Sou novo no mundo do aquarismo e gostaria de compartilhar com vocês o meu primeiro setup de reef tank ainda em estágio de montagem e modificação.
Adotei o aquário modelo Boyu TL-450 por ser bonito, compacto e plug and play:




Já sabia das limitações desse modelo mas resolvi tentar encarar modificações para torná-lo melhor e o mais silencioso possível.
A primeira modificação que fiz foi na tampa, troquei o sistema de iluminação original composto por duas lâmpadas PL de 18W por uma calha led modelo AI NANO da Aquaillumination (OBS: a calha AI NANO tem cooler próprio) que embuti no mesmo lugar das lâmpadas através de fixação por um suporte de latão zincado feito por mim com a ajuda de meu pai. Além disso troquei os dois coolers de ventilação de 60mm da tampa (destinados à resfriação da iluminação) por um modelo mais silencioso, o "Scythe Mini Kaze 60mm Quiet Fan" comprado do site http://www.quietpc.com e alimentados por uma fonte chaveada de 7,5V de tensão que é menor que a nominal de 12V a fim de diminuir ao máximo o ruído:

A segunda modificação que fiz foi fresar com uma Dremel uma borda plástica do compartimento do sump que contém as mídias porosas para facilitar sua retirada.
Comprei o móvel original preto do aquário Red Sea Max 130D por ser maior que os tipicamente destinados ao Boyu do meu modelo, sendo assim ganhei mais espaço interno além dele ser mais bonito e combinar com o aquário:


Isolei as vibrações do aquário para o armário, e do armário para o chão através de tapetes EVA de 2cm e 1cm respectivamente:


Arranjei um Chiller Tetra CR3 usado que me venderam como "em perfeito estado" mas que estava com uma das três pastilhas Peltier pifada, e uma das três fontes de alimentação dos Peltier também pifada.
Troquei o Peltier pifado e resolvi trocar as três fontes de alimentação internas do Chiller por apenas uma fonte externa de capacidade de corrente alta no barramento de 12V, já que cada Peltier puxa 5A de corrente. Tal fonte é uma fonte de micro fanless (sem ventoinha) para ajudar no silêncio do setup. Troquei também os três coolers de 92mm associados aos dissipadores dos Peltier pelo modelo "Noctua NF-B9 Vortex-Control 92mm Quiet" também comprado comprado do site http://www.quietpc.com.
Interliguei o aquecedor e a fonte de micro ao Coel TLZ11. Note que um dos relês do Coel foi interligado entre o fio verde (PS-ON) e o fio preto (GND) do conector ATX 20 pinos da fonte. Desse modo eu consigo ligar e desligar a fonte (consequentemente energizando o Chiller) sem a necessidade de se chavear a parte AC da fonte, o que envolveria altas correntes e picos de corrente que poderiam eventualmente colar o relê.



Adotei mangueiras de silicone em vez das de PVC cristal por serem mais macias e não propagarem tanto as vibrações.
Arranjei um Nobreak Senoidal de 1500VA da APC para manter o sistema funcional por algumas horas no caso de falta de energia, o bom desse Nobreak, além do fato de ser senoidal, é a capacidade de estimar carga restante, gerar logs, disparar avisos, controle remoto, etc:


Arranjei uma régua de tomadas "inteligente" de 6 saídas, sendo que 5 delas possuem timer. Desse modo penso em desligar automaticamente a bomba de recalque e de circulação (futura Tunze Turbelle Nanostream 6055) durante os horários de alimentação automáticos quando eu estiver em viagem. Talvez utilize outra saída para acionar o filtro UV quando for necessário.

Para iluminação interna do armário do aquário arranjei três luminárias led modelo Dot-it Linear Vario na cor preta da Osram, cujo feixe de luz é direcional, a fixação é por dupla face, e cuja alimentação é feita à pilha, eliminando fios desnecessários:

Vou rotear os fios dos aparelhos atrás e dentro do armário através de um passa cabo bem interessante:

Vou rotear as mangueiras de água através das seguintes presilhas:

Li materiais a respeito de como iniciar e cuidar de um reef tank, mas agradeceria muito a ajuda e paciência de vocês nesta minha empreitada pois provavelmente não devo é saber nada ainda...kkk
Abraços !