Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Genesis Reef - Diário de Bordo do meu 1º Marinho
- Leonardo Schiavelli
- Holacanthus clarionensis

- Apelido: italobrasileiro
- País: Italia
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 7 vezes
Re: Genesis Reef - Diário de Bordo do meu 1º Marinho
ola Parabéns pelo seu aquário ficou d+...
mas alguém me pode explicar como pode manter um aquario sem rochas sem DSB???
vcs me desculpem eu sou muito ignorante mas pelo poco q eu conheço isso é impossível as bactérias aonde vão ser alojadas, toda a filtração de um aquario aonde vai ser???
obrigado...
mas alguém me pode explicar como pode manter um aquario sem rochas sem DSB???
vcs me desculpem eu sou muito ignorante mas pelo poco q eu conheço isso é impossível as bactérias aonde vão ser alojadas, toda a filtração de um aquario aonde vai ser???
obrigado...
-
Ricardo Mertz

- Data de Nascimento: 08 Mai 1975
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 1 vez
Oi Italo,
Obrigado!
Tenho 6L de siporax no sump, aonde grande parte das bactérias estão. Mas vale lembrar que as bactérias se fixam nos vidros, rochas, canos....
A vantagém do siporax é que a colonização é muitíssimo grande em uma pequena área.
Para mim a vantagem do BB é que aliado á uma boa circulação e um bom skimmer consigo deixar o fundo do dilplay sempre branquinho e o sistema bem limpo.
É mais um modo de se montar um reef.
Obrigado!
Tenho 6L de siporax no sump, aonde grande parte das bactérias estão. Mas vale lembrar que as bactérias se fixam nos vidros, rochas, canos....
A vantagém do siporax é que a colonização é muitíssimo grande em uma pequena área.
Para mim a vantagem do BB é que aliado á uma boa circulação e um bom skimmer consigo deixar o fundo do dilplay sempre branquinho e o sistema bem limpo.
- Humberto Jr.
- Moderador Global

- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
italobrasileiro escreveu:vcs me desculpem eu sou muito ignorante mas pelo poco q eu conheço isso é impossível as bactérias aonde vão ser alojadas, toda a filtração de um aquario aonde vai ser???
Léo, você chegou a colocar substrato no Seu Reef? Ou está apenas com Rochas e Siporax?
Abração à você e sua família!
Ricardo Mertz escreveu:Tenho 6L de siporax no sump, aonde grande parte das bactérias estão. Mas vale lembrar que as bactérias se fixam nos vidros, rochas, canos....
Ricardo, pode até ter bactérias ai, mas a quantidade não se compara. São superfícies de baixíssima porosidade, logo tem pouca área de superfície.
Mesmo com um skimmer para 3x o volume de seu aquário, acho que necessitaria de mais algum espaço para proliferação da microbiota.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
-
Ricardo Mertz

Humberto Jr. escreveu:italobrasileiro escreveu:vcs me desculpem eu sou muito ignorante mas pelo poco q eu conheço isso é impossível as bactérias aonde vão ser alojadas, toda a filtração de um aquario aonde vai ser???
Léo, você chegou a colocar substrato no Seu Reef? Ou está apenas com Rochas e Siporax?
Abração à você e sua família!Ricardo Mertz escreveu:Tenho 6L de siporax no sump, aonde grande parte das bactérias estão. Mas vale lembrar que as bactérias se fixam nos vidros, rochas, canos....
Ricardo, pode até ter bactérias ai, mas a quantidade não se compara. São superfícies de baixíssima porosidade, logo tem pouca área de superfície.
Mesmo com um skimmer para 3x o volume de seu aquário, acho que necessitaria de mais algum espaço para proliferação da microbiota.
Humberto,
Estou acompanhando de perto, mas até agora os 6L de siporax tem dado conta sem problemas. Todos os testes zerados comigo e em contra-provas na loja que frequento.
Estou usando a medida que a Sera sugere e olha que tenho uns peixes que sujam bem (YT, PB, Green Bird) fora palhaços, donzela, ...)... Vejo a sugeira no fundo antes do sistema captar/retirar.
Um ponto que eu considero chave é o filtro shakbag... Limpo a cada 3 dias e sempre ele está bem sujo.
Mas continuo observando e aprendendo... Se precisar adicionar mais eu adiciono sem problemas.
- Humberto Jr.
- Moderador Global

