🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste novos Skimmers Morato...

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
País: brasil
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 39 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#201 Mensagem por Leonardo Orito »

Márcio Oliveira escreveu:Manochio, não vejo problemas em continuar com o teste já com o diâmetro do pescoço do morato 1800 modificado, pelo contrário será ótimo se o resultado for positivo com a nova modificação.

Leonardo, não vi nenhuma agressividade na postagem do Elder, foi só um argumento e correto. Realmente o André postou o exesso de nitrato no sistema dele no início do teste. Por favor evite comentários que possam tirar os testes do real objetivo ok.

Lógico que você não viu agressividade do elder,não foi ele que foi agressivo com o Celso.

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
País: Brasil
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#202 Mensagem por Márcio Oliveira »

Leonardo Orito escreveu:Lógico que você não viu agressividade do elder,não foi ele que foi agressivo com o Celso.

Relaxa Leonardo.

Então Manochio, como eu comentei, será ótimo pro morato 1800 um resultado melhor com o pescoço modificado, acho que vale a pena continuar o teste.

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Manochio
Recebeu Curtir: 15 vezes

#203 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:
se matéria orgânica não é fator determinante .... o que é então ???? água limpa ?? sem matéria orgânica ???

Coloque o melhor skimmer do mundo em uma água recém feita e veja o que ele tira

O bm ta tirando de onde então ? Desculpa ta parecendo mais um teste tentando melhorar a imagem da marca sendo feito apenas pelo ciro q tem amizade pessoal com o fabricante

Pense o que você quiser !!!

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#204 Mensagem por Márcio Oliveira »

Manochio, continue o teste. Com as melhorias, talvez o resultado seja positivo. E nesse caso pra saber se foi melhor, temos como referência os resultados do teste sem o pescoço modificado.

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#205 Mensagem por José Manochio »

Márcio Oliveira escreveu:
Leonardo Orito escreveu:Lógico que você não viu agressividade do elder,não foi ele que foi agressivo com o Celso.

Relaxa Leonardo.

Então Manochio, como eu comentei, será ótimo pro morato 1800 um resultado melhor com o pescoço modificado, acho que vale a pena continuar o teste.

Olá Marcio,
o teste com o Morato 1800 com o pescoço modificado será feito pelo Ciro, quanto a alteração no teste na casa do André
somente o Sergio poderá resolver isso.

Abraços

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#206 Mensagem por Márcio Oliveira »

Manochio escreveu:Olá Marcio,
o teste com o Morato 1800 com o pescoço modificado será feito pelo Ciro, quanto a alteração no teste na casa do André
somente o Sergio poderá resolver isso.
Abraços

Acho interessante o teste ser feito em outro aquário, outro sistema como a quarentena do Ciro.
Mas, acho importante continuar os testes no reef do André pois nesse, como referência há os resultados do teste sem o pescoço modificado. Teremos como comparar e verificar se será positivo ou não os resultados da modificação . Já no aquário do Ciro não teremos referências para comparação.
Converse com o Sérgio, tenho certeza que ele fará questão de continuar os testes.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#207 Mensagem por André Fonseca »

Manochio escreveu:Volto a ressaltar, não é nenhuma critica ao aquario do André, só que 14 peixes e alguns corais em um sistema de
900 lts não vai gerar "sujeira" suficiente para mostrar a eficiência do skimmer.

Vou conversar com o Sergio, mas não sei se essa mudança vai ser implementada neste teste.... vamos ver.

Só para ilustrar veja o que o meu skimmer, um Morato 900 tirou em dois dias.... aquario de 216 lts

Imagem

O André está fazendo um excelente teste, porém como ele mesmo disse a carga orgânica
do sistema dele é pequena, e acaba não refletindo a verdadeira eficiência do skimmer.

