Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Laura's Reef
-
Leonardo Amorim
- Cirrhilabrus filamentosus

- Apelido: Leo
- Data de Nascimento: 24 Ago 1980
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 2 vezes
Re: Laura's Reef
Obrigado pelo elogio Nelson!
Só falta resolver essa pendanga das microbolhas, aí vou ficar sossegado.
Abraço.
Só falta resolver essa pendanga das microbolhas, aí vou ficar sossegado.
Abraço.
Laura's Reef 2 - Planning...
-
Leonardo Amorim

Pessoal, bom dia.
Continua a luta contra as microbolhas. O pessoal tem me ajudado muito lá no outro tópico. Ontem eu tive uma ótima surpresa. Fui trocar o shark bag e vi um bicho preso lá dentro, achei que estivesse morto. Parecia um camarãozinho branco. Quando fui pegar o bicho saiu correndo pelo shark bag! Ele tem uns 10 mm de tamanho, é o primeiro que eu vejo grande assim! Tentei tirar uma foto para mostrar, mas novamente minha máquina fotográfica estava com a bateria descarregada
Abraço, até amanha.
Continua a luta contra as microbolhas. O pessoal tem me ajudado muito lá no outro tópico. Ontem eu tive uma ótima surpresa. Fui trocar o shark bag e vi um bicho preso lá dentro, achei que estivesse morto. Parecia um camarãozinho branco. Quando fui pegar o bicho saiu correndo pelo shark bag! Ele tem uns 10 mm de tamanho, é o primeiro que eu vejo grande assim! Tentei tirar uma foto para mostrar, mas novamente minha máquina fotográfica estava com a bateria descarregada
Abraço, até amanha.
-
Leonardo Amorim

Pessoal, boa noite.
Depois de muita luta e neurônios queimados, a pendanga das microbolhas foi resolvida
O melhor de tudo é que não precisei mexer nas divisões do SUMP, a solução custou menos de R$ 1!!! Apenas um pedaço de cano de pvc!!!
Explico como fiz. A água que saia pelo tubo de equilíbrio do meu skimmer está com muitas microbolhas, então coloquei todas as espumas que vieram com meu skimmer no nível da água, e coloquei uma pedaço de cano de pvc de 100 mm direcionando toda a água para as espumas. Dessa forma toda a água que sai do skimmer passa pelas espumas, diminuindo a velocidade do fluxo e agrupando as microbolhas em bolhas maiores, que estouram na superfície.
Vejam a diferença:

Além disso, hoje dosei a 1º ampola de biodigest e adicionei mais uma rocha viva bem colonizada que ganhei de um colega.
RV que ganhei hoje, foi pro refúgio

RV que estava no refúgio e agora foi para o display

Macroalgas que vieram junto com a RV. Alguém sabe o nome delas?

Parâmetros do meu reef no 5° dia de ciclagem (Sei que agora no início é bobagem fazer testes, mas fiz assim mesmo pra ir me acostumando com eles e por curiosidade )
Temperatura - 28,5°C (COEL e termômetro de bulbo);
densidade - 1027 g/l (refratômetro);
pH - 8 (Red Sea Test);
KH - A tabela de cores do teste da Red Sea é muito genérica, a cor do meu teste ficou na divisa entre "baixo", de 0 a 1,6 meq/l e "normal", de 1,7 a 2,8 meq/l. (Red Sea Test). Achei que o sal Red Sea Coral Pro me daria uma KH mais alto para a densidade de 1027g/l;
Cálcio - 440 ppm (Salifert);
Magnésio - 1360 ppm (Red Sea Test);
Nitrato - 0 ppm (Red Sea Test);
Fosfato - 0,08 ppm (Red Sea Test);
Na quinta feira que vem irei medir de novo, para acompanhar.
Assim que tiver mais novidades posto aqui. Até mais.
Depois de muita luta e neurônios queimados, a pendanga das microbolhas foi resolvida
O melhor de tudo é que não precisei mexer nas divisões do SUMP, a solução custou menos de R$ 1!!! Apenas um pedaço de cano de pvc!!!
Explico como fiz. A água que saia pelo tubo de equilíbrio do meu skimmer está com muitas microbolhas, então coloquei todas as espumas que vieram com meu skimmer no nível da água, e coloquei uma pedaço de cano de pvc de 100 mm direcionando toda a água para as espumas. Dessa forma toda a água que sai do skimmer passa pelas espumas, diminuindo a velocidade do fluxo e agrupando as microbolhas em bolhas maiores, que estouram na superfície.
Vejam a diferença:

