🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Woompa-Loompa Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Woompa-Loompa Reef

#21 Mensagem por Fagner Delfim »

Olá amigos... então, como montei o meu aqua no "inverno" daqui não precisei de refrigeração, pois tava batendo 27, 5 no máximo aqui.

Agora com o verão... tive que comprar um chiller... ainda não falei dele no tópico, mas amanhã devo atualizar tudo e deixar tudo nos trinques...
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Fagner Delfim

#22 Mensagem por Fagner Delfim »

PARTE 4 - Tamarutaca e outros problemas

Aí galera, to voltando com mais uma parte do tópico do meu reef. Hoje vou falar um pouco sobre alguns problemas que tive no decorrer da montagem e ciclagem.

O primeiro problema veio com a realização dos testes: o nitrato.

Desde o comecinho, antes mesmo da amônia e do nitrito estarem zerados, o nitrato oscilou muito e eu tentei várias maneiras de zerá-lo, ou mesmo mantê-lo num nível mais aceitável.

Comecei com a vodka, alternando para vinagre... mas com o KH baixo demais (devido aos resultados errados que o teste da alcon estava me dando) voltei para a vodka mesmo. Mantenho o uso dela até hoje.

Acabei encontrando na internet informações sobre um filtro denitrificador para se fazer de uma forma fácil e resolvi tentar. Funcionou bem... Fiz utilizando dois recipientes de plástico que encontrei no supermercado... mas acabou ficando pequeno.

Imagem

Mesmo com esses filtro improvisado e pequeno consegui fazer com que os valores do nitrato baixassem chegando a zerar durante um breve período. Um fator importante é que mantive o uso da vodka e nunca fiquei independente dela (hahahahah.... que frase mais alcólatra).

Encontrei então, recentemente, um recipiente maior para substituir esses dois aí (ainda não tirei foto... mas em breve postarei aqui). Com isso consegui aumentar a profundidade do substrato do filtro denitrificador e acho que vou conseguir ter uma maior eficiência nele e quem sabe poder parar de inserir vodka.

Outro grande problema que comecei a notar nesse período foram as aiptasias:

Imagem

Eram inúmeras e já comecei a profetizar um futuro de grandes trabalhos. Tapei algumas que estavam em posições que poderiam prejudicar os corais com bolinhas de durepox. Depois resolvi comprar um medicamento, Aiptasia X e utilizo até hoje. É impossível erradicar essas praguinhas do aquário... mas elas, quando pequenas, prejudicam pouco. Geralmente, 1 vez por semana eu uso o medicamento para matar as maiores e as que aparecem muito próximas dos corais.

Estou estudando possibilidades de colocar algum animal que se alimente delas... mas ainda não cheguei a uma conclusão ideal. Aceito sugestões.

Por último, nesta parte, vou falar sobre minhas queridas tamarutacas. Olha aí uma sequência de fotos das bichinhas que tinham aqui em casa:

Imagem
Imagem
Imagem

Só dá pra ver a cabeça dela entre as conchinhas ali. Bem... o que falar sobre elas?!?

São animais lindos... fascinantes e possuem uma inteligência primorosa para um invertebrado. Pensei em deixá-las lá... apesar de serem muitas, mas eram pequenas. Alguns fatos me fizeram repensar e retirá-las.

1 - uma delas eu consegui pegar com a pinça e coloquei no sump. Em dois dias que ela estava lá fez um buraco no vidro transversal que passava do compartimento maior do sump para o compartimento do meio onde ficam as RVs moídas para filtro biológico. Depois disso fiquei com medo de que alguma quebrasse o vidro para o lado de fora e estourasse o aquário.

2 - Uma cresceu demais, ficou com aproximadamente 7 cm. Quando coloquei o casal de palhacinhos, na primeira noite, eles entraram nas RVs para dormir, bem na toca da MEGA-tamarutaca... um dos palhacinhos (que eu acho ser o macho) foi atacado e perdeu uma nadadeira peitoral e se machucou feio. Hoje a nadadeira está regenerando... mas ele ficou igual ao Nemo.

