🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

BETTA DOENTE DEPOIS DE HIDROPSIA

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Sallyama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: sallyama
Data de Nascimento: 05 Mar 1985
País: Brasil

BETTA DOENTE DEPOIS DE HIDROPSIA

#1 Mensagem por Sallyama »

Boa tarde amigos do Brasilreef
Gostaria de ajuda pois estou algum tempo com um betta de 1 ano e meio com dificuldades respiratórias
Ele está em um aquário simples 2 litros aquecedor temperatura 28,5 tpa's a cada 7 dias usando bettasafe se alimentando com sera bettagran 6 por dia dorme cerca de 10 horas por dia
Ele teve uma hidropsia ficou opaco e com os olhinhos vermelhos mas consegui salvar ele tratando com sera baktopur porém ele ficou com dificuldades respiratórias e tinha dificuldades de ficar subindo na superfície. A aquarista do percenter marginal disse que talvez ele nunca se curasse. Venho mantendo ele dentro de uma rede perto da superfície porque ele não tem força pra subir toda hora na superfície mas durante o dia deixava ele solto pra ele nadar um pouco e depois retornava pra rede porém semana ou outra ele vem ficando ofegante mesmo na superfície...venho tratando ele 7 dias com bettafix que importo pelo ebay pra tratar ele e estava fazendo tpa diária no tratamento mas mesmo no final do tratamento vejo que ele ainda está ofegante ou seja não está mais adiantando e solto ele ele não sai do lugar não sei o que faço mais amo muito esse betta estou pensando em comprar um aquário com oxigenação pra ele mas isso adianta? será que ele não está com problema no trato respiratório o que eu faço? ele está lá ofegante na rede na superfície com a boquinha pra fora...me ajudem porque queria muito salvar esse betta...agradeço muito a oportunidade de postar essa dúvida e agradeço a quem ler e puder me ajudar icon_crybaby

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: BETTA DOENTE DEPOIS DE HIDROPSIA

#2 Mensagem por Mauro Becker »

OI Saemi

Bem vinda ao Brasil Reef, fique entre amigos.

Peixes de agua doce não são minha praia, principalmente Betas, portanto falarei apenas por comparação aos caos que já vi. 28,5ºC me parece um pouco quente para o momento, deixe em 27ºC. (meio de escala)

FAixa de manejo: 24ºC a 30ºC

Verifique o pH que devem estar de 6,8 a 7,4 (deixe em 7)

A TPA gostaria de saber quanto em percentual isto representa, em geral se faz uma TPA de 20% a cada 4 dias (eu sifonava a beteira duas vezes por semana, limpando o fundo, e sempre que via comida no fundo), tem quem faça menos, tem quem faça mais tanto em frequência quanto em volume, não passe de 30% de cada vez, não demore mais de 7 dias ok pois isto pode significar uma alteração muito brusca na agua ok.

Na alimentação, eu usava e abusava de artemias salinas.

Bom provavelmente existem outras dica muito mais coerentes e precisas, aguarde maiores comentários.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#3 Mensagem por Radagast »

Trocas de água mais frequentes e na proporção que o Mauro indicou são muito importantes. Um aquário de 2l é muito pequeno...

Ele está comendo?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#4 Mensagem por Radagast »

Qual o pH?

Sallyama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Sallyama »

Obrigada pelas respostas amigos icon_yahoo
Faço TPA's de 50% a cada 7 dias, o PH medi hoje está em 6,9, 7,0 o problema é que como o aquário é pequeno está oscilando muito a temperatura por não ter termostato é um aquecedor simples de 1w as vezes faz muito calor fica em 32 graus outras diminui pra 27 graus ou menos fico desesperada com isso por isso estou quase comprando um aquário maior com oxigenação, filtração, iluminação tudo que precisar pra mim salvar ele - meu medo é do problema dele ser realmente respiratório devido a hidropsia e a oxigenação não adiantar mas fico pensando preciso fazer o que posso - na visão de vocês o que poderia ser ou o que posso fazer nesse caso? agradeço muito de verdade as respostas estou muito desesperada! icon_cry_smile

Sallyama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#6 Mensagem por Sallyama »

Em relação a TPA reforço que faço total lavo mesmo o aquário as pedras....no pet shop me ensinaram sinfonar só o fundo mas além da dificuldade por ser muito pequeno o aquário a água ficava turva...em relação a alimentação antes variava com bloodworms, tetramin e bettabits ele hj em dia come com dificuldade pq são grandes e não gosta mais de bloodworms

Sallyama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Sallyama »

Ele está comendo bem pela manhã e noite inclusive a bolinha extra que dou 1 pela tarde geralmente tetramin ou bettabits que evito por ser uma ração barata mas ele gosta bastante :)

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#8 Mensagem por Radagast »

Ele está fazendo cocô?