Além disso, hoje dosei a 1º ampola de biodigest e adicionei mais uma rocha viva bem colonizada que ganhei de um colega.
RV que ganhei hoje, foi pro refúgio

RV que estava no refúgio e agora foi para o display

Macroalgas que vieram junto com a RV. Alguém sabe o nome delas?

Parâmetros do meu reef no 5° dia de ciclagem (Sei que agora no início é bobagem fazer testes, mas fiz assim mesmo pra ir me acostumando com eles e por curiosidade )
Temperatura - 28,5°C (COEL e termômetro de bulbo);
densidade - 1027 g/l (refratômetro);
pH - 8 (Red Sea Test);
KH - A tabela de cores do teste da Red Sea é muito genérica, a cor do meu teste ficou na divisa entre "baixo", de 0 a 1,6 meq/l e "normal", de 1,7 a 2,8 meq/l. (Red Sea Test). Achei que o sal Red Sea Coral Pro me daria uma KH mais alto para a densidade de 1027g/l;
Cálcio - 440 ppm (Salifert);
Magnésio - 1360 ppm (Red Sea Test);
Nitrato - 0 ppm (Red Sea Test);
Fosfato - 0,08 ppm (Red Sea Test);
Na quinta feira que vem irei medir de novo, para acompanhar.
Assim que tiver mais novidades posto aqui. Até mais.
-
Leonardo Amorim

Pessoal, boa tarde. Passando para atualizar.
Depois de sábado a água tem ficado cada vez mais cristalina! Não sei se foi o Biodigest, a eliminação das microbolhas, a água de TPA de outro tanque estabilizado que eu coloquei ou se foi tudo isso junto, mas o reef está muito claro!
Ontem a noite também vi uma baratinha andando sobre uma das pedras novas, sinal de que estão sendo colonizadas! A RV que foi promovida para o display está metade verde, metade roxa, e com alguns cabelinhos de alga verde querendo sair também.
Já as rochas novas estão pegando uma coloração levemente marrom, diferente do branco de quando chegaram. Amanha irei inserir o kit microvida do Matias, acho que vai dar uma turbinada no reef agora!
Até mais!
Depois de sábado a água tem ficado cada vez mais cristalina! Não sei se foi o Biodigest, a eliminação das microbolhas, a água de TPA de outro tanque estabilizado que eu coloquei ou se foi tudo isso junto, mas o reef está muito claro!
Ontem a noite também vi uma baratinha andando sobre uma das pedras novas, sinal de que estão sendo colonizadas! A RV que foi promovida para o display está metade verde, metade roxa, e com alguns cabelinhos de alga verde querendo sair também.
Já as rochas novas estão pegando uma coloração levemente marrom, diferente do branco de quando chegaram. Amanha irei inserir o kit microvida do Matias, acho que vai dar uma turbinada no reef agora!
Até mais!
-
Leonardo Amorim

Pessoal, boa noite.
Hoje cedo chegou o kit microvida que comprei com o Matias. Fiquei muito satisfeito, recomendo!!!
Tudo muito bem embalado, com perdas mínimas. Seguem as fotos abaixo.
Cracas vivas, são 5 no total:

RV com ostra (isso é uma ostra?):

Outra ostra:

Poliquetas:

Alga no refúgio, com muita microvida:

Além desses que consegui fotografar, tinha muitos outros bichos pequenos, além de 3 ofiúros já bem grandinhos, que estavam escondidos quando fui bater as fotos. Os ofiúros têm hábitos noturnos? Hoje cedo quando os coloquei no reef eles se esconderam embaixo das RV's logo que chegaram no substrato, e depois disso não os vi mais.
Coloquei o kit às 09:00, quando cheguei em casa às 19:30 as rochas e o substrato estavam muito mais marrons. Acho que estou entrando na fase das algas... A RV que veio do refúgio já está apresentando uns cabelinhos de alga verde.
Até amanha.
Hoje cedo chegou o kit microvida que comprei com o Matias. Fiquei muito satisfeito, recomendo!!!
Tudo muito bem embalado, com perdas mínimas. Seguem as fotos abaixo.
Cracas vivas, são 5 no total:

RV com ostra (isso é uma ostra?):

Outra ostra:

Poliquetas:

Alga no refúgio, com muita microvida:

Além desses que consegui fotografar, tinha muitos outros bichos pequenos, além de 3 ofiúros já bem grandinhos, que estavam escondidos quando fui bater as fotos. Os ofiúros têm hábitos noturnos? Hoje cedo quando os coloquei no reef eles se esconderam embaixo das RV's logo que chegaram no substrato, e depois disso não os vi mais.
Coloquei o kit às 09:00, quando cheguei em casa às 19:30 as rochas e o substrato estavam muito mais marrons. Acho que estou entrando na fase das algas... A RV que veio do refúgio já está apresentando uns cabelinhos de alga verde.
Até amanha.
- luis henrique
- Pomacanthus imperator

- Apelido: lLose
- Data de Nascimento: 08 Set 1993
- Recebeu Curtir: 3 vezes
-
Leonardo Amorim

Pessoal, boa tarde.
Essa madrugada foi tensa
Ontem à noite estava fuçando no reef e resolvi abrir um pouco o registro de entrada do refúgio, pois achei que a vazão estava baixa
Santa burrice, o retorno do meu refúgio é por gravidade e eu não percebi que o nível foi subindo devagar.
Por volta da 05:00 de hoje escutei o barulhão das bombas de recalque aspirando ar, me levantei para olhar o que estava acontecendo e a sala e a cozinha estavam inundadas...
O refúgio transbordou, com a perda de água o nível do recalque foi diminuindo, a bóia da reposição abaixou e toda a água doce caiu no sump, que foi pro refúgio e transbordou também. Enfim, acho que perdi uns 30 litros de água, mais grande parte da microvida que estava no refúgio. Fiquei muito preocupado com a densidade, mas só caiu 1 ponto.
Serve de lição para ser mais paciente e observador...
A notícia boa é que o ofiúro que eu comprei apareceu depois de 5 dias sumido, olha ele aí:

Apareceu rapidinho e sumiu de novo.
As algas marrons estão tomando conta do tanque, pelo que eu li isso faz parte da ciclagem, então não devo fazer nada, certo?
Até mais.
Essa madrugada foi tensa
Por volta da 05:00 de hoje escutei o barulhão das bombas de recalque aspirando ar, me levantei para olhar o que estava acontecendo e a sala e a cozinha estavam inundadas...
O refúgio transbordou, com a perda de água o nível do recalque foi diminuindo, a bóia da reposição abaixou e toda a água doce caiu no sump, que foi pro refúgio e transbordou também. Enfim, acho que perdi uns 30 litros de água, mais grande parte da microvida que estava no refúgio. Fiquei muito preocupado com a densidade, mas só caiu 1 ponto.
Serve de lição para ser mais paciente e observador...
A notícia boa é que o ofiúro que eu comprei apareceu depois de 5 dias sumido, olha ele aí:

Apareceu rapidinho e sumiu de novo.
As algas marrons estão tomando conta do tanque, pelo que eu li isso faz parte da ciclagem, então não devo fazer nada, certo?
Até mais.
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator

- Data de Nascimento: 16 Nov 1980
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
- luis henrique
- Pomacanthus imperator

é acontece mesmo cara, já aconteceu algo parecido comigo fui fazer tpa e tive a genial idéia de ligar o recalque dai baixou o nivel do sump e jogou 10 litros de água doce no sistema baixou 2 pontos na densidade, mas é assim mesmo errando que se aprende kkkkkk fora isso ta tudo muito legal parabéns!!
-
Leonardo Amorim