Foi depois dessas situações que resolvi retirá-las e comecei a apelar para todo tipo de armadilha que vocês podem imaginar. Copo, funil com garrafinha de água mineral, redinha com isca de camarão dentro... nada funcionou.

Consegui pegá-las com uma armadilha meio sacana... a armadilha da "confiança".

Fiquei por dias oferecendo camarão congelado para elas com uma pinça. Entregava nas garras delas e deixava que elas fossem embora. Cada dia eu afastava mais a pinça da toca e elas saíam mais para pegá-las. Quando estavam bem confiantes eu pinçava-as rapidamente. Bem complicado... mas semana passada consegui remover a última... que estava enorme... tinha uns 8cm eu acho.

Fiquei meio triste, pois gostava delas no fundo no fundo... e elas nunca mais tinham atacado peixes e nem ameaçado quebrar vidro nenum. Mas por via das dúvidas não resolvi arriscar.

Bem... aí vão uns vídeos de uma das tamarutacas (desculpem, não sei como postar vídeos para abrirem direto aqui):

http://www.youtube.com/watch?v=p0ScLVH3lxQ

http://www.youtube.com/watch?v=6f89_eyZ2go

Se prestarem atenção ouvirão alguns barulhinhos dela dando socos nas conchas.

Bem... acabei criando um monstro com isso e agora tenho outro problema: camarões pistola. Um casal vive aqui no aquário e também vieram com as RVs.

O que aconteceu de ruim foi que, enquanto eu tinha tamarutacas eles se limitavam, respeitavam os territórios. Agora que tirei todas, os pistolas vagam pelo aquário todo cavando... e estão fazendo muita bagunça. Vou tentar tirá-los também... mais na frente posto uma parte dedicada a eles e a saga para removê-los (se eu conseguir).

Abraços a todos e espero que continuem acompanhando o tópico.

Woompa-loompa Reef:

Fagner Delfim

#23 Mensagem por Fagner Delfim »

Acabei de descobrir que OOMPA-LOOMPA se escreve com O no começo e não com W.

Fica a correção!!

Abraços

Woompa-loompa Reef:

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#24 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fagner, parabéns pelo reef.
Sobre o compartimento do skimmer, dá pra descolar o vidro do retorno e colar mais pro meio, isso é facinho de fazer e você aumenta a área pra colocar um skimmer mais potente.
Os camarões bailarinos são exelente predadores de aiptasia. Consiga um e vai acabar com esse problema. São baratinhos, e além disso muito bonitos.

Wesley Ribeiro
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Wesflecha
Data de Nascimento: 28 Jan 1994

#25 Mensagem por Wesley Ribeiro »

show de bola teu sistema cara parabens e to acompanhando ai o desenvolvimento, estou ciclando o meu tambem na primeira semana amonia ja estava zerada está na terçeira semana não pintou alga nem nada, da pra ver microvida, agora juntando dimdim pra pega alguma muda de coral . Eu concordo com o Marcio melhor solução contra aiptasia seria um bailiarino custa na nossa região em torno de 15~20 reais e são uma bela atração a mais no nosso aquario.

Fiquem com Deus

Caipira's Reef viewtopic.php?f=25&t=19699

Fagner Delfim

#26 Mensagem por Fagner Delfim »

Opa pessoal... só me preocupo com o bailarino porque já ouvi que alguns acabam beliscando os corais... principalmente mushs. Alguém já ouviu falar disso?

E obrigado pelas dicas... to só juntando informações aqui para ir melhorando cada vez mais.

Abraços a todos

Woompa-loompa Reef:

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#27 Mensagem por Márcio Oliveira »

Fagner Delfim escreveu:Opa pessoal... só me preocupo com o bailarino porque já ouvi que alguns acabam beliscando os corais... principalmente mushs. Alguém já ouviu falar disso?

Poder pode beliscar, mas é 1 caso em 100 que acontece, é bem difícil. Eu alimentava os mushs e o bailarino vinha pra roubar a comida dele kk. Depois que tirava, ele deixava o coral em paz. É até legal esse comportamento.

