🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dupla filtragem

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Hellmoreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Data de Nascimento: 05 Ago 1980
País: Brasil

Dupla filtragem

#1 Mensagem por Hellmoreira »

Ola amigos, sou novo no mundo do aquarismo e montei o meu usando as dicas de um lojista da cidade com varios cursos e que tem loja desde 1985, então confiei nas instruções dele, bom montei usando o FBF, as boas e velhas plaquinhas pretas, mas aqui no forum mesmo ja li varias criticas em relação a esse sistema, não estou muito motivado a desmontar meu aquario, até porque a biologia dele iria para o saco, então comprei um filtro Jebo 502 no qual pretendo colocar ainda algumas midias de ceramica para cultura de bacterias, então a pergunta é:

Essa sistema de filtragem dupla seria eficiente, reduziria um pouco as desvantagens do FBF? Desde ja agradeço.

Dimensões do aquario: 50 cm (comprimento) x 30 cm (largura) x 40 cm (altura), volume total 60 litros, mas tirando substrato e enfeites creio que deva está com 50 litros de agua.

Imagem

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Dupla filtragem

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Vc pode usar as 2 filtragens simultaneamente sem problemas.
O filtro biologico de fundo não é ruim, apenas precisa de manutenção na sifonagem para manter sua eficiência. Hoje existem outras opções e para alguns tipos de aquário como os plantados o fluxo continuo proporcionado pelo FBF não é adequado por dispersar nutrientes, oxidar elementos etc. Mas para um aquário simples é um sistema eficaz e efetivo.

Só tome cuidado com o tipo de peixe que vc vai colocar no aquário, não sei se seu fundo é de cascalho de quartzo ou dolomita (alcalinizante), mas ambas podem cortar a boca de peixes de fundo como coridoras e botias. O coral usado na decoração vai afetar o pH do aquário, alcalinizando ele.
Tendo em mente esses fatores, faça uma escolha de peixes adequada ao meio.

Stevenson Gomes
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Stive
Data de Nascimento: 27 Ago 1978
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 48 vezes

#3 Mensagem por Stevenson Gomes »

Hellmoreira o aquário é pequeno, não é um aquário plantado e vendo aqui é bem simples a retirada das placas.

Ja que comprou um filtro que a priore é mais eficiente porque não colocar a mão na massa e tirar as placas pra se evitar dores de cabeça lá na frente, fazendo tal tarefa não ira perder a colonia de bactéria já introduzida.

Faça a retirada em uma TPA
Retire a água até a margem do substrato, junto com o peixe e reserve em uma vasilha
retire o substrato e reserve em outra vasilha
retire as placas
volte com o substrato para o aquário
volte com a água e os peixes na sequencia
A diferença de água da margem do substrato é a TPA com água nova que ira repor.

É bem simples o processo, lembro me uma vez que eu o fiz a mesma coisa em um aquário de 90 litros que eu tinha a muitos anos atras, foi bem tranquilo e olha que o meu substrato era bem mais fino que o seu.

Dica de layout, no fundo do aquário se colocar um fundo somente em preto fica melhor pra ver o seu visual e peixes do aquário em vez dessa imagem ai de plantas icon_joia

Mas é que nem o chen disse mantendo a sifonagem criteriosa nada que desabone o que já esta montado.
Imagem

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#4 Mensagem por tedescowill »

este cascalho que tem ai é de pedras (como eu vou dizer"pintadas",mas no caso esta é branca) certo?
estas aquarios constumao ser vendidos montados (com esta filtragem/com estes cascalhos)para pessoas iniciantes(e digamos sem nocao sobre aquarios) pede olhar em lojas que vendem de tudo para pets que vendem aquarios pequenos montados,principalmente com bettas,os quais eu ja comprei algums :lol: depois eu compre bastante deste cascalhos pintados de azul e coloquei na fonte,tepois troquei tudo.

sobre manter o filtro de fundo,eu aconselho a tirar porque vai ajuntar muita sujeira embaixo dele(meu primeiro aqua foi assim,e nele eu usava um cano puxando aqua destas torres para um filtro externo feito por mim,mas quando foi tirar tinha uma gosma mal cheirosa embaixo )
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”