🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Qual aquário comprar?

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Henrique Motta
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Henrique
Data de Nascimento: 03 Dez 1986
País: Brasil

Qual aquário comprar?

#1 Mensagem por Henrique Motta »

Olá pessoal,

Sou novo no fórum e no mundo do aquarismo, sempre fui fascinado por aquários e pela vida marinha, e finalmente irei montar meu primeiro aquário plantado de água doce que provavelmente terá entre 20 a 31 litros.
Venho lendo, pesquisando, assistindo documentários, e muitos videos sobre aquários, equipamentos, peixes, cuidados, etc..
Quanto mais me aprofundo no assunto novas dúvidas surgem. icon_joia

Me parece que os aquarios da Boyu são muito bons, gostaria da opinião de vocês sobre os dois aquários abaixo que estou olhando para comprar:

Link do aquário de 31 Litros no site submarino por R$ 367,56 no boleto: Aquario-Curvo-asd-320ld-31-Litros-Preto-Boyu

Características:

1 Aquário
1 Luminária
1 Bomba de Circulação
1 Lã
1 Carvão Ativado
1 lâmpada: PL 11W
Bomba de circulação: 290 litros por hora
Dimensões aproximadas (AxLxP): 45,5x31x33cm

Link do aquário de 25 Litros no site submarino por R$ 427,49 no boleto: Aquario-Curvo-by-308-25-Litros-Preto-Boyu

Características:

1 Aquário,
1 Luminária
1 Bomba de Circulação
1 Carvão Ativado
1 Espuma Filtrante
1 Bio-Balls
1 Cerâmica
Dimensões aproximadas (AxLxP): 37x30x34cm

Dúvidas:

O aquário de 25 litros está mais caro que o aquário de 31 litros, a diferença do preço seria em relação a Espuma Filtrante, Bio-Balls e Cerâmica?
Esta seria uma diferença muito grande para a filtragem da água?
Qual dos 2 vocês me recomendariam?

Sobre os peixes, eu ainda não defini quais serão os primeiros habitantes.

Por favor qualquer sugestões sobre os aquários e sobre os peixes serão muito bem vindas e poderá me ajudar muito na escolha final.

Pretendo também, registrar todo o processo de aquisição do aquário, montagem, layout, ciclagem, e também todo o desenvolvimento do aquário e dos peixes através de fotos e videos para postar e contribuir com fórum.

Obrigado a todos!
[mod="Mauro Becker"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome” ou no caso já existir o mesmo registro opte por "nome" underline "sobrenome"
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto, André_Fonseca etc. Para fazer a modificação, acesse esse link:

ucp.php?i=profile&mode=reg_details .

Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso. Faça a atualização e próximo acesso terá como login o nome atualizado. Aqui você poderá verificar as janelas em que se navega:

alterando o nome

boa navegação. Obrigado.[/mod]

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Qual aquário comprar?

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Aquario quanto maior melhor , mas os dois tem diferenças estéticas que podem fazer diferença na decoração de sua casa. Existem outras opções desses modelos em lojas de aquário, possivelmente até ver eles ao vivo para sentir a diferença em BH deve ter algumas boas lojas para você conferir. Importante é ver onde você vai instalar ,se o móvel aguenta ou se vai comprar um móvel próprio.

Nessa fase planeje que peixes quer ter e ai fica inclusive mais fácil decidir por tipo de aquário e equipamentos que você vai precisar.

Henrique Motta
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Henrique Motta »

Acabei comprando o de 31 litros, chega em 8 dias. Sobre os peixes, pretendo começar com Neon Cardinal. No layout, pretendo colocar 2 ou 3 pedras e colocar um tipo de planta natural baixinha para fechar o fundo e uma ou duas plantas maiores. Ainda estou pesquisando sobre as plantas e substratos.
Quero deixar o ambiente mais natural possível e amazonico e em harmonia com os peixes...

Teria alguma sugestão?

