🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ganhei um Pequeno Aquário - Me ajudem, por favor!

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Jonathan Vieira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: John
Data de Nascimento: 08 Jun 1988
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes

Ganhei um Pequeno Aquário - Me ajudem, por favor!

#1 Mensagem por Jonathan Vieira »

Saudações. Sou novo por aqui. Sempre apreciei peixes e ganhei um pequeno aquário. A pessoa que me presenteou me deu um de 30cmX20cmX14cm (largura, comprimento, profundidade). Junto com ele vieram 2 japoneses (1 dourado e 1 mescladinho), 2 paulistinhas rosas (os quais adoro ver ir e vir) e 2 Platis (creio que um seja Molinésia). Japoneses com 4cm e os demais até 3 cm. Ainda ganhei um aparelhinho que bombeia ar para dentro aquário. Para enfeites ainda recebi 1 pedrinha dessas de calcário e uma plantinha artificial. O cascalho é uma areia fina. Posto isso tenho algumas dúvidas que agradecerei a todos que se preocuparem em me ajudar. Amanhã postarei uma foto do aquário. Não o faço hoje pois a iluminação noturna não ajuda.

1. Quais os cuidados iniciais para que meus peixes tenham um ótimo habitat e vivam bastante de maneira confortável?
2. Quais aparelhos devo ter disponível para manutenção desse pequeno aquário? Navegando no fórum li sobre filtros, termostatos, essas coisas.
3. Essas raças que citei podem conviver tranquilamente? Estou com eles há 5 dias e não vejo ataques alheios.
4. Estou usando ração flocada e granulada. Percebi que alguns comem na superfície, outros nas profundezas. Alguma dica?
5. Posso colocar plantas? Quais?
6. Soube que não preciso tirar os peixes do aquário para limpar. Soube ainda que posso trocar a água parcialmente. Isso procede? Como posso fazer?

Desculpem-me pelas inúmeras perguntas.

Desde já sou muito grato.

Abraços a todos.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Ganhei um Pequeno Aquário - Me ajudem, por favor!

#2 Mensagem por Radagast »

Oi! Seja bem vindo! :)

O que são esses peixes japoneses? São carpas? Kinguios?

http://www.aquaol.com.br/peixes/0.doce/ ... arpa06.jpg

http://www.forumaquario.com.br/portal/w ... inguio.jpg

Jonathan Vieira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por Jonathan Vieira »

Aqui está a imagem do aquário. Ele não chega aos pés dos que vejo por aqui (hehehe) mas quero cuidar direitinho dos peixinhos.

Imagem

Jonathan Vieira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por Jonathan Vieira »

Marina Fodra escreveu:Oi! Seja bem vindo! :)

O que são esses peixes japoneses? São carpas? Kinguios?

http://www.aquaol.com.br/peixes/0.doce/ ... arpa06.jpg

http://www.forumaquario.com.br/portal/w ... inguio.jpg

Marina, aqui está uma foto (de baixa qualidade) do Japonês. Desculpe-me por minha ignorância, mas o conheci com essa nomenclatura. :oops:
Imagem

Infelizmente, agora só me resta um paulistinha. Hoje acordei com um em cima da mesa. Hoje providenciarei uma tampa. Acho que comecei mal. Tenho algumas tábuas em casa. Sugestões para tampas?

Abs.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#5 Mensagem por Radagast »

Oi!

Imagina, 'peixe japonês' é o nome genérico... rs.

Eles não cabem no seu aquário, infelizmente. Troca os dois por duas molinésias - tem branca, preta, dálmata, amarela, laranja... são mais resistentes, fazem menos sujeira, e não crescem.

Compre só fêmeas, porque eles dão cria desenfreadamente!

