🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciante em Nano Plantados

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Jose Godoi
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Josehgb
Data de Nascimento: 10 Set 1997
País: Brasil

Iniciante em Nano Plantados

#1 Mensagem por Jose Godoi »

bye1 ola pessoal, essa é uma das primeiras vezes que eu escrevo em um forum de aquarismo e estou com uma (uma? um monte mesmo!) duvida..

a cerca de tres anos eu comprei 2 casais de lebistes (guppy's) que se multiplicaram ate recentemente, porem a alguns meses eu descobri da pior maneira o que é o ictio e a solução só descobri quando era tarde demais... Agora estou com um aquario novo de aproximadamente 18-20 litros e eu gostaria de montar um nano plantado, porem não sei muito sobre isso mesmo passando horas e horas em foruns e afins atraz de informações sempre encontro algumas duvidas.

O que eu queria saber é, quais produtos eu devo ter para começar um nano? o basico que sei que vou precisar é: a camada de substrato, a camada inerte, o sistema de Co2, as plantas, uma boa iluminação e futuros fertilizantes. Se possivel poderiam me indicar as "peças" e o valor de cada uma aproximadamente? (quem sabe a loja aonde você comprou?)

----Lista do que tenho----

-Aquário Dophin GT3002 que eu perdi o resto da caixa mas pesquisei e as medidas aparentemente são 35 X 22 X 28CM 4MM

-Termostato Roxin HT-1900 50w que infelizmente foi o "menor" que encontrei

-Termometro Digital Boyu Digi-Temp

-Calha de Iluminação de 35 cm em alumínio (é esse o nome mesmo?) com uma lampada de 15w daquelas basicas compradas em mercados

-Filtro Interno Tetra Whisper que acredito ser o 10, como ele é razoavelmente "antigo" é quase impossivel achar uma informação dele.. cheguei a utilizar ele em um aquario de 11 e de 30 litros sem o menor problema, mesmo assim estou seriamente pensando em atualizar ele para o Tetra Whisper 10i que seria para ate 10 gallons, aproximadamente 40 litros, a diferença é que o 10i não vem com regulagem para controle de fluxo e vem com uma peça extra para ajudar na proliferação dos micro-organismos (chamado de bio-scrub)

Ja sobre o sistema de Co2.. estou na duvida(pra variar ne?) entre os 3 modelos da ista:

I-512 que utiliza uma lata estilo aerosol descartavel, o famoso sistema de spray com difusor em forma de sino

I-507 que utiliza os micro cilindros descartaveis de 16 gr que vem com um difusor de camara dupla no formato pareçido com um sino achatado

e o I-671 que é ao meu ver é o mesmo que o 507, a diferença é que o cartuxo é de 20 gramas e o difusor não contem duas camaras porem não tem o formato achatado do outro, e sim um formato triangular perfeito para se colocar no canto do aquario (seria a difusão do Co2 diferente? maior? menor? o refil dura mais?)

Mas o grande problema é que o sistema de Co2 não pode ter o difusor muito grande, pois o aquario ja é pequeno, somado ao filtro interno (que por falta de opção não é um hang-on..) e o termostato.. é, ja da pra ter uma ideia... Pelo que eu vi o difusor do kit de 20 gramas é menor alem de ter um formato para ficar no canto do fundo, o problema é que os cilindros de 20 gramas são muito menos populares que os de 16 e logicamente não adianta comprar algo bom se é praticamente impossivel de encontrar o refil.Existe outro sistema de Co2 recomendado? ou alguma sugestão de sistema de Co2 não tão caro (estou me referindo aos cilindros viu) e que faça bem o trabalho? por que como eu sou novo nisso e percebi que a garrafada é muito instavel acho melhor ja evitar esse futuro risco de um descontrole da qualidade da agua

a futura fauna eu ainda estou pensando entre os lebistes (guppy) ou os neons (Paracheirodon Innesi) a minha intenção era um nano bem iluminado mas o fato de os neons não gostarem de luz, quando eu acendo a luz, eles correm feito doidos para se esconder abaixo do filtro e ficam imoveis por no minimo 5 minutos depois de eu desligar a luz
me faz torçer mais pelos lebistes mesmo (que tal alguma sugestão de peixes?)

as plantas? não tenho a menor ideia de quais utilizar (confesso que não fiz a menor pesquisa sobre plantas) estava pensando no "classico", plantas grandes ou de folhas altas atraz e pequenas/musgos na frente que não crescam feito doidas (uma planta sem dor de cabeça e resistente em resumo)

e a ultima duvida! (eu espero..) a camada inerte eu gostaria de saber se iria ter algum problema se utilizar cascalho no lugar de areia, tive um grande problema com areia e não pretendo utilizar elas tão cedo

E por fim depois de toda essa sessão de perguntas, peço desculpas se eu disse algo errado (o que eu sei que fiz) ou se perguntei demais ate mesmo se postei na area errada, a minha curiosidade por plantados é enorme mesmo

PS: se conseguiu ler ate aqui, obrigado pela paciençia viu! o/

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
País: Brasil
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Iniciante em Nano Plantados

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Vamos por partes

Vc pode ter um plantado sem CO2 , desde que escolha as espécies adequadas para isso, como Microssorium sp. , Bolbits sp. e musgo de java. São plantas com pouca demanda de luz e CO2 e podem perfeitamente fazer um bom cenário em seu aquário além de não exigir substratos especiais e fertilização constante.

Com ênfase em plantas a população de peixes deve ser reduzida, não recomendo o neon nesse aquário, pois pede vida em cardumes e espaço para nadar e água aquecida e ácida, condições que nem todas as plantas toleram bem. Os guppies podem ser uma opção muito boa, lembrando que a população deve ser limitada, tipo 1 , 2 casais no máximo.

O mais importante é definir antes de começar ... outras plantas podem ser usadas ? Sim, mas podem demandar luz , CO2 e substrato, além de muita dedicação, e você deve avaliar se está pronto para isso.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”