Marcio e Luis, obrigado pelos elogios. Quanto à inundação, faz parte. Deu um trabalho do cão para limpar tudo
. Ainda bem que minha esposa me ajudou
.
- luis henrique
- Pomacanthus imperator

nossa você é um cara de sorte a mulher ajudar a limpar kkkk aqui a sujeira que faço eu que tenho que limpa tudo e ai de mim se ficar alguma sujeirinha ou mancha no chão que pra ajudar é de taco
- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
eu tb já acordei no meio na madrugada com barulho de ar entrando na bomba de recalque, a sala parecia e fedia igual a um mangue 
-
Leonardo Amorim

Aqui em casa até agora não ficou fedendo, mas acho que ainda está cedo, o skimmer não tá tirando nada...
- luis henrique
- Pomacanthus imperator

normal no começo o skimmer não tirar nada ele só vai começar tirar quando tiver carga organica... se quiser ver o comportamento dele e pra ir aprendendo a regular pega água de tpa de algum aquário estabilizado mas toma o cuidado de ver se o aquário não ta com nemhum tipo de praga
-
Leonardo Amorim

Pessoal, boa tarde.
Estava meio sem tempo de postar mas agora voltei. Não sei se é normal, mas as algas marrons que estavam se formando nas rochas e substrato regrediram muito, quase sumiram. Achei que ia ficar forrado dessas algas, mas elas quase desapareceram. Fiz os testes ontem e está tudo certinho, menos a alcalinidade que está um pouco baixa. Seguem resultados:
Temperatura: 29,3 °C, está alto, estou terminando meu chiller DIY e vou controla-la com 26 +- 0,2°C.
Densidade: 1025 g/l
pH: 8
KH: 0 - 1,6 meq/l, está na faixa "baixo" do teste da Red Sea, mas achei esse teste muito impreciso. Junto no teste vem um buffer em gotas. Pela dosagem indicada no rótulo eu teria que pingar 155 gotas, mas eu fiquei desconfiado e pinguei 100. Vou refazer o teste hoje para ver se deu alteração.
Nitrato: 0 ppm
Fosfato: 0,08 ppm
Ca: 470 ppm
Mg: 1480 ppm
O que vocês acham que pode estar acontecendo?
Outra coisa que eu percebi foi uma explosão de microvida no reef
. Tem um monte de bichinhos minúsculos nos vidros, o refúgio está cheio de snails pequenos e umas larvas, que se parecem com vermes de fogo bem pequenos.
De noite posto fotos. Até mais.
Estava meio sem tempo de postar mas agora voltei. Não sei se é normal, mas as algas marrons que estavam se formando nas rochas e substrato regrediram muito, quase sumiram. Achei que ia ficar forrado dessas algas, mas elas quase desapareceram. Fiz os testes ontem e está tudo certinho, menos a alcalinidade que está um pouco baixa. Seguem resultados:
Temperatura: 29,3 °C, está alto, estou terminando meu chiller DIY e vou controla-la com 26 +- 0,2°C.
Densidade: 1025 g/l
pH: 8
KH: 0 - 1,6 meq/l, está na faixa "baixo" do teste da Red Sea, mas achei esse teste muito impreciso. Junto no teste vem um buffer em gotas. Pela dosagem indicada no rótulo eu teria que pingar 155 gotas, mas eu fiquei desconfiado e pinguei 100. Vou refazer o teste hoje para ver se deu alteração.
Nitrato: 0 ppm
Fosfato: 0,08 ppm
Ca: 470 ppm
Mg: 1480 ppm
O que vocês acham que pode estar acontecendo?
Outra coisa que eu percebi foi uma explosão de microvida no reef
De noite posto fotos. Até mais.
- luis henrique
- Pomacanthus imperator

Calcio alto faz o kh desabar mesmo... mas te aconselho a fazer outro teste de outra marca pra ver porque 0 ta meio estranho
-
Leonardo Amorim

- luis henrique
- Pomacanthus imperator

- Elder Luis
- Parioglossus

- Curtiu: 9 vezes
- Recebeu Curtir: 148 vezes
-
Leonardo Amorim

Pessoal, boa tarde.
Alguém tem alguma hipótese para o sumiço das algas?
T+
Alguém tem alguma hipótese para o sumiço das algas?
T+