Daniel; as planárias normalmente aparecem por que tem matéria orgânica em excesso.
Eu acredito que o excesso de alimentação não só gerou essa matéria orgânica, como também deixou o Melanurus condicionado à comer apenas ração. Sendo assim não tem o tal do "controle natural".
Antes eu fazia TPA de 60 litros de 15 em 15; nos últimos 2 ou 3 meses estava fazendo 60 de 30 em 30... no momento vou fazer TPA's menores e mais regulares, e depois talvez volte para 15 em 15 que estava dando certo e eu não tinha planárias!
O Jorge levantou um ponto interessante, que talvez a circulação fique insuficiente, já que a Vortech é bem forte, mas mesmo assim fica pouco distribuida apenas em um dos lados do reef. Como eu já havia comprado uma Jebao para backup, assim que chegar vou instalar pra testar com 2 bombas.
Um outro ponto que talvez faça sentido, seria aumentar a bomba de recalque, teoricamente aumentaria a filtragem mecânica com mais água passando pelo sump.
O procedimento, talvez fossem as mudanças que eu estou pensando em fazer e aguardar o sistema se adequar.
Colocar o remédio e ir retirando o maior número possível foi exatamente o que eu fiz!
Eu fotografei o procedimento... usei sharkbag para isso e eles saiam lotados das maledetas. Repeti várias vezes.

Então eu acho que mesmo assim; não seria uma boa idéia!