Abraços
[/quote]
Manochio,

Pode ficar tranquilo que o fato de AINDA ter um quantidade pequena de animais de maneira nenhuma irá depreciar meu aqua e muito menos o teste. Não vejo isso como um ponto negativo para o teste, já que as condições de trabalho tanto para o Morato quanto para o BM são iguais. Aliás, apenas o Morato trabalhou com os 3 Tangs no aqua, já que o Kole foi colocado a poucos dias atrás, quando já estava sem o BM no aqua. Tudo bem que é um Tang pequeno, mas que coloca ainda mais matéria orgânica na água devido a quantidade de comida extra no período de adaptação que faço para os peixes novos.

Se for vontade do Sérgio, podemos trocar de Skimmer tranquilamente, continuo testando com o Morato de pescoço maior pelo tempo que o Sérgio e vcs pretenderem. Sobre teste com outra pessoas e equipamentos "lunáticos", não comento pois vc conhece minha opinião sobre esse questão.

De qualquer forma, quando terminarmos os testes do Morato, vou colocar o BM de novo para rodar e aferir o material que ele retira, apenas para termos mais uma conclusão.

Sobre o Sérgio efetuar o "up grade" dos Skimmers sem custos aos clientes, isso não me surpreende nenhum pouco. Pelo tempo da nossa amizade, já dá pra ver que o Sérgio é uma pessoa idônea.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#208 Mensagem por Elder Luis »

André Fonseca escreveu:apenas o Morato trabalhou com os 3 Tangs no aqua, já que o Kole foi colocado a poucos dias atrás, quando já estava sem o BM no aqua. Tudo bem que é um Tang pequeno, mas que coloca ainda mais matéria orgânica na água devido a quantidade de comida extra no período de adaptação que faço para os peixes novos.

Eu não tinha reparado esse detalhe que o Morato trabalhou com maior oferta de carga orgânica. Por qto tempo ele teve essa vantagem em cima do BM, havendo desequilíbrio na comparação?

Isso pode até invalidar o teste, tendo em vista que o não houve paridade nas condições de teste entre os equipamentos. A fase de adaptação de tangs é regada à muita comida e vc como biólogo que é, tenho certeza que teve uma atenção especial e reforçou bem a comida.

Creio que os testes feitos até agora podem ser utilizados se vc fizer o que disse no fim do post, novo teste do BM sozinho novamente e agora com mais esse tang e fazendo uma "adaptação" do tang, no final vc posta as fotos lado a lado para um comparativo visual da quantidade de sujeira retirada, densidade de matéria orgânica, etc...
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#209 Mensagem por José Manochio »

Elder Luis escreveu:
André Fonseca escreveu:apenas o Morato trabalhou com os 3 Tangs no aqua, já que o Kole foi colocado a poucos dias atrás, quando já estava sem o BM no aqua. Tudo bem que é um Tang pequeno, mas que coloca ainda mais matéria orgânica na água devido a quantidade de comida extra no período de adaptação que faço para os peixes novos.

Eu não tinha reparado esse detalhe que o Morato trabalhou com maior oferta de carga orgânica. Por qto tempo ele teve essa vantagem em cima do BM, havendo desequilíbrio na comparação?

Isso pode até invalidar o teste, tendo em vista que o não houve paridade nas condições de teste entre os equipamentos. A fase de adaptação de tangs é regada à muita comida e vc como biólogo que é, tenho certeza que teve uma atenção especial e reforçou bem a comida.

Creio que os testes feitos até agora podem ser utilizados se vc fizer o que disse no fim do post, novo teste do BM sozinho novamente e agora com mais esse tang e fazendo uma "adaptação" do tang, no final vc posta as fotos lado a lado para um comparativo visual da quantidade de sujeira retirada, densidade de matéria orgânica, etc...

Desde quando este teste é um comparativo entre BM e Morato ?????? Você perdeu alguma coisa na leitura do
tópico.

Só para relembrar sua mente esquecida..... este teste era para ver se o Morato 1800 tocava um sistema de 900 lts,
mas com o passar do tempo acabou se tornando um teste comparativo que não tem cabimento, pois se você não
leu , o BM é para aquarios de 1200 a 1700 lts e o Morato de 600 a 1200, ai você vem me falar que um tang pequeno
é desequilíbrio de comparação ???? tenha paciência hem !!!

