Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
O problema dos peixes nacionais
-
Edson Paveloski Junior
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: Paveloski
- Data de Nascimento: 07 Set 1989
- País: Brasil
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
O problema dos peixes nacionais
Olá amigos,
Tenho lido muitos tópicos sobre o assunto e, apesar das conclusões de que os peixes nacionais são muito suscetíveis à doenças, ainda vejo uma lacuna significativa na questão.
O que quero dizer é: será que os peixes nacionais já chegam doentes aos aquários? Não haveria a possibilidade de, devido ao stress, e talvez à diferença de parâmetros (uma vez que o atlântico possui algumas características diferentes dos outros oceanos), esses animais sofrerem uma queda em suas defesas, sucumbindo à infecções por organismos que já os parasitavam sem grandes danos? Ou ainda, considerando a questão anterior e que vi relatos de sucesso com nacionais se utilizado filtro UV, não estariam alguns parasitas previamente no aquário, em alguns casos, estando os outros peixes já com resistência e em equilíbrio com tais parasitas, ocorrendo o problema na inserção do peixe nacional, que sofre uma infecção aguda?
Abraços
Tenho lido muitos tópicos sobre o assunto e, apesar das conclusões de que os peixes nacionais são muito suscetíveis à doenças, ainda vejo uma lacuna significativa na questão.
O que quero dizer é: será que os peixes nacionais já chegam doentes aos aquários? Não haveria a possibilidade de, devido ao stress, e talvez à diferença de parâmetros (uma vez que o atlântico possui algumas características diferentes dos outros oceanos), esses animais sofrerem uma queda em suas defesas, sucumbindo à infecções por organismos que já os parasitavam sem grandes danos? Ou ainda, considerando a questão anterior e que vi relatos de sucesso com nacionais se utilizado filtro UV, não estariam alguns parasitas previamente no aquário, em alguns casos, estando os outros peixes já com resistência e em equilíbrio com tais parasitas, ocorrendo o problema na inserção do peixe nacional, que sofre uma infecção aguda?
Abraços
Edson Paveloski Junior
- Alex Zabalia
- Cirrhilabrus Lineatus

- Apelido: Alex Zabalia
- Data de Nascimento: 21 Dez 1986
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 123 vezes
Re: O problema dos peixes nacionais
bom dia Edson, é uma questão muito complexa, alguns optam por ter outros não, EU particularmente ja tive alguns nacionais por muitos anos junto com outros peixes, porem quando os adquiri, mantive por 2 meses em um aquario separado, neste periodo apresentaram ictio, fui tratando, mantendo a temperatua um pouco mais elevada, depois deste periodo os coloquei no aquario principal.
Muito se fala de animais nacionais, devido a falta de conhecimento, preciptação de alguns aquaristas, falta de quarentena, etc
Muito se fala de animais nacionais, devido a falta de conhecimento, preciptação de alguns aquaristas, falta de quarentena, etc
-
Rob Varela

- Apelido: r000b
- Data de Nascimento: 18 Mar 1985
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Boas...
Existem algumas questões em aberto;
O peixe nacional pode portar ou não doenças?
Em especial os mais citados, coerelus e baianus.
Já tive os dois e os dois portaram doenças.
Já tive muito outros nacionais e nunca apresentaram problemas.
Peixe importado pode apresentar doença?
Pode...
Filtro UV não faz milagre sozinho...
No mais é relativo...montamos um reef "estéril" e conforme adicionamos os animais, adicionamos também organismos
Incubados que desencadearão.
Existem algumas questões em aberto;
O peixe nacional pode portar ou não doenças?
Em especial os mais citados, coerelus e baianus.
Já tive os dois e os dois portaram doenças.
Já tive muito outros nacionais e nunca apresentaram problemas.
Peixe importado pode apresentar doença?
Pode...
Filtro UV não faz milagre sozinho...
No mais é relativo...montamos um reef "estéril" e conforme adicionamos os animais, adicionamos também organismos
Incubados que desencadearão.
-
Edson Paveloski Junior

