Inicialmente queria explicar o nome, que vem de uma serie de tv, no canal Waner Channel que eu e minha mulher gostamos muito, chamada The Big Bang Theory, uma serie de comedia, e pelo tamanho do Reef que se localiza em nosso quarto, acredito que veio a calhar o nome. Iniciei, acredito que como a maioria, com um Boyu HS-60 e este é meu primeiro Reef de grande porte, sou novato no assunto e tudo que sei aprendi com vocês amigos do forum, todos ajudaram podem ter certeza, porem queria dar credito as pessoas que mais me ajudaram:
Junior Tavares: Grande amigo, sem sua ajuda nada disso seria possivel, muito obrigado meu irmao!
Deep Blue Aquario: loja perfeita que me forneceu todo equipamento necessario em tempo recorde e com excelentes preços! Pessoal de confiança e credibilidade! Contatos: http://www.deepblueaquario.com.br/
Tels: 21 78424428 ou Id: 248503 -> Lidar com Ricardo.
Joao Portugues: Responsavel pela montagem do meu projeto, mestre na arte de corte e colagem de vidro, junto com seu assistente Walace, responsavel pela perfeita montagem dos moveis (foram 2), Tel para contato: 21 3390-4317
Esmael Vioto Neto: Quem produziu o painel eletronico, excelente trabalho, coisa de profissional, que nao deixa o Brasil atras de ninguem la de fora! Muito grato meu amigo! Contato: esmalnet@hotmail.com e Tel: 19 32298773
Denilson Bratz: muito obrigado meu amigo pela paciencia!!! Liguei para ele para me dizer como funcionava a dosadora, grande mestre dos SPS e excelente produto, contato: 47 92474632 e 47 91344562
Vamos as dimensoes: (comp x alt x largura)
Display: 150 x 60 x 60
Sump: 65 x 40 x 55
Refugio: 45 x 55 x 50
Caixa Repositora: 40 x 70 x 50 (necessito desse monstro pois as vezes viajo uma semana)
Segundo Movel: onde fica toda a parte eletrica e suplementos utilizados, este movel seria necessario, pois caso eu precise trocar o ar condicionado, nao teria espaço para retira-lo devido ao vidro do Reef.
45 x 90 x 60
ELetronicos e demais utilizados:
SKimmer Super Reef Octopus PS-3000 (comprado com nosso amigo Felipe Senna)
2 Vortech MP-40, faz toda a circulaçao do Reef, uso uma de cada lado.
1 Reator de Biopellets
Painel Eletronico, comandando todo o sistema do Reef (obrigado amigo....)
Uma dosadora Bubble Magus utilizando o bailling do nosso amigo Denilson
3 Calhas de Led-Aqualed de 120w : viewtopic.php?f=29&t=20328 , excelente custo beneficio!!!
2 SB-2000 como bomba de recalque
1 aquecedor de 300w
2 ventiladores Elgim (nao muito utilizados ja que meu quarto eh climatizado pelo ar-condicionado)
1 Repositora de agua de evaporaçao digital com sistema duplo da ATM (ativa adiçao de agua de reposiçao)
200kg de substrato no Display + Refugio da marca Fiji Pink
50kg de Rocha Viva
24kg de sal Red Sea Pro, meu sistema inteiro deram 660litros liquidos (display + sump + refugio)
Ciclagem: Foi extemamente rapida pois eu ja possuia esses 50kg de rocha viva ciclados a cerca de 1 ano + 80kg de substrato ciclados neste mesmo periodo, em 14 dias amonia e nitrito estavam zerados, porem no periodo de 4 semanas usei 1 ampola de biodigest por dia + 5ml de prime, apos este mes utilizo 2 ampolas de biodigest por semana, junto com 10ml de Prime por semana.
Manutençao:
No momento, estou com 6 semanas de Reef girando, apos 25 dias passei os animais para o Reef.
Minha manutençao consiste: troca semanal dos 2 sharks bags que uso, um em cada queda do overflow (refugio e sump) junto com a troca do perlon no sump.
Faço TPA de um quarto do volume liquido mensal (cerca de 150 litros) junto com total limpeza do sump, vou com uma bomba sugando qualquer detrito que esteja no mesmo.
Limpo o copo do Skimmer de 3 em 3 dias (o bixo eh um cavalo, se nao limpar nao cabe a quantidade de sujeira que ele tira)
Limpo o vidro com o limpador magnetico 1x na semana.
Uso como suplementaçao semanal: O reff collors da Red Sea (a,b,c,d) + KoralColor da Brightwell
Alimentaçao dos corais utilizo da Red Sea (Reef Energy A e B) + Zooplanctone Phytoplancton.
Em relaçao ao Calcio, Magnesio e Sodio fica por conta da dosadora e o bailling alemao do Denilson.
Testes: Possuo os 3 kits de alta titulaçao da Res Sea Pro que aferem: Nitrato, fosfato, Calcio, Magnesio, Alkalinidade, Iodo, Ferro e Potassio.
Alimento meus animais com a ração da marca New Life Spectrum Thera + A misturada com a da mesma marca so que Colors. Meu Cooperband eu alimento na mão pois não aceita ração, dou a ele cerca de 2x ao dia de forma manual (ele come diretamente da minha mão) ele come (camarão, lula, polvo, ostra e vongole). Alimento na mão pois assim não sobra restos e não suja a agua.
Animais que ja estao no Reef:
Hepatus (possuo a cerca de 1.5 anos)
YT (possuo a cerca de 2 anos)
Casal de palhaços (possuo a 3anos) - Meus primeiros peixes marinhos
Cooperband (cerca de 1 ano)
Centropyge (possuo cerca de 1ano)
Pownder Blue (adquiridos recentemente)
Six-line (veio junto com o Pownder)
Invertebrados:
2 estrelas
2 ofiuros
1 ouriço Tuxedo Blue
1 Casal maduro de camarao Stenopus maduros (a femea ovula o tempo todo)
Equipe de limpeza...
Corais: como esta tudo no inicio, so possuo os que eu possuia em meu nano reef, mas agora com todos parametros zerados e controlados, so preciso reestabeler meu bolso para adquirir mais:
Frog, Hammer
Zoanthus (grande variedade)
Green Hairy (colonia)
Mushroons
Green Star polipos (colonia)
Xenia blue
Leather Umbrela
Sun Coral
Pessoal, agora vamos parar de papo e ir pra fotos. Obs: Das 3 calhas, so estou com uma pois tive atraso na entrega do meu carregamento e vendi para meus clientes, com isso coloquei PL mesmo... Abraços e espero que opinem para a evoluçao do mesmo. E atençao aos vendedores de corais!!! Preciso urgente de LPS e SPS a preço que seja possivel comprar e deixar esse Reef perfeito rsrsrs. Abraços
Tudo inicia no papel, la foi varias folhas, tinta e regua e calculadora para que tudo de certo, planejamento é tudo para se ter sucesso em qualquer area de sua vida:
O Reef chegando em casa:
Aquario ja cheio e salgado, e finalizando a parte de baixo:
Skimmer cavalo apos 36h de funcionamento (obviamente foi um parto para regular rsrs):
Finalizando o segundo movel com toda parte eletrica e Dosadora ja funcionando:
Refugio com sunsun 3000, futuramente luminaria de LED:
Depois posto fotos dos animais!!! Espero que gostem!!! Abraços