Fagner Delfim

#28 Mensagem por Fagner Delfim »

PARTE 5 - Anêmona BBT e Camarão palhaço

Oi pessoal!
A parte 5 trata de um assunto breve, mas que é de alguns moradores do aquário que valem muito a pena comentar: Anêmona Bubble Tips e o casal de camarões palhaço.

Coloquei-os quase que juntos no aquário... e até então estão indo muito bem e dando um charme especial.

Anêmona BBT

Imagem
Imagem

Coloquei ela aí do lado esquerdo do aquário no primeiro dia... ela andou para o lado direito, num local e na segunda noite já começou a voltar pro lado esquerdo. Peguei-a, desliguei toda a circulação do aqua por alguns momentos e coloquei-a onde queria. Ela se fixou... e depois de uma hora e meia mais ou menos liguei tudo de novo. Desde então não saiu mais daí...

Camarão palhaço

Imagem

Ainda não consegui uma foto boa deles... mas tenho um casal no aquário. São bichinhos tímidos... principalmente nos primeiros meses aqui. Não saíam de trás das RVs... só a noite com as luzes apagadas. Hoje em dia saem o tempo todo... é só colocar comida de qualquer tipo que estão vindo pra frente do aquário.

Bem... essa parte é curta mesmo. Amanhã devo postar um checklist dos corais que será a parte 6.

Abraços a todos!

Woompa-loompa Reef:

Fagner Delfim

#29 Mensagem por Fagner Delfim »

PARTE 6 - Checklist 1: Corais

Bem pessoal, hoje vou aproveitar que vou tratar dos corais que coloquei por último aqui no aquário e já fazer um checklist completo de todos os corais que tenho/tive por aqui e darei alguns detalhes sobre eles que ajudarão um pouco possíveis pessoas que queiram colocá-los no aquário. Vamos lá... segue em ordem cronológica de colocação.

1 - Button polyps (Palythoa marrom): esse aqui veio junto com as RVs que comprei com um camarada daqui de João Pessoa. Segundo ele, essas RVs eram usadas por ele num aquário que ele tinha... e esses palys que se encontram nela são nacionais mesmo e vieram junto com elas quando ele retirou do mar. Desde o começo vivem bem aqui no meu aquário... só passaram por um perrengue durante o início do verão, antes de colocar o chiller, começaram a branquear e muitos pólipos morreram. Depois de colocar o chiller voltaram a ficar bem e já estão reproduzindo/aumentando a colônia.
Ficam situados em dois extremos do aquário... os pontos superiores esquerdo e direito das RVs.
Imagem

2 - Zoanthus nacional Turtle ooze (nome que eu criei e dei a eles em homenagem ao ooze - substância que transformou as tartarugas ninja do desenho animado).
Também vieram nas RVs... mas esses vieram nas RVs da segunda remessa que o cara me vendeu... segundo ele, um pescador amigo dele coletou as rochas (isso é ilegal... eu sei... mas não tinha muita opção... não consegui rochas mortas com ninguém para comprar). São bem bonitos e ficam situados no lado esquerdo superior do aquário... parecem gostar de muita luz e boa circulação. Estão crescendo muito rápido depois do chiller..

Imagem

3 - Zoanthus Sunrise - comprei este com um rapaz chamado Douglas Almeida que participa aqui do fórum. Na verdade a compra inteira veio com uns 7 ou 8 corais se não me engano. Muitos sobreviveram, mas perdi alguns. O sunrise foi colocado numa rocha menor e mantido no centro do aquário na parte inferior, já no substrato. O coral demorou a desenvolver sua coloração amarela e verde... ainda hoje acho que ele pode melhorar. Também parece ter o crescimento não tão rápido... comprei 3 pólipos e depois de uns 4 meses ainda estou com 8 pólipos...

Imagem

4 - Zoanthus verde de cílios marrons / provável Flower Pot (achei uma foto no google que parece um pouco) - também comprei com o Douglas. Também demorou a desenvolver a cor... hoje já tem as cores bem bonitas. Cresce rápido... a colônia chegou com 3 pólipos e hoje tem umas 15... já até fiz muda pra vender e dar de presente.

