Muito Obrigado Andre, suas palavras são muito motivadoras para mim tb.
Boa noite meus amigo, esses dias o meu aquário fez 2 anos e 1 mês e fiz algumas fotos
É muito engraçado como nós, que vemos nossos aquários diariamente com olhar criterioso, somos pouco capazes de perceber o desenvolvimento de nossos peixes e corais, e é quando olhamos fotos mais antigas é que nos damos conta.
Estou muito feliz da forma que o aquário vem se desenvolvendo, e agora com pouco mais de dois anos de vida sinto que o aquário está estável e funcionando muito bem.
Muitas vezes somos convictos de nossas teorias e experiências pregressas, mas assumo que quando idealizei esse aquário tinha lá minhas dúvidas, se um aquário com rochas de plástico, praticamente sem substrato e um skimmer na medida, sem muito exagero daria certo e deu.
Os corais foram muito prejudicados por um longo tempo devido a instabilidade do sistema de dosagem de Ca, KH e Mg, mas com o tempo me adaptei ao balling e a bomba dosadora e no momento que me acertei os corais agradeceram, mostrando mais cor e crescimento adequado.
Não me arrependi também de ter voltado a usar t5 após ter experimentado os leds ( Ai ), o crescimento dos corais parecem muito mais natural e sem perder nenhum coral por " queimar " sob a luz agressiva do led.
O siporax é muito bom realmente ? ainda não sei responder essa pergunta, uso desde o inicio e meu nitrato é 0 ou oscila próximo a isso, descobri que se alimento em demasia os corais e peixes o nitrato sobe, mesmo com uma quantidade absurda do siporax que us 23 litros
Chaetomorpha? parece que ajuda, pois elas crescem muito....
Algas no display? por vezes diatomáceas no substrato ( silicato zerado tanto no aquário quanto na água de reposição). Outros tipo? já encontrei de tudo na caixinha do overflow, dentro das bombas de circulação e algumas vezes sob as bases dos corais, locais inacessíveis aos peixes ( tangs) , paguros e caramujos. Com isso posso dizer que o sistema não é bom ? que o aquário só não tem algas devido aos predadores? não sei, mas acho que não pois os predadores não são capazes de acabar com infestações de algas, mas o que concluo é que os predadores mantem meu aquário bem limpinho.
Manutenção? Muita!!! Na minha opinião não existem milagres. Sempre me perguntam o que faço para o aquário estar sempre limpinho, e acho que a maioria se decepciona com a resposta, acredito que esperam de mim alguma receita milagrosa ou algum equipamento muito bom.... mas o que respondo sempre é: Para manter o aquário sempre limpinho eu o limpo. mantenho os vidros sempre limpo assim como os equipamentos, se a limpeza é constante não há o acumulo e o trabalho se torna mais agradável.
TPA? sempre , quando tive preguiça em fazer senti a falta visualmente, sutil mas perceptível.
Paciência ? MUITA PACIÊNCIA !!!! paciência em colocar os corais e peixes, e principalmente em esperar as pequenas mudas crescerem e acreditar que estava fazendo o certo. muitas vezes eu olhava para o aquário e o achava vazio, ficava doido para por uma mudinha a mais, mas eu sabia que com tempo elas cresceriam e eu teria que tirara muitas delas, mesmo com essa paciência ainda sim algumas vezes tiro algum coral que acho estar poluindo o visual, mas valeu a pena pois economizei uma graninha não comprando tantos corais rs e evitei a introdução incessante de organismos novos que sempre trás consigo pragas e doenças
Bom, é isso amigos, quis escrever aqui um pouco das minhas constatações pois sem modéstia considero que nesse aquário tive sucesso.
algumas fotinhas pra ilustrar esses dois anos de vida, se forem a primeira pagina verão a evolução.
Desculpe, mas dessa vez não tive muita paciencia em editar as fotos, colocar borda, nome e acertar o balanço do branco.