- Apelido: Paveloski
- Data de Nascimento: 07 Set 1989
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
Obrigado por vossos depoimentos, meus amigos.
Concordo que UV não é necessariamente solução, inclusive sou contra seu uso contínuo.
O que eu gostaria de discutir exatamente é: será que os animais já chegam infectados do comércio, ou eles contraem parasitas no aquário e ficam doentes devido ao stress reduzir suas defesas, ou eles já portam parasitas naturalmente e desenvolvem doenças devido ao stress?
Vamos ver se encontramos também alguma pesquisa nesse sentido, quem sabe possamos ter os peixes nacionais mais frequentes no hobby e sem que sejam sinônimos de problemas.
Abraços
Concordo que UV não é necessariamente solução, inclusive sou contra seu uso contínuo.
O que eu gostaria de discutir exatamente é: será que os animais já chegam infectados do comércio, ou eles contraem parasitas no aquário e ficam doentes devido ao stress reduzir suas defesas, ou eles já portam parasitas naturalmente e desenvolvem doenças devido ao stress?
Vamos ver se encontramos também alguma pesquisa nesse sentido, quem sabe possamos ter os peixes nacionais mais frequentes no hobby e sem que sejam sinônimos de problemas.
Abraços
Edson Paveloski Junior
- Ricardo Bitencourt

- Apelido: Ricardo Bitencourt
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Vejam bem: Existem peixes nacionais e estrangeiros que são mais susceptíveis a debilidade e morte no aquário, sendo que outros já são mais resistentes. Há peixes cirurgiões, (como o hepatus, o achilles, o sohal), que são muito sensíveis, sendo que qualquer variação pode levá-los ao estres e esse, por sua vez, por os deixar debilitados, acabar por diminuir sua resistência, levando-os à morte. O baianus e o coerelus são acanturus, assim com o sohal. Dos peixes cirurgiões, sabemos que os zebrassomas são mais reistentes, como é o caso do yellow tang. Entretanto, não podemos dizer que os peixes nacionais são mais ou não suscetíveis que os exóticos; vejam o caso do gramma brasiliensis ou do neon goby (amarelo) que são bastante resistentes. Infelizmente, esses dois últimos, segundo um estudo ridículo do pessoal do MMA, são animais considerados em extinção no Brasil; o estranho é que para aquário não pode, mas se você capturar um quilo e fizer uma "fritada", aí pode - coisas de "otoridade" brasileira.
ABRAQUA - Associação Brasileira de Aquariofilia e Aquicultura Ornamental
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br
Ser aquarista é seu direito... defender esse direito é a nossa obrigação.
http://www.abraqua.org.br
- André Fonseca
- Moderador Global