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#6 Mensagem por tedescowill »

Jonathan Vieira escreveu:1. Quais os cuidados iniciais para que meus peixes tenham um ótimo habitat e vivam bastante de maneira confortável?
2. Quais aparelhos devo ter disponível para manutenção desse pequeno aquário? Navegando no fórum li sobre filtros, termostatos, essas coisas.
3. Essas raças que citei podem conviver tranquilamente? Estou com eles há 5 dias e não vejo ataques alheios.
4. Estou usando ração flocada e granulada. Percebi que alguns comem na superfície, outros nas profundezas. Alguma dica?
5. Posso colocar plantas? Quais?
6. Soube que não preciso tirar os peixes do aquário para limpar. Soube ainda que posso trocar a água parcialmente. Isso procede? Como posso fazer?

respostas
da
1 ter um filtro no aquario,trocas parciais com sinfonagem alimentacao de qualidade e variada(nao prescisa ser toptop de qualidade tipo os da SERA que sao caros pra "dedel") as da alcon sao muito boas,tem um otimo custo/beneficio ,eu quando comecei a ter carpas numa fonte ,eu comprava uma racao que 1 kilo custava o mesmo que uma da alcon de 100 gramas ,quando troquei ouve um esplosao de cores nas carpas,ficarao lindas com cores muito mais vivas

2 sifao para limpeza,filtro para aquario.termostato (de meio watts a 1 watts por litro,mas para este seu pelo tamanho e se a sua cidade for muito fria um termostato de 1 ou 2 watts só)

3 sim

4 alimentacao de qualidade e variada(nao prescisa ser toptop de qualidade tipo os da SERA que sao caros pra "dedel")

5 pelo tamanho do aqua provavelmente nao

6 normalmente voce sinfona o cascalho do fundo com sifao e com isso voce retira um pouco de agua e a sujeira do fundo junto,voce retira no maximo um quarto do volume de agua,mas so faça isso depoi de ter aqua desclorada para o uso(para completar o volume tirado)

------------------------------------
agora vem o balde balde de agua fria
este seu aquario é uma bettera tem pelas contas com as dimesoes 8,4 litros mas tem menos que isso de agua ou seja é muito pequeno,dificil mente vc vai encontrar um bom filtro para usar nele,qualquer lojista meio esperto vai tentar vender pra voce um filtro que sera muito forte para este seu aqua,ou ira temtar fazer voce levar um filtro biologico de fundo (aquelas praquinhas furadas com um caninhoindo para a superficie ligada a uma mangueirinha de ar) este filtro de fundo provavelmente nao dara serto com o cascalho que voce tem

voce ta vendo a cor da aqua esta meio leitosa (talvez meio encardida) voce ta precisando de uma troca parcial ,faça uma de 1,5 litros a cada dois dias (dica desclore agua em quantidade bem maio que ira usar ,assim ela esta mais estabilisada par ser usada, do que a aqua tratada na hora , eu uso e recomendo usar o Protect Plus da Labcon ,uma gota a cada meio litro,)

se voce for se iniciar no aquarismo
voce vai ter que ter testes de ph ,de cloro (para ter sertesa que nao ha cloro depois da agua tratada)
e primordialmente um aquario maior ,um com pelo menos 40 litros para ter mais chances de ter sucesso em criar peixes(voce nao que ter que ficar comprando peixes toda semana por que eles morrem,certo?) se for ter um aqua maior compre um filtro,fuja do filtro biologico de fundo nao aceite
num aquario maior voce podera colocar plantas
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Jonathan Vieira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Jonathan Vieira »

Will, já pensei em comprar um maior. Inclusive a pessoa que me deu tem um e já está pensando em comprar um maior do que já tem. Se ocorrer poderei barganhar. Porém até março estou com meu orçamento comprometido. Será que até lá, com muito cuidado e bastante sorte, eles sobrevivem? Já me apeguei tanto a eles, principalmente ao Alfredo (dourado). Eles que me acompanham na minha maratona de estudos para concursos.

Quanto a água "encardida" foi a baixa luminosidade e a qualidade do celular. Fiz um teste, peguei uma generosa amostra num recipiente e está bem límpida.
Quanto aos testes, estou usando usando um produto da labcon "pH Tropical". Para esse estou seguindo a recomendação da pessoa que me presenteou.