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

Monte o aquário, deixe madurar por 30 - 40 dias e mantenha aquecido a 27.5 - 28 graus
Os neons são animais sensiveis e precisam de aquário bem maduro para viverem.
Preferem água ácida e temperatura alta como mencionado.
Para ajudar a madurar o aquário e não deixar tão vazio, coloque 1 - 2 coridoras comuns ou albinas e as alimente com pouca ração.
Após a ciclagem estar completa ai você pode pensar em introduzir 8 a 10 neons pequenos.

Henrique Motta
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Henrique Motta »

Reinaldo, obrigado pelas dicas!!

Sobe as Coridoras eu não deveria esperar a ciclagem?

To pensando também na planta para fechar o fundo, pretendo utilizar a "Echinodorus tenellus" ou a "Eleocharis parvula" ou então alguma outra parecida e mais baixa...
Os neons e as coridoras teriam algum restrição quanto ao substrato?

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

O ideal é aguardar ciclar , mas se não se segurar não coloque mais que 3 coridoras .
Muitas vezes as pessoas põe para ciclar sem colocar alimento algum para as bactérias e quando põe um monte de peixes de uma vez só picos de amônia acontecem e começa tudo desandar.
Assim prefiro depois de 1 - 2 semanas montado colocar 3 pequenas coridoras e ai aguardar mais 15 dias para por alguns peixes (2 a 4 pequenos) pois assim aumentando a população gradualmente o aquário e sua biologia tem melhores condições de se adaptar a aumentos populacionais.

Os neons e coridoras não tem restrição nenhuma a substratos de plantados. O único substrato que afetaria seria substrato alcalino de ciclideos africanos mas que não é usado em plantados.

Sobre as plantas para fechar, lembre-se que para esse crescimento exuberante de cobertura que você está desejando é preciso muita luz e uso de CO2 além do substrato de plantado.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#7 Mensagem por Marco Vieira »

Henrique Motta, pergunta: você gosta de água cor de chá?

Se sim, use troncos tratados já na ciclagem, eles deixam a água escura. Mas trate bem deles, se não ao invés de chá você vai ter uma coca-cola... :lol:

Se não gosta da água escura, tem um processo que trata os troncos e remove boa parte da tinta (tanino).

Porque dos troncos: eles ajudam a acidificar a água, e levando em conta que você quer neons, vai chegar num PH legal. E se tiver tronco, pode colocar uma planta chamada Amazônense (Echinodorus amazonicus), que vai muito bem em troncos e com uma lâmpada PL comum. Outras plantas também fixam bem no tronco, dispensando a necessidade de substrato fértil. Se quiser ter uma ideia de como fica, olhe meu plantado no link da assinatura. Para ter neons é legal ter umas plantas cheias, que sirvam de refúgio para eles. Corydoras também adoram tocas e moitas.

Outra coisa ótima para aquários ácidos: folhas de chapéu de sol. Ajudam na acidificação mas soltam tanino e tendem a deixar a água escura. Também são excelentes antibióticos naturais. Uma folha dá para um aquário de 50L, trocando a cada 15 dias no máximo. Para usar, pegue a folha já seca, caída no chão (não pode ser a que está na árvore), lave bem e deixe secar. Quando ficar com aquele aspecto seco e com barulho crocante, está pronta para usar!

Henrique Motta
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por Henrique Motta »

Reinaldo Chen e Marco Vieira, muito obrigado pelas dicas! Ajudam muito!!! icon_joia

Reinaldo, irei fazer esse esquema da ciclagem para tentar evitar problemas com os níveis de amônia, que alimento você me indicaria para por?
Você conhece alguma planta carpete mais tranquila de cuidar que precise menos CO2 e iluminação?
Eu estou com muitas dúvidas com os peixes... Vi que tem vários tipos de neons, e eu gostei muito dos neons cardinal, mas parece que o ideal para eles são aquários de pelo menos 40 litros, o meu é de 31 litros, e como eles vivem melhor em cardumes, teria problema em ter de 6 a 8 neons cardinais? Ficaria apertado para eles?

Também estou olhando outros peixes, como a Coridora sugerido pelo Reinaldo Chen acima, gostei também da Cobrinha kuhli, e de alguns camarões que eu vi pelo fórum, mas não sei se eles se encaixariam no mesmo ambiente.