Imagem

5 - Zoanthus Pinkpanther - também comprei com o Douglas, mas esse por descuido meu perdi na primeira compra. Os pólipos estavam até abertos e bonitos demais, mas uns paguros soltaram a cola da muda e ela caiu atrás das RVs. Cheguei a comprar com ele novamente o mesmo coral... só que perdi de novo. Dessa vez não sei o que foi... o coral enegreceu e morreu depois de umas 2 semanas. Talvez efeito do calor... mas ao contrário de outros corais que perdi pelo calor, esse morreu depois da instalação do chiller. Essa foto é da segunda muda. Também vacilei num ponto nas duas vezes... tirei a muda da pastilha que veio e fixei nas RVs daqui no primeiro dia... não esperei muito ela se recuperar.

Imagem

6 - Zoanthus ??? - comprei com o Douglas como sendo Baby Black Blue... acreditei nisso por algum tempo... mas acho que não é o BBB. Encontrei fotos na net, em sites gringos e o BBB é diferente do que tenho aqui. Depois vi o próprio Douglas vendendo um BBB muito diferente e um outro zoa chamado Blow Pop que se parece muito com esse meu. Ainda tenho dúvidas... mesmo porque de todos os zoanthus que tenho esse é o único que não desenvolveu cores vistosas... apesar de crescer muito rápido. Já tirei muitas mudas dele pra venda... a colônia tem por volta de 30 pólipos...

Imagem

Aqui vai uma outra foto numa época que ele estava um pouco mais azulado...
Se alguém puder me ajudar a matar essa charada eu agradeço.

Imagem

7 - Palythoa super green - comprado com o Douglas também. Um dos que mais gosto. Coloquei eles no canto superior esquerdo do aqua, próximo a colônia de buttons. Crescem relativamente rápido e gostam de muita luz e corrente... alimento-os as vezes com artêmia e comida de corais.

Imagem

8 - Palythoa centro prata (apelidei de white eyes palys) - comprados com o Douglas também. Ficam em condições parecidas com o paly anterior. Coloquei no canto superior direito. Crescem um pouco mais lentos que o anterior... também os alimento.

Imagem

9 - Green Star Polyps / GSP - também comprei com o Douglas. Veio uma muda bem grande... gostei muito! Porém numa rocha meio feia e difícil de encaixar onde eu queria que o GSP crescesse. Tirei dela e coloquei em outra... mas a colônia quebrou em duas partes. Durante meses ficaram numa pedra em formato de arco que tenho no aqua... mas quando as duas colônias se encontraram algo estranho ocorreu... toda a parte que tinha crescido e fixado quando se tocou morreu. Não sei se foi alguma "guerra química" ou se outro fator pesou nessa morte. Por sorte o pedaço original que comprei sobreviveu. Resolvi mudar de lugar e colocá-las separadas. COloquei num local mais iluminado e com mais circulação. Vamos ver se dá certo agora.

Imagem

10 - Mushroom veludo - esse ganhei de brinde do Douglas pela compra grande. Veio pequenininho e tá com um tamanho razoável já... deve ter quintuplicado de tamanho... não é tão bonito, mas acho bem legal...

Imagem

Essa foi minha primeira compra de corais... fora esses, ainda pedi um zoanthus volcano, mas que também perdi por causa dos paguros e provavelmente pq eu tirei da pastilha cedo demais...

Vou dividir o post em subpartes para não ficar grande demais... jajá posto a outra parte...

Woompa-loompa Reef:

Fagner Delfim

#30 Mensagem por Fagner Delfim »

CHECKLIST 1: CORAIS (continuação)

11 - Zoanthus Red Dragon - esse comprei com outro rapaz no outro fórum que falei, o nome dele é Renato. Os corais desse cara são fantásticos... os que comprei com ele sobreviveram, mesmo retirando das pastilhas (erro que cometi nas compras de zoanthus que fiz) e fixando nas RVs cedo demais. Os pólipos dessa variedade são pequenos e crescem de forma mais lenta... mas são lindos.

