Tormes »

Pois é na questão de aparência é indiscutível. só que o orçamento ta baixo eu pretendo ainda construir um móvel com lampadas T5 pra ele. mas enquanto isso estou utilizando PL mesmo. gostaria de saber se as plantas crescem normalmente. se eu colocar CO2 será que ajuda. pelo que percebi até agora tem umas folhas da lobélia crescendo e apareceu 2 folhas novas. só que as valisnérias estão morrendo.. depois eu posto as fotos, elas estão no note.

Calebe Tormes

#4 Mensagem por Calebe Tormes »

DA uma olhada nesse site que eu criei pra publicas o andamento do aquário, ali tem bastante fotos. cara eu to com muita duvida, mas vamos ver o que vai dar.

https://c2tecla.wordpress.com/

Renato Paulo
Apelido: Renato Paulo
Data de Nascimento: 07 Mar 1983
Recebeu Curtir: 1 vez

#5 Mensagem por Renato Paulo »

Calebe, bom dia.

O fato que você disse que baixou a flauta, você quis dizer que você desligou o equipamento ou apenas diminuiu a movimentação da água?

Com relação as plantas, o que pode acontecer é que pode faltar nutrientes para as plantas ou iluminação, no seu caso, como é montagem nova, pode ser que a planta esteja sentindo a mudança do habitat.
Muitos vendedores falam de plantas low tech, mas se esquecem que mesmo elas precisam de um pouco de fertilizante. O que você pode "tentar" fazer para reerguer a valisnéria, seria colocar um pouco de fertilizante líquido no aquário (próprio para plantas aquáticas ou hidropônicas) e se houver o carvão ativado no seu filtro, retirar ele temporariamente para que este não absorva o fertilizante.
Com relação as lâmpadas, eu tenho um cubo com algumas plantas e elas vão muito bem com uma lâmpada PL. Infelizmente o fotoperíodo é alto, fica quase 12h ligado, mas não tenho problemas com algas e as plantas vão muito bem.

E olhei o blog, já que você reclamou da imagem que estava utilizando como fundo do aquário, recomendo você cortar papeis de cores e colocar no fundo e ver como vai ficar a iluminação e o destaque das plantas. Cada cor vai realçar um detalhe em específico. Para plantas, eu recomendo o azul escuro, preto ou outra cor que dê um valor para profundidade e realçar a iluminação.

Conforme for surgindo suas dúvida vá postando para podermos lhe ajudar.

Abraços

Calebe Tormes

#6 Mensagem por Calebe Tormes »

A flauta eu baixei um pouco por ela estava fazendo cascata na água, movimentando muito ai eu baixei pra não dissipar o CO2 que meus únicos 2 paulistinhas estão gerando no aquário. quanto a fertilização eu comprei um salitre que é Nitrato de Potássio e Cálcio NPK 15-00-15 achei interessante comprar por que ele não tem fosforo. agora preciso descobrir como utilizar no aquário visto que ele é pra dissolverem água e regar as plantas. estou pensando em colocar uma lampada PL fluorescente e uma Incandescente pelo que li as plantas precisam da temperatura de cor vermelha pra crescer no sentido vertical e do espectro azul pra ficar "cheias".

Renato Paulo

#7 Mensagem por Renato Paulo »

Calebe, bom dia.

A quantidade de CO2 é tão baixa que mesmo se você parar a circulação, as plantas não teriam o suficiente. O ideal é tentar inserir esse CO2 de forma artificial, seja por garrafada (FVM), cilindro (KIT) ou mesmo com Excel (ou produtos similares).

Com relação ao salitre, você pode ter problemas com a dosagem e com metais pesados. Muitos dos fertilizantes para plantas de solo possuem restos de metais, então tome cuidado. Se perceber qualquer alteração no comportamento dos peixes, suspenda a utilização desses fertilizantes e use carvão ativado até a normalização.

O fato das plantas precisarem de iluminação temos muito estudo, mas poucos o colocam em prática devido ao custo. O único inconveniente da lâmpada incandescente é que o calor gerado pela própria lâmpada irá esquentar a água (essa lâmpada esquenta bem mais que uma PL), se for usar, se atente apenas para que a temperatura não ultrapasse o recomendado para as plantas e animais, de resto, faça bom uso dela. Futuramente, tente usar uma luminária com led, é mais econômica e com o tempo, ela mesmo se paga (infelizmente alguns modelos são muito caras).

Com relação a planta crescer e ficar mais cheia, nem sempre é devido a iluminação. Durante as podas, retirar parte dessa poda e replantar próximas já dará uma "encorpada" nelas. E o crescimento vai variar de acordo com os nutrientes e necessidades atendidas para as plantas.

Abraços

Calebe Tormes

#8 Mensagem por Calebe Tormes »

Fiz um teste ontem com a incandescente e acabei desistindo de usar, esquentou muito e ainda ficou meio feio o layout ... vou manter 2 PL de 20W cada .. a fertilização eu ja utilizei ontem agora tenho que acompanhar pra ver o que ocorre. quantos aos peixes estão bem.

Renato Paulo

#9 Mensagem por Renato Paulo »

Calebe, boa tarde.

O ideal, além do acompanhamento com os peixes é se esse fertilizante não vá alterar nenhum parâmetro na água. Fique de olho.
Já com relação a lâmpada vai ter que ser entre três escolhas: Ou as PLs/lâmpadas econômicas que você já está utilizando, as Txs (T5) ou partir para o LED.

Abraços

Calebe Tormes

#10 Mensagem por Calebe Tormes »

Pois é acho que vou acabar em LED mesmo, mas isso daqui alguns dias ... olha essa que eu encontrei.

--> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... o-entr-_JM

Renato Paulo

#11 Mensagem por Renato Paulo »

Calebe, boa tarde.

Parece ótima.
Tente pesquisar a mesma se encontra mais barato. Acho um tanto caro pagar mais de 50 devido ao frete em uma lâmpada (sou pão duro mesmo hehehe).
Já que vai colocar essa lâmpada, faça uma luminária em que ela fique no meio e mais duas lâmpadas brancas nas laterais, se notar aumento das algas, retire uma das brancas ou diminua o fotoperíodo. Lembrando que não deve ultrapassar 8 horas.

Abraços

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”