Quanto mais fotos de aquário eu vejo mais dúvidas eu fico em relação a quais peixes colocar no meu rsrsrs... Caso seja possível colocar neons cardinal, teria sugestões de outros peixes que vivem em harmonia com ele?

Marco Vieira, vi o seu aquário, depois coloca as fotos do bandeiras marmorato! Fiquei curioso... rsrs
Eu prefiro a água clara, o tronco, parece ser o pulo do gato para acertar o PH, nas pesquisas que fiz, percebi também que é bom deixar o tronco uns dias em quarentena com água e ir medindo o PH antes de usá-lo para saber o quanto ele irá influenciar no PH. Pretendo colocar pelo menos um tronquinho, só não sei ainda onde vou conseguir um pequeno que fique legal no aquário. Irei pesquisar também sobre o processo de remoção da tinta para o tronco.

Bom saber que a folha de chapéu de sol serve como antibiótico natural, é difícil de achá-la?

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#9 Mensagem por Marco Vieira »

Chapéu de sol é uma árvore bem comum, acredito que deva ter bastante por aí também:

Imagem
Imagem

Neons são legais, mas muito sensíveis à variações de temperatura. Camarões e peixes normalmente não se misturam, ainda mais peixes pequenos como o neon, que viram janta...

Henrique Motta
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#10 Mensagem por Henrique Motta »

Olá pessoal,

Meu aquário curvo ASD-320LD 31 Litros - Preto da Boyu chegou icon-aplauder como não achei muitas informações sobre ele na internet antes de comprar, então resolvi tirar algumas fotos para mostrar ele.

Na hora de abrir a caixa deu aquela tensão do aquário estar trincado, sabe como é né essas transportadoras... rsrsrs
Más até que tava bem embalado e protegido, e estava tudo ok.

Fotos da caixa do aquário:
ImagemImagemImagemImagem

Fotos da frente, de traz e por cima:
ImagemImagemImagem

Foto da Luminária: ela tem 11W, achei um pouco fraco pelo tamanho do aquário, já estou pensando em improvisar reforçando a iluminação com LEDs.
Imagem

Foto do Filtro, primeira camada filtragem mecânica utilizando Lã:
Imagem

Foto do Filtro, segunda camada Carvão Ativo, vem com 2 sachês:
Imagem

Foto do sachê com o Carvão Ativo sem a proteção de plástico:
Imagem

O filtro funciona da seguinte forma, a bomba puxa a água até o filtro, a água sai por um tubinho cheio de furinhos que cai em cima da Lâ e em seguida passa pelo Carvão Ativo que fica em baixo da Lâ, e por transbordo a água volta para o aquário:
Imagem

Foto do aquário com a luminária ligada:
Imagem

Lavei, coloquei o substrato da marca Manado, um tronco que comprei e comecei a encher o aquário com água:
Obs: O tronco de acordo com o vendedor da loja que comprei, já estava tratado, apenas passei uma água fervendo encharcando o tronco antes de colocá-lo.
Imagem

O tronco não afunda icon_cry_smile :
Imagem

Substrato que comprei, precisei lavá-lo antes de colocar no aquário para a aguá não ficar 99% marrom, deu muito trabalho, comecei lavando com balde no tanque e acabei terminando no chuveiro, achei mais rápido:
Imagem

Parte de traz do substrato:
Imagem

Descrição em português do substrato parte1:
Imagem

Descrição em português do substrato parte2:
Imagem

Pinça, Termostato 25W e Termômetro que comprei:
Imagem

Testes de Nitrito, PH e Amônia que comprei:
Imagem

Fotos do tronco:
Achei ele muito bonito, tem uns 30 cm de altura, não sei que tipo de tronco é, comprei na loja de aquários e esqueci de perguntar icon_chair
Enquanto o aquário está ciclando, deixei ele dentro do aquário boiando, para ver se a madeira encharca para ver se ele afunda, não sei se vai dar certo, se não der vou voltar na loja e tentar trocar por outro que afunde.
Imagem
Imagem

O aquário está ciclando, já tem exatos 24h, já fiz um teste de PH, Amônia e Nitrito para ter um ponto de partida nas medições, no momento está com os resultados:
PH: 7,5
Amônia: 0,25 ppm
Nitrito: 0,0 ppm
Temperatura: 32º (Belo Horizonte está um inferno!) acabei de improvisar 2 Coolers daqueles de colocar de baixo de notebooks, a temperatura começou a cair e agora está com 29º. Vou ver se compro um cooler melhor para adaptar de uma forma definitiva, para baixar a temperatura em dias quentes.