Ricardo Mertz escreveu:Estou usando a medida que a Sera sugere e olha que tenho uns peixes que sujam bem
Nunca usei Siporax, e tampouco li sobre a quantidade necessária.. Se a fabricante diz que isso é o suficiente, pode ser... Mas continuo pensando que é pouca superfície.
Ricardo Mertz escreveu:Mas continuo observando e aprendendo... Se precisar adicionar mais eu adiciono sem problemas.
Aquarismo exige muito disso, buscar analisar o comportamento do sistema! Vou seguir o tópico.
Abraços.
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
- Leonardo Schiavelli

Ricardo Mertz escreveu:Oi Italo,
Obrigado!
Ola mas me desculpe mas acho q vc nao tem razao nao...........vou esplicar mais ou menos............com o siporax nunca vai conter bacterias q uma rocha pode ter mesmo sendo muito siporax era muito melhor vc fazer um refugium com muitas rochas ou mesmo com DSB q o seu acquario seria muito mais regular com o siporax vc vai ser obrigado a nao cometer nenhum ero pois um menor ero no seu aquario vc vai jogar todos os seus corais no lixo.......nao esiste Skimmer q possa subistituir o coracao do aquario as bacterias mesmo porq skimmer limpa levando bacterias e muita outras coisas boas e ruims..........mas ta blz.........talvez eu nao consegui me espressar muito bem pois ja estou a 10 anos fora do Brasil mas pela minha esperiencia q eu tenho aqui na Italia e conversando com pessoas q tem aquarios aqui o SIPORAX nao serve a nada.
Abraço e desculpas pelo aout
-
Ricardo Mertz

Olá Italo,
Fique a vontade para compartilhar suas experiências, pois sempre são muito bem vindas!
Sobre o siporax, pode acreditar que funciona muito bem! Temos muitos exemplos de aquários desde pequenos até com muita litragem rodando só com siporax e com enorme sucesso aqui no Brasil
Dos 5 reefs mais legais que conheço, 4 são BB e um tem substrato, mas uma camada de uns 3 cm, mas todos possuem siporax no sump.
Este reef está montado á quase 8 meses, e não tive nenhum problema, seja nos animais ou na água. Como exemplo, não tenho nenhuma alga e tudo está zerado.
Minha experiência maior é com dulcículas e sempre tive crash de substrato depois de uns 4 anos de montagem, sempre acumulava porcaria e virava uma bomba relógio.
Qdo passei a usar camadas fina de substrato e siporax, nunca mais tive problemas. Dessa experiência eu exportei os conceitos para o meu reef e até agora com sucesso.
Mas de novo, minha intenção qdo compartilhei o reef aqui é ouvir opiniões.
Fique a vontade para compartilhar suas experiências, pois sempre são muito bem vindas!
Sobre o siporax, pode acreditar que funciona muito bem! Temos muitos exemplos de aquários desde pequenos até com muita litragem rodando só com siporax e com enorme sucesso aqui no Brasil
Dos 5 reefs mais legais que conheço, 4 são BB e um tem substrato, mas uma camada de uns 3 cm, mas todos possuem siporax no sump.
Este reef está montado á quase 8 meses, e não tive nenhum problema, seja nos animais ou na água. Como exemplo, não tenho nenhuma alga e tudo está zerado.
Minha experiência maior é com dulcículas e sempre tive crash de substrato depois de uns 4 anos de montagem, sempre acumulava porcaria e virava uma bomba relógio.
Qdo passei a usar camadas fina de substrato e siporax, nunca mais tive problemas. Dessa experiência eu exportei os conceitos para o meu reef e até agora com sucesso.
Mas de novo, minha intenção qdo compartilhei o reef aqui é ouvir opiniões.
- Humberto Jr.
- Moderador Global

