🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Configuração Iluminação AI Hydra

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Fernando Machado
Data de Nascimento: 07 Mar 1985
País: Brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

Configuração Iluminação AI Hydra

#1 Mensagem por Fernando Machado »

Boa noite pessoal,

Estou por enquanto com uma luminária AI Hydra no meu reef de 100x40x50 a 40cm da agua. Vou comprar mais uma, mas enquanto não compro, qual a melhor configuração para usa-la?

Alguma dica de configuração para ela, potência, tempo de luminosidade, tentei fazer pelo easy setup, mas nao sei se eh o ideal.

Abraços.

João Fonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: fonseca
Data de Nascimento: 13 Fev 1980
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Configuração Iluminação AI Hydra

#2 Mensagem por João Fonseca »

tenho uma hydra, mas ainda não tenho o controle, tentei usar o cel mas não consegui, ai só sobra a regulagem de 6 níveis de intensidade, e essa q vc tem usado?

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#3 Mensagem por Fernando Machado »

Oi João,

A minha eu comprei o controlador wireless para ela, então dá pra ajustar bastante coisa, o problema é saber ajustar, quais são os níveis recomendados, por exemplo, a rampa do nascer do sol é de 4 horas, estaria correto isso?

Existe a possibilidade de tempestade, deixa habilitado ou desabilitado? A potência dos LEDs vão de 0 a 100%, existem se não me engano 7 canais, quais são os primeiros que devem ser ligados... esse tipo de coisa.

:-)

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: seibert
Data de Nascimento: 11 Ago 1975
País: USA
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#4 Mensagem por jorge seibert »

Fernando Machado escreveu:Boa noite pessoal,

Estou por enquanto com uma luminária AI Hydra no meu reef de 100x40x50 a 40cm da agua. Vou comprar mais uma, mas enquanto não compro, qual a melhor configuração para usa-la?

Alguma dica de configuração para ela, potência, tempo de luminosidade, tentei fazer pelo easy setup, mas nao sei se eh o ideal.

Abraços.

Fernando meu aqua é pequeno 76x32x32 a luminária está a 35cm da agua então eu uso 20% branco /25% vermelho /25% verde /50% azul /50% azul royal e 80% azul deep, acredito que a Hydra tem 1 ou 2 cores a mais do que a Ai Vega porém a potencia é a mesma , uma coisa te digo preocupe apenas com o branco ele é o unico que pode te trazer problema ,facilmente queima os corais , quando comecei usei 40%branco os corais ficaram horriveis então fui baixando até 25% mais hoje como comprei SPS e os coloquei no topo da rocha tive de baixar pra 20% pois eles branqueiam.

A configuração eu uso easy setup só mudo os horarios para 9h amanhecer e 9h anoitecer com ramp time de 2 horas com preferencia nos azuis para iniciar e finalizar.
A sua configuração vai depender dos corais que vc tem e da altura deles no display , comece com o minimo possivel ,esses leds são fortissímos eu recomendaria iniciar com 25% branco o resto das cores fica a seu gosto, abs...

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#5 Mensagem por Fernando Machado »

Massa, valeu meu amigo, vou brincar com ela agora a noite qdo voltar do trampo.

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#6 Mensagem por jorge seibert »

Fernando Machado escreveu:Massa, valeu meu amigo, vou brincar com ela agora a noite qdo voltar do trampo.

Deixe a tempestade desligada , os raios assustão os peixes e os corais começão a fechar ,só é legal mesmo pra mostrar para os amigos fora isso não serve pra nada KKKKKK, outra coisa boa e o ciclo lunar uso 2% do deep blue, dizem que é importante para os corais.

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#7 Mensagem por Fernando Machado »

Entendi, vou fazer isso...

Sabe me dizer se precisa de algum tempo com tudo apagado? Ou a luz lunar vai do anoitecer até o amanhecer?

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#8 Mensagem por jorge seibert »

Fernando Machado escreveu:Entendi, vou fazer isso...

Sabe me dizer se precisa de algum tempo com tudo apagado? Ou a luz lunar vai do anoitecer até o amanhecer?

Meu ciclo lunar desliga as 4h da madrugada , gosto de deixar um pouco sem iluminação.

Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

#9 Mensagem por Leo Cardoso »

Aqui eu uso assim há várias semanas e estou aumentando gradualmente até bater nos 100%: (ignore o nome salvo da configuração (75 por cento 3 horas), está assim faz tempo).