O aquário terá um tronco com Musgo de Java.
Será plantado com carpete ainda não sei qual planta, irei a loja amanhã para decidir pois o vendedor disse que chegaria vários tipos de plantas carpetes.
Irei plantar também uma ou duas plantas maiores.

Estou vendo se compensa fazer um cilindro caseiro de CO2 ou se eu já compro um pronto.

O aquário será de água ácida, e irei ter peixes como Neon Cardinal, Guppy, Cobrinha Kuhli...

Me deem dicas para a ciclagem, e sobre o aquário. Estou falando e fazendo MUUUUITA besteira????

Irei ir postando todo o processo até o final.

Por favor!!! todas as críticas e sugestões serão muito bem vindas.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes

#11 Mensagem por tedescowill »

eu nao sei como é este aquario,ma eu diria pra voce ver se tem apossibilidade de adicionar um sache de mini ceramicas no filtro,pois pelo seu relato nele nao ha esta filtragem biologica (pelo menos eu não vi)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Henrique Motta
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#12 Mensagem por Henrique Motta »

will tedesco, Excelente observação!!!

Eu comprei o aquário no site do Submarino e ele só vem com Lã e Carvão Ativo, quando fui na loja de aquários comprar os kits de testes de PH, Nitrito, etc, eu comentei com o vendedor sobre o filtro, e ele me disse para adicionar um filtro biológico, mas acabou que fui olhando outras coisas e não comprei.
Esse aquário tem 2 saches de carvão ativo, dá para tirar um sache de carvão e colocar um biológico, amanhã irei voltar na loja, vou ver se acho o sache de Cerâmica.

Sobre os status atuais do PH, Amônia, Nitrito, Temperatura, para um aquário de 31 litros que será de água doce e plantado como acham que está?
Deixo ciclando como está ou já devo ir tratando com algum produto?

Sobre o cloro eu não fiz nada, devo colocar algum anti-cloro, ou o próprio período da ciclagem acaba com o cloro?

Sobre as plantas, teria algum problema em plantá-las pelo fato do aquário já estar ciclando a 24h?

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes

#13 Mensagem por tedescowill »

Henrique qual e o peso de cada sache de carvao?
pergunto pois ,como o aquario tem 31 litros um sache com 30-50 gramas de carvao é suficiente (dependendo da qualidade do carvao ele sera trocado de 20 em 20 dias ou 30 em 30 dias)
num aquario nao entra agua com cloro trate antes com um bom condicionador(que e melhor que desclorificante)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Henrique Motta
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#14 Mensagem por Henrique Motta »

will tedesco

Sobre o peso do sache do carvão ativo eu não sei informar, vou ver uma forma de pesar...
Eu coloquei a água que vem da rua sem tratar o cloro, tem como eu tratar o cloco com a água já no aquário ou eu devo trocar toda a água e fazer o tratamento do cloro antes de colocar no aquário?

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#15 Mensagem por Marco Vieira »

Henrique, depois de uns dias o cloro evapora naturalmente, não precisa trocar.

Agora não coloque água com cloro se já tiver animais, pode matar todos e no mínimo vai estressar muito os animais. Sempre trate antes, seja com condicionador, seja com a velha técnica de deixar a água em baldes de um dia para o outro. Mas não importa a técnica, avalie o cloro antes de colocar a água no aquário.

Como vai ter tronco, vai ter acidez, então avalie o PH também antes de colocar a água. O PH ácido no aquário reudz a amônia, porém adicionar água com PH mais alto pode subir o PH do aquário e disparar a amônia, causando problemas.

Sobre o tronco, essas pragas boiam mesmo, ainda mais os pequenos... o que você pode fazer é amarrar ele em uma pedra, com fio de nylon, e esconder a pedra no substrato.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”