Ricardo Mertz escreveu:Este reef está montado á quase 8 meses, e não tive nenhum problema, seja nos animais ou na água. Como exemplo, não tenho nenhuma alga e tudo está zerado.
Legal, nunca li sobre Siporax, vou buscar mais informação, mas ainda acredito que é pouca área rsrs
Ricardo Mertz escreveu:Dessa experiência eu exportei os conceitos para o meu reef e até agora com sucesso.
Legal, parabéns! Espero que continue tendo êxito com o Aqua!
Pode me passar por MP o preço aproximado que pagou do Siporax?
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Biólogo e Prof. Ciências
-
Radagast
- Centropyge interruptus

- Apelido: Ma
- Data de Nascimento: 08 Jun 1979
- País: brasil
- Curtiu: 103 vezes
- Recebeu Curtir: 326 vezes
Oi Humberto,
li em algum lugar que as mídias à base de vidro são melhores - é o que eu tenho no meu aquário, inclusive. Não paguei nada exorbitante de caro - fora 18 reais o saco.
Acho que vale a pena dar uma estudada, já que o assunto te interessa.
Abraço!
li em algum lugar que as mídias à base de vidro são melhores - é o que eu tenho no meu aquário, inclusive. Não paguei nada exorbitante de caro - fora 18 reais o saco.
Acho que vale a pena dar uma estudada, já que o assunto te interessa.
Abraço!
- Leonardo Schiavelli

posso pedir por favor algums link onde esse reef gira ja a mais de un ano assim eu posso ter mais de um exemplo, e se tem um link onde eu possa ler mais sobre o tal do siporax.
Obrigado...
Obrigado...
-
Ricardo Mertz

italobrasileiro escreveu:posso pedir por favor algums link onde esse reef gira ja a mais de un ano assim eu posso ter mais de um exemplo, e se tem um link onde eu possa ler mais sobre o tal do siporax.
Obrigado...
Algumas referências sobre o siporax
Do fabricante
http://www.sera.de/en/pages/products/in ... 15-mm.html
Um teste interessante que mostra bem o potencial de colonização
http://youtu.be/vssP_7T9wnU
Dos que são mostrados aqui, alguns Reefs rodando com siporax
Do Carlinhos ( iniciou com uma camada de substrato, mas hj não tem)
viewtopic.php?t=3532
E do Ciro
-
Ricardo Mertz

O reef está prestes a completar 10 meses desde o início da ciclagem. Tudo caminhando bem...
hj foi dia de alimentar a anêmona... fiz um vídeo com o celular... ficou um pouco azulado,mas dá para ver... para comer 3/4 de um camarão ela nem se esforça.
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=CaCcHICjMCo&feature=youtu.be[/BBvideo]
abraço!
hj foi dia de alimentar a anêmona... fiz um vídeo com o celular... ficou um pouco azulado,mas dá para ver... para comer 3/4 de um camarão ela nem se esforça.
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=CaCcHICjMCo&feature=youtu.be[/BBvideo]
abraço!
-
Ricardo Mertz

Haviam me perguntado sobre adição de complementos... Após 11 meses eu iniciei com o Balling.
A medida que aumentei o número de corais começou a ficar mais difícil controlar o KH, cálcio e outros componenetes. Somente o TPA de 10% não dava conta de repor tudo. Todos outros parâmetros estão okay.
Daí começei com o balling.
Depois posto como evoluiu.
Sds
A medida que aumentei o número de corais começou a ficar mais difícil controlar o KH, cálcio e outros componenetes. Somente o TPA de 10% não dava conta de repor tudo. Todos outros parâmetros estão okay.
Daí começei com o balling.
Depois posto como evoluiu.
Sds
-
Danilo Fernandes

- Data de Nascimento: 25 Jan 1985
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Show...gosto de BB...o meu está quase...estou tirando o pouquíssimo de substrato que resta a cada tpa...
Sem frescura reef - viewtopic.php?f=25&t=27655
-
Ricardo Mertz

Eu gosto muito do BB. Acho que facilita a vida.