Minha meta é ter um aquário bem maior, grande mesmo, para que eu posso oferecer o máximo de conforto não só para esses como os outros que pretendo adquirir. É claro que não pretendo colocar nem mais um nesse, visto que já achei pequeno e você mesmo falou que é uma betteira. Porém a pessoa que me deu chegou a criar cerca de 11 peixes, incluindo um Acará bem grandinho, por uns 4 meses.

icon_yes

Daniel San
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Daniel San
Data de Nascimento: 05 Dez 1977
País: BR
Recebeu Curtir: 59 vezes

#8 Mensagem por Daniel San »

Deve colocar plantas sim, coloque as mais resistentes; Elódea, Rabo de Raposa, Musgo de Java, etc... Pesquise e veja quais te agradam mais, e coloque uma pequena luminária também.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#9 Mensagem por tedescowill »

Jonathan Vieira escreveu:Will, já pensei em comprar um maior. Inclusive a pessoa que me deu tem um e já está pensando em comprar um maior do que já tem. Se ocorrer poderei barganhar. Porém até março estou com meu orçamento comprometido. Será que até lá, com muito cuidado e bastante sorte, eles sobrevivem? Já me apeguei tanto a eles, principalmente ao Alfredo (dourado). Eles que me acompanham na minha maratona de estudos para concursos.

Quanto a água "encardida" foi a baixa luminosidade e a qualidade do celular. Fiz um teste, peguei uma generosa amostra num recipiente e está bem límpida.
Quanto aos testes, estou usando usando um produto da labcon "pH Tropical". Para esse estou seguindo a recomendação da pessoa que me presenteou.

Minha meta é ter um aquário bem maior, grande mesmo, para que eu posso oferecer o máximo de conforto não só para esses como os outros que pretendo adquirir. É claro que não pretendo colocar nem mais um nesse, visto que já achei pequeno e você mesmo falou que é uma betteira. Porém a pessoa que me deu chegou a criar cerca de 11 peixes, incluindo um Acará bem grandinho, por uns 4 meses.

icon_yes

este peixe dourado que vc tem pare-se um kinguio que sao chaamados de porquinhos aguaticos
como eu li disse voce tem que fazer trocas parciais de 2 em 2 ,ou ate de 3 em 3 dias nao use aqua nova(feita,desclorada,tratada na hora,verifique o ph da agua do aquario e verifique o ph da agua preparada"prepare uma grande quantidade,se nao voce vai gastar muito tambem com o teste", e condicione esta nova agua para ter o ph parecido com o do aquario,nao precisa ser exato,digamos se o ph do aquario esta em 7,2 ,a nova aqua pode estar em 7,mas nao em 6,8 ou menos ,ou 7,4 ou mais,para nao dar um choque nos peixes, e faça a reposicao com a "nova" agua de forma lenta e nao colocando toda em 1 minuto)
fazendo isso voce tera mais chances de mante-los
quanto ao fato do seu amigo conseguir manter varios peixes e um acara "bem grandinho neste aquario" pode ser pelo conhecimento e empenho dele em cuidar, somado a uma boa sorte

veja só alem de controlar bem os parametros da agua a temperatura tambem tem que ser a mais constante possivel,temperatura baixa deixa os peixes mais propensos a pegar doencas ,temperaturas altas diminui o oxigenio na agua deixando os peixes ofegantes,asustadoas o que contribu para deixalos com a imunidade baixa (a porta de entrada para as doencas)
até mesmo mexer muito mo aquario estressa os peixes

quando eu tinha fonte ,eu nao tinha filtro na fonte ,so havia a bamba da cascata ,e o cascalho (que acho que tinha biologia) de 15 em 15 dias eu esvaziava toda a fonte, e escovava com uma escova,o cascalho eu punha num balde e lavava(com agua da mangueira) depois emchia toda a fonte de novo e desclorava a agua e colocava o cascalho e meia hora depois de ligada de novo eu punha as carpas(tinha molinesias tambem) de volta lá
a agua depois de algums dias vicava verde,e eu alimentava elas uma vez so por dia ,e creio com pouca rasao (acho que eles complementavam a dieta com mosquitos e larvas ja que a fonte estava num jardim)
algumas duraram varios anos outras nao ,algumas trouseram doencas (ictio) mas estas primeiras duraram

porque escrevi isso (e correr o risco de levar muito,muitos puxoes de orelha por aqui) posso dizer que tive sorte (sem ter conhecimento)
ter sorte nao é o que se pretente ter para ter sucesso e sim conhecimento (muitos conseguidos com fracassos,que podem ser evitados, principalmente lendo e perguntando muito,coisa que eu nao fazia)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”