Imagem

12 - Zoanthus Radioactive Green - outro que comprei com o Renato. Lindos demais... crescem muito rápido e pra mim são os zoas mais bonitos que tenho aqui.

Imagem

13 - Xênia blue? Cloves coral? Organ pipe? - esse ganhei de brinde do Renato como sendo xênia blue... e vejo muita gente vendendo como esse tipo de coral. Mas recentemente encontrei num site gringo a xenia blue a venda e digamos que não tem nada a ver com esse coral. Acho que virou senso comum no brasil chamar isso de xenia blue. Dias depois de minha dúvida ter sido despertada, um amigo veio aqui em casa e disse acreditar que eram organ pipes... mas dei uma olhada na net e o organ pipe cresce formando um tipo de carpete... assim como o GSP, carpet green, etc... a conclusão que tirei, olhando fotos de corais é que pode ser um tipo de cloves... o que vocês acham??

Imagem

A única coisa que sei é que crescem como praga... se espalharam até em outros locais do aquário distante de onde as coloquei. Mas ficam bonitas.

14 - Mushroom purple - comprei numa loja em SP chamada Nova Onda... preços meio salgados nos corais, mas estavam bonitos e resolvi fazer uma compra grande. Ganhei um brinde ainda e um bom desconto. Tem pouco mais de 1 mês que to com esses corais aqui... o mush purple já colocou 3 mudas... estão pequenas, mas devo vender ao menos 2, pois não vão caber todas no aquário quando crescerem.

[img]http://img580.imageshack.us/img580/910/mushblue.jpg[img]

15 - Mushroom red - também comprei na mesma loja. Também já colocou muda... mas apenas 1.

Imagem

Os dois mushs juntos com a donzelinha:

Imagem

16 - Trumpet green - Ganhei de brinde na Nova Onda... bem bonito! Já tá com duas bocas, mas estão grudadas ainda no mesmo pólipo. Acho que vai se dividir em breve.

Imagem

17 - Hammer (se alguém souber o nome dessa variedade por favor me informe) - comprado na nova onda, cresceu bastante já.

Imagem

18- Xenia pompom - comprei na nova onda, mas no começo do verão acabou morrendo... acho eu que por causa do calor. Uma pena... tava lindona. Foi um dos primeiros corais a definhar por causa da temperatura elevada. Como dizem por aí a xenia é realmente a primeira a sentir mudanças no aqua.

Imagem

19 - Nuclear green palythoa - mais uma compra efetuada com o Douglas. Um dos poucos corais que sobreviveram dessa compra.

Imagem

20 - Zoanthus chocolate - mais um dos que sobreviveram.

Imagem

Bem... nessa última compra eu pedi 7 corais com o Douglas. Só 3 estão vivos até agora, mas um deles é o Zoanthus bambam está perto de morrer também.
Fiquei um tanto quanto chateado... porque primeiro, um dos corais (um trumpet kryptonita) morreu no envio. Segundo porque, mesmo eu tendo retirado as mudas das pastilhas, morreram tantos depois de colocados no aqua... nas outras compras que fiz o mesmo não perdi tanto coral.
E apesar de ter errado acho que para os preços vendidos as pessoas poderiam enviar pólipos um pouco maiores . Não queria um número de pólipos maior, mas sim pólipos maiores na mesma quantidade... isso já ajudaria a aumentar a chance de sobrevivência.

Bem... só como parâmetro de comparação (não sei se dá pra ver)... olhem o tamanho dos pólipos do zoanthus bambam que vieram. Tão pequenos que não consegui nem focar...
Imagem

Isso é uma crítica construtiva a todo mundo que vende zoanthus ok? Continuo achando o Douglas uma pessoa bacana e compraria novamente com ele... além de indicar aos amigos do fórum, pois os corais dele são lindos... mas acho que poderia caprichar mais no tamanho dos pólipos retirados para venda. Não quero causar polêmica ok? Não estou acusando ninguém de enrolação ou algo do tipo... só tentando dar minha opinião para que o vendedor tenha um feedback e consiga melhorar cada vez mais seus serviços. Bem... desculpem a ladainha...

