Jackson Budke escreveu:Opa Leo,
Cara, primeiro quero parabenizar pelo seu Reef, está nos meus favoritos e sempre procuro atualizações suas, acho ele incrível e bem como você mesmo falou no tópico várias vezes, isso é fruto da dedicação do aquarista, e não só do sistema em si.
Estou em processo de fabricação do móvel, já consegui o fornecedor do vidro Extra Clear, que acho o grande diferencial do aquário, e uma loja para montar meu aquário com ótimo acabamento, estou tentando seguir seus passos pra ver se consigo um pelo menos perto do seu, que é extraordinário. já comprei bombas eletrônicas, skimmer, e tudo mais, faltando poucas coisas ainda. Ele terá 1,00x0,60x0,50. Será meu primeiro aquário, e to demorando devido ao investimento, mas to caprichando, mais adiante abrirei um tópico.
Hoje depois das mudanças que fizeste no teu, já dá pra considerar ele maduro, estável, ok? Pergunto porque eu também gostaria de fazer o meu sem pintar o fundo, com queda pela lateral, já que ele vai ficar contra a parede, mas um pouco afastado. Gostaria que explicasse como faz pra limpar os vidros, tem uma dica pra mim? Tipo, tu usa aqueles magnéticos, nesses limpadores tem que por um paninho ou papel, sei lá, tem que usar algo mais? E o vidro traseiro, suja muito assim sem pintura, ou silicone, como tu limpa, é igual?
E outra dúvida que tenho, se não for te chatear demais, é sobre o substrato Bahamas Oolite. Vi que ele tem uma granulometria de 0,25 a 1,00, é isso mesmo? Ele não é um daqueles SS, talcos finíssimos que qualquer circulação turva a água toda, pelo que tu disse no tópico. E ele continua limpo com o tempo? Sei que tu revolve ele as vezes né? Isso ajuda. Não cansou dele com o tempo? Cara, até já orcei com um vendedor, porque vi e me apaixonei, fica lindo demais.
Espero não ter te aborrecido com monte de perguntas, mas como vi que sempre respondeu todos do fórum muito bem, resolvi arriscar.
Abraço e ainda mais sucesso aí com teu Reef e teu blog.
Jackson Budke
Opa Jakson, muito obrigado primeiramente.
Vou tentar responder todas as perguntas, se eu pular alguma volte a perguntar por favor
Hoje começo a considerar o meu aquário estável, é notável a diferença de crescimento dos corais no momento, mas não intendi qual seria a relação entre a estabilidade do aquário e o fato do mesmo não ter o fundo traseiro pintado, isso nada interfere.
O fundo traseiro transparente suja como qualquer outro fundo, entretanto ele é extremamente fácil de limpar e esteticamente muito agradável e leve. tenho uns 25cm de espaço atras do aquário mais ou menos o que me facilita fazer a limpeza. Eu faço a limpeza somente com o limpador magnético e uso o limpador da marca NY com lamina ( gilete) excepcional diga se de passagem. o silicone no fundo eu usei em uma montagem anterior, e era péssimo para a limpeza, acredito que seja bom para pessoas que gostem de manter o fundo sempre sujo e assim esconde melhor, mas eu tenho mania de querer que fique limpinho e o silicone atrapalha muito. Não uso paninho nem papel nem nada alem do limpador, ele vem pronto para o uso e é muito macio e eficaz, apenas uma passada e não fica nem vestígio de algas. Lógico que dependendo de como for montado seu sistema e do modo que você cuide do aquário poderá ter mais ou menos problemas de algas, tanto nos vidros quanto no substrato
Acredito que ano que vem me mudarei desse apartamento para minha casa que espero que seja a definitiva rs e irei mudar algumas coisas no display, principalmente a queda de água. na casa nova ela também será feita pela lateral já que o aquário ficara embutido em uma parede, dividindo dois ambientes.
Eu adoro o bahamas oolite que uso aqui, ele é esferoidal e acredito que isso ajude o a se manter no fundo, pois realmente ele é bem fininho. No meu aquário, como a minha circulação ele não turva a água e nem forma buracos ou ondulações, fica sempre certinho ao fundo. Quanto a sujar volto a repetir que não é mérito do substrato e sim do sistema e do modo que você conduz o seu aquário. a alguns meses atras minhas mídias filtrantes do RO/Di saturaram e começou a aparecer diatomácea ( alga marrom) sobre o substrato, mas foi só trocar las por mídias novas e as diatomáceas sumiram sozinhas .
Pagurus e nish snail ajudam muito também, mas a filtragem é fundamental, se houver acumulo de matéria orgânica em seu aquário com certeza o substrato ficara sujo e feio.
Jackson, disponha. não ha nada melhor do que um aquarista buscar informações antes de se arriscar com algo que não conheça. sempre que precisar pode me procurar, nem sempre tenho tempo de entrar nos foruns, mas quando postam em meu tópico eu recebo um email e logo venho responder . Um grande abraço