🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Brown Jelly ou só queimadura?

Fórum para discussão de assuntos relacionados a todos os tipos de corais
Responder
Mensagem
Autor
Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 868
Registrado em: 17 Ago 2012, 01:43
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
Cidade: BH
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Brown Jelly ou só queimadura?

#1 Mensagem por Marcos Napier »

Hoje vi isso na Echinophora (?), é brown jelly ou queimadura? :

Imagem

Ela já havia perdido tecido até onde está a linha 1 faz algum tempo, porque algum bicho estava jogando areia em cima dela, creio que é um caranguejo que "mora" ali perto. Uns dias que eu não tirei a areia de cima talvez contribuíram pra perda de tecido, mas o resto está saudável. Hoje vi essa coisa gosmenta indo até a linha 2, e com essa massa meio transparente cobrindo tudo. Tem uma acan meio grande perto, não sei se foi ela (ela já queimou umas 2 bocas de um trumpet próximo... e ficou assim), e também tinha um mush tonga pequeno que veio dessa mesma fenda de onde o caranguejo jogava areia, ele estava próximo dela hoje cedo mas não estava encostado, não sei se nessa passagem ele acabou passsando por cima da Echino e queimou mais um pedaço, pois essa parte nova queimada não está branca, só mudando de cor mas parece já tecido morto/queimado. Não quis tirar a gosma de cima, pra não espalhar.

Fora isso, tudo mais está em ordem.

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Brown Jelly ou só queimadura?

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

tente remover esse tecido necrosado. brown jelly existe a presença de um protozoario, mas ninguem sabe se é a causa ou a consequencia
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Brown Jelly ou só queimadura?

#3 Mensagem por Guilherme Barros »

Estou sem por corais novos aqui há uns 3 meses e na semana retrasada meu trumpet morreu por brown jelly.. Das 20 bocas salvei 4.. Tem explicacao?
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 868
Registrado em: 17 Ago 2012, 01:43
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
Cidade: BH
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Brown Jelly ou só queimadura?

#4 Mensagem por Marcos Napier »

Não aumentou depois que tirei a foto, então deve ter sido queimadura da acan mesmo...

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 868
Registrado em: 17 Ago 2012, 01:43
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
Cidade: BH
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Brown Jelly ou só queimadura?

#5 Mensagem por Marcos Napier »

Hoje tornou a acontecer. Acho que é mesmo a acan que tá queimando à noite. Vou tirar a Echino, quebrar o pedaço que já morreu e colocar em outro lugar pra ver se para, o problema é que o "piso inferior" do meu aquário já tá meio que lotado...

EDIT:

Já num novo local, com a sujeira removida. O estrago foi meio grande, mas acredito que se não tiver nada pra incomodar, ela recupera.
Outra dúvida: pra tirar muda, só com aquelas serras, certo? Senão cortava uma parte dela nova e deixava lá, ela cresce rápido.

Imagem

Obs.: era pra ser uma "pumpkin patch" essa muda, mas parece que veio uma normal mesmo... nunca vi nada de orange nela, só verde e roxo/rosa.

Responder

Voltar para “Corais para Aquário”