Imagem

resumindo, vão todas de 0 a 3% das 08:00hs às 09:00hs e depois aumentam até o pico (hoje em 90 % para todas as cores, exceto as brancas q estão em 74%) às 13:20.

Permanecem 4:20 horas no pico e vão diminuindo até as 22:00hs, onde chegam a 3%, então vão até 0% às 23:00hs.

Ele tá bem esticado pq eu percebi q meus peixes já "se recolhiam" quase uma hora antes do final do ramp (por isso q tem esse 'degrau' dos 3%). Mas eu vou enxugar isso, provavelmente tirando umas duas horas, quando voltá-los pro display (pra quem está acompanhando, estou tratando eles separado).
De qualquer forma, minha dunca e meu hammer estão criando novas bocas e meus trumpets e minha blastomussa tb.meus zoanthus estão se multiplicando, meus mushs estão dividindo, minhas anêmonas estão enormes, meus SPSs aparentemente estão gostando muito e minha tridacna tá uma beleza.. Organ pipe e leathers tb estão ótimos. O único q acho q não curtiu um pouco a última aumentada na potência foi meu torch, mas eu vou reposicionar algumas rochas e descer ele um pouco (isso se eu não achar q é neura minha).
Vou atualizar o tópico do meu reef, inclusive, aí já coloco fotos dos SPS.

Se vc quiser usar a potência por PAR como referência, pode usar esse mapeamento:
Imagem

eu comparei usando um medidor de PAR e bate certinho com isso (repare q a profundidade aí tá em 24 inches, e o q tá aí é com todos os leds em 100%).

aqui eu uso elas a 30 cms da coluna d'água, coloquei SPSs no topo das minhas rochas e eles estão indo muito bem.
não tenho usado o modo lunar pq acho meus peixes não curtem muito.

com um pouco de bom senso no posicionamento dos corais pode ficar tranquilo q não vai ter problema nenhum, mesmo usado potências dos leds mais altas.

achei estranho o jorge falar q com as luminárias a 35cm da lâmina da água alguns SPS branquearam. pelas medições q eu fiz e o pouco q estudei sobre PAR/Corais, pra maioria dos SPS isso não deveria acontecer, mesmo usando a luminária na potência máxima (considerando a distância da lâmina da água). Eu imagino q, talvez, o aumento da iluminação deva ser gradual, então talvez tenha sido este o problema.. sei lá.

Jorge, vc pode postar uma foto do seu aquário e do posicionamento da luminária?
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Curtiu: 73 vezes

#10 Mensagem por Bernardo Vieira »

Fernando, a minha fica a exatos 30 cm da lâmina d´água.

Utilizo o Royal Blue em 75% e o restante em 85% .. Alguma coisa assim, não me recordo exatamente. Meus SPS estão coloridos e saudáveis, porém sempre que insiro algum novo, ele costuma sentir e demora um pouco pra se adaptar.

Utilizo a configuração de cores padrão, chamada Bahamas. E meu ciclo lunar fica ligado, ou seja, as vezes fica o moonlight a madrugada inteira, as vezes desliga onze da noite e outras vezes desliga no meio da madrugada.

Os raios realmente só servem pra mostrar pros amigos hhahahahah
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Fernando Machado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#11 Mensagem por Fernando Machado »

Legal pessoal. Show de bola.

Bernando, o meu tava Hawai. Mas vou deixar Bahamas tb entao. Hehehe.

Leo, que pagina de config eh essa? Eh o AI Director?

Jorge, obrigado pela dica.

Pessoal valeu pelos comentarios e explicacoes. Po. Só de conseguir configurar essa luminaria ja fico feliz pakas. Vou ver hj e posto os resultados aqui. Hehehe

Valeu negadaaa ;-)

Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#12 Mensagem por Leo Cardoso »

sim, é o Director.

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#13 Mensagem por jorge seibert »

Leo depois de muito bater cabeça cheguei a essa configuração, achei que estava baixa demais porem mesmo levando 1 mes para chegar em 40% os corais ficavão feios ,ai resolvi manter 20% no branco.
O mais engraçado é que quando fui na Allfish emporium a maior loja da Florida tomei coragem pra perguntar a um vendedor quanto ele usava nos tanques la da loja e ele me disse 25% branco e 60% no resto, ele olhou pra mim e disse todo mundo tenta usar 100% porem é impossivel , ai comecei a pesquizar nos sites americanos e vi pouquissima gente que usa mais de 40%.