- Apelido: DRECA
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 141 vezes
- Contato:
Ricardo,
O fato de ser resistentes não significa que o Gramma e o Neon são bons peixes.
Eles desenvolvem doenças, contaminam o aqua todo mas não morrem, e qual a vantagem disso?!
Edson,
Sempre admirei demais os nacionais, principalmente o Coeruleus e o Ciliaris, tive alguns Bahianus e até mesmo o Gramma quando estava liberado, mas esses nunca foram para frente. Até que em 2009 apareceu a oportunidade de pegar um COERULEUS QUE JÁ ESTAVA NUM AQUA A 3 ANOS, E AINDA ASSIM ELE TEVE OODINIUM QUANDO SOLTEI NO MEU AQUA, MATANDO TODOS MEUS PEIXES.
Muitos vão falar que a doença não pode ficar incubada tanto tempo, que o problema estava no meu aqua, enfim, os "papagaios de pirata" vão falar qualquer coisa para deixar o Coeruleus como vítima e não culpado, só que esses mesmos "papagaios" não colocam essa espécie no próprio aqua. Esse pessoal faz questão de "esquecer" que no meu aqua antes da entrada do Coeruleus tinha YT, Velifer, Fox Face e um Flame Angel, que sabidamente não é tão resistente assim. É fato, se não tivesse colocado UM COERULEUS COM 3 ANOS DE AQUA, ainda teria esses peixes.
Portanto, nacional nem a pau!!!
Sobre o Atlântico ser um oceano diferenciado, levantei essa hipótese junto com o Beto Júnior a algum tempo atrás e realmente pode ter um "ligação", seja pela temperatura mais fria ou pela quantidade de material em suspensão.
O fato de ser resistentes não significa que o Gramma e o Neon são bons peixes.
Eles desenvolvem doenças, contaminam o aqua todo mas não morrem, e qual a vantagem disso?!
Edson,
Sempre admirei demais os nacionais, principalmente o Coeruleus e o Ciliaris, tive alguns Bahianus e até mesmo o Gramma quando estava liberado, mas esses nunca foram para frente. Até que em 2009 apareceu a oportunidade de pegar um COERULEUS QUE JÁ ESTAVA NUM AQUA A 3 ANOS, E AINDA ASSIM ELE TEVE OODINIUM QUANDO SOLTEI NO MEU AQUA, MATANDO TODOS MEUS PEIXES.
Muitos vão falar que a doença não pode ficar incubada tanto tempo, que o problema estava no meu aqua, enfim, os "papagaios de pirata" vão falar qualquer coisa para deixar o Coeruleus como vítima e não culpado, só que esses mesmos "papagaios" não colocam essa espécie no próprio aqua. Esse pessoal faz questão de "esquecer" que no meu aqua antes da entrada do Coeruleus tinha YT, Velifer, Fox Face e um Flame Angel, que sabidamente não é tão resistente assim. É fato, se não tivesse colocado UM COERULEUS COM 3 ANOS DE AQUA, ainda teria esses peixes.
Portanto, nacional nem a pau!!!
Sobre o Atlântico ser um oceano diferenciado, levantei essa hipótese junto com o Beto Júnior a algum tempo atrás e realmente pode ter um "ligação", seja pela temperatura mais fria ou pela quantidade de material em suspensão.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]
- Sidney Sevilha
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: forms
- Data de Nascimento: 04 Out 1982
- Curtiu: 43 vezes
- Recebeu Curtir: 122 vezes
- Contato:
Eu tive esse mesmo papo com o Beto Júnior e ele ficou de me passar um material que ele tem, exatamente falando sobre a diferença do "nosso" oceano. Mas ele não passou e eu não cobrei e ficou por isso mesmo!
Mas vamos seguir um raciocínio lógico e extremamente simplista... digamos que se 95% dos que tentam ter nacionais se dão mal e na maioria dos casos, o aquarista tinha um bom ambiente para os outros animais e imediatamente após a inserção de um nacional, os problemas aparecerem. Eu consigo acreditar em 2 hipóteses.
1 - O ambiente que temos em sistema fechado, não são propícios para esses animais... assim como colocar um Achilles em um sistema ineficiente, vai dar zica.
2 - A coleta desses animais são feitas de maneira EXTREMAMENTE ERRADA, e nem quarentenando com água benta você vai conseguir bons resultados.
Eu já tive sargentinho, gramma loreto, centropyge bicolor com peixes importados e não tive problemas por muito tempo... até colocar um acanthurus bahianus que levou todos eles na mesma semana, Oodinium... clássico dos nacionais.
Sou entusiasta de peixes nacionais, e acho alguns muito bonitos... mas jamais misturaria novamente.
Tenho um projeto na gaveta de montar um F.O. com água natural e tentar "recriar" o mesmo ambiente que eu tinha antes (que era um verdadeiro lixo) mas dava certo com os nacionais... vamos ver, se sair da gaveta eu posto os resultados.
Primeiro preciso convencer a patroa que é só um "estudo", depois eu desmonto! [s]ahammmmm[/s]
Mas vamos seguir um raciocínio lógico e extremamente simplista... digamos que se 95% dos que tentam ter nacionais se dão mal e na maioria dos casos, o aquarista tinha um bom ambiente para os outros animais e imediatamente após a inserção de um nacional, os problemas aparecerem. Eu consigo acreditar em 2 hipóteses.
1 - O ambiente que temos em sistema fechado, não são propícios para esses animais... assim como colocar um Achilles em um sistema ineficiente, vai dar zica.
2 - A coleta desses animais são feitas de maneira EXTREMAMENTE ERRADA, e nem quarentenando com água benta você vai conseguir bons resultados.
Eu já tive sargentinho, gramma loreto, centropyge bicolor com peixes importados e não tive problemas por muito tempo... até colocar um acanthurus bahianus que levou todos eles na mesma semana, Oodinium... clássico dos nacionais.
Sou entusiasta de peixes nacionais, e acho alguns muito bonitos... mas jamais misturaria novamente.
Tenho um projeto na gaveta de montar um F.O. com água natural e tentar "recriar" o mesmo ambiente que eu tinha antes (que era um verdadeiro lixo) mas dava certo com os nacionais... vamos ver, se sair da gaveta eu posto os resultados.
Primeiro preciso convencer a patroa que é só um "estudo", depois eu desmonto! [s]ahammmmm[/s]
.