Quem vai invalidar o teste ???? Existe uma comissão julgadora ????

Você quer ver um teste bacana (esse sim comparativo) e que o Sergio vai ter o maior prazer em fazer: O Morato 1800
com seu skimmer TOPA ????? se eu não me engano você tem um NAC9 correto ??

André alinhe com o Sergio o rumo do teste, pois SOMENTE os que participaram ativamente podem decidir o
que será feito.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#210 Mensagem por Elder Luis »

Manochio escreveu:ai você vem me falar que um tang pequeno é desequilíbrio de comparação ????

icon_yes

em termos de sujeira feita por peixes de aquário, tangs só perder para predadores.

Manochio escreveu:Quem vai invalidar o teste ???? Existe uma comissão julgadora ????

O André, na hora que ele quiser. ELE está fazendo o teste. ELE está observando o comportamento. E independentemente de qualquer coisa, ee EU chegar a conclusão pelos dados postados que foi inválida, ou que houve tendencionismo para qualquer um dos lados, seja para o BM ou até para o Morato, terei meu próprio juízo isso ninguém vai mudar.

Manochio escreveu:André alinhe com o Sergio o rumo do teste, pois SOMENTE os que participaram ativamente podem decidir o
que será feito.

Não se preocupe que o André vai retestar o skimmer DELE ao final como ele mesmo disse.

André Fonseca escreveu:De qualquer forma, quando terminarmos os testes do Morato, vou colocar o BM de novo para rodar e aferir o material que ele retira, apenas para termos mais uma conclusão.

Viva Metal!

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#211 Mensagem por Elder Luis »

Manochio escreveu:Imagem

O que é esse tubo branco ao lado do skimmer com a mangueira cinza chegando em cima? chegada da água no sump?

Viva Metal!

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#212 Mensagem por Celso Suguimoto »

Manochio escreveu:o BM é para aquarios de 1200 a 1700 lts e o Morato de 600 a 1200,

Sim, o BM segundo o fabricante de 1200 a 1700 litros e o morato segundo o fabricante em aquários de 600 litros densamente povoado a 1200 litros moderadamente povoado, ou seja teria uma diferença anunciada de 300 litros, entao o publico alvo é bem proximo, pessoas com reefs de uns 700 litros., ja q normalmente usamos um skimmer com o dobro da capacidade recomendada pelo fabricante

Nao vejo pq nao compara-los, ja q no inicio do teste foi feita uma tomada comparando consumo e puxada de ar com vantagem pro Morato, entao teoricamente ele deveria estar no mesmo nivel. Serve como referencia, afinal tem q retirar proporcionalmente a litragem recomendada mas nao é tanta diferença assim nao.

Manochio escreveu:oVocê quer ver um teste bacana (esse sim comparativo) e que o Sergio vai ter o maior prazer em fazer: O Morato 1800 com seu skimmer TOPA ????? se eu não me engano você tem um NAC9 correto ??

Aqui eu nao entendo se comparar contra o BM do Andre nao é valido por conta da recomendacao de litragem no caso do NAC 9 é pra 2000 litros.

Dessa forma dá a entender q a diferença nao está na capacidade de litragem como argumentado anteriormente e sim a bomba muito melhor e q se tem resistencia em oferecer outras alternativas.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#213 Mensagem por André Fonseca »

Manochio,

O problema nem é o Tang, mas sim a quantidade extra de rango que coloco no aqua.

Várias vezes ao dia em quantidade que faria alguns aquaristas me chamarem de louco. Normalmente já exagero na hora de alimentar os peixes, e quando tem um novo morador, ainda mais quando esse novo morador é tão exigente como o Kole, as coisas ficam ainda "piores".

Sobre continuar o teste com 18000 novo, vou falar com o Sérgio sim...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#214 Mensagem por José Manochio »

Elder Luis escreveu:
Manochio escreveu:Imagem

O que é esse tubo branco ao lado do skimmer com a mangueira cinza chegando em cima? chegada da água no sump?

Sim.... a mangueira cinza é o retorno e o tubo branco é um pré filtro com perlon, ajuda muito na diminuição do ruido e
no respingo de água.... é um shark bag tupiniquim.