Aqui termino o checklist dos corais que tenho ou já tive por aqui. Alguns que perdi pretendo colocar de novo... como a xenia... outros não... como o pink panther.

Mas é isso! Desculpem as fotos que não estão boas... minha máquina não dá conta. As próprias cores dos corais não refletem o quão estão bonitos aqui.

Abraços e em breve posto mais...

Woompa-loompa Reef:

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#31 Mensagem por Márcio Oliveira »

Os corais estão bonitos Fagner. As fotos estão muito legais.
Você percebeu que tem umas planárias aí?

Fagner Delfim

#32 Mensagem por Fagner Delfim »

Sim márcio... to cheio delas!! To sifonando sempre que dá... tá diminuindo a população aos poucos...

Woompa-loompa Reef:

Jose Spezzano
Apelido: Ze
Recebeu Curtir: 1 vez

#33 Mensagem por Jose Spezzano »

Olá!!
Essa Donzela cavoca o substrato???

Queria colocar umas 4 delas no meu reef novo...mas odeio peixe cavocando substrato.... icon_furious

Fagner Delfim

#34 Mensagem por Fagner Delfim »

José... donzelas nem chegam muito perto do substrato. Mas olha só... são marrentas! Tenho um colega que mantem 3 delas de espécies diferentes... não sei se você colocar todas de uma espécie só dá bronca. Acho que podem brigar!

Mas tudo vai depender do tamanho do seu aquário, pois quanto maior melhor para os peixes estabelecerem territórios e evitarem brigas.

Boa sorte

Woompa-loompa Reef:

Fagner Delfim

#35 Mensagem por Fagner Delfim »

PARTE 7 - Checklist 2: peixes e invertebrados (exceto corais)

Olá amigos... hoje vou fazer a checklist dos peixes e dos outros invertebrados do aquário que não são corais. Como é bem difícil tirar fotos de muitos deles, acabei fazendo vídeos. Espero que dê para ilustrar bem. Vou colocar em ordem cronológica também... mesmo que fique misturando os bichos:

1 - Poliquetas, esponjas, ascídias, vermes de fogo, verme espaguete e tantos outros invertebrados que vieram nas RVs - inúmeros invertebrados vieram nas RVs e vivem no aquário... infelizmente não consigo tirar fotos de muitos deles, pois aparecem em momentos muito inoportunos. Só pra ilustrar... segue algumas fotos dos poliquetas mais comuns no aquário:

Imagem
Imagem

2 - Neritinas - são caramujos pequenos e arredondados que comem muita alga. São ótimos para o aquário, fazem uma limpeza eficiente no vidro e nas rochas também. Vivem colocando ovos aqui no meu reef, mas nunca vingam as larvas... não sei o porquê. Coloquei-as desde a primeira vez que coletei a equipe de limpeza na praia. Já tive que repor duas vezes por causa das tamarutacas que se alimentavam delas.

Imagem
Imagem

3 - Nish snails - caramujos também que se alimentam de algas. Não tenho fotos deles, mas são tão eficientes quanto as neritinas. Também estão no reef desde a primeira coleta da equipe de limpeza.

4 - Paguros - consegui encontrar 3 espécies de paguros na praia aqui em João Pessoa, só tenho foto de duas delas. A maior delas é o laranja de patas azuis. É um tratorzão e costuma ficar o maior tempo nas RVs raspando sujeira delas. Coloquei apenas 3 deles, pois tenho medo que uma quantidade maior prejudique os corais. Nem sempre eles incomodam, mas quando se coloca comida no reef ficam loucos e atropelam tudo que estiver pela frente.

Imagem
Imagem

A segunda espécie é o mais comum aqui em João Pessoa, o que costumam chamar de mini-paguro. Ele tem um tamanho menor que o de patas azuis, mas fica até grande também. Costumam variar muito seu tempo entre as RVs e o substrato. Uma coisa curiosa deles é que são os únicos paguros que saem da água aqui no reef. Uma das RVs fica com uma pontinha de fora da água e eles adoram ir até lá em cima para tomar um calorzinho das lâmpadas.