Comprar um aquário maior e um termostato que estabilizasse mais a temperatura seria a melhor coisa a se fazer...

Sallyama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por Sallyama »

É verdade! Ele faz bem pouco diferencio por ser meio escurinho mas bem pouquinho! Nem todo dia vejo somente as vezes! clapping_02

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#10 Mensagem por Radagast »

Troca a ração por flocos, ou alimenta com pedacinhos de fígado - me disseram que as bolinhas costumam dar problemas por causa disso.

Veja a ideia do leite de magnésia do Reinaldo Chen, em outro tópico:

"banho em um balde ou aquário separado com 20 litros de água e 1 colher de sopa (25 ml) de leite de magnésia. Isso vai estimular a defecação e pode solucionar a constipação".

Leite de magnésia é barato, compra na farmácia. Eu faria o mais rápido possível, já que a situação é grave.

Sallyama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por Sallyama »

Obrigada pelo carinho Marina! icon_iCo01
Então é verdade pode ser nunca pensei nisso...tadinho...nesse caso então eu poderia fazer 1 colher de chá para 10 litros de água deveria comprar um balde e deixá-lo por 30 minutos como indicam no tópico! Mas fiquei em dúvida quando li "quando for tratar constipação, prefira cloreto de magnésio ou sulfato de magnésio (sal de Epsom), pois leite de magnésia é muito alcalino, podendo causar um choque maior no peixe." tudo bem em relação a isso é normal um pequeno choque de ph?

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#12 Mensagem por Radagast »

Ah, usa o que vc viu que é melhor.

Mas uma colher de chá não é meia colher de sopa... vê a dose certinho.

Sallyama
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#13 Mensagem por Sallyama »

Obrigada!

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#14 Mensagem por Vinicius F. Reis »

um dos problemas creio ser o controle de temperatura qdo aumenta mto, mudando para o outro aquario poderá contornar isso tambem.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#15 Mensagem por Marco Vieira »

O controle de temperatura é muito importante. Eu não mudaria ele de aquário agora, estando debilitado há risco, mas pensaria no upgrade. Um aquário de seus 20L, com um filtro fraco, e bom controle de temperatura dá conta do recado. Cicle antes, como um aquário normal.

Para deixar o betta na superfície, coloque ou uma folha artificial que gruda no vidro (vende em pet center) ou alguma planta que boie. Pelo volume do aquário, a folha de plástico é mais viável.

Uma coisa que ajuda é usar folha de chapéu de sol, é usada por muitos criadores. É um antibiótico natural.

Pegue a folha seca que caiu no chão, lave bem e deixe secar. Quando ficar bem crocante, coloque no aquário. Uma folha dá para uns 50L, então pegue um pedaço bem pequeno para os 2L. Deixe por no máximo 5 dias, no fundo do aquário, e depois troque, pois acima disso vai começar a decompor e baixar o PH do aquário. Fique de olho no PH durante o uso, se começar a cair passe a controlar com bicarbonato ou outro suplemento, lembrando que o importante é não subir ou baixar nada muito rápido.

Diogo Klens
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Di
Data de Nascimento: 06 Abr 1985
Curtiu: 1 vez

#16 Mensagem por Diogo Klens »

Olha, eu vou dar uma dica !

Montei um aquário aqui em casa, por sinal com sucesso, pois, é o único até hoje que não me deu problema do total de "3" unidades...

Neste, a configuração é a seguinte : 60 cm largura x 30 cm altura x 15 cm profundidade e só enchi com uns 24L...

Uso um termostato de 50w nele mantendo temperatura a 28° o que é moleza e hahaha coloquei um Canister onde fiz o seguinte, joguei o respiro dele que solta água depois de filtrada contra o vidro para não balançar muito a água e é claro, diminui esta saída, eram 8 bicos, deixei com caninho de apenas 4, coloquei umas plantinhas macias artificiais soltas para o Betta e por incrível que pareça, ainda adaptei outros 4 lebistes machos com ele... vivem na mais santa paz... de 2 em 2 semanas ainda faço uma pequena TPA e só... está um sucesso...

As vezes um filtro bom em uma configuração certa resolve certas coisas... Sobre a alimentação, uso a Betagran da Sera ( Apesar de ter ficado uma porcaria em um novo pacote que comprei " flocos grandes" icon_thumbsdownsmileyanim ) e larva de moscas secas...

Talvez aumentando o espaço já que 2L é uma judiação, seu peixe já se anima... Bettas adoram espaço ! Vai por mim !

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”