Eu vi que vc tem torch ,o meu torch fica todo encolhido se eu aumentar ,porem nos 20% fica enorme e com os tentaculos lindos , se vc tiver fotos mais recentes poderia postar, vou por uma foto do meu tank, abs...

Imagem

Imagem

Bernardo Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Data de Nascimento: 19 Abr 1984
Curtiu: 73 vezes

#14 Mensagem por Bernardo Vieira »

PQP, que aquário lindo! Não muda nada ai não, deixa como está! Show de bola...

Olhas só como eu uso aqui:

Imagem

E olha meu torch:

Imagem
Cube Reef - 216L [Novas fotos - PG 15]

Fish Only - 630L [Em construção]

Um aquaterrario pra minha filha [ /viewtopic.php?f=27&t=32668 ]

Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#15 Mensagem por Leo Cardoso »

jorge, muito lindo seu aquário.

de qualquer forma, na parte teórica da coisa, não faz muito sentido, pelo menos no caso das hydras, "segurar a mão" se vc tem ela a mais de 20-25cm da lâmina da água.

falo pela hydra pq é a q eu fiz as medições com o meu PAR meter.
e falo pela parte teórica pq, na prática, existem muitas outras variáveis q vão interferir DIRETAMENTE no crescimento e desenvolvimento de corais.

a qualidade está uma merrrrr pq tirei essas fotos agora com meu celular (até pq vou mudar o layout hoje, aproveitando q meu display está sem meus peixes) (o nível da água está um pouco mais baixo, mas não inteferiu muito no PAR q chega aos corais). Os sps estão começando a tomar cores melhores agora q meu nitrato está baixando tb.

Imagem

o hammer está divindo as duas cabeças em quase quatro.
Imagem

Imagem

Imagem

a dunca ali atrás esse mês já formou a terceira boca.
Imagem

e a tridacna, inclusive, já apresentou anéis de crescimento na concha (e a tridacna precisa de NO MÍNIMO aproximadamente 200 de par pra se desenvolver (isso com sorte).

desde q comecei a aumentar as potências não tive nenhum problema com nenhum coral, e todos q estão aí eu tenho praticamente desde q coloquei as hydra.

mas é como eu te falei: na prática o desenvolvimento dos corais depende de outras variáveis tb.

João Fonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#16 Mensagem por João Fonseca »

Uma pergunta boba, um controle pode ser usado para 3 hydras juntas? E existe um minimo de altura para elas? Acredito que o problema maior é a redução da area de cobertura.

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#17 Mensagem por jorge seibert »

João Fonseca escreveu:Uma pergunta boba, um controle pode ser usado para 3 hydras juntas? E existe um minimo de altura para elas? Acredito que o problema maior é a redução da area de cobertura.

João a cobertura dela é de 30''x30'' polegadas o que daria 76cmx76cm ,para SPS eles recomendão espaço 60cmx60cm , a altura minima recomendada é 20cm , meu aquario tem 76cm de comprimento e ela esta a 35cm de altura pela foro da pra vc ver que ela cobre bem , a altura é importante pois vc ganha mais na cobertura sem falar na facilidade para trabalhar no aquário.

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#18 Mensagem por jorge seibert »

[quote="Bernardo Vieira"]PQP, que aquário lindo! Não muda nada ai não, deixa como está! Show de bola...

Muito bonito seus SPS , tive olhando seu aqua sou doido pra ter um cubo mas isso é pro futuro... a respeito de mudar na verdade eu queria poder usar mais da luminaria talvez trocando ideias com vc e com o Leo eu conssiga, abs.

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#19 Mensagem por jorge seibert »

Leo babo no seu tank High tech, estou economizando pra comprar um Apex e uma vortech a minha mulher morre quando ve eu comprando esses equipamentos KKKKKK..., o que vc acha abrimos um topico sobre as luminarias pra não atrapalhar o Fernando?
Editado pela última vez por jorge seibert em 24 Jan 2014, 00:35, em um total de 1 vez.

João Fonseca
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#20 Mensagem por João Fonseca »

Não precisa não, comentários e imagens se complementam!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”