Imagem

A terceira é uma espécie muito pequena... pequena mesmo. São menores que a unha do meu mindinho e são marronzinhos. Esses não sobem nas RVs... ficam o tempo todo no substrato revirando em busca de alimento. Tenho poucos dele e não consegui tirar nenhuma foto que prestasse.

5 - Camarão de poça - também coletei junto com a equipe de limpeza e já renovei 3 vezes o número deles. Hoje só tenho 2 sobreviventes, pois serviram de comida para as tamarutacas e camarões pistola. São bem legais de se observar e funcionais demais. Durante o período de ciclagem quando estava estourando de algas verdes, eles limpavam o vidro de uma forma assustadora de tão eficiente. No fim, acho que são melhores que todos os outros membros da equipe. Pretendo colocar mais agora que tirei as tamarutacas... acho que durarão mais.

Imagem

6 - Ofiuróide - esse ganhei de brinde do cara que montou o aquário pra mim. Também foi coletado por aqui na praia... esse bicho é bem legal, fica doidão quando coloco comida no aquário. Sai de lá de trás e vem correndo pra frente pra pegar uma sobrinha. Semanalmente dou um pedaço de camarão congelado pra ele... um pedacinho bem pequeno. Vou colocar uma foto e mais na frente tem um vídeo que ele aperece.

Imagem

7 - Peixe palhaço (Amphiprion ocellaris) - Foram os primeiros peixes a entrarem no aquário. Coloquei uma dupla para formar casal. Eram quase do mesmo tamanho quando chegaram, mas um deles (que acho que hoje é o macho) sofreu um pequeno acidente. Na primeira noite eles entraram na toca da tamarutaca pra dormir e um deles foi atacado e perdeu uma nadadeira peitoral. Ela está se regenerando vagarosamente... mas acho que nunca mais volta a ter o tamanho normal. Acabei ganhando um "Nemo" devido a isso... dá pra ver na foto... e no vídeo também.

Imagem
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=kXFRzI81Pns

8 - Anêmona Bubble Tips Green - comprei a BBT com a Juliana (mulher do Denilson Braatz do Balling)... foi uma confusão por causa da incompetência da empresa áerea... nada culpa da Juliana que foi super prestativa pra resolver o caso ligando pros caras da empresa. Acabou que com o atraso de quase 3 dias na entrega ela chegou viva e muito bonita. Alimento-a 1 vez por semana... as vezes demoro mais e dou depois de 15 dias um pedacinho de camarão congelado. Coloquei na esperança dos palhaços fazerem simbiose... mas nem chegam perto... doce ilusão!! Ocellaris é uma desgraça mesmo pra fazer simbiose... principalmente quando nascidos em cativeiro.

Imagem

9 - Camarão palhaço (Stenopus hispidus) - comprei um casal numa loja aqui em João Pessoa, a Água Viva. São bichos tímidos... mas que aos poucos se acostumam no aquário e começam a aparecer mais. Os meus antes só saíam a noite com as luzes apagadas. Hoje aparecem o tempo todo... saem da "casinha" deles atrás das RVs andam fuçando em tudo e depois voltam.

http://www.youtube.com/watch?v=A00RYuzSatA

10 - Firefish Goby (Nemateleotris magnifica) - tive que tentar com esse peixe duas vezes... a primeira vez ficou 5 dias no meu aquário e morreu. Até agora não descobri o que houve... o que me faz pensar que ele veio mal da loja. Comprei-o na mesma loja dos camarões... mas num esquema que o lojista faz com um cara em São Paulo. Sábado chega um catálogo, você encomenda os peixes e vai buscar na quarta ou quinta. Lembro bem que nessa compra 80% dos peixes encomendados chegaram mortos... meu firefish chegou vivo... mas acho que baqueado pelo mesmo motivo que os outros peixes morreram. Paciência!
Segunda tentativa... comprei novamente lá e desta vez vingou. O bicho tá lindo lá... já dobrou de tamanho desde que chegou e ficou "amigo" dos palhacinhos... coisa engraçada, as vezes eles nadam juntos e até roçam uns nos outros... já com a donzela que foi colocada depois, ele não vai muito com a cara não.
Uma curiosidade sobre o peixe... é chamado popularmente por goby, mas não é um gobídeo.

