🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Compatibilidade e quantidade da Fauna

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
diegoc5
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Diego
Data de Nascimento: 08 Set 1988
País: Brasil

Compatibilidade e quantidade da Fauna

#1 Mensagem por diegoc5 »

Boa Tarde pessoal,

Sou novo aqui e queria a ajuda de vocês para povoar o meu primeiro aquário.

Meu aquário tem a dimensões de 60x30x30 : 54 litros.
coloquei troncos e plantas artificiais nele e enchi de água, agora só falta colocar os peixes, estou com muitas dúvidas pois eu sou leigo no assunto.

Queria saber se essa lista de peixes que eu fiz da pra colocar no meu aquário ou se vou ter algum problema com eles.

Segue a fauna que pretendo por:

7 caramujos red ramshorn
10 neons
4 Platys
5 Tetra Negro
3 mato grosso
3 Acará Bandeira
2 Molinesias
1 Limpa-vidros
1 labus bicolor
1 Coridora

podendo por essa fauna, quanto eu devo deixar o ph?

segue foto do aqua:
Imagem

Grato ;)

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Compatibilidade e quantidade da Fauna

#2 Mensagem por Roberto Vieira »

diegoc5 escreveu:Segue a fauna que pretendo por:

7 caramujos red ramshorn - pode colocar menos caramujos, eles acabam reproduzindo no aquário
10 neons - pode mantê-los em pH 6,6-6,8
4 Platys - poderia-se manter com os neons pelo comportamento, mas embora tolerantes, preferem água mais alcalina
5 Tetra Negro - pode mantê-los com os neons, mas pelo tamanho do aquário eu não colocaria
3 mato grosso - ideal para manter com os neons, mas um cardume maior, uns 6 ficaria melhor
3 Acará Bandeira - o aquário é pequeno para eles
2 Molinesias - semelhante ao platy, mas menos tolerante ao ph mais baixo
1 Limpa-vidros - competem com o caramujo, embora seja possível alimentá-los, mas coloque mais de um pois são gregários
1 labus bicolor - Os lábios precisam de aquários maiores pois podem ser chatos com outros peixes qdo falta espaço
1 Coridora - Corydoras são peixes de cardume

Existem muitos outros peixes compatíveis considerando o ph que mencionei para os neons. Entre esses ciclídeos amazônicos anôes seriam bons companheiros, como Ramirezi, Xadrezinho, Apistograma trifasciata.

O aquário é pequeno e lembre-se que os peixes que vc ve a venda geralmente são novos, e irão crescer sempre considere o espaço necessário para eles no tamanho adulto.

A filtragem é fundamental também nessa manutenção, qual filtragem vc está usando no aquário ?

Vc colocou cascalho de basalto, no começo ele é um pouco alcalinizante, o ph está ficando em quanto ?

meça tbm todos os parâmetros do aquário para podermos colaborar mais !

diegoc5
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por diegoc5 »

Roberto Vieira escreveu:
diegoc5 escreveu:Segue a fauna que pretendo por:

7 caramujos red ramshorn - pode colocar menos caramujos, eles acabam reproduzindo no aquário
10 neons - pode mantê-los em pH 6,6-6,8
4 Platys - poderia-se manter com os neons pelo comportamento, mas embora tolerantes, preferem água mais alcalina
5 Tetra Negro - pode mantê-los com os neons, mas pelo tamanho do aquário eu não colocaria
3 mato grosso - ideal para manter com os neons, mas um cardume maior, uns 6 ficaria melhor
3 Acará Bandeira - o aquário é pequeno para eles
2 Molinesias - semelhante ao platy, mas menos tolerante ao ph mais baixo
1 Limpa-vidros - competem com o caramujo, embora seja possível alimentá-los, mas coloque mais de um pois são gregários
1 labus bicolor - Os lábios precisam de aquários maiores pois podem ser chatos com outros peixes qdo falta espaço
1 Coridora - Corydoras são peixes de cardume

Existem muitos outros peixes compatíveis considerando o ph que mencionei para os neons. Entre esses ciclídeos amazônicos anôes seriam bons companheiros, como Ramirezi, Xadrezinho, Apistograma trifasciata.

O aquário é pequeno e lembre-se que os peixes que vc ve a venda geralmente são novos, e irão crescer sempre considere o espaço necessário para eles no tamanho adulto.

A filtragem é fundamental também nessa manutenção, qual filtragem vc está usando no aquário ?

Vc colocou cascalho de basalto, no começo ele é um pouco alcalinizante, o ph está ficando em quanto ?

meça tbm todos os parâmetros do aquário para podermos colaborar mais !

Opa Roberto,

Na filtragem eu estou usando o Atman Filtro Externo HF-0400 450l/H;
Ali não é cascalho de basalto não, é areia preta mesmo, importada.
Não comprei ainda os medidores de ph, comprarei hoje para saber isso.

me indicaram a seguinte fauna para esse aquário, seguindo como ponto de partida os neons.

4 caramujos red ramshorn;
10 neons;
5 Tetras Negros ou 6 Matogrossos;
5 Corydoras médias ou 10 Corydoras Anãs;
10 Otocinclus.

o que acha? da pra colocar paulistinhas também?

e qual peixe de fácil reprodução viviparo eu posso adicionar nele?

Obrigado pela ajuda.

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

#4 Mensagem por Roberto Vieira »

Para ser completamente compatível com esses nenhum dos vivíparos seria viável, se for insistir em algum vá de platy mesmo

10 otos acho muito, eu colocaria uns 5 só

não colocaria os tetras pretos, mas os mato grosso

e pelo tamanho do aquário já seria bastante peixe seguindo a fauna indicada

nas corydoras, de preferencia pelas média, A Schwartzi, Polisticus, Caudimaculatus, Julli e Agassizi são boas opções. Mas escolha uma espécie só

diegoc5
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por diegoc5 »

Obrigado Roberto.

Você me ajudou muito nessa minha montagem da fauna, assim que estiver pronto o aqua eu posto uma foto aqui.

abraço

diegoc5
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#6 Mensagem por diegoc5 »

Aquário quase pronto.

Imagem

Responder