José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

""

#215 Mensagem por José Manochio »

Celso Suguimoto escreveu:
Manochio escreveu:o BM é para aquarios de 1200 a 1700 lts e o Morato de 600 a 1200,

Sim, o BM segundo o fabricante de 1200 a 1700 litros e o morato segundo o fabricante em aquários de 600 litros densamente povoado a 1200 litros moderadamente povoado, ou seja teria uma diferença anunciada de 300 litros, entao o publico alvo é bem proximo, pessoas com reefs de uns 700 litros., ja q normalmente usamos um skimmer com o dobro da capacidade recomendada pelo fabricante

.

Desculpe... não entendi seu calculo ?? que "diferença anunciada" é essa de 300 lts ??, pra mim a diferença é
que o maximo do Morato (1200 lts) é o mínimo do BM (1200 lts).

O teste com o NAC9 seria interessante porque, assim como muitos desconfiam da eficiência da SB2000, eu, o Sergio e
muitos outros desconfiamos da eficiência das bombas Atman.

Só para exemplificar:

BM220 CS - bomba Eheim 2400 lts com puxada de ar de 960 lts

NAC9 - bomba Atman 4000 lts com puxada de ar de 1020 lts ( informações tirada do site da BM)

Uma diferença de 1600 lts de água para apenas 60 lts de ar, se é que a PH4000 puxa mesmo essa
quantidade de ar !!!!!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#216 Mensagem por Mauro Becker »

Estou procurando um flow meter para fazer uns testes.

Acredito que dá para fazer uma relação direta de watts x litro, litro x ar, coluna d'agua x W, bem simples para a maioria dos usuários entenderem bem quem é quem nesta profusão de bombas, e oq é realmente util para cada caso, pelo menos os mais populares é claro.

É bem provavel que dependendo das condições, em um futuro encontro da BR teremos um lab de testes simples de bombas.

Não vou esconder, em vários aspectos sou fã da Better 2000, já a usei em um close loop onde ela ficava fora d'agua, funcionou assim por uns dois anos.

O Fabricante adverte que o uso é submerso, felizmente a bomba mesmo nunca leu a advertência da caixa.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#217 Mensagem por Celso Suguimoto »

Desculpe... não entendi seu calculo ?? que "diferença anunciada" é essa de 300 lts ??, pra mim a diferença é
que o maximo do Morato (1200 lts) é o mínimo do BM (1200 lts).

Estou considerando a capacidade nominal maxima indicada pelo fabricante como a metade, pq, pq costumamos dimensionar desta forma. O meu Bubble king é pra mil litros e uso num aquario de 400 litros.

Normalmente via de regra usamos um skimmer com o dobro da capacidade anunciada pelo fabricante.

Se considerarmos 1700 litros como maximo do BM e 1200 litros o maximo do morato e dividirmos por dois q seria mais ou menos o q usariamos daria 850 pro BM e 600 pro Morato. O velho discurso de usar o skimmer com o dobro da capacidade recomendada pelo fabricante é meio pratica da maioria, ou seja mais ou menos pra um aquario de 700 litros. Eu usei a expressao errada nao é diferença anunciada onde está escrito leia-se diferença pratica

CONCORDO q o BM levaria uma teorica vantagem, mas basta aplicar uma certa proporcionabilidade no skimate retirado, da mesma forma como foi feito com o laranjinha.

Em relacao a PH versus SB até acho interessante, mas seria um proximo teste quem sabe.
ReefCelsois III

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

#218 Mensagem por Raphael dos Santos »