Essa foto ficou desfocada... mas ficou interessante, pois aparecem todos juntos:
Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=ZyjWlgfCH2I

11 - Donzela Kupang (Chrysiptera hemicyanea) - peixinho lindo! Comprado também no água viva... comprei ela e um yellow watchman goby. É uma donzelinha muito dócil... não ataca ninguém. Mas sempre que chega perto do firefish tem q fugir rápido... pois o mesmo não gosta muito dela. Tem uma cora sensacional... recomendo muito que coloquem nos seus reefs.

http://www.youtube.com/watch?v=YDgcsn3VZsQ

12 - Yellow Watchman Goby (Cyrptocentrus cinctus) - esse peixe é fantástico... e eu nem pensava em comprá-lo, foi o destino que fez com que pegasse ele. O que aconteceu foi que eu tinha encomendado 1 royal gramma e 1 yellow clown goby... mas não deu pra enviar. Fui na loja buscar meu dinheiro de volta, mas quando cheguei lá vi o yellow watchman e a kupang... acabei negociando a diferença de preço e levei os dois. A kupang eu já tinha planos de colocar... mas mais no futuro... já o watchman não ia colocar. Acabei gostando muito da aquisição... ele é muito tranquilo e bonito.

Imagem

http://www.youtube.com/watch?v=5WCtNN1ljxE
http://www.youtube.com/watch?v=teWlJqBde-g

Bem... tem inúmeros outros habitantes minúsculos no reef... mas é bem difícil conseguir listar todos. Então com isso termino as checklists de moradores do aquário. Espero que tenham gostado...

Como brinde deixo um vídeo da visão geral do aquário como está hoje... mas ainda não terminei de postar o passo-a-passo...

http://www.youtube.com/watch?v=T4WpSkEgILI

Abraços

Woompa-loompa Reef:

Ricardo Cavalcanti
Data de Nascimento: 29 Jun 1992
Recebeu Curtir: 2 vezes

#36 Mensagem por Ricardo Cavalcanti »

muito linda sua anemona
posta mais fotos do geral, do aquario de longe

abraço
Meu Aquario BOYU TL-450: viewtopic.php?f=25&t=17909

Fagner Delfim

#37 Mensagem por Fagner Delfim »

Vou postar sim... to meio sem tempo por esses dias, mas logo vou retomar o tópico.

To meio triste só pq a anemona tá meio fechadinha tem um tempo... acho que os camarões pistola estão enchendo o saco dela.... eles mudaram de toca e foram pra trás dela. To tentando de tudo para tirá-los, mas não to conseguindo. Não caem em armadilha de funil... vou tentar uma estratégia nova amanhã.

Woompa-loompa Reef:

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#38 Mensagem por Marco Vieira »

Teu reef tá lindão! icon_joia

Ricardo Cavalcanti
Data de Nascimento: 29 Jun 1992
Recebeu Curtir: 2 vezes

#39 Mensagem por Ricardo Cavalcanti »

Fagner, vendo suas fotos senti saudades do meu Yellow watchman que foi morto pelo ofiuro
se eu fosse vc tirava esse bicho feio do aquario, nao serve pra nada, fica o dia todo entocado preparando o bote em um peixe sem atenção
pesquisa ai no google '' ofiuro assassino ''
Meu Aquario BOYU TL-450: viewtopic.php?f=25&t=17909

Fagner Delfim

#40 Mensagem por Fagner Delfim »

Cara... alimento mue ofiuróide semanalmente... já vi goby parado em cima do ofiúro e ele nem fez nada. Já vi os palhacinhos dormindo em cima dele e ele nem fez nada... porém já vi o ofiúro tentando pegar meus camarões de poça... mas ele é muito lento, não acredito muito que eles sejam tão perigosos assim.

Woompa-loompa Reef:

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”