- André Fonseca
- Moderador Global

- Contato:
Sidney Sevilha escreveu:1 - O ambiente que temos em sistema fechado, não são propícios para esses animais... assim como colocar um Achilles em um sistema ineficiente, vai dar zica.
- Humberto Jr.
- Moderador Global

- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Sidney Sevilha escreveu:Eu tive esse mesmo papo com o Beto Júnior e ele ficou de me passar um material que ele tem, exatamente falando sobre a diferença do "nosso" oceano. Mas ele não passou e eu não cobrei e ficou por isso mesmo!![]()
Sidney, pois bem, não consegui encontrar onde estão as páginas de anotações da palestra que fui sobre "Qualidade de Água" realizada por um PHD em Química do Aquário de Gijón - Espanha.
Perguntei do sistema dos peixes sul americanos mantidos lá (Paru, Ciliaris, Cianocefalos, etc..). Disseram ser o pior tanque que possuem para manter qualidade de água, e de mais complexa alimentação. Perguntei o por que, e a resposta foi simplesmente: Água suja demais, excesso de material em suspensão, peixes sensíveis, e citaram também a coleta por cianeto.
Eu não arrisco animais nacionais, a não ser que eu que tenha feito a coleta (devidamente autorizado).
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Sidney Sevilha

- Contato:
Beto, nem esquenta... mas pelo que você disse eu já tinha entendido que esse era o motivo.
Digo o por que... nesse aquário que eu tinha os nacionais, montei com água do mar coletada na praia grande, um pouco abaixo do joelho.
Tinha skimmer externo fuleiro que eu quase nunca limpava... TPA não existia e o sistema tinha aquele "paredão" muito habitual nas montagens daquela época.
Reposição de água doce era feita direto do filtro "europa" e as lâmpadas se eu não me engano, eram T8 daquelas de cozinha mesmo.
Circulação era precária comparada ao que temos hoje.
O que eu entendo ser um péssimo sistema para os padrões de hoje... mas pensando no nosso oceano, fica próximo do real!
Digo o por que... nesse aquário que eu tinha os nacionais, montei com água do mar coletada na praia grande, um pouco abaixo do joelho.
Tinha skimmer externo fuleiro que eu quase nunca limpava... TPA não existia e o sistema tinha aquele "paredão" muito habitual nas montagens daquela época.
Reposição de água doce era feita direto do filtro "europa" e as lâmpadas se eu não me engano, eram T8 daquelas de cozinha mesmo.
Circulação era precária comparada ao que temos hoje.
O que eu entendo ser um péssimo sistema para os padrões de hoje... mas pensando no nosso oceano, fica próximo do real!
.