Pq que americano e brasileiro tem essa mania de ter um super skimmer?!?!? :shock: icon_bangin
Tudo tem que ser dobrado, pq vai sobrar isso...vai sobrar aqui...sobrar pra que?!?!
Celso, me desculpe....mas comprar um Bubble King pra 1000l e usar em 400 é unica e total escolha sua...
Pq se tem fabricantes que eu confio de olho fechado na recomendação de seus aparelhos é a Bubble King e a Deltec...se falou que é pra 1000l, então é pra 1000l...não precisa ficar dividindo nada...
Agora falando do morato, vi o skimmer trabalhando...já com a modificação do copo...e em dois aquarios diferentes...pouco conhecidos da internet...
Posso falar tranquilamente que toca uns 900l....
Fora que o skimmer é lindo, muito bem acabado...não deve nada pra nenhum importado....
Minha proxima montagem vai ser com o Moratão 1800....
Mas tenho algumas ressalvas quanto ao teste...
Que vou aguardar mais uns dias pra comentar...
Abraços

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus

#219 Mensagem por Elder Luis »

Raphael, até como contribuição ao tópico e ao teste (está vendo como é legal deixar o tópico aberto a todos?), quais fatores que vc observou que fez com que vc tivesse essa conclusão que segura tranquilamente os 900L? Veja bem, não estou duvidando de vc e nem do aparelho e tb não estou gerando polêmica/discussão, só quero tentar trazer e agregar o máximo de informações possíveis ao tópico e ao teste para que fique algo rico de informações e não rico de discussões sem pé nem cabeça. Por vezes tem algum aspecto que o vc viu e o André não observou nos testes. Se me permite algumas questões:

- Qto tempo de montado tem esses aquários e qto tempo estão com o 1800? Estão desde o começo da montagem ou substituíram outros aparelhos? (um bom referencial aqui).
- Parâmetros estão no ideal?
- Litragem líquida dos sistemas?
- Tipo de corais e peixes e quantidade deles?
- Rotina e % de TPA.
- Outras informações pertinentes.

Não precisa dizer de quem são os aquários, acho até melhor não dizer pq assim evita questões pessoais.

Sobre ter um skimmer super dimensionado, eu concordo em ter algo mais forte do que sua situação real, me responda uma coisa: qual aquarista que tem "limites"? (no bom sentido do termo) Supondo que vc está no teórico limite do seu sistema, mas apareceu um coral legal, uma anêmona diferente e com preços atraentes, ou até mesmo um peixe que vc sempre quis ter mas nunca conseguiu e aparece aquele negócio de oportunidade, qtos conseguem se conter?

Se pegarmos ao pé da letra e ver quantos aquaristas tem a quantidade de animais proporcionais ao skimmer, o número vai ser pequeno. Eu particularmente conheço muitos aquaristas e nunca ouvi dizer: "não vou pegar esse animal pq meu skimmer não dá conta, estou no limite". Já vi dizerem isso por questões de espaço no display, o que são outros 500, mas não por limitação de skimmer. Então acho importante ter essa "gordura" na capacidade do skimmer. Sobre ser o dobro ou triplo da capacidade, as vezes vc não tem modelos intermediários ou se tem, o valor na hora da compra não compensa, a diferença é pouca e compensa mais pegar um mais forte.

Eu penso assim, não estou dizendo que estou certo e quem pensa diferente está errado. Particularmente gosto de aquário forrado de corais, ao ponto de não conseguir ver rochas, então a litragem em si é muito relativa na hora de escolher o skimmer.

Viva Metal!

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global

#220 Mensagem por Celso Suguimoto »

Pq que americano e brasileiro tem essa mania de ter um super skimmer?!?!?
Tudo tem que ser dobrado, pq vai sobrar isso...vai sobrar aqui...sobrar pra que?!?!
Celso, me desculpe....mas comprar um Bubble King pra 1000l e usar em 400 é unica e total escolha sua...
Pq se tem fabricantes que eu confio de olho fechado na recomendação de seus aparelhos é a Bubble King e a Deltec...se falou que é pra 1000l, então é pra 1000l...não precisa ficar dividindo nada...

Raphael justamente ... somos brasileiros e superdimensionamos sempre a litragem do skimmer, independente da marca. Estou me baseando nos habitos daqui que é o perfil de consumo brasileiro mesmo.

Seria incoerente se comparar com outros lugares.

Agora independente disso nao estamos falando de bubble king e deltec e sim de BM e Morato.
ReefCelsois III

Responder

Voltar para “Forum de Testes”