- Humberto Jr.
- Moderador Global

- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Acho que se tirasse o filtro chegaria próximo do real

Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Sidney Sevilha

- Contato:
Humberto Jr. escreveu:Acho que se tirasse o filtro chegaria próximo do real![]()
Mas ai, onde que a sujeira ficaria "depositada" por semanas?
.

- André Fonseca
- Moderador Global

- Contato:
Humberto Jr. escreveu:Perguntei o por que, e a resposta foi simplesmente: Água suja demais, excesso de material em suspensão, peixes sensíveis, e citaram também a coleta por cianeto.
Beto,
Falamos isso em outro tópico, principalmente pela quantidade de material em suspensão, e a explicação até seria fácil de se entender.
O Atlântico é um corredor, é o único oceano que fica "isolado" dos outros. Fisicamente não existe divisão entre o Índico e o Pacífico, é um oceano só que foi dividido pelo Homem no Mapa Mundi, já o Atlântico...
- wilson_antunes
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Wilson
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 15 vezes
- Contato:
Paulistas são abençoados com lojas do ramo, o RJ pena!!!!! Não vejo peixes nacionais para vender e quando vejo, adivinhem qual é .. adivinhe, adivinhe, dou apenas uma chance!!!
SIM o Sargentinho
nada contra mas que eles continuem no mar atuando no snorking da galera ...
Fico besta quando vejo Os Reis dos Aquários (particularmente prefiro muito mais o Tanked - Com Água até o pescoço, eles dão dicas, falam do equipamento que estão usando). o pessoal do Reis do Aquário sempre mostram os caras indo mergulhar para pegar peixes direto do oceano e colocar nos aquários e NEM citam a palavra quarentena. Tenho medo que isso incentive uns no Brasil.
SIM o Sargentinho
Fico besta quando vejo Os Reis dos Aquários (particularmente prefiro muito mais o Tanked - Com Água até o pescoço, eles dão dicas, falam do equipamento que estão usando). o pessoal do Reis do Aquário sempre mostram os caras indo mergulhar para pegar peixes direto do oceano e colocar nos aquários e NEM citam a palavra quarentena. Tenho medo que isso incentive uns no Brasil.
- André Fonseca
- Moderador Global

- Contato:
Wilson,
E quem garante que esses aquas são montados para durar???
E quem garante que esses aquas são montados para durar???
- Sidney Sevilha

- Contato:
wilson_antunes, o Brasileiro não precisa de incentivo para NÃO USAR QUARENTENA.
Isso já é o padrão da grande maioria dos aquaristas.
E sobre os programas de TV, são "apenas" programas de TV, e nada mais que isso!
Isso já é o padrão da grande maioria dos aquaristas.
E sobre os programas de TV, são "apenas" programas de TV, e nada mais que isso!
.

- André Fonseca
- Moderador Global

- Contato:
Sidney Sevilha escreveu:E sobre os programas de TV, são "apenas" programas de TV, e nada mais que isso!
Não dá nem tempo dos nacionais ficarem doentes!!!
-
Raphael Igor
- Moderador

- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
André Fonseca escreveu:Sidney Sevilha escreveu:E sobre os programas de TV, são "apenas" programas de TV, e nada mais que isso!
Não dá nem tempo dos nacionais ficarem doentes!!!
por que eles nunca mostram episódios dos sistemas depois de algum tempo?
aquelas "reformas" que eles fazem em sistemas "antigos" será que não são deles mesmos?
sinceramente estes programas são mais distrações e talvez coleta de alguma ideia para estética do sistema, pois se for para durabilidade, esquece!
- André Fonseca
- Moderador Global

- Contato:
Não lembro quem me falou, acho que foi o Fernando Leibel quanto estive na casa dele vendo o sistema de 11 mil litros, mas ele esteve em Las Vegas e foi conhecer a ATM (do programa Com Água Até o Pescoço) e disse que os aquas são horríveis, todos marrons e com algas...
-
Raphael Igor
- Moderador

- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
kkkk, imagina aqueles corais sintéticos com algas pink, ou até mesmo a filamentosa, devem ficar horríveis!